Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra – e outras cositas más

Roteiro Vila Nova de gaia e Coimbra

Voltei tão empolgada com nossa mini viagem de férias visitando Vila Nova de Gaia e Coimbra que mal cheguei e já estou aqui escrevendo o post! É que foi incrível e acredito que vocês vão gostar também.

Para começar, fiz um roteiro super enxuto, pois seriam somente 5 noites e havia muito o que ver. Importante dizer também que visitamos a cidade do Porto em outra ocasião, por isso as atrações do Porto não entraram no roteiro desta vez.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa!

Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra – e outras cositas más…

Pit Stop em Águeda para ver as sombrinhas coloridas

Dia 1: Cascais – Águeda – Vila Nova de Gaia

Saímos de Cascais rumo a cidade de Águeda, a cidade dos guarda-chuvas coloridos, que já havíamos visitado no ano passado e gostamos tanto que deu vontade de repetir. Aproveitamos que é época do festival AgitÁgueda para rever a cidade mais colorida de Portugal. Sempre uma experiência encantadora!

Foi uma parada rápida, cerca de 2:00, onde almoçamos e passeamos pelo centro da cidade para ver as ruas enfeitadas.

Trajeto: Foi uma viagem de pouco menos de 3 horas, (276 km) pela autoestrada A1. Paramos uma vez no caminho para um café e xixi. Portagem: 20,70 ‎€.

Almoço: Charcutaria Aguedense Bar (na rua principal). Menu: 7,50 ‎€

Estacionamento: Grátis, ao lado do mural do Bordalo II na R. 5 de outubro.

Praia do Senhor da Pedra

Seguimos viagem, rumo à Vila Nova de Gaia, cerca de 75 km ao norte de Águeda, pela A1, onde nos hospedamos no Hotel Novotel Porto Gaia. Depois de feito o check-in, deixamos as malas no hotel e saímos para conhecer o litoral de Vila Nova de Gaia. Um passeio lindo partindo da Foz do Douro e passando por Afurada, Praia das Pedras Amarelas, Canidelo e Senhor das Pedras, onde descemos para visitar a capela. Adorei o passeio pelo litoral de Gaia, achei muito bonito e com ótima infra-estrutura. Fácil de se locomover e estacionar. Voltamos até Canidelo para fazer um lanche antes de retornarmos ao hotel.

Veja o post de nossa visita a Águeda em 2017  aqui.

Museu Serralves e a exposição imperdível de Anish Kapoor

Dia 2: Museu Serralves, Caves de Vinho do Porto e Ribeira de Gaia

Nosso segundo dia de viagem amanheceu nublado então fomos direto ao Museu de arte contemporânea Serralves, no Porto, onde acontece uma exposição imperdível de Anish Kapoor, até janeiro de 2019. (em breve, post sobre o museu e a exposição). Quem puder, vá no primeiro domingo do mês que a entrada é gratuita. Crianças até 12 anos também não pagam e adultos pagam 10 euros.

Ficamos cerca de 2:30 no museu, que gostamos muito. Saímos de lá para almoçar lá perto, em um restaurante italiano muito simpático, com menu a 8‎€, chamado Prima Dona Ristorante Italiano e Pizzeria

Ribeira de Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto

Voltamos à Vila Nova de Gaia, cruzando a ponte Luis I e seguimos diretamente à Cave Taylor’s, onde deixamos o carro. Visitamos a Cave e gostei muito do bar ao lado da lojinha e do jardim de rosas (entrada gratuita, só paga o que consumir). Não fizemos a visita guiada que custa 15‎€ por pessoa (adultos) e 8‎€ crianças entre 8 e 15 anos), que ficou para outra ocasião.

Half Rabbit – Obra de Bordalo II em Vila Nova de Gaia

Descemos caminhando a rua até a Ribeira de Gaia, passando por outras caves no caminho. São cerca de 500m até a Ribeira de Gaia, passando pela obra de Bordalo II, Half Rabbit, na esquina com a rua Guilherme Gomes Fernandes.

Passeamos pela ribeira, entrando nas lojas de vinho do porto pelo caminho e também pelo Mercado.

Terminamos o dia com um lanche na praia de Canidelo, novamente, depois voltamos ao hotel ainda a tempo das meninas aproveitarem um pouco da piscina.

Quinta da Aveleda, dos vinhos Casal Garcia

Dia 3: Quinta da Aveleda e Amarante

Depois do café da manhã saímos em direção à Amarante, mas fizemos uma parada no caminho, na Quinta da Aveleda, onde são produzidos os famosos vinhos Casal Garcia.

A Quinta é uma lindeza e vale muito conhecer. Infelizmente não agendamos a visita e só pudemos conhecer a loja e o seu entorno. Apesar disso, o pouco que vimos já valeu o passeio e a visita guiada está na nossa agenda para outubro, quando voltaremos ao Porto.

Amarante

De lá seguimos para Amarante, a bela cidade a cerca de 65km de Vila Nova de Gaia. A cidade é famosa pelo lindo conjunto arquitetônico formado pela ponte de  São Gonçalo e pela Igreja e mosteiro de mesmo nome. Além disso, é rica em história e teve um papel importante na invasão francesa, quando resistiu ao ataque das tropas francesas (ainda há marcas de balas de canhão nas paredes da igreja). O rio Tâmega corta a cidade e dá um charme todo especial aos cafés e restaurantes com sacadas e vista para o rio e para a ponte. (em breve, post no blog com todos os detalhes da visita).

Passeamos muito, almoçamos e tomamos café e sorvete, curtindo cada instante em Amarante. Saímos de lá no final da tarde e voltamos à Vila Nova de Gaia, onde jantamos no Shopping da Arrábida, bem pertinho do nosso hotel. O Shopping tem uma vista linda para o Rio Douro e o Porto, da esplanada da praça de alimentação, no último andar. Vale a pena conhecer!

Castelo de Santa Maria da Feira

Dia 4: Santa Maria da Feira, Buçaco e Coimbra

Saindo de Vila Nova de Gaia, a cidade de Santa Maria da Feira fica a 30 km de distância, somente. Super vale a pena conhecer e não precisa ir pela autoestrada. O caminho é bem tranquilo.

Nós adoramos visitar castelos e o Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais antigos de Portugal, construído no século XI. Em agosto acontece na cidade uma das mais lindas Feiras Medievais de Portugal e como não vamos conseguir ir, resolvi parar ali por alguns minutos, só para visitar o castelo. Valeu muito! Achei o castelo lindo e fácil de visitar, rendeu ótimas fotos. A cidade está enfeitada de bandeiras coloridas, em preparação para a feira de agosto. Ficamos 45 minutos por ali. O bilhete família custou 6‎€, para visitar o castelo.

Palácio do Buçaco

Saímos de Santa Maria da Feira e seguimos viagem rumo ao Palácio do Buçaco (ou Bussaco, os dois estão certos), que fica no interior de Coimbra, no meio da Mata do Buçaco. É um passeio bem diferente e eu tinha ideia de almoçar por lá.  O Palácio do Buçaco foi construído pelo rei D. Carlos I como pavilhão de caça e hoje em dia funciona como um hotel. Infelizmente a visita não é permitida ao interior do Palácio, a não ser para os hóspedes. O restaurante, no entanto, é aberto ao público, mediante reserva e o passeio pelos jardins vale a visita. O lugar é muito bonito! Não deixe de visitar a área externa do palácio para contemplar os painéis de azulejos espetaculares. (em breve, post completo da visita)

Para entrar na Mata do Buçaco é preciso pagar 5‎€ por carro ou é grátis se for caminhando ou se for hóspede do hotel. Nós vimos 2 entradas. A entrada das Portas da Rainha (ou Portas de Coimbra) é a mais perto do Palácio e dá para ir andando, se você não se importar de caminhar uns 500 metros.

Portugal dos Pequenitos

Saindo do Palácio do Buçaco, em 30 minutos chegamos ao nosso hotel em Coimbra, o Vila Galé Coimbra. Depois de fazer o check-in, aproveitamos que ainda era cedo e fomos conhecer o Portugal dos Pequenitos, um parque lindo, pertinho do hotel mas do outro lado do rio Mondego, onde monumentos representativos da cultura portuguesa foram construídos em tamanho miniatura, mas grande o suficiente para entrarmos dentro. Tem pavilhões de cada região de Portugal Continental e insular, além das colônias. Passeio imperdível para quem visita com crianças (e para ser sincera, para adultos também!). Pagamos 26‎€ pelo bilhete familiar e digo que valeu cada centavo.

Quinta e Fonte das Lágimas em Coimbra

Saímos do Parque e ainda fomos visitar a Fonte das Lágrimas, na Quinta de mesmo nome. Fica bem pertinho do Parque e custou 5€ para nós 4, no bilhete família. A trágica história de amor que deu origem ao nome da Fonte será contada em outro post. Fiquem ligados!

Terminamos a visita e seguimos para o Forum de Coimbra, um shopping center bem grande ali perto, onde jantamos e aproveitamos o final de tarde para curtir a belíssima vista para a cidade de Coimbra, junto ao rio Mondego.

Cenas de Coimbra

Dia 05: Coimbra

Acordamos e, depois do café da manhã delicioso no Vila Galé Coimbra saímos em direção ao centro histórico, para conhecermos a cidade e a Universidade. Para quem ficar no hotel, é uma caminhada boa, de uns 1000m até a Igreja da Santa Cruz, nossa primeira parada. Lá está enterrado o primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques e seu filho Sancho. O mosteiro ao lado é muito bonito. A entrada para ver os túmulos e visitar o mosteiro custa 6€ para o bilhete família. No final da visita tomamos um café ao lado da igreja.

Saímos de lá em direção à Porta de Barbacã, percorrendo parte da rua de pedestres Visconde da Luz. Subimos até a Sé Velha de Coimbra e, de lá, caminhamos até a Universidade de Coimbra, para uma visita. Compramos os ingressos (12€ para cada adulto, crianças é gratuito) para o Programa 1, que inclui a Biblioteca Joanina, que é, simplesmente, espetacular. Amamos a visita, achamos tudo magnífico. Um sonho! Saímos de lá loucos de fome (já era quase 15:00) e fomos almoçar, perto da Sé, mas antes visitamos rapidamente o aqueduto de São Sebastião.

Depois do almoço caminhamos em direção à Ponte de Santa Clara, passando por um lindo café chamado Passaporte Lounge Terrace, que recomendo para o almoço ou happy hour. O local não é caro (tem menu a 11€) e tem uma vista belíssima para o rio Mondego.

Atravessamos a Ponte Santa Clara, para ter a visão da cidade do outro lado, depois voltamos, curtindo o Largo da Portagem e voltando pela rua Ferreira Borges, por onde passamos pelo café A Brasileira, um grupo de estudantes de medicina, cantando e tocando música, com suas capas pretas, um mural de Street art lindo ao fundo.

Terminamos o dia relaxando no hotel e sua piscina e no outro dia passamos rapidamente em Figueira da Foz, para visitar amigos queridos antes de voltar para casa!

____________________________________________________________

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

____________________________________________________________

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

10 lugares para visitar no verão em Portugal

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

Comprar carro em Portugal

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

10 coisas estranhas em Portugal!

Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!