Costa Nova do Prado e seus Palheiros
A primeira vez que ouvi falar de Aveiro e na Costa Nova do Prado e suas casas coloridas foi através de uma fotografia no Instagram que me deixou fascinada pelas cores, pelo céu azul contrastando com as casas listradas de azul e branco, vermelho e branco, amarelo. Procurei outras fotos e decidi que Aveiro seria uma das cidades que visitaríamos em nossa viagem de “descobrimento” de Portugal. A Costa Nova do Prado fica a poucos minutos de distância de Aveiro, de carro.
Gostei tanto que não só passamos a virada do ano de 2016 lá como programei 10 dias nas férias de verão seguintes, para poder apreciar a cidade e região com toda a calma que merece. A cidade de Aveiro é iluminada e solar. Está situada em torno de uma laguna, a Ria de Aveiro, que traz não somente o charme dos canais, onde navegam os moliceiros, mas também forte influência histórica, arquitetônica e gastronômica para a região. A laguna é enorme (cerca de 700 hectares) e se liga ao mar através de um canal artificial aberto em 1806, entre São Jacinto e a Costa Nova do Prado, junto da cidade de Aveiro.
O post de hoje conta então os lugares que visitamos nas duas vezes que lá estivemos e como foi nossa experiência de veraneio na Costa Nova do Prado, os lugares que vimos e as dicas para quem vai visitar tanto no inverno quanto no verão. No post seguinte contaremos sobre as atrações de Aveiro em mais detalhes.
O que visitar (e fazer) na Costa Nova do Prado
Os Palheiros
Meu primeiro motivo de encantamento não poderia ser outro se não os “palheiros” da Costa Nova do Prado. Palheiros são um conjunto de casas de pescadores que utilizavam as construções como armazéns para os itens de pesca. A Costa Nova fica em Ílhavo, que fica ao lado de Aveiro, em direção ao mar. A região é formada por várias “gafanhas”, como mostra o Google Maps:
A estrada que leva de Aveiro à Costa Nova percorre os patamares de sal, atividade que existe até hoje na região. Dependendo da época do ano, podemos avistar Flamingos! Veja que existe um acesso em via Pedagiada e outro, paralelo a este, que leva ao mesmo local mas não tem pedágio. Se estiver com carro e GPS, programe o GPS para Estradas sem Pedágio. Não há razão para gastar desnecessariamente. O acesso é fácil e a estrada é muito boa.
Ao cruzar a ponte por sobre a Laguna, vindo de Aveiro, você verá, a sua direita, a Praia da Barra e a sua esquerda, a Costa Nova do Prado. Siga pela Avenida principal, pela Costa Nova e logo verá as casas listradas e coloridas, os famosos palheiros, que fazem a fama da região. No verão passado (Julho/2017) nós alugamos uma delas por 10 dias!
Era um apartamento, na verdade, que ficava bem no meio da Costa Nova, entre a Laguna e o Mar e lá foi o nossa base para não só aproveitarmos a praia mas também conhecer melhor a região.
Clique aqui para ver os apartamentos e palheiros disponíveis na Costa Nova
O lugar é muito encantador e nossa recomendação é passear muito pelas ruas secundárias, além das principais, para poder ver de perto os “palheiros” dos mais variados. No verão os bares e restaurantes funcionam e há algumas (poucas) opções de diversão para os pequenos. Quem visitar no inverno, não deixe de ir à Costa Nova, com certeza renderá lindas fotos.
A Praia da Costa Nova
A extensão de areia é enorme e as crianças amaram caminhar sobre os passadiços. O mar é mais agitado e, não vou mentir, a água é gelada! Ainda assim, o sol brilha forte e correr, brincar, tomar banho de mar e catar conchinhas é diversão garantida. Alguns restaurantes e clubes de praia garantem o conforto e próximo a Igreja Matriz da Costa Nova tem um enorme estacionamento, com banheiros públicos e até uma pequena área de piquenique sob árvores.
Mas não posso deixar de recomendar o pôr do sol na Praia da Costa Nova do Prado. Vou deixar as fotos falarem por mim…
Esportes na Ria de Aveiro
A laguna (Ria de Aveiro) é calminha e, como tal, um prato cheio para esportes aquáticos. Além das marinas, pode-se ver em quase toda a extensão da Costa Nova toda a sorte de esportes aquáticos, o dia todo. A região é bastante ventosa, o que ajuda ainda mais aos adeptos de windsurf, kite surf e outros.
Experimentar a Tripa do Zé da Tripa
Calma! Apesar do nome, a Tripa nada mais é que uma espécie de crepe recheado de chocolate, Nutella, doce de ovos e até queijo. O Zé da Tripa é um quiosque bem tradicional que fica na Avenida principal da Costa Nova (Av. José Estevão), do lado da Ria e em frente a vários Palheiros lindos e coloridos.
Brincar no Mini Golf da Costa Nova
Bem próximo ao Clube de Vela da Costa Nova uma área divertida para os pequenos. O espaço é todo temático, com piratas e redes, bem colorido e divertido. Tem uma pequena área para lanches junto a área de espera.
A Praia da Barra
A Praia da Barra é mais moderninha e tem como grande atração o enorme Farol, o mais alto de Portugal com 60 metros de altura, sendo atualmente o segundo maior da Península Ibérica e um dos mais altos da Europa. Ali em volta, vários restaurantes e bares, além de mercados para quem fica hospedado na região. A Praia da Barra é muito boa para crianças pois não tem ondas.
No verão, inclusive, vimos muitas colônias de férias espalhadas por toda a praia. Caminhe pelo passadiço de madeira e percorra o enorme quebra-mar de 500 metros (o paredão) rende uma vista fantástica da praia e dos milhares de peixinhos no mar. No final do percurso, um pequeno farol e muitos pescadores. Mas cuidado com a neblina! Em poucos minutos ela desce e o sol que brilhava intenso e quente dá lugar a umidade e frio, em questão de minutos! Chega a ser engraçado!
O Navio Museu Santo André
Do outro lado da Laguna, na Gafanha de Nazaré, não deixe de visitar o Navio Museu Santo André. O Navio é parte do (imperdível) Museu Marítimo de Ílhavo e integrou a frota portuguesa do bacalhau. Seu porão comportava 1200 toneladas de peixe e ao visitá-lo podemos ver as instalações, a cozinha, as cabines e até a ponte.
Passear no Jardim Oudinot
O Museu Marítimo de Ílhavo
Já imaginou um aquário cheio de bacalhau vivo? Pois essa é a chance de ver um bem de pertinho! O aquário do Museu Marítimo de Ílhavo não é grande, mas é lindo. Você vai poder apreciar o famoso bacalhau por todos os ângulos. Mas não é só isso! O Museu tem coleções incríveis de moliceiros, os barquinhos coloridos que percorrem os canais de Aveiro. Você vai poder visitar um bacalhoeiro antigo e ver de perto como era dura a vida dos pescadores.
A coleção permanente do museu vai desde objetos relacionados à pesca do bacalhau, em suas diversas formas, cerâmica, esculturas, algas marinhas, conchas. Há ainda uma sala que mostra embarcações e a expansão dos portugueses pelos oceanos.
Dica das Passeadeiras: O Museu Marítimo de Ílhavo e o Navio-Museu Santo André têm entrada gratuita no segundo domingo de cada mês entre as 14:00 e as 18:00.
Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
A Reserva é formada por dunas, matas e charcos de água doce. Você poderá percorrer os trilhos interpretativos enquanto observa a fauna local, tal como patos, garças e outras aves marinhas. A Reserva tem um Centro de Acolhimento que oferece uma visita guiada pelos técnicos da Reserva, que pode ser uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre a região. Lá você poderá ver também a coleção de embarcações típicas da Ria, em miniatura, feitas por artesãos de São Jacinto.
Não tenho fotos da Reserva por que não visitamos. Temos que deixar algo para poder voltar, certo? 🙂
______________________________________________
Procurando hotel em Portugal? Clique aqui para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que ajuda a manter o blog!
__________________________________________
Mais dicas de passeios em Portugal aqui:
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas
4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal
Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança
Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá
Adaptação da família em Portugal
Dicas para alugar apartamento em Cascais
Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank
Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise
SEF – Autorização de Residência e a novela do visto
Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal
Como obter o visto de imigrante empreendedor
Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa
Dicas para mobiliar sua casa em Portugal
PB4 – O que é e como pedir o seu
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto
Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós
Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)
10 coisas estranhas em Portugal!
0 Comentário