Roteiro visitando o Porto e o Douro

No último feriado de novembro, resolvemos fazer um passeio esticado e levar os avós para conhecer o Porto e o Vale do Douro, lugar que há tempos vinha persistindo na minha lista de desejos. No post de hoje eu conto o nosso roteiro, o que visitamos e onde nos hospedamos durante os 4 dias de viagem, realizados por 1 casal (nós), 2 crianças e os avós! 🙂

Feriado de Novembro – Dia de todos os santos

Roteiro visitando o Porto e o Douro

Saímos de Cascais em direção a cidade do Porto, mas, no caminho, fizemos um pit-stop no interior de Aveiro, para conhecer duas das igrejas mais lindas que já tive a oportunidade de ver pessoalmente aqui em Portugal:

A Igreja Matriz de Válega e seus belíssimos painéis de azulejos coloridos

Igreja Matriz de Santa Maria de Válega

Foi mesmo um Pit Stop rápido, para fotos. Mas certamente valeu a pena. A Igreja de Santa Maria de Válega, que fica a 6,5 km da cidade de Ovar, é um espetáculo em termos de azulejaria. Uma pena que estava sendo reformada, com os andaimes em frente. Ainda assim pudemos contemplar a beleza dos azulejos coloridos e figurados da Fábrica Aleluia, de Aveiro. Cenas religiosas, quase todas retratando Nossa Senhora, além de anjos e flores. Uma beleza. Não perca a pia batismal, que fica na entrada à esquerda e fica em uma salinha também decorada.

As laterais da igreja são também azulejadas, mas com azul e branco, somente. Em frente à Igreja, o pequeno cemitério da cidade acolhia visitantes saudosos, que prestavam suas homenagens aos entes queridos que já haviam partido.

Para visitar, coloquei no GPS a localização da Igreja e estacionamos o carro na rua mesmo ao lado. Foi tranquilo. De lá, nossa pr+oxima parada era também outra igreja famosa por seus azulejos:

A igreja de Santa Marinha de Cortegaça

Igreja Matriz de Santa Marinha de Cortegaça

Outra igreja de singela beleza, toda azulejada de azul e branco, em frente a uma praça ladeada por um antigo cemitério, bastante peculiar, devido aos seus jazigos de estilo antigo. O conjunto todo é bastante fotogênico e vale a pena a parada para fotografar, visto que é muito perto da igreja anterior.

Ao todo ficamos 40 minutos, visitando os dois templos e, de lá, seguimos rumo à Vila Nova de Gaia, onde almoçamos no Shopping Arrábida.

Matosinhos, ao lado do Porto

Matosinhos

Ficamos duas noites hospedados em Matosinhos, no Hotel O Valentim, nossa base para a visita à Cidade do Porto. Esta foi nossa terceira visita à cidade. Da primeira vez ficamos hospedados em um apartamento maravilhoso, mesmo na Ribeira do Porto, com vistas magníficas para o Douro e para Vila Nova de Gaia.

Leia aqui as dicas sobre o apartamento na Ribeira do Porto

Na segunda visita, em julho de 2018, ficamos hospedados em Vila Nova de Gaia, no Novotel Porto Gaia, enquanto visitamos aquela parte da cidade que ainda não conhecíamos.

Leia aqui sobre nossa hospedagem no Novotel Porto Gaia

Hotel O Valentim, em Matosinhos

Faltava então conhecer a região de Matosinhos, que é tão prestigiada entre os moradores locais. Como estávamos na companhia dos avós, eu procurei uma opção de hospedagem confortável, com elevador, café da manhã, fácil acesso e, muito importante, chuveiro, já que a vó tem problemas de locomoção e banheiras estão fora de cogitação.

O Valentim Hotel foi uma excelente opção, pois além de ser muito confortável, oferece quartos amplos e modernos que nos atenderam perfeitamente. (em breve, post completo com o review do hotel).

Depois do check-in descansamos um pouco até a hora do jantar. Estávamos todos cansados então optamos por fazer um lanche somente, mas para quem quiser uma dica de restaurante, O Valentim oferece um restaurante bastante prestigiado, onde os frutos do mar são as grandes estrelas. Nos recomendaram o Robalo, caso alguém queira uma sugestão.

Passeamos um dia pela cidade do Porto e Vila Nova de Gaia

Um dia no Porto

No dia seguinte, após o café da manhã, partimos de carro em direção ao Porto. Mais uma vez fiz um roteiro de visitas pensando na mobilidade reduzida dos avós e considerando os principais pontos turísticos que gostaríamos que eles vissem. Vale a pena mencionar a estratégia que adotamos pois andar pelo Porto pode ser um desafio.

Optamos por ir de carro até o centro (foi um cálculo fácil, já que estávamos entre 6 pessoas. O ticket do trem x 6, ida e volta, seria com certeza mais caro que qualquer estacionamento por lá. Dito e feito!

Fomos de carro até a esquina do Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, onde descemos. O marido seguiu até o Parque de Estacionamento SABA Infante D. Henrique, em frente ao Palácio da Bolsa, onde deixou o carro e veio caminhando até nos encontrar em frente à Estação Ferroviária São Bento. Foi ótimo porque a vó não precisou subir ladeiras!

Livraria Lello, Torre dos Clérigos e os azulejos da Estação de S. Bento

Visitamos o Café Majestic rapidamente, pois havia uma fila enorme e, de lá, seguimos até a Estação São Bento. Depois de visitá-la e apreciar seus magníficos painéis de azulejos, atravessamos a rua em frente e visitamos a Praça da Liberdade. Depois, fomos até a Torre dos Clérigos, passamos em frente À Livraria Lello (com uma fila quilométrica) e a Igreja do Carmo.

Depois, caminhamos até a Ribeira do Porto, onde passeamos devagar, curtindo a paisagem.

Foram 3 horas de passeio e pagamos 4,20€ de estacionamento.

Porto e V. Nova de Gaia

No final da visita, era hora do almoço e optamos por almoçar novamente no Shopping Arrábida (para economizar, mesmo) e, de lá, depois de descansar um pouco, seguimos até a Ribeira de Vila Nova de Gaia. Deixamos o carro estacionado na rua que dá em frente ao Parque de Estacionamento da Ribeira de Gaia.

Fazia frio e o tempo estava meio chuvoso, o que foi uma pena. Nós adoramos aquela região, mas o passeio ficou um pouco prejudicado pelo tempo.

Ainda assim, rendeu boas lembranças e lindas fotos!

O Rio Douro ainda mais espetacular no outono

O Vale do Douro

Nosso terceiro dia de passeio não poderia ter sido melhor e foi a cereja do bolo. Saímos de Matosinhos por volta das 10 horas da manhã, com um dia muito nublado e frio, rumo à Amarante. Não entramos na cidade. Nosso destino era Mesão Frio e, depois, Peso da Régua.

Tão logo subimos a serra nos deparamos com um lindo dia de sol, que parecia aguardar nossa visita para nos presentear com aquele céu azul iluminando as curvas generosas do rio Douro.

As belezas do Alto Douro Vinhateiro

Que paisagem mais deslumbrante! Era exatamente o que eu havia imaginado! As colinas do vale do Douro Vinhateiro, coloridas pelas cores douradas do outono abrilhantavam ainda mais a paisagem. O dia estava, simplesmente, espetacular!

Paramos em todos os mirantes e recuos da estrada ao longo do caminho entre Mesão Frio e Peso da Régua, sempre margeando o Douro.

Chegando à Régua, estacionamos o carro e saímos a caminhar pela cidade, sempre pelas margens do rio. Visitamos a antiga estação de comboios e a ponte peatonal, entre outras coisas. Almoçamos por lá, em uma pequena tasca quase em frente à estação do mini comboio turístico.

Queria muito ter feito o passeio de barco, o cruzeiro do Douro, mas fui voto vencido… é a velha democracia familiar, fazer o quê!

Roteiro visitando o Porto e o Douro

Visitando a Quinta do Seixo (Sandman)

Depois do café seguimos pela outra margem do Douro, rumo à Quinta do Seixo, onde são produzidos os famosos vinhos do Porto Sandeman (aqueles do homem com a capa preta) e o meu vinho queridinho, o Mateus Rosé .

Se você não tiver tempo para mais nada, ao menos vá até a Quinta do Seixo. Juro pelo o que há de mais sagrado que não vai se arrepender.

A subida até a sede da Quinta é tortuosa, sim, mas ao longo do caminho serão muitos suspiros ao contemplar os vinhedos simetricamente dispostos ao longo dos degraus do terreno, todos eles voltados ao Douro, como que prestando uma homenagem ao magnífico corpo d’água.

Chegando no alto, deixamos o carro no Parque de Estacionamento e fiquei alguns muitos minutos fotografando tudo o que pude. Era, afinal, um desbunde paisagístico e o dia iluminado pelo sol só fazia o cenário ainda mais belo.

Uma vez satisfeita, seguimos até a entrada da sede, onde pedi orientação para visitar a loja. Aqui abro um parênteses:

Você pode agendar uma visita guiada na Quinta do Seixo, que oferece diferentes modalidades de passeios. A mais barata é a clássica, que custa 16€ e culmina com a prova de 3 vinhos do Porto produzidos por lá. É preciso fazer reserva por email ou telefone para as visitas guiadas.

Mas caso não esteja disposto a investir este valor, saiba que pode ainda assim visitar a loja e a sala de provas, que fica estrategicamente localizada no miradouro mais lindo que pudemos visitar durante o passeio. A vista é nada menos que magnífica!

Na sala de provas você pode (e deve) escolher um cálice de alguma das opções da casa, que começam em 2,5€. Vale cada centavo, claro.

Optei por um cálice do Founders Reserve Ruby, maravilhoso e o vô optou por um Tawny, também sensacional. Ficamos por ali curtindo a vista e o vinho generoso, até cansarmos (como se fosse possível!). Mas o dia ainda pedia mais passeios, então pagamos a conta e seguimos nosso caminho, desta vez em direção à Pinhão. A idéia era visitarmos o miradouro de Casal de Loivos.

Hotel Quinta de Casaldronho

Depois de cruzarmos a ponte de Pinhão (uma gracinha de cidade, aliás), subimos o morro de Casal de Loivos mas tivemos dificuldades em encontrar o tal Miradouro. Paramos o carro aos pés de um vinhedo com vistas para o Douro e fiz algumas fotos bonitas, mesmo assim.

Se você tiver mais tempo, para em Pinhão e visite a Estação de Comboios, que mostra belíssimos painéis de azulejos que retratam as fases da produção de vinhos.

O sol já se punha e resolvemos seguir nosso rumo em direção a Quinta de Casaldronho Wine Hotel, nosso pouso para a noite, no interior de Lamego.

O Santuário de N. Sra. dos Remédios em Lamego

Lamego

Depois de fazer o checkout no hotel, partimos em direção à Cascais, mas antes, passamos rapidinho em Lamego, para conhecer o Santuário da Srª dos Remédios. O local é famoso pelos escadórios (aqui chamam assim) que lembram muito os do Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga. Infelizmente o clima estava chuvoso e fazia muito frio. Juju e eu descemos até a metade do caminho, para fotos e subimos de volta pois começou a chover. Queremos voltar à cidade, que parece ser muito acolhedora e bonita.

De lá seguimos diretamente à Cascais, parando em Coimbra para almoçar no shopping.

Este foi o nosso roteiro! 4 dias e 3 noites deliciosos, perfeitos para um feriado em família, com passeios variados. Se você tiver mais tempo e quiser curtir mais a região do Douro, nós sugerimos outras Quintas para visitar:

• Quinta da Aveleda
  • Quinta das Carvalhas
  • Quinta do Bomfim
  • Quinta do Portal
  • Quinta do Vallado
  • Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
  • Quinta da Pacheca

AsPasseadeiras-div1

Veja hotéis especiais na região do Douro

Vintage House Douro

Quinta de Marrocos

Quinta do Tedo

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com

parceiros

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

– Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

– Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

– Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

AsPasseadeiras-div1

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

Clássicos de Portugal:

Restaurantes em Portugal

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal