A serra gaúcha é cheia de atrações que vão muito além de Gramado e Canela (que a gente ama!). Bento Gonçalves, por exemplo, merece mais do que um bate-volta para quem pode dispor de mais tempo para visitar a cidade e a deliciosa região dos vinhedos. Para ajudar a planejar sua visita nós listamos aqui nossas dicas para visitar Bento Gonçalves com crianças (ou sem elas também), aproveitando o que lá tem de melhor para todas as idades.
A Capital Brasileira da Uva e do Vinho começou sua história de amor com o vinho em 1875, com os primeiros imigrantes italianos desembarcando no Brasil que resultaram em 36 vinícolas instaladas na região hoje em dia. A cidade tem destaque na qualidade de vida, sendo a 1ª em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul e a 6ª do Brasil conforme estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2003. O índice leva em consideração itens como longevidade, educação, saúde e renda. (dados: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves).
Bento Gonçalves também foi a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos. Este certificado qualifica a origem do produto em nível mundial e é lá que, no mês de setembro, acontece o mega evento Avaliação Nacional de Vinhos da safra do ano. Evento este que pude participar pela primeira vez este ano (em breve, post aqui contando tudo)!
Com toda essa vocação para a vitivinicultura, é claro que os passeios às vinícolas estão entre os nossos preferidos. Mas justiça seja feita, existe muito mais o que fazer por lá. Então pega a gurizada e boa viagem:
Bento Gonçalves com crianças
1. Passear de Maria Fumaça
A Capital Brasileira da Uva e do Vinho recebe os visitantes com um grande barril de madeira no lugar de pórtico. Ao lado, à direita, o posto de informações turísticas dá dicas e mapas do que ver e visitar na cidade. Não muito longe dali, seguindo em frente, tem o clássico passeio de Maria Fumaça, que inclui uma charmosa estação de trem e uma parada teatral na Epopeia Italiana, para quem quer saber um pouco da época da colonização e das dificuldades que os primeiros imigrantes enfrentaram ao chegar na região.
A Epopeia é bem para turista mesmo, mas vale se você quiser entrar no espírito, principalmente estando com crianças. O passeio inicia na estação ferroviária de Bento Gonçalves, que fica pouco depois do pórtico de entrada da cidade e o trajeto da estrada de ferro segue até Garibaldi, a cidade vizinha há cerca de 11 km de distância. Conforme a época do ano o caminho fica enfeitado por hortênsias e é preciso agendar antes, pois é muito concorrido. A viagem é divertida, com danças, teatro e festa nas estações. Vocês podem fazer a fotografia à moda antiga e participar da cantoria. As Passeadeiras curtiram filmar a mamãe aqui pagando mico dançando com o tiozinho da trupe teatral. Não, nem pensar que vou postar aqui! 😉
Pertinho da estação e do parque temático fica a Praça Achyles Mincarone, onde fica a igreja em formato de barrica de vinho e o Monumento aos Imigrantes Italianos, inaugurado em outubro de 2005 para as comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Maria Fumaça e Parque Temático Epopeia Italiana
As reservas foram efetuadas através do email: mfumaca@giordaniturismo.com.br. A gente envia o email com a data que queremos o passeio e eles respondem com instruções para o depósito do valor correspondente e qual horário tem disponível.
Nós pagamos 356,00 (2 adultos e 1 criança – a Juju por ter 5 anos não pagou) em dezembro de 2015.
Informações também pelo telefone: Giordani Turismo pelo fone (54 3455-2788).
Endereço: Rua Visconde de São Gabriel, 507 – Bairro Cidade Alta – Bento Gonçalves – RS
Fone: (54) 3455.2788.
Leia aqui tudo sobre o nosso passeio na Maria Fumaça em dezembro de 2015
2. Passear no centro de Bento Gonçalves
O centro de Bento Gonçalves é pequeno e muito legal de visitar. Algumas das atrações clássicas são a Fonte do Vinho ou La Fontana, na Via del Vino, a rua principal. A fonte foi construída com pedras empilhadas, da mesma maneira que os muros feitos pelos primeiros imigrantes italianos que colonizaram a região. Ao longo da Via del Vino, alguns prédios históricos construídos no início do século passado fazem parte do roteiro de visitação da Via del Vino, oferecido pelo Centro de Atendimento ao Turista, na cidade. Acho legal fazer o tour para ouvir as histórias e aprender mais sobre a cidade, mas se você quiser passear por conta própria, percorra a avenida observando os prédios. Com crianças menores vale passear nas praças, mostrar a fonte e curtir um sorvete ou um doce gostoso em algum dos cafés da rua.
Alguns dos locais visitados durante o tour são:
- Clube Aliança – (1906)
- Banco Santander (1950)
- Prefeitura Municipal (1901)
- Praça Walter Galassi – Largo surgido no encontro da estrada Montenegro-Campos de Vacaria e a estrada do Barracão. Foi urbanizada em 1928 com o nome de Praça Centenário.
- Casa Fasolo (1925) – Loja tradicional e local do primeiro curtume da cidade
- Ex-Banco da Província (1917)
- Monumento a Bento Gonçalves (erguido em 1935 no centenário da Revolução Farroupilha)
- Santuário de Santo Antônio (1894)
- Casa Giovannini
- Antiga Vinícola Salton.
Fone:(54) 3453-6699
Site: http://www.turismobento.com.br/pt/tours/tour-via-del-vino/
Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento prévio.
Horários de visita
– Segunda a sábado
8h15min às 17h15min
– Domingos
8h30min às 11h30min
Contato – Recepção turística
(54) 3455-2095 ou
(54) 3455-2051
3. Piquenique na Vinícola Miolo
Patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos é composto pelos vales cobertos de parreirais e lindas paisagens no interior de Bento Gonçalves, onde é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional assim como pousadas, hotéis, restaurantes e tudo o que o melhor do enoturismo brasileiro tem para oferecer.
Os vinhos do Vale dos Vinhedos são os únicos no Brasil com Denominação de Origem (DO), cujos rótulos exprimem a excelência do terroir do local. As vinícolas são abertas para visitação o ano inteiro e oferecem visitas guiadas, degustações, jantares, piqueniques e experiências diferenciadas que encantam os visitantes.
O site do Vale dos Vinhedos indica 3 tipos de roteiros, que podem ser mesclados e adaptados conforme os interesses e preferências dos visitantes: Atrativos Enológicos , Atrativos Culturais e Atrativos Gastronômicos. Veja mais detalhes no link abaixo, onde você também encontra orientações de como ir:
Para um único dia de passeio nós indicamos uma visita pela manhã na Casa Valduga, onde você pode também almoçar e à tarde ao Wine Garden na Vinícola Miolo, um piquenique nos lindos jardins, que tem um lago com peixes em um ambiente cinematográfico. Agora, se você tiver a sorte de poder ficar mais tempo, percorra toda a região, visite as outras vinícolas e aproveite para conhecer os produtos incríveis vendidos em pequenas vendas na estrada, tal como os sucos, queijos, salames, doces e muito mais. Uma das minhas favoritas é a Vinícola Almaúnica , ali no Vale dos Vinhedos. Se tiver tempo, aproveite para conhecê-la e fazer degustação. Prometo que rende lindas fotos!
Serviço:
Casa Valduga
Endereço: Via Trento 2355 – Linha Leopoldina – Bento Gonçalves
Website: http://www.casavalduga.com.br/
Vinícola Miolo
Endereço:RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves
Website: http://www.miolo.com.br/enoturismo/complexo_enoturistico_vinicola_miolo/
Vinícola Almaúnica
Endereço: RS 444, Km 17,35
Website: http://www.almaunica.com.br/
4. Passear no Caminhos de Pedra
Eu sou muito suspeita para falar dos Caminhos de Pedra porque simplesmente amo esse lugar. Tanto que está no primeiro livro que lançamos: As Passeadeiras em um Feriado na Serra Gaúcha. A ideia, por si, já é encantadora. No site www.caminhosdepedra.org.br você encontra todas as informações. Lá eles contam que o roteiro foi idealizado por um engenheiro e um arquiteto, visando o resgate, a preservação e a dinamização da cultura trazida pelos imigrantes italianos à serra gaúcha em 1875, após um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município em 1987. As casas escolhidas foram sendo restauradas e algumas até transportadas para o roteiro criado, visando a conservação e o potencial turístico da região.
O resultado é uma estrada repleta de atrações encantadoras, casas de pedra ou madeira que podemos visitar e onde, cada uma delas, oferece ao visitante uma experiência diferente. Para quem vai com crianças uma das atrações mais desejadas é a Casa da Ovelha, que além de loja tem também um parque onde é possível ver e interagir com as ovelhinhas, conforme os horários de visitação.
Nossa dica é chegar lá pela manhã ainda, passear devagar e conhecer todas as casas do Caminho. São vários locais para almoçar, sendo que a Casa Luddia fica bem no início do caminho e a Casa Vanni, no final. Ambas são deliciosas! Veja no site e no mapa abaixo todas as atrações e explore o roteiro sem moderação. Eu não me canso de ir lá nunca! Dica de ouro: risoto de charque na Casa Vanni (no subsolo)… de comer ajoelhado. #sódizendo
Leia sobre a visita que deu origem ao nosso livro aqui.
5. Piquenique na Vinícola Dal Pizzol
As palavrinhas mágicas “cantinas” e “históricas” já seriam suficiente para me convencer a visitar o local, mas depois que conheci a vinícola Dal Pizzol e vi as lindas fotos da vinícola Cristófoli a Rota entrou para minha lista dos lugares mais lindos de Bento Gonçalves. Minha dica é passar o dia lá, curtindo as 9 atrações da Rota, mas se tiver que escolher 2 atrações somente, uma para a manhã e outra para a tarde, nossa dica de ouro é visitar a Vinícola Dal Pizzol pela manhã, almoçar lá e depois seguir até a Vinícola Cristófoli, para o piquenique no vinhedo. No caminho você pode conhecer o Armazém das Cantinas Históricas e a Igreja Nossa Senhora do Rosário e seu mirante e prepare-se para voltar pra casa com as melhores lembranças e aquele desejo enorme de voltar logo.
Última dica: bata fotos sem moderação. Guarde para sempre as lembranças das crianças correndo em meio aos vinhedos, das boquinhas roxas de suco de uva, mandando ver nos queijos, doces e salames. Se for no verão, verá os parreirais carregadinhos de cachos suculentos. Se der, participe da vindima, a festa da colheita. Se for no outono, as cores douradas vão dar um toque especial à paisagem. Já na primavera não deixe de parar quando passar pelas plantações de pêssego floridas. Se visitar Bento no inverno, sugiro levar a vó ou a babá, para ter ao menos uma noite especial com seu love, em algum lugar com lareira e uma bela garrafa de espumante que vocês escolheram entre as vinícolas que visitaram… a vida é curta, go make memories.
_____________________________________________________
Gostou do post? Pode compartilhar à vontade! E se você procura hotel na região, consulte as ofertas com cancelamento gratuito do Booking. Fazendo sua reserva por aqui você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão.
_____________________________________________________
Leia outros posts com dicas da Serra Gaúcha aqui:
Que legal, adorei o post! Já faz um tempo que venho pensando em conhecer Bento Gonçalves, tenho um amigo que mora lá e posta fotos lindas hehehe e vinho é comigo mesmo 🙂
Dicas de passeios com crianças são sempre bem vindos e procurados. Adorei a idéia.
Que delicia passear por essas áreas rurais! Ótima dicas, post completinho.
Ótimas dicas! Passear de maria fumaça é sempre divertido né?
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Depois de ler esse texto, fiquei morrendo de vontade de levar o Vinicius para a serra gaúcha! […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Bento Gonçalves com Crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Bento Gonçalves com Crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
[…] Cinco passeios em Bento Gonçalves para fazer com as crianças […]
Pode me tirar uma dúvida? os piqueniques que sugere, podemos levar as coisas, ou a vinícola tem um “kit”?
OI,
Não pode levar, não. Compram os itens lá mesmo!
Clau