Roteiro 7 Aldeias históricas de Portugal

aldeias historicas de portugal

Existem muitas aldeias históricas em Portugal. Verdadeiras pérolas que permitem aos visitantes um mergulho no que há de mais autêntico nessa terra abençoada por belezas naturais e também feitas pelos homens há milênios. 

 ‘Aldeias Rurais’, ‘Aldeias Autênticas’, ‘Aldeias-Monumento’, ‘Aldeias Ribeirinhas’, ‘Aldeias em Áreas Protegidas’, ‘Aldeias Remotas’e ‘Aldeias de Mar’.

Ano passado (2017) as finalistas se dividiram assim e, pelo número de candidatos já dá para ter uma ideia da quantidade dessas pérolas existentes no país : O centro foi a região com maior número de candidaturas, com 159 aldeias (como Sortelha, Talasnal, Zaboeira ou Serpins). O norte contou com 79 aldeias apuradas para o concurso (casos de Castro Laboreiro, Montesinho ou Lamas de Ôlo), o Alentejo 37, os Açores 23, o Algarve 16, a Madeira 11 (como Curral das Freiras ou Vila Porto de Moniz) e a região envolvente de Lisboa 7 (Azenhas do Mar ou Lagoa de Albufeira são alguns exemplos).

A escolha se fez por votação pública e as vencedoras (em 2017) foram as seguintes, dentre as 49 finalistas:

Dornes (Aldeias Ribeirinhas),
Sistelo (Aldeias Rurais), 
Fajã dos Cubres (Aldeias de Mar),
Piódão (Aldeias Remotas),
Castelo Rodrigo (Aldeias Autênticas),
Monsaraz (Aldeias Monumento)
e Rio de Onor (Aldeias em Áreas Protegidas)

No post de hoje eu conto um roteiro que fizemos em um feriado de 3 dias, quando visitamos a região da Beira Interior, onde ficam localizadas algumas das belas aldeias históricas de Portugal, 2 delas, inclusive, listadas como vencedoras aí em cima!

 

Roteiro 7 Aldeias Históricas

Roteiro 7 Aldeias Históricas – Google Maps

 

Roteiro 7 Aldeias históricas de Portugal

 

Para nosso passeio nos hospedamos em Fundão, perto da Serra da Gardunha, onde fomos colher cerejas em uma Quinta aberta à visitação. Foi uma experiência fantástica, que conto no post abaixo. A seguir, conto sobre as aldeias que visitamos:

 

Colher cerejas em Portugal

 

1. Castelo Novo

Primeira parada depois de sair de Cascais. Optamos pelo trajeto sem pedágio e foi excelente. A estrada é ótima e a viagem seguiu sem percalços. Chegamos bem a tempo de almoçar no excelente restaurante O Lagarto, logo na entrada da cidade. Além de um almoço maravilhoso, bem em frente ao restaurante tem um local ótimo para deixar o carro estacionado enquanto visitamos a charmosa Aldeia.

A área da Aldeia foi uma das tantas que foram doadas pelos Reis portugueses à Ordem dos  Cavaleiros Templários, (mais tarde, Ordem de Cristo), para fixarem o território conquistado aos mouros, no séc. XIII e podemos ver no Castelo imponente, na parte mais alta da Aldeia, a vocação de fortaleza que existiu no passado. 

Como é característica dos povoados medievais, as ruas em labirinto, com quarteirões irregulares, recantos e fachadas desalinhadas são encontradas em profusão na Aldeia.

O que visitar:

Além do Castelo, a antiga Casa da Câmara/Paço do Conselho, Cabeço da Forca, a Calçada Romana, as capelas de Santa Ana, de Santo Antônio e do Senhor da Misericórdia, o Chafariz de D. João V, o Cruzeiro, o Lagar de Vinho (do século VII e VIII d.C.) e o Pelourinho, local onde eram lidas as sentenças, aplicados os castigos e feita a exposição dos criminosos em praça pública.

Onde comer:

Restaurante o Lagarto, logo na entrada da Aldeia

Onde se hospedar:

Quinta do Ervedal (para dupla/casal)

Carvalhal Redondo Farm House (para dupla/casal)

Cerca Design House (para família)

 

Aldeias Históricas de Portugal

Castelo Novo

 

2. Alpedrinha

Com ocupação tão remota quanto a pré-história. Alpedrinha é tão pequenina quanto charmosa e tem em sua história um personagem que teve papel importante no Tratado de Tordesilhas: D. Jorge da Costa, ou Cardeal de Alpedrinha e foi também citada por Eça de Queiroz em seu livro.

O que visitar:

Caminhar pelas ruas estreitas e sinuosas, apreciando as varandas e janelas floridas, visitar alguma das tantas igrejas e capelas, como a Matriz e da Misericórdia (século XVII), as Capelas de São Sebastião, de Santo António, do Espírito Santo, de Santa Catarina, do Menino Deus ou a do Senhor da Oliveira. 

Visitar o chafariz do Espírito Santo, e o do de D. João V, a Fonte do Leão ou o Chafariz novo.  O Palácio do Picadeiro e sua imponente varanda é visita obrigatória, depois de subir a calçada romana.

Onde se hospedar:

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa – bom para casal/dupla

Hotel Príncipe da Beira – bom para família

Alambique de Ouro Hotel & Resort – bom para família

 

aldeias históricas de portugal

Alpedrinha

 

3. Idanha-a-Velha

A Aldeia fica onde antes existia a cidade romana capital da Civitas Igaeditanorum (Séc. I) e, apesar de tão antiga, hoje parece um cenário de filme. Conheceu o ápice em 599, quando foi sede de diocese e centro de cunhagem de moedas de ouro. Foi, mais tarde ocupada pelos mouros até que foi retomada por D. Afonso III, rei de Leão, antes de ser entregue aos Templários por D. Afonso Henriques.

O que visitar:

Mais uma vez, o legal é passear devagar pela cidade. Assim que chegar vai encontrar um café, com velhinhos sentados a conversar. Cena típica que encontramos por todo o país.  Visite o Baptistério e ruínas anexas do “Palácio dos Bispos” e a designada “Sé Catedral”, O pelourinho (1510), Ponte de origem Romana, Porta Norte (final do Séc. II), os Palheiros de S. Dâmaso (na verdade, uma Oficina de Arqueologia por onde passa um pedaço de muralha com uma torre semicircular). Não deixe de observar as portas com cortinas e o olival do lado de fora das muralhas.

Onde se hospedar:

Puralã Wool Valley Hotel – bom para família e casal

Casa com História – bom para família e casal

Luna Hotel dos Carquejais – bom para família

Onde Comer:

Restaurante Nosso Senhora do Almortao

Helana – Restaurante

 

aldeias históricas de portugal

Idanha-a-Velha

 

4. Monsanto

Se eu tivesse que escolher uma só aldeia para visitar, seria Monsanto. Foi paixão avassaladora, à primeira vista. Desde que a vi, lá da estrada, enquanto o carro se aproximava e era difícil distinguir a silhueta da montanha com a do castelo em seu topo, meu coração bateu mais forte. 

Subimos a encosta escarpada, com aquelas pedras gigantes por todos os lados. Foi de tirar o fôlego. Subios o máximo que conseguimos, até encontrar um lugar para deixar o carro. De lá seguimos caminhando, sempre montanha acima, percorrendo as ruelas pedregosas e floridas, onde a cada curva havia um miradouro na espreita, só esperando para ser apreciado.

Monsanto tem o titulo de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, desde 1938 e seu ponto mais elevado fica a 758m de altitude, onde os templários construíram o castelo.

Trata-se de um local muito antigo, onde se regista a presença humana desde o período paleolítico. Foi ocupado pelos Romanos e, mais tarde, pelos Mouros que perderam seu domínio para D. Afonso Henriques que, em 1165 passou o território aos Cavaleiros Templários. No século XIX, houve um terrível acidente que destruiu o castelo pela explosão acidental do paiol de munições.

O que visitar:

Suba até o cimo para visitar as muralhas e o Castelo e as ruínas da Capela de S. Miguel (séc. XII), e a Capela de Santa Maria do Castelo. Passeie pela cidade e repare nas tavernas e fachadas pedregosas e floridas, além das casas com paredes ou tetos de rocha pura. Algumas são residências de temporada, que você pode alugar para ter uma experiência ainda mais genuína.

Não deixe de visitar o miradouro, onde poderá descansar enquanto aprecia a vista majestosa.

Onde se hospedar:

Que tal uma experiência inesquecível em um dos Glampings mais charmosos de Portugal?

Natura Glamping – Para casal e famílias+

Monsanto GeoHotel e Escola – Para casal

Casa Pires Mateus – Para casal e famílias com 3 pessoas

Onde Comer:

Adega Típica O Cruzeiro

Taverna Lusitana

Petiscos e Granitos

 

Monsanto

Monsanto

 

5. Belmonte

A Aldeia de Belmonte é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o navegador que descobriu oficialmente o Brasil. Seu pai era alcaide na cidade, que registra presença humana desde a pré-história.  Localizada na Cova da Beira, em uma região alta, tem forte presença judaica e por toda a cidade percebe-se esta influência. Estacione perto do castelo e, depois de visitá-lo, percorra a cidade devagar, pois há muito à descobrir.

O que visitar:

O Castelo de Belmonte, a Igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais onde estão as cinzas de Pedro Álvares Cabral, as Capelas de Santo António e do Calvário, os antigos Paços do Conselho, o  Museu dos Descobrimentos, Estátua de Pedro Álvares Cabral e o Museu Judaico.

Onde comer:

Restaurante da Pousada Covento de Belmonte

O Brasão

Fio de Azeite Taberna

As Ferreirinhas

Onde dormir:

Pousada de Belmonte – Família

Quinta da Ribeira –  Casal e família

Altitude House – Casal

 

aldeias históricas de portugal

Belmonte

 

6. Sortelha

Uma das mais antigas e belas aldeias portuguesas, tem seu castelo como monumento nacional desde 1910.  Mais uma vez, passear pela aldeia e apreciar as construções medievais, visitar o antigo castelo, com entrada gratuita e tomar uma café na Casa do Forno é o melhor a fazer na pequena cidade.

O que visitar:

O Castelo de Sortelha, o Pelourinho de Sortelha, que foi mandado construir em 1510, por D. Manuel, a Casa da Câmara e Cadeia, as Fontes de Sortelha, as Sepulturas Antropomórficas (escavadas diretamente na pedra), a Cabeça da Velha e as Pedras do Beijo Eterno.

Onde comer:

Casa da Esquila

D. Sancho

Restaurante Robalo

Bar Campanário

 

Onde dormir:

Cró Hotel Rural e Termal SPA – Família

Carya Tallaya – Casas de Campo –  Família

Casas da Lagariça – Família

 

aldeias históricas de Portugal

Sortelha

7. Piódão

Localizada na Serra do Açôr e chamada de Aldeia Presépio, a pequena Aldeia de Piódão parece saíde de um livro de contos, ou de um filme. Suas casas e ruas, feitas de Xisto, as janelas azuis e a igreja branca nos transportam a um outro tempo, uma outra forma de viver. Ali o tempo passa mais devagar e as montanhas que a envolvem nos fazem lembrar o quão pequeninos somos neste vasto universo. Visitar Piódão mexe com a nossa alma.

O que visitar:

No caminho para Piódão, visite Foz D´Égua e a praia fluvial de Piódão. Uma vez na cidade, caminhe por entre as ruelas, perca-se no pequeno labirinto de Xisto e aprecie a paisagem em torno. Visite a pequena igreja Matriz e tome um café, fazendo de conta que é um local.

Onde dormir:

Casa da Padaria – Casal e Família

INATEL Piódão – Casal e Família

InXisto Lodges – Casal e Família

Onde comer:

Solar dos Pachecos

O Fontinha

Café A Gruta

 

aldeias históricas de portugal

Piódão – A Aldeia Presépio

 

Gostou do roteiro? Compartilhe! Conte nos comentários se já visitou e deixe também suas dicas. 

 

____________________________________________

 

Planeje sua viagem 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

 

Booking.com 

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

____________________________________________________________

Aldeias Históricas 

 

Vai viajar para a Espanha?

Clique aqui para ver nossos roteiros e dicas.

 

Pensando em visitar Paris e a Disneyland?

 

Leia todos os posts sobre nossa viagem à França, aqui.

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

10 coisas para fazer no verão em Portugal

 

10 lugares para visitar na primavera em Portugal

 

Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

10 lugares para visitar no verão em Portugal

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Comprar carro em Portugal

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!