Portugal tem fama de ter ótimos albergues e frequentemente aparece nas listas de melhores albergues da Europa e até do mundo. Quando jovem (!) eu fiquei muitas vezes em albergues mas com a família ainda não tinha acontecido. Até que resolvemos incluir Guimarães na nossa viagem de férias por Portugal, em dezembro de 2016.
Contei aqui o roteiro que fizemos durante uma semana no norte de Portugal
Veja nosso roteiro de Évora ao Porto, aqui
Roteiro de Évora ao Algarve, aqui
Roteiro de Lisboa ao Algarve, aqui
Quando viajamos assim, por bastante tempo (foram 15 dias percorrendo o país e 30 dias em Lisboa), o orçamento pede alguma adequação. O que faço então é intercalar hotéis melhores com outros mais simples e também apartamentos de temporada, sempre buscando o melhor custo x benefício. No caso de Guimarães, os hotéis estavam muito caros e nós tínhamos a questão do carro. Precisava de um alojamento com estacionamento e, se possível, café da manhã. Depois de muito procurar, encontrei um albergue com preço bom, muito fofo, super bem localizado e com ótimos reviews no Booking. É sobre ele que conto hoje aqui para vocês e já adianto que a experiência foi excelente!

GuimarãesLiving, nosso Hostel em Guimarães
GuimaraesLiving – Hostel & Adventure
Quando eu penso em albergue logo imagino um quarto coletivo repleto de beliches. Muito ocupei um deles quando garota e fazia mochilão pela Europa. Acontece que os albergues de hoje em dia são bem diferentes. Talvez ainda existam aqueles do tipo beliches para todos os lados, mas o fato é que o GuimaraesLiving – Hostel&Adventure tem opções de quarto familiar que não perdem em nada para um bom hotel.

Quarto familiar no GuimaraesLiving – Hostel & Adventure
O Hostel fica em uma casa de pedra, muito perto do centro histórico e do Castelo de Guimarães. Chegar até lá foi fácil, seguindo as indicações do GPS e as placas que encontramos no caminho.
A rua em frente é pequena, mas havia lugar para deixar o carro. Depois de apertar a campainha, Bruno, o proprietário veio nos ajudar com as malas. Fizemos o check-in na pequena recepção enquanto eu olhava em volta e via um ambiente moderno, bem decorado, alegre e descontraído. Já me senti em casa.

A Sala de Estar do GuimaraesLiving – Hostel & Adventure
Era dezembro, fazia frio e só havia um outro casal de hóspedes no Hostel. Bruno então nos mostrou o quarto que eu havia reservado. Muito amplo, muito limpo e bem arejado, com aquecimento mas, sem banheiro privativo. O banheiro coletivo ficava no corredor.
Bruno então sugeriu que, se fosse de nosso agrado, poderíamos ficar com o quarto dos beliches, que tinha um banheiro privativo e que ele manteria somente para nós. Nos mostrou o quarto e deixou a nossa escolha, muito simpático.

Nosso quarto com beliches
As meninas que adoram beliches e veem aventuras em tudo, pediram pra ficar no segundo. Como ficaria todo para nós, não vimos problemas, mesmo não dividindo a cama com o marido… uma vez não faz mal, não é? O banheiro privativo fez toda a diferença.
O quarto também tinha aquecimento, lençol e cobertores. Além disso, tinha luz e tomadas individuais.
Mas para quem preferir os quartos familiares, veja que são excelentes, só não tem banheiro privativo:

Várias opções de quartos
Bruno então nos deu a senha do wifi e a chave da porta de entrada.Nos explicou como ir ao centro e ao castelo, deu dicas de restaurantes e foi embora. Ficamos “de donos” do Hostel, pois o outro casal ainda não havia chegado.

Detalhes do Hostel
Quando fizer sua reserva pelo Booking, escolha o tipo de quarto que você prefere e leia os comentários. O Hostel está super bem avaliado e esta é uma das característica que sempre procuramos ao reservar um hotel ou apartamento pelo Booking.
Para reservar seu quarto e ler os comentários clique aqui.
Enquanto descansávamos da viagem aproveitei para conhecer os outros quartos, a sala de estar e a sala de refeições. O café da manhã está incluído na diária e foi uma surpresa pela variedade e qualidade. A cozinha, super bonitinha, fica a disposição dos hóspedes, se quiserem cozinhar. Também podemos tomar café ou chá e comer alguma fruta que fica ali. Adorei!

A sala de refeições e a cozinha do Hostel
Há um pequeno pátio que deve ser delicioso no verão. Mas naquela altura fazia muito frio, então nem tentamos.
O Café da Manhã
Bruno dá dicas de passeios e restaurantes. Uma das melhores dicas do Bruno foi o restaurante Alma, no caminho para o centro histórico. Simplesmente delicioso e incrivelmente barato! Foi uma surpresa, pois estava vazio e tinha um ótimo preço (7,00€). Não esperávamos uma comida tão saborosa com apresentação tão linda. Adoramos!

Restaurante Alma em Guimarães
Guimarães foi mesmo uma grata surpresa. O breço de Portugal merece uma estadia mais prolongada e queremos muito voltar lá no verão. Farei um outro post com sugestão de passeios e outras dicas por lá, mas por enquanto ficam aqui algumas fotos para aguçar a curiosidade e mostrar o quão encantadora é a cidade.

Guimarães é linda!
Foi uma experiência muito bacana que repetiríamos sem a menor dúvida!
Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras
_______________________________________________
Assine nossa Newsletter
Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.
_______________________________________________
Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
_____________________________________
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
_____________________________________
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences
Um dia em Cascais visitando o centro histórico
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
0 Comentário