Roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira

Roteiro de 5 dias na ilha da madeira

Roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira, em família, em novembro. Este é o primeiro post da série Ilha da Madeira, onde eu mostro um resumo geral dos 5 dias que passamos por lá no início de novembro de 2022. Inclui custos, passeios por dia, restaurantes e observações relevantes sobre a viagem. No instagram @claudia_bins há um destaque com as fotos de toda nossa viagem e posts no feed com dicas e fotos.

Começamos então pelas informações básicas!

Como ir para a ilha da Madeira

Voamos Easyjet até a Madeira

1. Como ir

Partindo de Lisboa, há voos pela TAP, Ryanair e Easyjet, sendo que dessas 3, a TAP é a única com autorização para pousar em Porto Santo (a segunda maior ilha do arquipélago). Essa informação é importante por que é comum o aeroporto da Madeira estar fechado devido às condições climáticas. Se for o caso, o avião pode pousar em Porto Santo e os passageiros pegam um Ferry Boat até a Madeira ou o voo retorna à Lisboa. Para o embarque foi preciso mostrar o cartão de embarque e um documento de identificação (mostramos a Autorização de Residência, não levamos os passaportes)

Nós compramos a passagem pela Easyjet, uma promoção de 123,92€ para nós 4, ida e volta, somente com mochila pequena (o valor para quem quer levar mala pequena de cabine era outro). Como era pouco tempo e as temperaturas, amenas, foi bem tranquilo viajar só de mochila. As 3 companhias aéreas costumam fazer promoções muito atrativas, convém ficar de olho caso queira economizar. Informação da Easyjet sobre o tamanho da mochila:

1 x mala de cabine pequena sob o assento (máx. 45 x 36 x 20 cm).

O arquipélago do qual fazem parte Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens é de origem vulcânica, do período terciário, e formou-se há cerca de 60 milhões de anos. Atualmente a atividade vulcânica encontra-se extinta, mas as marcas que deixaram são evidentes e características, seja no relevo montanhoso, solo fértil e nas incríveis praias negras (onde o cascalho e a areia são escuros).

Visitamos somente a Madeira, a principal ilha do arquipélago, com uma área de aproximadamente 741 km2 e cerca de 250 mil habitantes. O voo partindo de Lisboa leva cerca de 1:30 até lá.

O aeroporto é uma atração à parte, sendo a pista construída sobre uma magnífica estrutura de concreto sobre 180 pilares, por onde podemos passar por baixo. A pista é considerada uma das mais difíceis e perigosas aproximações e aterragens do mundo, devido a alta turbulência sentida quando o vento é superior a 15 nós, sendo necessária uma licença especial para operações neste aeroporto. Felizmente não tivemos qualquer problema ou sequer turbulência nos voos :-).

No geral, sentar ao lado direito da aeronave proporciona vistas deslumbrantes da chegada à ilha!

Chegamos cedo, às 9:30, o desembarque foi rápido e seguimos direto até a loja de aluguel de carro.

Aeroporto da Madeira

2. Aluguel de Carro

Optamos por alugar um carro na Madeira, para termos mais flexibilidade e mobilidade durante nosso roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira. Depois de conversar com algumas pessoas para feedback, optamos pela empresa Centauro. Se você pesquisar na internet vai ler muitas reclamações das empresas de locação de veículos, então, para evitar  problemas segui as recomendações. O melhor foi que os preços não variavam muito. Recomendo fortemente alugar o carro com seguro total incluído. Isso vale para qualquer lugar em Portugal, mas ainda mais nas ilhas. Nosso carro foi um Citroen C3, simples e foi tranquilo. Se você pode bancar algo com mais motor, vai ver que dá mais jeito nas ladeiras e subidas de montanha, mas nós fomos bem. Fiz a reserva através do site da empresa mesmo.

Aluguel

Aluguel de carro na Ilha da Madeira

Caso opte por não alugar carro, na saída do aeroporto tem a opção de pegar o shuttle que passa no centro do Funchal (cerca de 20 min) e vai até a Praia Formosa (cerca de 45min).

Preços:
Bilhete Adulto: Funchal / Aeroporto – Aeroporto / Funchal: 5.00 €
Bilhete Criança (6-11 anos): Funchal / Aeroporto – Aeroporto / Funchal: 2.50 €
Bilhete Ida e Volta: 8.00 €

No caso de alugar carro pela Centauro, é preciso pegar o shuttle da própria empresa, também na saída do aeroporto, em frente ao café Coffee & Go. Ele passa a cada 15 minutos e nos leva gratuitamente até a sede (cerca de 5 mins). O processo foi muito tranquilo, bastou mostrar o email com o número da reserva, ao motorista. Chegando lá, mostramos os documentos (identificação e carta de condução) e pegamos o carro.

roteiro de 5 dias na ilha da madeira

Rooftop do nosso hotel em Funchal

3. Onde se hospedar por 5 dias na Madeira

Optamos por um hotel simples, com bom preço, café da manhã, estacionamento e localizado no centro do Funchal, para podermos nos movimentar bem à vontade durate nosso Roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira. O Hotel do Carmo preencheu todos os requisitos. Farei um post exclusivo do hotel, mas por hora, deixo aqui os valores. Para além da diária, pagamos 6€ a diária do estacionamento, onde o total da hospedagem foi então 592€ para nosso roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira, para 4 pessoas com café da manhã incluído:

Hotel no Funchal

Hotel no Funchal – Reserva

O check in inicia às 14:00 e o check out é às 12:00. Como ainda era muito cedo, assim que pegamos o carro já saímos para passear, deixando o check in para mais tarde.

Temperatura amena no final de tarde em Funchal

4. O que levar à Madeira para 5 dias de viagem

Levamos cada um uma mochila, um casaco mais quentinho e impermeável (na mão) e uma bolsinha tiracolo para carteira e documentos, e foi tudo bem. Os casacos só utilizamos no dia da partida, e, mesmo assim, só por que chovia fininho e não há plataformas (mangas) para embarque. É necessário caminhar pela pista.

O que levamos, cada um de nós:

3 t-shirts (poderia ter levado mais uma)
1 calça leve
1 jaqueta leve jeans
1 camisa leve de flanela
1 camiseta de manga comprida, leve (não usei)
1 moleton (não usei)
1 tênis
1 chinelo
1 biquini (não usei)
roupa de baixo e meias
Necessaire com produtos de higiene e óleos essenciais
1 sombrinha pequena.

Não levei, mas senti falta, de uma capa de chuva fininha, daquelas que a gente leva na bolsa em um pacotinho. Quase comprei uma na Ale Hop, no centro do Funchal, mas acabei desistindo por conta do tempo bom. A temperatura variou muito pouco durante nossa estada, mas o clima variou bastante. De uma hora para outra sobe uma neblina fechada e muito úmida. Pegamos chuva fininha em 2 ocasiões. Aconselho sapatos ou tênis confortáveis e antiderrapantes.

roteiro de 5 dias na ilha da madeira

Paisagens do lado Leste da ilha da madeira

5. Roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira

Vou deixar aqui nosso roteiro geral, para fins de planejamento. Depois farei posts detalhados sobre os dias e locais da visita. A ilha tem um formato interessante e, para facilitar, fiz uma divisão mental do roteiro, que acabei modificando levemente em função da previsão do tempo. Por conta do sol, visitamos o lado norte antes do previsto:

Planejamento dos 5 dias de viagem à Madeira

1° dia: Lado Leste

Visitamos a parte oriental: Ponta das Gaivotas, Ponta de São Lourenço, Miradouro da Ponta do Rosto, Ponta do Bode e parte do centro do Funchal. Almoçamos no restaurante Il Vivaldi (em frente à Marina), caminhamos pelo Parque do Povo, fizemos check in no hotel, mais passeio pelo Funchal histórico, happy hour no Cais da Ribeira e jantamos no The Snug, na zona antiga. Post detalhado aqui.

2º dia: Funchal e arredores

Miradouro da Vila Guida, Funchal moderno (região do Lido), Praia Formosa, Câmara de Lobos, almoço no Restaurante Santo Antônio (no estreito da Câmara de Lobos), voltamos ao Funchal para mais passei, visitamos o Parque de Santa Catarina, a Marina, o Museu CR7 (não entramos). Jantar no Three House. Post detalhado aqui.

3º dia: Lado Norte

Pico do Arieiro, Porto da Cruz, Miradouro do Guindaste, Santana, almoço na Adega do Compadre, Cascata Água d’Alto, Ribeira da Janela,  Porto Moniz. Jantar no The Snug.

4º dia: Lado Oeste

Cabo Girão, Miradouro de São Sebastião, Cascata dos Anjos, Praia da Calheta, Almoço em Ponta do Pargo no restaurante O Forno, Farol da Ponta do Pargo, Paul do Mar, Funchal (Jantar no Loft – Brunch & Coktails).

5º dia: Funchal e arredores

Monte Palace, passeio na zona histórica do Funchal, almoço no Prima Caju, café e sobremesa no The Ritz, check out do hotel, visita ao Miradouro do Cristo Rei no Garajau, devolução do carro e aeroporto, onde jantamos antes de embarcarmos de volta à Lisboa.

Paisagens naturais deslumbrantes na Madeira

Algumas considerações importantes para um roteiro de 5 dias na Ilha da Madeira:

– A Madeira oferece muitos passeios na natureza. Parques e veredas (trilhas que não são às margens dos canais de água), levadas (caminhos que margeiam os canais de água), picos e miradouros, para quem curte fazer trekking e hiking.  Nós optamos por não fazer este tipo de passeio desta vez. Caso você queira fazer, eu recomendo contratar guias locais. Li muitos relatos de pessoas que simplesmente desapareceram durante caminhadas. Provavelmente caíram ou sofreram acidentes fatais, já que muitos locais são mesmo perigosos.

– Não visitamos Porto Santo nem fizemos passeios de barco. Eu quero muito voltar e fazer estes passeios. Para quem fica mais tempo, eu recomendo.

– Nós moramos em Portugal há 5 anos, conhecemos bem a culinária local. Nas ilhas há sim algumas opções gastronômicas diferentes, mas na grande parte é a mesma culinária portuguesa. Por conta disso nossas opções de restaurantes foram mais ecléticas e, na grande maioria das vezes, escolhidas pelas meninas.

– As frutas da ilha são um caso à parte! Simplesmente sensacionais em termos de variedade e sabor. Não deixe de experimentar!

– As estradas são muito boas, existem centenas de túneis que facilitam muito a locomoção entre os pontos da ilha. Não fossem os túneis, certamente os caminhos seriam mais longos e penosos, já que há montanhas por todo lado. Procure ficar na rota e nas estradas principais, para não ter surpresas desagradáveis.

–  Como qualquer centro histórico na Europa, as ruelas do Funchal são estreitas e difíceis de estacionar. Felizmente nosso hotel era no centro e havia estacionamento, o que facilitou muito nossa vida. Para quem fica fora da zona histórica e está de carro, existem alguns estacionamentos públicos na região. Basta olhar no Maps ou Waze para ver onde ficam. Por duas vezes nós estacionamos no centro comercial La Vie, bem no centro. Se quiser aproveitar e comprar água e lanches, o estacionamento é grátis para quem compra 15€ no Pingo Doce.

– O “Monte” é como chamam a parte alta do Funchal, onde ficam algumas das atrações, tais como o Monte Palace e o carreiros do Funchal. É no alto de uma montanha e , para chegar até lá, o caminho é tão íngreme quanto estreito. Se não quiser encarar, pode optar pelo teleférico que parte da zona antiga do Funchal, em frente a ribeira.

– O Pico do Arieiro é o terceiro mais alto da ilha e o mais fácil de chegar. Nos outros 2 é preciso fazer parte do percurso caminhando. Existe uma trilha de 7km que une o Pico do Arieiro ao Pico Ruivo (o mais alto) e pode ser uma boa alternativa para quem quer visitar os dois. Recomendo ir junto com guia (há várias opções no centro do Funchal), com preços a partir de 20€.

– Não visitei nenhuma quinta ou loja de vinhos da Madeira, desta vez… mas provei nos restaurantes alguns deles! Vai ficar para uma próxima vez ;-).

Aguardem os próximos posts com os detalhes de cada dia de passeio, do hotel e dos restaurantes que fomos e deixem nos comentários as perguntas que tiverem!

Para o Pinterest:

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos na Espanha, ou em qualquer lugar deste mundão? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

7 hotéis para curtir a neve em Portugal

Clássicos de Portugal

Óbidos em um dia

Mercado Medieval de Óbidos

Um dia em Cascais

Um dia em Sintra

Um dia em Évora

Passeios e roteiros no Alentejo

Passeios e roteiros no norte de Portugal

Passeios e roteiros no Algarve

Passeios e roteiros no Centro de Portugal

Experiências incríveis em Portugal

Posts sobre a Espanha

Um dia em Santiago de Compostela

Onde se hospedar em Santiago de Compostela

Roteiro de 2 dias em Salamanca

Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca

Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)

Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)