A cidade de Águeda, na região da Beira Litoral, recebe instalações de arte urbana, como as sombrinhas coloridas do projeto Umbrella Sky Project desde 2012, as famosas Sombrinhas Coloridas em Portugal.
O projeto nasceu sob inspiração da fotógrafa Patrícia Cunha, para o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, o Festim. Mas a cidade de Águeda, desde 2006 colabora com o panorama cultural do país através do Festival AgitÁgueda.
São artistas de nomes consagrados e novos talentos, descobertos através de um concurso que pretende promover a participação de novos projetos artísticos nacionais.
A arte urbana está presente e é uma das grandes atrações do Festival. Com instalações variadas que incluem, além das sombrinhas coloridas, murais de street art, bancos de jardim e escadarias que parecem arco-íris, além de muitos outros apontamentos de desenho e cor.
Os festivais acontecem nos meses de verão, entre julho e setembro e nós fomos conhecer a simpática cidade, de gentes acolhedoras e muito falantes, com certeza já acostumadas ao movimento e à efervescência cultural que borbulha por lá.
Partimos da Costa Nova, em Aveiro, onde estávamos hospedados e, em pouco mais de 30 minutos chegamos a Águeda. Coloquei o endereço do Posto de Turismo no GPS (Largo do Dr. João Elísio Sucena) e estacionamos o carro na primeira vaga disponível ali. Não havia parquímetro.
Um pouco mais à frente, avistamos a primeira street art, que já causa impacto visual. O Pisco-de-peito-ruivo, de Bordalo II. Segundo nos explicou depois a menina do Posto de Turismo, essa obra foi feita este ano (2017) para o festival e está localizada em uma das paredes do Centro de Canoagem Bério Marques, junto ao antigo Instituto da Vinha e do Vinho.
O artista português espalha suas obras incríveis mundo afora utilizando material reciclado que encontra na cidade de suas intervenções. Repare bem na foto e você verá vassouras, zinco, potes e sucata em geral. Sou fã do trabalho dele e fico buscando seus painéis em todas as cidades que visitamos.
*** Atualização***
Em 2019 o Festival Agitágueda acontece de 06 a 28 de julho.
Nossa sugestão é você entrar no Posto de Turismo tão logo chegue à cidade. Peça o mapinha ilustrado que mostra todas as instalações e locais de interesse da cidade. A partir dali você pode escolher o que visitar, na sequência que desejar.
A cidade é pequena, visitamos tudo à pé. Quando cansamos, sentamos em um café para refrescar. Fomos atendidos com muito carinho por uma senhora muito falante, que contou das performances de estátuas vivas que aconteceram no final de semana anterior. “Uma pena que perderam!” Disse ela. “Foi lindo de ver. Havia princesas, músicos e até Jesus Cristo.” Contou bastante empolgada. Falou também de um temporal que há 7 anos destruiu boa parte do parque municipal e dos festivais nos anos anteriores. Muito simpática!
Depois do descanso junto aos guarda-sois gigantes, seguimos o passeio em busca de mais arte.
Passeamos até cansar e, quando isso aconteceu, voltamos para o carro.
Eu adoraria ter ficado mais, noite adentro, para assistir aos shows que fazem parte da programação. O local do palco também estava muito enfeitado com sombrinhas coloridas e havia food trucks dos dois lados do pavilhão.
Ali perto havia uma arena com brinquedos do tipo pula-pula e pista de skate, mas as meninas não quiseram ir.
No caminho de volta até o carro, caminhamos pelas margens do rio Águeda, e vimos vários praticantes de canoagem, usufruindo do rio que, ao longe, mostrava uma ponte estilo romano, bem bonita. Aproveitamos para fotografar as andorinhas coloridas na Rua São Bento.
Procura hotéis na região? Clique aqui para ver as ofertas.
Águeda tem outras atrações, além dos festivais coloridos e musicais. Não visitamos, mas no Posto de Turismo nos recomendaram o seguinte:
- – Parque da Alta Vila
- – Museu da Fundação Dionísio Pinheiro
- – Miradouro de São Pedro
- – A Pateira de Fermentelos (conhecida como a Lagoa Encantada, uma das maiores lagoas da península hibérica)
- – Aldeia típica de Macieira de Alcôba
- – Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga
- – Ponte medieval do rio Marnel
- – Museu Etnográfico da Região do Vouga
Veja aqui sugestões de hospedagem para famílias, em Portugal, testadas e aprovadas por nós
Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!
Pensando em morar em Portugal? Leia nossas dicas aqui
Leia aqui sugestões de passeios bate-volta desde Lisboa
Aqui nossas dicas de passeios em Lisboa
Saiba mais sobre o Festival AgitÁgueda aqui: https://www.agitagueda.com/agitagueda/
0 Comentário