Shots matinais sugestões e dicas

Shots matinais

 

Shots matinais, sugestões e dicas que venho coletando ao longo do tempo e resolvi compilar em um único post, que compartilho hoje com vocês.

Os shots são estratégias nutricionais, normalmente feitas com fitoterápicos e outros componentes e que visam o bom funcionamento do nosso organismo. Cada um terá um potencial benefício associado e você pode escolher qual fazer a cada dia.

 

Cuidados a ter

Como qualquer coisa, é preciso buscar informação e autoconhecimento, para saber os seus limites. Converse com nutricionistas ou médicos que sigam a linha ou simpatizem com saúde natural, siga profissionais sérios no Instagram (vou deixar algumas sugestões aqui) e aprenda a se conhecer.

Vou dar um exemplo: alguns shots levam pimenta cayena na composição. Eu não me dou bem com pimentas. Meu coração acelera e eu fico muito agitada. Por conta disso, não uso. Este é só um exemplo para mostrar que a individualidade é a rainha da saúde.

Note que portadores de doenças crônicas, grávidas, crianças e lactantes devem SEMPRE buscar aconselhamento médico antes de utilizar qualquer substância. Por favor, sejam responsáveis.

 

Fonte

Todos os shots que estão descritos aqui foram recomendados por algum profissional da saúde que eu sigo no Instagram. Em cada um eu deixo o autor e seu instagram, para vocês também seguirem, se quiserem (super recomendo).

 

Shots matinais sugestões e dicas

 

shot de limão

Shot de Limão. Fonte: Luciano Bruno @luciano

 

1. Shot de Limão

O mais simples de todos.

“1 limão espremido em um pouco de água. Tenho como estratégia sempre usar um shot logo ao acordar, alguns minutos antes do café da manhã. Sempre que uso limão espremido percebo uma melhora importante na minha digestão que é um pouco lenta. Uso o limão antes de tudo justamente por esse benefício, uma estratégia pra auxiliar na secreção pancreática e biliar. Gosto de colocar cúrcuma ou canela ou gengibre ou orapronobis em pó, para complementar.”

 

Shot para cansaço mental

Shot para cansaço mental. Fonte: Luciano Bruno @luciano

 

2. Shot para cansaço mental

“Mentalmente cansado? Criei então um shot para neuroplasticidade, uma forma de melhorar a performance cognitiva. Usei 1 colher de chá de C8 (ácido caprílico) + 50 ml de água + 1 colher de café de extrato de matchá. Compro tudo isso em lojas de produtos naturais… A theanina presente no matchá ou mesmo no chá verde reduz a possível excitabilidade da cafeína, principalmente em metabolizadores lentos de cafeína, auxiliando a manter foco e concentração nos estudos. Utilizo diariamente uma colher de C8, seja no meio da manhã ou meio da tarde, principalmente em dias exaustivos de trabalho e estudo, quando há maior demanda cognitiva. O C8 (ácido caprílico) nada mais é que um triglicerídeo de cadeia média que estimula a produção de corpos cetônicos, substrato energético que auxilia na otimização a função mitocondrial e produção eficiente de energia, maximizando os efeitos neuronais. Gosto dessa combinação tanto como pré- treino, quanto pré-estudos.”

 

shot para o coração

Shot para proteção cardiovascular. Fonte: Luciano Bruno @luciano

 

3. Shot para proteção cardiovascular

“Um shot pré-treino vasodilator e para auxiliar na proteção cardiovascular. Usei 10 cascas de uva, fervi por 5 minutos em 150mL de água. Liquidifiquei e coei. Do total sobraram 50 mL que juntei com 1/2 colher de café de cacau em pó + 1/2 limão espremido. Vejo muitas pessoas jogarem a casca da uva fora, não jogue, use para fazer shots. A maior concentração do resveratrol, principal composto bioativo da uva, está na casca. A casca de uva pode ser substituída por casca de jabuticaba 😉. Outra opção é comprar extrato da casca de uva em farmácias de manipulação ou mesmo em lojas de produtos naturais e usar 1 colher de café rasa do pó, assim não precisa ferver as cascas…Adicionei cacau devido ao conteúdo de catequinas que em conjunto com as antocianinas e outros fenolicos da casca de uva estimulam a vasodilatação e cardioproteção. Utilizo também como forma de aumentar a expressão de sirtuínas, proteínas antioxidantes, antiinflamatórias, antimutagênicas e responsáveis pelo reparo do DNA. Tenho alguns polimorfismos genéticos relacionados à risco cardiovascular, o que me faz incluir diariamente fitoquímicos capazes de otimizar o fluxo sanguíneo. Por esse motivo, esse shot pode ser utilizado como estratégia pré-treino, favorecendo o aporte de oxigênio e nutrientes nos músculos.”

 

Shot para distensão abnominal

Shot para diminuição de gases. Fonte: Luciano Brum @luciano

 

4. Shot para diminuição de gases e distensão abdominal

“Mais um super shot! Esse uso pra diminuição de gases e distensão abdominal. Usei 1 colher de sopa de vinagre de maçã + 1 colher de café de gengibre ralado + 1/4 xícara de hortelã + água o suficiente para liquidificar. Uso o vinagre de maçã quando não tenho limão em casa com objetivo de estimular a secreção pancreática e biliar. Além disso, o vinagre de maçã possui ação antifúngica, antibacteriana, diurética e moduladora glicêmica. Utilizo o gengibre para aumentar a expressão de enzimas antioxidantes, principalmente a glutationa. O hortelã atua na redução de gases intestinais.”

 

shots matinais sugestões e dicas

Shot para imunidade. Fonte: Luciano Bruno @luciano

 

5.  Shot para imunidade

“Hoje fiz uma opção para dar uma ajudinha na imunidade, modulação intestinal e pra quem sofre com TPM. Usei 5g de glutamina + 1/2 colher de café de cúrcuma (95%) + 1 colher de sobremesa de pólen de abelha. Os fitoquímicos presentes no extrato de cúrcuma em pó e pólen podem auxiliar na modulação de bactérias intestinais e expressão de proteínas que controlam a inflamação e dor; em combinação com a glutamina, ainda auxiliam na modulação de nossas células de defesa Th1 e Th2. Gosto de usar logo ao acordar, coloco um pouquinho de água gelada e tomo. Só tomo café da manhã uns 20 minutos depois do shot.”

 

Shot para antes de dormir

Shot para antes de dormir. Fonte: Luciano Bruno @luciano

 

6. Shot para dormir melhor

“Shot para antes de dormir: glutamina + cúrcuma + própolis. Usei 1 scoop de uma mistura de glutamina com cúrcuma, vc pode fazer a sua com 5g de glutamina + 1/2 colher de café de cúrcuma em pó (padronizada em 95% de curcuminóides), acrescentei ainda 10 gotas de própolis verde alcoólica. Sempre uso antes de dormir glutamina para auxiliar na modulação intestinal; a combinação de cúrcuma com própolis pode auxiliar na diminuição da vontade de comer doce nesse horário da noite além de auxílio na modulação da inflamação e diminuição de dores articulares.”

 

Shot para TPM. Foto: @Alcionebotelho

 

7. Shot para TPM

“5g de glutamina + 1/2 colher de café de cúrcuma + 1 colher de sobremesa de pólen de abelha. A cúrcuma em pó e pólen podem auxiliar na modulação de bactérias intestinais e a controlar a inflamação e dor do período menstrual. Em combinação com a glutamina ainda reforça nossa imunidade.”

 

Shot para Foco e Energia. Fonte: @flaviopassos

 

8. Shot para foco e energia

“O matchá é a versão mais nobre do chá verde… com um sabor mais suave e adocicado com 137 vezes mais catequinas (antioxidantes) do que o chá verde comum.

Fonte abundante de L-Theanina, razão pela qual os orientais (e, hoje, os executivos do ocidente) relacionam o uso do chá verde como um instrumento que traz calma e foco para a mente. Estimulante natural suave, funciona como um “café zen“ – perfeito para misturar em seu suco verde matinal, e incrível quando combinado ao nosso Lótus de Coco.
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Sugestão de uso:

Uso tradicional: Misturar uma colher rasa de café em uma xícara de água quente (antes de ferver). Beba como chá digestivo.

Uso TURBO: Um copo de água de coco + uma colher de café rasa de MATCHÁ + uma colher de sopa de lótus de coco + meio limão. Liquidifique e beba em jejum, ou antes de atividade física.”

 

Gostou das dicas? Leia outras dicas sobre comidas saudáveis na sessão Receitas aqui do blog, no link abaixo deste post.

 

 

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Sobre o Autor : Claudia Bins

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