Zahara de la Sierra é um dos Pueblos Blancos da Andaluzia, localizada em pleno coração do Parque Natural da Serra de Grazalema, aos pés da Serra do Jaral. Foi nossa primeira parada durante a roadtrip pela Andaluzia, em 2017.
Como chegar
Nossa rota partia de Albufeira, no Algarve, onde ficamos 10 dias e, depois seguimos em direção à Ronda, nosso QG e de onde saímos para percorrer a Rota dos Pueblos Blancos.
Zagara de la Sierra foi nossa primeira parada, à caminho de Ronda, onde calhou de ser hora do almoço. A rota que fizemos foi a seguinte, começando pela A-22, ainda em Portugal, A-49 e A-384 até Zahara de la Sierra e Ronda. A auto-estrada em Portugal até a fronteira com a Espanha tem uma portagem (pedágio) com valor de 4,15€. Depois de entrarmos na Espanha, cruzando a ponte sobre o rio Guadiana, não pegamos nenhum pedágio até Ronda.
Note que não há qualquer posto de controle de fronteira entre Portugal e Espanha. Quase não dá para perceber que mudamos de país, não fossem os avisos em espanhol.
As estradas da Andaluzia são das mais bonitas que já percorremos, com aquele tom amarelo ocre característico da região e, de vez em quando algum castillo no alto de algum monte.
Como visitar
Zahara de la Sierra é um típico vilarejo andaluz, um Pueblo Blanco característico.
A Zahara que encontramos hoje foi fundada durante a ocupação moura na região e preserva as construções caiadas e ruas sinuosas e labirínticas típicas. Ao chegar perto da cidade contornamos o reservatório El Gastor, cuja cor azul-esverdeada contrasta dramaticamente com a coloração ocre da vegetação ao redor e ao fundo, aos pés da Serra do Jaral, Zahara parece escorrer pelas encostas como um branco chantilly. Lá no alto do monte as ruínas do Castelo de Zahara de la Sierra, construído no Séc. XIII, surgem imponentes. Uma visão e tanto.
Um pouco de história
Criado em 1991 para melhorar o abastecimento de água da região, o reservatório acaba funcionando também como praia de água doce para os visitantes e locais.
Há algumas versões da origem da palavra Zahara. Uma delas diz que vem da palavra árabe Al-Sajra, ou castelo no alto do morro. A outra, diz que vem de uma palavra emprestada do Árabe “Azahar”, ou seja, Florescer de Laranjeira, já que a cidade é cheia de pés de laranjeira.
Zahara foi reconquistada aos mouros em 1407, pelos espanhóis, mas caiu novamente em domínio mouro em 1481 pelos últimos reis muçulmanos de Granada que a perderam finalmente em 1483, para os Reis de Espanha. A cidade chegou a cair em domínio francês durante a guerra em 1810.
Logo que chegamos na cidade, ainda na subida, logo encontramos o restaurante Cortijo, que nos pareceu uma boa opção para o almoço. Não foi difícil estacionar o carro bem em frente.
Onde comer
Fazia muito calor e o Restaurante foi um oásis, fresco e aconchegante. Não fotografei os pratos, mas pedimos 3 pratos diferentes, um peixe, um frango e uma bifana de porco, acompanhados de salada e arroz. Tudo muito gostoso. Saímos descansados e pegamos o carro para tentar subir o mais alto possível. Conseguimos chegar ao topo da cidade, bem mesmo ao pé da trilha que leva até o castelo. Lá, no miradouro há um pequeno estacionamento público onde, por sorte nossa, havia uma vaga.
Deixamos o carro e, depois de apreciar as lindas vistas para o reservatório, subimos até o Castelo. Já aviso que não é uma subida fácil. Há escadarias e, por vezes, pedras e terra. Definitivamente não é aconselhável para quem tem problemas de mobilidade ou fôlego. Por outro lado, as vistas são deslumbrantes!
A verdade é que resta muito pouco da antiga fortaleza. A torre de menagem e restos das muralhas, mas a vista compensa a subida. O visual é realmente magnífico e as fotos não fazem jus a beleza da paisagem.
Depois de visitar as ruínas da Vila Medieval, descemos novamente até o centro da cidade. Percorremos as ruas e paramos para um sorvete.
Zahara é um vilarejo bem pequeno. Em cerca de 2:30, contando o almoço vsitamos os principais pontos e ainda paramos para um sorvete. O melhor é caminhar devagar e prestar atenção aos detalhes, as casas e construções. Imagine o séculos passando e a vila ali. Tanta história! Os principais pontos a serem visitados são:
– A Igreja do século XVII de Santa María de la Mesa
– A capela do século XIX San Juan de Letrán
– A Torre del Reloj
– Puerta da Villa (ao final da Calle Fuerte)
– A ponte de origens romanas Palominos
– O Castelo e a vila medieval e
– O miradouro, é claro!
Onde se hospedar em Zahara de la Sierra:
Caso queira curtir mais a cidade e aproveitar o verão no El Gastor e o inverno nevado mais lindo da vida, clique nos links para consultar as ofertas:
Hotel Arco de la Villa – Vistas fabulosas neste hotel com pontuação 8,4 no Booking e opções de refeições incluídas.
Estalagem El Pinsapo – O Alojamento Rural El Pinsapo dispõe de um jardim e de um terraço, quartos climatizados com casa de banho privativa. Avaliação 9,7 no Booking.
Al Lago – Hotel Boutique com vistas para o Lago Embalse de Zahara e quartos com varandas. Situado no centro de Zahara, tem restaurante, terraço e avaliação 9,1 no Booking.
Hotel Rural Los Tadeos – Com piscina de borda infinita e decoração tradicional andaluz, a maioria oferece vistas para a montanha e alguns têm uma banheira de hidromassagem privada. Nota 9,2 no Booking.
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
0 Comentário