Sintra é um passeio tradicional, do tipo bate-volta desde Lisboa. Para fins deste post vou dividir Sintra em três partes distintas: A Vila de Sintra, A Serra/litoral de Sintra e Queluz.
Se você tem somente um dia para visitar, nossa sugestão é que você fique somente na Vila de Sintra, para poder ter tempo de conhecer os monumentos que lá estão, além de aproveitar um pouco do centrinho charmoso.
Os monumentos mais famosos são o Palácio da Pena, O Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional, mas nosso roteiro é um pouco diferente.
Antes de mais nada, quando visitar Sintra lembre-se que fica em uma serra, cujo pico fica a 528 m de altitude e tem um micro-clima variável. Pode estar um calorão e baixar uma neblina, em 5 minutos. Isso significa que lá pode fazer frio, mesmo no verão. Prepare-se levando sempre um agasalho, principalmente se ficar até mais tarde.
Sintra oferece vários tipos de passeios, desde os mais tradicionais até passeios radicais off-road. Hoje nosso foco é o básico, para quem nunca visitou a cidade antes e quer conhecer as principais atrações, mas sem cair no óbvio. No post, coloco alguns detalhes que podem ser divertidos e instigantes para os pequenos, caso você visite a cidade com crianças.
Saiba que se pretende visitar mais de um monumento, veja no site que é possível comprar bilhetes combinados e, assim, obter descontos. Alguns deles também dão descontos para famílias. (link no final do post).
Roteiro em Sintra o que visitar em um dia
Nossa sugestão é visitar alguns monumentos e passear pelo centrinho histórico, com algumas paradas para descanso. Como são muito os monumentos na cidade, hoje faremos a apresentação de alguns e você pode escolher quais visitas cabem no seu dia, de acordo com o seu próprio ritmo. Na sequência faremos outros 2 posts com as outras atrações.
Na minha opinião, Sintra é um destino que merece no mínimo três dias de visita, para poder conhecer tudo com calma e desfrutar de pernoites na cidade. No final do post daremos algumas sugestões de hospedagem, se este for o seu caso.
Começamos então pelo centro histórico, onde fica o Palácio Nacional de Sintra, no Largo Rainha Dona Amélia.
Palácio Nacional de Sintra
Antes de visitar o Palácio, de origem moura, caminhe até a murada no final do Largo, para poder apreciar a vista da cidade baixa. Vai ver parte do Parque da Liberdade e os telhados coloridos. Erga os olhos em direção à Serra de Sintra e verá o contorno das muralhas do Castelo dos Mouros. Pronto, agora já pode entrar no Palácio cujas chaminés brancas viraram sinônimo da cidade. O Paço Real, como também é chamado, virou foi residência da realeza portuguesa até a década de 1880. A visita dura em torno de uma hora.
O que você vai ver:
– A Sala dos Cisnes, com seu teto formado por painéis octogonais de madeira, decorados com cisnes que enfeitavam o antigo salão de banquetes.
– A Sala dos Brasões, com azulejaria azul e branca impressionantes, além de um teto em domo, todo decorado com cervos que seguram os brasões de armas de 72 famílias nobres portuguesas.
Procura hotel confortável bem no centro de Sintra? Nossa sugestão é esta aqui.
– A Sala das Pegas, com os pássaros segurando uma fita e uma rosa (símbolos de D. João I e da Rainha Filipa)
– A Sala das Sereias, o Quarto de D. Sebastião, a Torre da Meca, a Sala dos Árabes, a Capela e a Cozinha, onde ficam as duas chaminés em formato de cone. Se tiver disposição visite também o Jardim Murado da Preta, de onde terá uma vista bem bonita da cidade.
News Museum e Gazeta Coffee House
Saia do Palácio e desça em direção ao News Museum e Gazeta Coffee House. Você pode descansar ali e, mesmo que não visite o museu, pode tomar um café e curtir as divertidíssimas tiras extraídas de jornais de época, nos banheiros. No caminho vai passar pela lojinha Ale Hop, que As Passeadeiras aqui amam de paixão, para comprar lembrancinhas e coisinhas das mais diversas. No café, pode tirar uma foto com a estátua verde de Eça de Queirós (O crime do Padre Amaro) e se quiser curtir um museu diferente, interativo e tecnológico, ali é o lugar. Para saber mais e ver uma visita virtual ao News Museum, clique aqui. Repare o que a estátua verde parece estar segurando algo. Estava mesmo, era um celular com o Twitter na tela. Mas não está mais lá…
Caminhada pelo Centro Histórico
Agora que você descansou, vamos caminhar um pouquinho entre as ruelas de Sintra. Caminhe à vontade pelas ruazinhas estreitas. Procure permanecer no perímetro em torno do centrinho. Você verá que não são muitas ruas, apesar de serem algumas ladeiras. tenha cuidado e use calçados que não escorreguem. As pedrinhas das calçadas portuguesas podem ser bem escorregadias. Há um sem número de lojinhas, cafés, restaurantes por todos os lados.
Pare quando você encontrar o Cantinho Gourmet (se não achar, pergunte ou coloque no GPS). Trata-se de uma lojinha com produtos típicos da região, onde você pode provar um licor de pastel de nata (ma-ra-vi-lho-so) ou uma ginjinha, ambos em copinhos de chocolate. Só porque você está de férias e merece! É um bom lugar para descansar e comprar quitutes e guloseimas, além de aprender sobre vinhos (mas não compre vinho aqui que é caro).
Outra opção é a famosa Piriquita, a pastelaria mais conhecida da cidade, famosa pelos seus “travesseiros”. Fica ali mesmo no centrinho e todos conhecem.
Reabastecidos e descansados, voltem a caminhar. Nossa sugestão é seguir até a Quinta da Regaleira. A Quinta não é longe, mas é cerca de 1,5 km morro acima. Você pode ir até lá caminhando, pegando o ônibus circular na Praça da República, de taxi, tuk-tuk… são muitas as opções. Até de charrete!
Quinta da Regaleira
O enigmático espaço ocupado pela Quinta da Regaleira é composto pelo palácio, os jardins, lagos, grutas, capela, café e construções enigmáticas espalhadas em torno de 4 hectares. É um dos lugares mais encantadores de Sintra e recomendamos que se você puder, faça a visita guiada para compreender melhor aquilo que vai ver por lá. Mas mesmo que não faça a visita guiada, vai se encantar com a riqueza de detalhes e o espaço todo. As crianças consideram uma aventura, explorar grutas, cascatas, atravessar lagos em cima de pedras, subir em torres… é um passeio magnífico, mas que requer tempo e fôlego. Quando cansar pode sentar no café da Quinta da Regaleira, perto da capela. Lá tem banheiros também. Note que é visita para umas duas horas, no mínimo.
Leia aqui como é ficar hospedado na Quinta das Murtas, um palacete bem acessível, em Sintra
Palácio de Monserrate
O Palácio de Monserrate fica a 2,5 km de distância da Quinta da Regaleira (4km do centro) e nossa recomendação de visitá-lo é porque é lindíssimo e não tão concorrido e nem tão grande quanto a Quinta da Regaleira, o Palácio da Pena ou o Palácio dos Mouros. Portanto, fecha bem um primeiro dia de visita à Sintra.
Propriedade do estado desde 1949, o Palácio de Monserrate pertenceu a alguns ingleses endinheirados até que seu último dono, Sir Francis Cook recebeu do rei D. Luís o título de Visconde de Monserrate e o transformou em um dos mais importantes exemplos da arquitetura romântica em Portugal.
Na entrada da propriedade há a possibilidade de comprar o bilhete para o transporte até o Palácio, já que é preciso cruzar os jardins para chegar lá. É uma boa alternativa caso você já esteja cansado. O Palácio em si não é grande e você leva entre 40 mins e uma hora para visitá-lo, com calma.
Leia aqui nossa sugestão de Roteiro de um dia em Cascais
E assim encerramos nossa sugestão para um dia de passeios por Sintra. O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros ficaram para um segundo dia de roteiro. Como disse acima, é só uma sugestão, que você pode adaptar conforme seu ritmo ou gosto pessoal.
Para ver os horários e preços de cada atração e comprar online os bilhetes, clique aqui
Como ir até Sintra
Para ir até Sintra, de Lisboa, você pode ir de comboio (trem), que sai da estação do Rossio e tem integração com um ônibus turístico (Rota 434) que parte da Estação de Comboios até o centro da cidade e mais 3 monumentos (Palácio Nacional, Palácio da Pena e Castelo dos Mouros). O Comboio custa (em abril de 2018) 4,3€ e leva 40 minutos.
Já o ônibus que faz o circuito turístico custa 5€ e parte em frente à Estação de Comboio a cada 15 minutos.
Se for de carro, vá cedo, pois a oferta de estacionamentos na cidade é limitadíssima. Existem muitos prestadores de serviço que oferecem passeios por Sintra em carros, jipes, tuk-tuks e até charretes.
Para o Pinterest:
__________________________________________________
Gostou do post? Compartilhe! São tantos lugares lindos a visitar em Portugal e muita gente ainda não conhece Sintra.
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!
______________________________________
** Atualização**
Agora você pode receber o roteiro acima por email! Deixe seu email abaixo que nós enviaremos a você. Depois de preencher seu email e clicar no botão “Subscribe” você verá uma tela de confirmação. Clique em “Continue to our website” para voltar para o blog. Não esqueça de verificar sua caixa de spam também. Prazo de até 3 dias para o envio.
_______________________________________________
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
_______________________________________________
Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
_____________________________________
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa
Albergue em Portugal, com família
Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences
Um dia em Cascais visitando o centro histórico
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Oi, Cláudia. Como sempre, seus posts são ótimos. Muito esclarecedores. Obrigada. Angela.
Que bom, Ângela! Fico bem feliz em saber :-).
Beijinho,
Clau
Olá Claudia.
Muitos Parabéns pelo seu Bloque, em especial por este artigo sobre Sintra, sem dúvida extremamente convidativo para quem nos visita, uma vez que sou Português, mais precisamente Alfacinha ( termo chamado aqui nasce e vive em Lisboa ).
Aqui estarei para ajudar os seus leitores sempre que precisarem:
http://www.tours.com.pt
Hugo Gonçalves