Ronda morava no meu imaginário desde o dia em vi no Instagram uma foto da Puente Nuevo e fiquei arrebatada. Eu pre-ci-sa-va conhecer e ver ao vivo e em cores aquela beleza toda.
Pesquisei muito e decobri que havia muito mais para ver do que a linda ponte e no post de hojevocê encontra tudo o que nós visitamos durante as visitas.
Fomos durante nossa roadtrip de verão pela Andaluzia, em 2017. Durante nossa viagem ficamos 8 dias hospedados em uma Pousada Rural nos arredores de Ronda, quando aproveitamos para conhecer os Pueblos Blancos da região. E eu não me decepcionei… ahhh não mesmo. Muito antes pelo contrário.
Ronda é linda demais. Já na chegada, percorrendo a estrada podemos avistar as muralhas imponentes que cercam a cidade antiga e é para lá que você deve ir primeiro.
Um pouco sobre Ronda
Conhecida como cidade-berço das touradas, a cidade de Ronda fica sobre um platô rochoso a 739m acima do nível do mar. A característica mais impressionante da cidade é justamente o desfiladeiro que a corta em duas partes, um rasgo causado pelo rio Guadalevín, cruzado por duas pontes, a Puente Nuevo e a Puente Viejo.
A primeira, apesar do nome, começou a ser construída em 1751 e levou um total de 42 anos para ficar pronta. Sua impressionante estrutura de mais de 100 metros é dita como um dos monumentos mais fotografados da Espanha.
Uma das características mais marcantes é sua cor, que confunde-se com as rochas do penhasco, tornando o monumento ainda mais interessante. Isso acontece por que as pedras utilizadas na ponte foram extraídas do próprio desfiladeiro.
Lá de cima do platô, as vistas são espetaculares para o chamado Tajo de Ronda e a cidade está organizada em 2 partes bem características, a antiga, amuralhada e com todas as características de um Pueblo Blanco Andaluz e a cidade nova, toda organizadinha, mas sem qualquer charme.
Ronda, Hemingway, Orson Wells e Jorge Luiz Borges
Se você, assim como eu, gosta de ler, talvez já tenha ouvido falar no livro Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway, apontado como um dos melhores e mais importantes romances de guerra já escritos. O autor tinha uma relação intensa com a Espanha, onde viveu em 1937, como repórter de guerra, para cobrir a terrível guerra civil espanhola, entre nacionalistas e republicanos.
Segundo o New York Times:
“O melhor livro que Ernest Hemingway escreveu. O mais completo, o mais profundo, o mais verdadeiro.”
Hemingway chegou mesmo a citar Ronda nominalmente em um de seus livros, Death in the Afternoon (1932):
“There is one town that would be better than Aranjuez to see your first
bullfight in if you are only going to see one and that is Ronda. That is
where you should go if you ever go to Spain on a honeymoon or if you
ever bolt with anyone. The entire town and as far as you can see in any
direction is romantic background…. if a honeymoon or an elopement
is not a success in Ronda, it would be as well to start for Paris and commence making your own friends.“
Hemingway descreveu Ronda como a mais romântica cidade em Espanha e você vai encontrar algumas referências ao autor na cidade, como um busto, em frente à arena de touros e uma rua com seu nome.
Orson Wells é outro americano que se apaixonou por Ronda. Tanto que pediu para ser enterrado lá. Suas cinzas foram depositadas em uma Finca (fazenda) da região, dois anos após a sua morte. A fazenda é o “Recreo de San Cayetano”, de propriedade da família Ordóñez. Também ganhou um busto em bronze, que fica perto do busto de Hemingway.
Finalmente, o poeta argentino Jorge Luiz Borges escreveu um poema sobre a cidade de Ronda e é homenageado no centro de interpretação da Puente Nuevo.
Como ir até Ronda
Nós fomos de carro, pela rodovia A-375, passamos por Sevilha e ficamos hospedados em uma Finca Rural, uma pousada rural encantadora chamada The White Olive, que ficava a 10 minutos de Ronda.
Note que Ronda tem 2 entradas principais. Uma através da cidade nova e outra, esta que mencionei acima, contornando as muralhas e entrando pelo portões medievais. Vá por mim e deixe o carro estacionado por ali mesmo, do lado de fora das muralhas e caminhe um pouquinho até a Puerta de Almocábar. Mesmo no verão, altíssima temporada (era agosto) havia muitas vagas de estacionamento gratuito. #ficaadica
Ronda fica a 140 km de Sevilha e você pode ver no mapa o local exato onde eu sugiro você deixar o carro. É na Calle Marbella (A-6300) pouco antes do posto de combustível Cepsa São Francisco. Qualquer um dos três pontos de referência podem ser colocados no GPS:
Onde estacionar em Ronda
Onde se hospedar
Ronda é bem pequena, mas há muito o que visitar. Então se você dispõe de tempo e quer curtir o que a cidade tem de melhor, eu sugiro um mínimo de 2 dias inteiros na cidade, ou seja, 3 noites.
Parador de Ronda – Pensa em um lugar espetacular. É aqui. Se você está podendo ou quer passar muito bem ao menos em uma cidade durante sua visita, aqui é lugar. Tem nota 8,7 e as melhores vistas para o desfiladeiro e para a Puente Nuevo.
Molino del Arco – Se você está de carro e não faz questão de ficar na cidade, este é o seu hotel. Conforto, beleza e hospitalidade típica da Andaluzia. Perfeito para romance. Nota 9,0 no Booking.
Ronda Hotel Polo – Opção mais em conta mas super bem localizada, mesmo ao lado do Parque Alameda, com pontos pelo terraço que tem uma linda vista para o desfiladeiro. Opção de quartos familiares.
O que visitar
Você vai querer percorrer cada um dos cantinhos escondidos da pequena cidade e vai querer ver a Puente Nuevo por todos os ângulos possíveis. Por favor, faça isso… 🙂
Antes de começar, lembro que junto a Puente Nuevo, do lado da parte nova da cidade tem uma cabine do post de turismo que vende ingressos. Um deles é para o Centro de Interpretação da Puente Nuevo. É baratinho e eu recomendo. Temos uma visão diferente, de dentro da ponte. É muito bacana. Informe-se também sobre os ingressos combinados, que ficam mais barato, caso pretenda visitar os museus e monumentos da cidade.
Vou dividir geograficamente os pontos de visitação, como nós fizemos, pois assim fica fácil organizar seus passeios, por dia. E idealmente preciso de um post exclusivo só para os monumentos e museus, mas agora fica assim, para referência:
Dia 1:
-
- Visitar as muralhas na entrada da cidade antiga
-
- Caminhar pela cidade antiga
-
- Plaza Duquesa de Parcent
-
- Palácio Mondragon – Construído em 1314 pelo rei Abomelik, foi residência oficial dos reis Católicos Fernando e Isabel
-
- Visitar a Puente Nuovo
-
- Mirador de Ronda
-
- Puente Viejo
-
- Plaza de Toros
-
- Mirador de Aldehuela
- Parque Alameda del Tajo
Obs: Se tiver fôlego faça o Camino de los Molinos, para ver a ponte da parte baixa, do lado do Tajo de Ronda. Já aviso que custa, é bem cansativo e o caminho é quase todo de terra mesmo. Não recomendo com crianças pequenas, a não ser que você vá de carro, fazendo o contorno fora da cidade, o que é outra possibilidade. O sacrifício compensa!
Dia 2:
Se fizer como nós, estacione no mesmo local e ao invés de entrar na cidade, percorra o caminho à direita das muralhas, pouco depois do posto de gasolina que mencionei acima, para chegar até os Baños Romanos sem entrar na cidade. A vista das muralhas que temos ali deste caminho (uma trilha, na verdade) é espetacular, além de ser uma aventura!
- Banhos Árabes
- Puente Viejo
- Palácio do Rey Moro e la Mina
- Puerta de la Cijara
- Fuente de los Ocho Caños
- La Gitana (estátua)
- Jardines de Cuenca
- Museo del Bandolero
Se ainda tiver fôlego, volte por dentro da cidade e visite o que faltou.
Onde comer ou tomar um café em Ronda
Minhas recomendações aqui serão em função das vistas ou do ambiente e não da comida em si. Eu gosto de um lugar muito mais pelo astral e atendimento do que pela comida em si. É o meu jeito e eu super entendo quem privilegie as qualidades gastronômicas e gourmets. É outro ponto de vista e é muito válido, só é diferente do meu. Em outras palavras, vou indicar lugares que fomos e que eu amei, pela questão acima. A comida era boa em todos eles, para o meu gosto, mas nada excepcional.
Maruja Limon Bar – Ao lado do Palácio Mondragón, adorei o astral colorido do terraço junto ao desfiladeiro. Bom para café, lanches, refrescos e drinques.
Cerveceria Marbella – Bem bom para quem quer sentar na esplanada, em plena Plaza Duquesa de Parcent, beber café, refrescos e fazer um lanche ou comer uns tapas enquanto descasa da caminhada. Oferece pratos, mas não pedimos.
Restaurante Casa Hemingway – Bem em frente ao mural dos Viajeros Romanticos, central e fofo.
Restaurante Don Miguel – o restaurante do Hotel Don Miguel é aberto ao público e vale ir nem que seja para um café. Fica na beira do desfiladeiro e ao lado mesmo da Puente Nuevo, o cartão postal de Ronda.
Note que a próxima rua, que chama Calle Nueva é lotada de restaurantes. Tem para todos os gostos e bolsos, você pode caminhar um pouquinho e escolher onde vai comer.
O que comprar em Ronda
Confesso que não sou a melhor pessoa para indicar compras. Eu quase nunca compro nada… mas vi várias lojinhas por toda a cidade oferecendo artesanato típico da região, que sempre serve como boas lembrancinhas.
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:
Roteiro de carro pela Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
Todos os Posts sobre Morar em Portugal, aqui
0 Comentário