No post de hoje conto como é se hospedar na Pousada Palácio de Estoi, no Algarve. Ficamos lá por conta de nossa roadtrip por Portugal, em dezembro de 2016. Saímos de Lisboa no dia 18 de dezembro e fizemos uma viagem linda até o sul de Portugal. No post conto também sobre nossa visita às ruínas de Milreu, Faro e Tavira, que conhecemos durante os 3 dias que ficamos hospedados lá, além de dicas de outros pontos turísticos na região.
Leia aqui como foi nossa viagem de Lisboa ao Algarve, parando para visitar castelos!
Algarve é o nome da região sul de Portugal, a terceira região mais rica do país e muito cobiçada por turistas, que buscam clima ameno e bons preços, não somente no verão, mas o ano todo. Em nossa roadtrip por Portugal, em dezembro de 2016, era natural que quiséssemos conhecer as lindas praias e as cidades que durante séculos foram dominadas pelos mouros e, antes disso, pelos romanos.
Enquanto procurava hotel para nos hospedarmos, me deparei com a Pousada Palácio de Estoi, primeiro em fotos no Instagram e, depois, no booking.com. Para minha surpresa o palacete cuja construção iniciou em 1840, onde antes havia jardins e uma pequena residência que pertencia ao bispo de Faro, era muito mais barato do que eu poderia imaginar! O antigo palacete foi convertido em uma das Pousadas de Portugal, pertencentes ao grupo Pestana de Hotéis em 2009 e, desde então, oferece uma estadia inesquecível para quem não faz questão de ficar hospedado à beira-mar.
A Pousada fica a 12 km do centro de Faro, a maior cidade do Algarve e Estoi tem algumas atrações para quem fica por lá. Vale a pena passear pelo centrinho histórico, a poucos metros de distância da Pousada para visitar a antiga igreja matriz, perambular na cidade e também visitar as ruínas romanas de Milreu, que ficam bem pertinho.
Milreu foi uma vila rústica romana com data anterior ao séc. I, que sofreu alterações ao longo do tempo, passando de fazenda de agricultura à Vila Romana com banhos termais até virar templo pagão e, mais tarde, santuário. Hoje pode-se ver as ruínas em uma grande área demarcada e identificada como construções agrícolas, lagares de vinho e azeite, termas, pavimentos revestidos de mosaicos coloridos e paredes com estuques pintados e um templo. Dizem ter sido a habitação do governador romano de Ossonoba (nome romano de Faro) e que provavelmente este era aparentado com a família Imperial. No local tem um pequeno museu, bem na entrada, bastante interessante, não deixe de visitar. A casa branca que aparece na foto acima também faz as vezes de um pequeno museu. Por 1 euro você compra o mapinha explicativo do local, na recepção.
Horário de abertura:
- Verão: maio a setembro — das 10:30 h às 13:00 h e das 14:00 h às 18:30 h
- Inverno: outubro a abril — das 9:30 h às 13:00 h e das 14:00 h às 17:00 h
Nota: última entrada 30 minutos antes do encerramento
Encerramento:
Às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 7 de setembro (feriado municipal) e 25 de dezembro
Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês e crianças até 12 anos. Bilhete individual 2,00 euros.
Mais informações aqui: http://www.monumentosdoalgarve.pt/pt/monumentos-do-algarve/ruinas-romanas-de-milreu
A Igreja Matriz de Estoi tem construção original do séc. XV, mas foi restaurada depois do terrível terremoto de 1755 e traz duas curiosidades. A madeira utilizada na construção dos altares foi previamente utilizada em navios e outras embarcações e um dos lados do altar é decorado com equipamento agrícola sobre as estátuas religiosas.
Estoi, a pequena cidade aos pés da Serra do Caldeirão, tem cerca de 3000 residentes que hoje moram em casas baixas, em sua maioria brancas, e desfrutam de uma vida tranquila cercada de história por todos os lados.
Pousada Palácio de Estoi – Review
O grande prédio rosado da Pousada Palácio de Estoi chama a atenção de quem passa por ali, com seu estilo romântico neo-barroco (eu não entendo nada de estilos arquitetônicos, mas estava escrito isso no folder do hotel!). Para chegar até ela siga as plaquinhas ou use o GPS, fica meio escondidinho em meio as ruelas de Estoi.
Na pousada, em alguns corredores pode-se ver quadros que mostram fotos do período de recuperação do prédio, que entrou em um período de decadência antes de ser adquirido e transformado em hotel.
Para quem chega, é possível estacionar o carro bem ao lado da entrada da Pousada, para o check in. A garagem (gratuita) fica poucos metros adiante e é preciso ter o cartão magnético para abrir a porta.
Nosso check-in foi rápido e simples, bem padrão e, sendo baixa temporada, havia poucos hóspedes. As meninas receberam livros de arte para crianças, de presente. Um mimo encantador, assim como os chocolatinhos no quarto! Ficamos em um quarto família lindamente localizado, com vista para os jardins através de uma grande sacada.
A cama de casal era bem grande e o hotel colocou duas camas de solteiro para as meninas. Tudo muito confortável. O banheiro era grande e o chuveiro excelente. Alguns outros mimos como roupão e chinelos (para uso local somente) fazem parte do pacote de hospedagem, junto com o café da manhã, o que acabou sendo muito útil para as meninas, quando foram brincar na piscina térmica. A Pousada também conta com um restaurante bastante renomado na região, que acabamos não conhecendo e também com um SPA.
A ala dos 60 quartos e 3 suites é moderna e fica separada da casa antiga, com seus lindos salões decorados, seu pátio interno, bar, cozinha, sala do café da manhã, entre outras áreas comuns internas. Mas o que enche os olhos (ao menos os meus) é o enorme jardim, dividido em várias áreas diferentes. Para se ter uma ideia, a construção e a ornamentação do palacete e dos jardins envolventes foram tão apreciadas na época, que o rei D. Carlos I, em 1906, deu a José Francisco da Silva, o proprietário, o título de Visconde de Estoi.
Os jardins ficam especialmente lindos no final do dia, com a luz do crepúsculo, mas é durante o dia que podemos ver os detalhes espalhados em esculturas, fontes, colunas, painéis de azulejos, grutas, coretos e ajardinados que formam um enorme conjunto no alto da colina, de onde, lá ao fundo, podemos avistar o mar.
Completando o cenário, uma piscina ao ar livre, de um lado, e do outro, mesas que convidam a um vinho ou drink ao entardecer.
O café da manhã da Pousada Palácio de Estoi é composto de pães, bolos, frutas, cereais e itens regionais, além da doçaria tradicional portuguesa (deliciosa) e queijos, além de sucos, café, leite e até espumante. O salão do café tem vista para um jardim interno lindo, que você não pode perder de visitar.
Com um hotel assim tão lindo é difícil querer sair, mas faça um esforço e vá conhecer ao menos Faro e Tavira, que ficam ali perto. Se tiver mais tempo, dê um pulinho em Loulé também.
_____________________________________
Procurando hotel no Algarve? Clique abaixo e veja as ofertas. Fazendo sua reserva aqui você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão, que ajuda o blog a continuar dando dicas bacanas de viagem para você!
_____________________________________
Algumas atrações de Faro (farei outro post depois com detalhes):
– Centro histórico
– Muralhas da cidade
– Restaurante O Castelo
– Parque natural da Ria Formosa
– Capela de Ossos na Igreja Nossa Senhora do Carmo
– Catedral de Faro (Sé)
– Paço Episcopal
– Arco da Vila
Algumas atrações de Tavira (Em breve post com detalhes):
Considerada uma das cidades mais pitorescas do Algarve, Tavira fica às margens do Rio Séqua/Gilão. Tem um centro histórico lindo e praias paradisíacas na Ilha de Tavira. Algumas atrações:
– Ponte Romana
– Praça da República
– Castelo de Tavira
– Convento da Graça (hoje faz parte das Pousadas de Portugal)
– Igreja de Santa Maria
– Comer Cataplana, um prato de arroz e marisco servido em panelas de cerâmica
– Visitar Santa Luzia, aldeia pesqueira ao lado de Tavira para ver a pesca do polvo
Algumas atrações de Loulé
Nós não chegamos a visitar Loulé em dezembro, mas pesquisei algumas atrações para quando voltarmos lá no verão, que compartilho aqui:
– Castelo de Loulé
– Capela de Nossa Senhora da Conceição
– Muralhas do século XIII
– Artesanato local
– Museu dos Frutos Secos
– Igreja Matriz de São Clemente, datada do século XIII
– Museu Municipal e o Jardim dos Amuados ao lado
– O Mercado de Loulé é imperdível
– Se for na Páscoa, verá a Festa da Mãe Soberana
Nós ficamos duas noites na Pousada Palácio de Estoi e digo que foi pouco, gostaria de ter ficado mais. No mínimo para visitar a feira que acontece todos os segundos domingos do mês na cidade e, se você visitar a cidade em maio poderá ver a tradicional Festa da Pinha, com direito a fogos de artifício, tochas e procissão de carruagens e cavaleiros.
O Algarve inteiro é riquíssimo e alguns poucos dias serviram somente para aguçar nossa vontade de ficar mais tempo por lá. Certamente a melhor época é quando estiver mais calor, para podermos aproveitar a praia (apesar de ser gelada e lotada). Mas super valeu para termos um gostinho e ficar morrendo de vontade de voltar logo!
_________________________________________________________
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
_____________________________________
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
Leia aqui sobre nossa experiência em um Intercâmbio Familiar nos Estados Unidos
Leia aqui sobre qual documentação levar quando viajar com crianças
Leia aqui 7 dicas para preparar as malas das crianças
Que pousada é essa! Espetáculo! Imagino que as meninas ficaram fascinadas por se hospedar nesse palácio! Minhas filhas com certeza iam amar… Iam se sentir num conto de fadas, num daqueles castelos com jardins maravilhosos”
Realmente Simone, a pousada é espetacular e o melhor de tudo, bem acessível!
Clau
[…] Leia aqui como é se hospedar no Palácio de Estoi, a pérola do Algarve. […]
[…] Leia aqui como é se hospedar no Palácio de Estoi, a pérola do Algarve. […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] à Faro e neste aqui nosso dia em Tavira, onde estivemos antes de seguir caminho para Portimão. Estávamos hospedados em Estói, e antes de pegarmos a estrada visitamos as ruínas romanas de Milreu e seu pequeno […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]
[…] Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre! […]