Nós já visitamos o Porto em três ocasiões diferentes. Durante nossas visitas, testamos 3 tipos de hospedagem: da primeira vez, ficamos em um apartamento lindo, na Ribeira do Porto. Um espetáculo mesmo! era só abrir a janela e dar de cara com o Douro. Passamos lá o natal de 2016 e foi uma experiência maravilhosa.
Leia aqui sobre nossa estadia no apartamento na Ribeira do Porto
Da segunda vez nos hospedamos em Vila Nova de Gaia. Era verão e queríamos conhecer “o outro lado” do Porto. Ficamos em um hotel bem localizado e foi, também uma ótima experiência.
Leia aqui como foi nossa estadia no Novotel Porto Gaia
Agora, por ocasião da última visita, precisamos de uma hospedagem que atendesse alguns requisitos, já que fomos na comapnhia querida dos avós. Nosso hotel/apartamento precisava ter estacionamento, ficar bem localizado, ter ar condicionado, café da manhã, elevador e, o mais importante de tudo: não ter banheira! Isso porque a vó está com um problema no braço, que fraturou recentemente, e não poderia se apoiar para entrar na banheira. Precisava ser um chuveiro, de fácil acesso.
Posso dizer que encontrar algo assim, por um preço justo, foi uma tarefa bem complicada.
Por algum motivo, os hotéis em Portugal amam banheiras. Quase todos tem e, os que não tem, tendem a ser mais modernos e… caros.
Foi então que descobri essa pérola, em Matosinhos, a cidade bem ao lado do Porto, onde muita gente que trabalha no Porto, mora.
No post de hoje eu conto então como foi nossa experiência de hospedagem no O Valentim Hotel, em Matosinhos.
O Valentim Hotel – a Reserva
Como sempre, fiz nossa reserva pelo Booking.com e era preciso encontrar 2 quartos, um para 4 pessoas e outro para 2 pessoas (poderiam ser 2 quartos para 3 pessoas também). Depois de procurar com os filtros já citados acima, no Porto e em Vila Nova de Gaia, sem sucesso (por conta do chuveiro), acabei encontrando O Valentim, em Matosinhos.
A nota geral, no Booking, é de 9,0 e, como sempre faço, li todos os comentários, para ter certeza que era uma boa opção.
Na ocasião tivemos muita sorte, pois o hotel é pequeno e só havia 2 quartos disponíveis, justamente um familiar e um duplo, que era extatamente o que procurávamos. Cumpridos os requisitos já listados acima, agora só restava ver o preço.
O Check-in
Chegamos em Matosinhos logo após uma breve visita à Válega e Cordegaça, almoçamos em Vila Nova de Gaia e chegamos em Matosinhos à tarde, já cansados. Estacionamos o carro na rua mesmo, ao lado da entrada do Hotel, que fica na lateral do prédio. O restaurante de mesmo nome, bastante renomado na região, fica no térreo e para fazer check-in é preciso tocar a campainha na porta ao lado e subir de elevador (ou escada) até o primeiro andar.
A pequena recepção fica no primeiro andar e foi preciso apresentar os documentos e apresentar o cartão de crédito. O processo foi rápido e fácil. Recebemos os cartões de acesso e o código da internet, junto com algumas informações sobre o hotel, como, por exemplo, o estacionamento do hotel, que fica no parque de estacionamento da Doca de Matosinhos, em frente ao hotel. Recebemos tickets para apresentar no estacionamento e, assim, não pagar.
É possível entrar e sair do estacionamento sempre que se quer, basta, para isso, apresentar o ticket. Se precisar mais tickets basta pedir na recepção. Nota 10!
Os Apartamentos
Ficamos em dois apartamentos, como disse acima. O nosso era um apartamento familiar, com dois quarto e um banheiro, com duas camas de casal. O apartamento era muito amplo, claro, com piso flutuante e banheiro confortável, com chuveiro e vaso sanitário com portas divisórias, garantindo privacidade.
Fazia frio e estava bastante úmido na rua, mas o quarto era muito confortável termicamente falando, também. Percebemos os vidros duplos nas janelas e as persianas elétricas.
No apartamento dos avós havia uma cama de casal, banheiro e uma pequena sala, com mesa e cadeiras.
Ambos os quartos tinham armários, frigobar, cofre, televisão e ar-condicionado. Havia água gratuita, copos e garrafinhas de vinho do Porto (pagos), além de amenidades no banheiro.
O banheiro tinha ótimas toalhas, felpudas e macias e uma coisa maravilhosa que é o aquecedor elétrico de toalha. Em um dos armários havia roupões atoalhados.
O Café da Manhã
Nossa diária tinha café da manhã (pequeno almoço) incluído e o espaço onde ele acontece é no Bar do hotel, no último andar do pequeno prédio.
Na mesa central havia pães, frutas, frios, suco, água, chás, bolos e doces, yogurte, cereais, geléias e mel. Pedimos café com leite e achocolatado, que é preparado na máquina e servido na mesa. Uma delícia por sinal.
O bar tem painéis de vidro e uma vista linda para o terminal de cruzeiros de Matosinhos, o Porto de Pegões. O prédio é muito impressionante, moderno, arredondado e fiquei com vontade de conhecer.
Marido e eu voltamos ao bar no final do nosso promeiro dia de passeios no Porto. Tomamos um café e apreciamos o belíssimo pôr-do-sol. Adorei o bar do hotel, onde também podemos fazer lanches rápidos até as 10 da noite.
O Checkout
Bem rápido e fácil também, entreguei os cartões, o rapaz perguntou sobre consumo no frigobar e, como não havia nenhum, só paguei com o cartão de crédito e pronto! Pedi mais um ticket para sair do estacionamento e só. Tudo rápido e fácil.
A Experiência
Gostamos muito, de tudo! O Valentim Hotel é pequeno mas muito confortável, limpo e acolhedor. Não experimentamos o restaurante, ficou para outra ocasião, mas diversos seguidores recomendaram como um dos melhores restaurantes de Matosinhos. Visitamos um pouquinho da cidade, mas o tempo estava chuvoso então só passeamos de carro mesmo. Tentei visitar o Porto de Cruzeiros mas ele só abre para visitação em dias específicos, e não era o caso.
Visitamos o Forte de São Francisco Xavier, passamos ela escultura que homenageia os pescadores e visitamos o centrinho de Matosinhos, antes de visitarmos o Porto e Vila Nova de Gaia.
Para ler todo o roteiro da nossa viagem pelo Porto e Vale do Douro, clique aqui.
Veja hotéis especiais na região do Douro
The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca
Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea
Quinta nova Luxury Winery House
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
– Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
– Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
0 Comentário