Roteiro de uma semana pelo norte de Portugal

roteiro de uma semana pelo norte de Portugal

Porto – Barcelos – Viana do Castelo – Ponte de Lima – Braga – Guimarães

 

Em dezembro de 2016 nós fizemos uma viagem de sul a norte em Portugal. A ideia era conhecer o país e escolher uma cidade para morar. Assim que chegamos em Lisboa, passamos 2 noites no Hotel HF Fenix Urban, no terceiro dia alugamos um carro e descemos rumo ao sul para conhecer o Algarve. De lá, visitamos o Alentejo e subimos em direção ao Porto. No post de hoje conto o roteiro desta parte da visita, no norte de Portugal. Para saber mais sobre nossa viagem no Algarve e no Alentejo, clique nos links abaixo:

 

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve

 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

 

roteiro pelo norte de portugal

Paradinhas em Pávia, Arraiolos e Tomar a caminho do Porto

 

Chegamos ao Porto vindos de Évora, cruzando o coração de Portugal em uma viagem lindíssima, cheia de paisagens surpreendentes e lindas estradas. No caminho visitamos 2 castelos (Arraiolos e Tomar) e uma construção curiosa, uma capela dentro de um Dólmen, chamada Anta de São Diniz, na cidade de Pávia.

 

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

 

roteiro de uma semana pelo norte de Portugal

Passeios no Porto

 

Ficamos 3 noites na cidade do Porto e essa visita merece um post só dela. Por enquanto basta dizer que ficamos hospedados em um apartamento que alugamos no Booking que ficava na beira do rio Douro e era simplesmente espetacular. Procurei muito e não encontrava hotel com preço razoável até que vi as fotos desse apartamento e me apaixonei. Além de lindo e confortável, tinha localização perfeita por um preço muito bom!

 

Veja todas as dicas e review completo do apartamento na beira do rio Douro, no Porto aqui.

 

roteiro de uma semana pelo norte de portugal

Natal no Porto e pit stop em Barcelos antes de seguir para Viana do Castelo

 

Visitamos as principais atrações da cidade e curtimos muito a vista privilegiada do nosso apartamento. Depois de passarmos o natal na linda cidade do Porto, pegamos novamente a estrada e seguimos em direção a Jóia do Minho: Viana do Castelo, distante cerca de 75 km ao norte, onde ficamos hospedados 2 noites na Pousada de Viana do Castelo. No caminho paramos em Barcelos, para uma rápida visita. Seguimos orientados pelo Google Maps pela autoestrada A28 e A11 até Barcelos, como mostra a figura abaixo:

 

Caminho da cidade do Porto à Viana do Castelo, com pit-stop em Barcelos

Caminho da cidade do Porto à Viana do Castelo, com pit-stop em Barcelos. Imagem: Google Maps

 

A Pousada de Viana do Castelo faz parte das Pousadas de Portugal, do Grupo Pestana de Hotéis, do qual somos fãs. Todas os hotéis da rede Pousadas de Portugal são construções históricas que foram transformadas em Pousadas e oferecem hospedagem diferenciada por preços muito acessíveis.

 

Confira aqui nossa estadia na Pousada de Viana do Castelo

 

e aqui veja como foi nossa estadia na Pousada Palácio de Estói, no Algarve

 

roteiro de uma semana pelo norte de portugal

Pit Stop em Barcelos

 

No caminho entre a cidade do Porto e Viana do Castelo, paramos para almoçar e conhecer um pouco da encantadora cidade de Barcelos, famosa por um dos icônicos símbolos de Portugal: o Galo de Barcelos

Lá aprendemos sobre a lenda que envolve o famoso galinho colorido, você conhece? Resumidamente, “diz a lenda que um peregrino galego que se dirigia a Santiago de Compostela foi acusado de ter roubado algo valioso e condenado à forca. Alegando inocência, o galego pediu que fosse levado à presença do juiz que o havia condenado. Quando chegou em frente ao juiz, afirmou sua inocência, e disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo (assado, sobre a mesa) cantar quando me enforcarem”.  Pois na hora do enforcamento o tal galo ergueu-se e cantou, para espanto de todos os presentes. O juiz mandou então suspender a sentença e libertar o galego, que seguiu seu caminho. Dizem que anos mais tarde retornou a Barcelos e mandou construir o cruzeiro medieval que lá se encontra.”

 

roteiro de uma semana pelo norte de Portugal

Restaurante Duque em Barcelos. Menu completo por 3,70€

 

Deixamos o carro estacionado do lado do rio e cruzamos a linda ponte medieval de Barcelos, rumo ao Centro Histórico. Dali, visitamos o Paço dos Condes de Barcelos ou Paço dos Duques de Bragança, que atualmente abriga o Museu Arqueológico de Barcelos e fica logo depois da ponte. Seguimos caminho em direção ao Centro Histórico e almoçamos em um restaurante por lá, muito bom, por sinal, e muito barato, o Restaurante Duque!

Passeamos mais um pouco, tomamos um café na praça e seguimos em direção à Viana do Castelo, onde chegamos ao entardecer.

Viana do Castelo merece um post exclusivo, mas por hora basta dizer que ficamos encantados com a beleza da cidade e o conforto da Pousada. Lá visitamos os sítios históricos e provamos os doces típicos da cidade, que é cortada pelo Rio Lima.

Depois de Viana do Castelo, seguimos caminho em direção à Guimarães, mas antes paramos para conhecer Ponte de Lima e o Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga. As distâncias são muito curtas, como você pode ver no mapa abaixo, o que torna o passeio viável em termos de tempo:

 

Roteiro de uma semana pelo norte de portugal

Trajeto de Viana do Castelo a Guimarães. Imagem: Google Maps

 

Ponte de Lima

Com pouco tempo para visitar a cidade, optamos por conhecer a famosa Ponte Romana, que passa sobre o Rio Lima (o mesmo que banha Viana do Castelo) e dá nome ao local. Fazia um frio de rachar! A temperatura beirava zero graus e o vento fininho parecia cortar a pele.

A condição atmosférica acabou por prejudicar o passeio e ficamos menos tempo do que gostaríamos, porque realmente estava muito frio. Desculpa boa para voltar à cidade em outra ocasião, pois ficamos muito curiosos para conhecer o centro histórico e as outras atrações.

Há um enorme estacionamento ao lado do Rio Lima e perto da Ponte Romana. Deixamos o carro ali (é gratuito) e caminhamos um pouco, para fotografar. Depois seguimos de carro para uma voltinha rápida pelo centro histórico e pegamos novamente a estrada para Braga, onde chegamos em tempo para o almoço.

 

roteiro de uma semana pelo norte de portugal

Viana do Castelo, Ponte de Lima e Braga


Braga

Chegamos diretamente no Centro Histórico (lindo) de Braga e depois de penar um pouco para encontrar um estacionamento, partimos em busca de um restaurante para almoçarmos. Acabamos encontrando um simpático local, especializado em carnes de porco, que nos pareceu interessante. Fomos muito bem atendidos, a comida estava ótima e ainda rolou uma apresentação dos alunos da universidade de Braga que cantam e tocam instrumentos em troca de algum dinheiro. Foi bem legal!

Mas nosso destino era outro! Estávamos ali exclusivamente para visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte. Mais uma vez, as fotografias no Instagram haviam criado a vontade de visitar esse sítio impressionante na cidade de Braga. Digo, sem remorso algum, que paramos lá só para conhecer o local. E valeu cada segundo!

Claro que teremos que voltar para visitar a cidade e seus encantadores sítios históricos, mas vai ficar para o próximo ano. No mínimo um final de semana prolongado é o que imagino ser necessário, mas minha vontade é ficar mais tempo e fazer alguns bate-voltas pela região do Minho.

 

Roteiro de uma semana pelo norte de portugal

Castelo de Guimarães


Guimarães

Nosso Roteiro de uma semana pelo norte de Portugal terminou na cidade onde o país nasceu, literalmente. Para quem não sabe, o território que hoje conhecemos como Portugal é habitado há séculos, muito antes dos Romanos aqui chegarem. Eram tribos divididas por toda a região onde, mais tarde, os mouros ocuparam grande parte. A parte norte, em torno do ano 1100 era um condado espanhol e foi justamente o filho de um conde que se rebelou contra o domínio de Castela (espanhol **atualização), lutou contra a própria mãe, lutou contra os mouros mais ao sul e foi coroado o primeiro Rei de Portugal. Afonso Henriques nasceu em Guimarães e, por isso, a cidade clama o título de berço de Portugal.

Seria motivo suficiente para visitar a cidade, mas ela oferece ainda muito mais. Ficamos 2 noites em Guimarães e eu fui embora com aquele gostinho de quero (muito) mais! A cidade é simplesmente linda! O Centro Histórico é encantador, muito bem preservado e repleto de restaurantes, cafés e praças convidativas. 

O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques são visitas obrigatórias. Além de muito bem conservados, no alto da Torre de Menagem passam um vídeo sensacional, para crianças, que conta toda a história do rei Afonso Henriques. Vale muito a visita e rende fotos incríveis.

No outono/inverno a cidade tem uma cor mágica, por conta das árvores douradas. Como o clima estava frio e seco,o ar límpido permitia que enxergássemos longe.

Ficamos hospedados em um albergue! Sim, isso mesmo! Há muito tempo eu queria conhecer algum dos famosos Hostels Portugueses, muitas vezes premiados como os melhores albergues do mundo e estava difícil encontrar hospedagem (pagável) para nós 4 na cidade. Além dos preços, eu queria algo muito bem localizado, que permitisse visitas à pé, sem necessidade de usar o carro.

Depois de duas semanas em Portugal nós já sabíamos que qualquer centro histórico é complicado para andar de carro. #ficaadica

Pois foi então que encontrei o GuimarãesLiving Hostel & Adventures no Booking. Fiz a reserva porque havia opção de quartos familiares e porque ficava a 3 quadras do Castelo de Guimarães e do Centro Histórico. Por ser baixa temporada só havia mais uma família no Hostel. Nossos anfitriões foram uns queridos desde o check-in. Nos sentimos literalmente em casa!

Em breve teremos um post contando todo o review do Hostel, aguardem!

Guimarães é uma cidade pequena então eu recomendo 2 ou 3 dias mesmo, para conhecer a cidade, visitar as principais atrações e respirar um pouco da história deste país surpreendente.

____________________________________

 

Curtiram o roteiro de uma semana pelo norte de Portugal? Conta pra gente se você tem outras dicas da região e para ver outras sugestões de roteiros clique na foto aí ao lado da tela ou no link: Roteiros em Portugal.

 

Para o Pinterest:

roteiro de uma semana pelo norte de portugal

 

Está querendo mudar para Portugal? Nós temos dicas! Veja aqui todos os posts com dicas de vistos, saúde, escolas, supermercados, banco e transferência de dinheiro, além de outras cositas más:

 

Dicas para quem quer morar em Portugal

 

_____________________________________ 

 

 Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

 

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

 

_______________________________________

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

2 comentários

  1. helena 6 de setembro de 2018, 16:02 comentar

    Olá! Estava aqui à procura de roteiros e gostei muito do seu! Obrigada!
    Apenas um reparo: Afonso Henriques não se revoltou contra o domínio espanhol,(Espanha só se tornou Espanha muito mais tarde que Portugal) ele revoltou-se contra o domínio de Castela, que era um dos vários condados na Península Ibérica.
    Eu sei que é para se tornar mais fácil para compreensão do público que lê, mas distorce a história. :)

    • Claudia Bins 6 de setembro de 2018, 16:06 comentar

      Obrigada!!! Vou corrigir no texto;-)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!