Quero começar dizendo que não entendo nada de fotografia. Fiz um curso de fotografia com SmartPhones, com a Lisa Roos, que foi ótimo, por sinal, mas foi só isso.
Mas vou dizer que amo fotografar. Quase tanto quanto amo viajar. Adoro registrar os momentos enquanto estão acontecendo. Vou contar aqui baixinho, que tenho um ritual… em qualquer situação que seja, quando tenho intenção de fotografar eu primeiro olho ao redor. Como um scanner eu procuro registrar primeiro na memória aquilo que estou prestes a fotografar. Para mim, é meio sacrilégio partir diretamente para a foto sem olhar com meus próprios olhos antes… sei lá, cada um com suas manias né?
Para aprimorar meus registros, eu procuro prestar a atenção no que vejo, em termos de fotografia. Certa vez eu ouvi um professor de design gráfico dizer que para nos tornarmos bons em algo é preciso “consumir” informação a respeito. Concordo plenamente e é isso que procuro fazer.
Sigo perfis no instagram, blogs de fotografia, leio revistas e procuro dicas na internet, sempre que posso. Por isso tudo, acredito que já acumulei alguma bagagem que hoje vou dividir aqui com vocês. Seguidamente recebo elogios pelas fotos, principalmente no Instagram, então para ajudar os papais e mamães que, assim como eu, não tem tempo de ficar editando fotografias nem grana para usar programas caríssimos de computador, aqui vão meus aplicativos favoritos para edição de fotos, junto com algumas dicas para fotografar as crianças. Espero que curtam!
No Computador
Picasa – No computador eu uso o Picasa que é um programa que permite edição digital de fotografias, com filtros, cortes, textos, edição de filmes, colagens, etc… e te ajuda a organizar a sua coleção de fotos digitais no computador, de forma a facilitar a procura por fotografias específicas que você procure, através de álbuns. O programa tem total integração com o serviço gratuito Picasa Web, de armazenamento e compartilhamento de fotos online, também do Google. Além do que, com ele dá para diminuir a resolução da foto e colocar uma marca d’água bem facilmente. Infelizmente o Google já anunciou que o programa vai ser descontinuado, e o serviço Google Photos vai substituí-lo. Hoje, no entanto, o Google Photos não permite a edição de fotos assim como no Picasa. Talvez no futuro isso venha a mudar. Espero que sim! De qualquer forma, aqui você encontrará 7 alternativas para substituir o Picasa.
Google Photos – Uso muito, principalmente pela possibilidade de sincronização que existe com as fotos tiradas pelo celular. Você configura seu telefone com seu email do google, o gmail e habilita a sincronização. Depois disso não precisa mais se preocupar em fazer backup das fotos do celular. Cada vez que estiver conectado o Google vai cuidar de “enviar” suas fotos para a “nuvem”, leia-se Google Photos. Lá você poderá organizá-las em álbuns como quiser e até compartilhá-las com mais alguém. Uma vez lá, você acessa suas fotos, todas as que quiser, de qualquer aparelho, basta estar conectado à internet com sua conta gmail. Bom né?
No Celular
Instagram – Sim, minha primeira opção de edição de fotos é o Instagram mesmo. Gosto de usar alguns filtros, mas prefiro ainda utilizar as opções de ajustes como zoom, brilho, estrutura, contraste. Se você ainda não utiliza, deveria, pois faz uma enorme diferença nas fotos. Não se acanhe, brinque, faça testes e você vai encontrar as “mexidas” que mais lhe agrada. Verá também que o resultado obtido vai ser incrível.
BeFunky – Aplicativo fácil, leve e muito útil. Bom para ajustes rápidos, filtros, colagens e texto na foto. Ótimo para fazer cards, ainda te dá opções de efeitos, molduras, adesivos e outras brincadeiras. Gratuito no Play Store.
Snapseed – Cheio de filtros e opções de edição é outro queridinho dos aplicativos de fotografia. Fácil de usar, bem intuitivo e permite compartilhar as fotos depois de editá-las. Também é do Google e está disponível para Android e iOS. Gratuito.
VSCOcam – O mais cool dos aplicativos para fotografias e queridinho dos fotógrafos por se tratar também de uma rede social de fotografias. É ótimo para “exercitar o olhar”, aprender mais e conhecer gente super talentosa na arte de fotografar. Também oferece filtros e recursos para edição, mas eu acho ele mais complicadinho de usar. Disponível para Apple, Android e iOS gratuitamente.
Adobe Photoshop Express – É photoshop, nem precisaria dizer mais nada não é? O aplicativo é gratuito mas nem de perto se equivale ao programa de computador – daí o nome express – mas ainda assim oferece toda a gama de facilidades para edição de fotografias pelo celular. Eu acho ele pesado, no entanto.
Pip Camera – Aplicativo fofo para editar fotos diferentes e divertidas. Com certeza você já viu algumas do tipo, por aí, e pode curtir bastante a brincadeira de sobreposição que ele oferece. Gratuito e disponível para Apple, Android e iOS.
InstaGrid – Aplicativo para cortar um foto em fotos menores, formando uma grade. Corta suas fotos em 3×1, 3×2, 3×3, 3×4, 3×5 grades e faze upload diretamente para Instagram. Gratuito para Android. Dá para fazer efeitos lindos, mas é meio chatinho ter que publicar os quadradinhos um a um.
Dicas para fotografar as crianças
1. Conte uma história
Fotografe a cena que está acontecendo e não somente as pessoas. Imagine que você é o diretor de um filme e quer contar uma história. As pessoas em um filme não fazem poses, certo? Elas vão e vem naturalmente (ou pelo menos é assim que parece) e a câmera registra seus movimentos.
2. Tire muitas fotos e escolha depois a que mais lhe agrada
Aqui a regra é que “o que abunda não prejudica”. Clique mesmo, sem piedade. Mas lembre-se de ter memória e bateria suficiente. Isso é básico!
Existe uma regra na fotografia, a regra de ouro dos terços, que diz que nós devemos dividir a cena em quadros e posicionar o objeto em foco em um deles. Segundo o site Photopro: ” …dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em alguns casos, manter o assunto principal da foto em algum desses pontos chamará mais a atenção, ou seja, um assunto centralizado não significa uma foto mais equilibrada.
Muitas câmeras e celulares hoje em dia permitem que seja feita a configuração das linhas, para ajudar. OK, mas como diz o texto acima isso vale “em alguns casos”. No caso das fotos, a regra serve para ser quebrada conforme o objeto/assunto da foto. Parece complicado? Também acho, mas o efeito é incrível. Veja o post do site Photopro sobre esse assunto, para mais informações aqui.
4. Edite a foto
Sem medo, sem dó nem piedade. Corte, aproxime, ajuste o brilho, a cor, a intensidade, use HDR, efeitos, aumente a nitidez, diminua a nitidez, o contraste, desentorte… brinque, use filtros, tente, volte atrás. Com o tempo você vai encontrar seu estilo e perceber que algumas fotos ficam mais bonitas de um jeito ou de outro. Vira “uma cachaça, um vício”. E o resultado é, no mínimo, compensador.
Alguns perfis no Instagram que nós amamos, pra te inspirar!
Fotos de viagens:
@worldwanderlust
@marlonpegoraro
@globetotting
@viajandocompimpolhos
@viajandocomarte
@claudiarodriguespegoraro
@claudia_bins (do nosso blog mezzo Mondo)
Fotos de maternidade:
@mamawatters
@oldjoy
@mamakoza
@momswithcameras
@siblinghoodlove
@as_passeadeiras (nosso perfil)
Curtiu? Conta pra gente se você costuma editar as fotos, se curte fotografar, se usa algum aplicativo ou programa de computador. Nós vamos adorar saber!
___________________________________________
Leia outros artigos sobre tecnologia aqui.
___________________________________________
Beijo das Passeadeiras!
Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.
___________________________________________