Casamos em abril de 2001, depois de dois anos de “test drive”. Nossa lua-de-mel foi na Argentina, mas a primeira viagem que fizemos, como namorados, foi para Gramado. No ano da comemoração de nossas Bodas de Cristal, resolvemos voltar lá, sem as filhas. Pesquisando então sobre lugares aconchegantes e românticos, a Lu Aquino, do blog Vou Viajar, nos indicou o Josephina Café e Restaurante.
Ficamos hospedados no charmoso Hotel das Hortênsias e, assim que chegamos na cidade, por volta da uma hora da tarde, fizemos o check-in no hotel, deixamos o carro lá e saímos à pé em direção a Igreja Matriz de Gramado. Na rua ao lado fica a casa ensolarada com cara de bistrô onde fica o Josephina Café.
O restaurante estava cheio mas havia lugar disponível. Sentamos na sala frontal, com vista para a rua e ficamos curtindo o movimento. Não demorou nada para trazerem os menus e enquanto esperávamos, bati um papo com a moça que nos atendeu. Ela contou que a casa onde funciona o restaurante foi construída pelo bisavô dos proprietários do Café, três irmãos que resolveram transformar o lugar em restaurante que chamaram com o nome da avó.
A decoração do Josephina é aconchegante e mostra carinho pelas lembranças de família em cada uma das peças da antiga casa. Até o banheiro é uma graça, preservado em seu tamanho e estilo.
No cardápio, risotos, massas, sopas e cremes, carnes e petiscos, entre otras cositas más, servindo delícias para os clientes o dia todo, do café da manhã ao jantar.
O marido e eu temos um fraco por risotos e assim que eu bati o olho no Risoto de Moranga com Charque Crocante, sabia que nem precisava olhar mais. Estava decidido! O marido optou por um Risoto de Alho Poró com Tomates Cereja. Pedi um cálice de cabernet para acompanhar e o marido (que não bebe) pediu água com gás e limão. O limão veio de um jeito pouco usual. O sumo em um copinho, ao invés da tradicional rodela. Achei interessante!
Raspamos o prato (lindos, por sinal) cada um de nós e a porção foi generosa a ponto de não caber sobremesa… uma pena, pois fui bisbilhotar no balcão lá atrás e fiquei desejando algumas das delícias. Desculpa para voltar!
Adoramos a dica da Lu e voltaremos mais vezes para experimentar outros pratos, tomar um café da manhã, fazer um happy hour… são muitas opções não é? 🙂
Depois do almoço, saímos para bater pernas e fazer a digestão. O solzinho estava gostoso, o dia favorável e nós ali, curtindo um romance que já tem 17 anos de existência… Mas tínhamos muito ainda para comemorar, e nos próximos posts contaremos as dicas seguintes, que coroaram nosso final de semana perfeito. Não perde!
Josephina Café
Rua Pedro Benetti, 22, ao lado da Igreja Matriz em Gramado
Fone: (54) 3286.9778
Leia outras dicas do blog Vou Viajar, com restaurantes românticos em Gramado aqui
Mais dicas de passeios, restaurantes e hotéis na Serra Gaúcha:
Leia como foi o passeio na Maria Fumaça e Parque Epopéia Italiana aqui.
Veja 10 restaurantes na serra gaúcha para comer e passear
Veja nossas dicas de hospedagem em Canela, com crianças, aqui.
Se for com crianças, clique aqui
Hotel das Hortênsias para namorar
12 hotéis na serra gaúcha (para mamãe ou para toda família)