Roadtrip Abril 2019 – parte 1: Espanha

Roadtrip abril 2019

Aproveitamos as duas semanas de férias de páscoa em abril, aqui em Portugal e mais uma vez embarcamos em uma roadtrip. Desta vez, nos aventuramos a ir um bocadinho mais longe que das outras vezes.

Foram 15 dias, 4 países, 15 cidades e 5000km rodados na nossa Roadtrip Abril 2019 e no post de hoje eu conto para vocês nosso planejamento e as visitas que fizemos na Espanha. Onde fomos, qual o trajeto, quanto custou, onde nos hospedamos e o que visitamos.

Nos próximos posts eu conto sobre as visitas na França e Mônaco, e nossa visita em Portugal, nesta viagem, está descrita no post do Natura Glamping.

Além disso, fiz um “lessons learned”, ou seja, as lições que aprendemos nesta viagem incrível, que também compartilho aqui.

Para saber como foram as visitas em cada lugar é só clicar nos links do post.

No caminho entre Zaragoza e Barcelona, cruzamos pelo Meridiano de Greenwich

Roadtrip Abril 2019

Foram somente 15 dias, ou 14 diárias e eu trabalhei com um orçamento super apertado. A primeira coisa que fiz, então, foi listar as cidades que eu queria incluir no roteiro, tracei o trajeto com a ajuda de ferramentas como o Google Maps e o www.viamichelin.com e comecei o planejamento a partir daí.

Como escolher as cidades?

Eu tenho como hábito olhar muito o Instagram e gosto de seguir as hashtags dos países que quero visitar (#portugal, #espanha ou #spain, #france e #frança, #italia, … e assim por diante). Além disso, sigo muitos blogs de viagem que adoro, que sempre tem dicas ótimas.

Quando encontro algo que chama minha atenção guardo em uma coleção, na minha conta do Instagram @as_passeadeiras. Assim, quando busco inspiração para montar um roteiro, consulto minhas coleções e “descubro” lugares que quero visitar. É um quebra-cabeças, mas funciona super bem. Foi assim que descobri Montserrate, Girona e o Lac-Sainte-Croix, por exemplo!

O Roteiro

Em linhas gerais, nosso roteiro foi o seguinte, com uma consideração. O Google Maps tem restrição de 10 pontos de parada, então eu não coloquei cidades que visitamos entre as marcadas no mapa. Isso acabou dando a diferença na quilometragem, como mostrado no mapa abaixo:

roadtrip abril 2019
Roteiro geral da Roadtrip de Abril 2019 (Google Maps)

Ao todo foram 15 cidades visitadas. Clique nos links para ler os posts sobre a visita a cada uma delas:

1. Salamanca (2 noites)
  2. Zaragoza (1 noite)
  3. Mosteiro de Montserrat
  4. Barcelona (4 noites)
  5. Girona
  6. Aix-en-Provence (3 noites)
  7. Moustiers-Sainte-Marie
  8. Aiguines
  9. Nice
  10. Montecarlo (Mônaco)
  11. Cannes (1 noite)
  12. Carcassonne (1 noite)
  13. Lourdes
  14. Bilbao (1 noite)
  15. Alcongosta (1 noite)
Nosso primeiro Glamping, maravilhoso!

A surpresa ficou por conta da última parada: Alcongosta. Eu programei, de propósito, uma noite no Natura Glamping, uma coisa totalmente diferente de tudo o que já havíamos feito na vida. Acampamos em alto estilo, com vistas fabulosas para a Serra da Estrela. Foi sensacional. Eu adoro terminar a viagem de um jeito especial, para que fique aquela sensação de quero mais, de delícia e a família saia com vontade de fazer outra viagem! kkkkk

Saiba tudo sobre nosso primeiro Glamping da vida aqui.

Orçamento

Como eu falei antes, meu orçamento era bem limitado, pois mal voltamos da viagem à Bélgica e vamos viajar novamente nas férias de verão, então busquei economizar onde foi possível.

Tracei um teto de 100€ para as diárias dos hotéis e fui buscando no Booking alternativas que coubecem nesse valor, na média.

Hospedagem

Assim, ficamos em hotéis que custaram menos que isso e também alguns que custaram mais, mas a média ficou em 104,95€ para ser bem exata. 🙂

Como sou cliente frequente no Booking, sempre consigo ofertas incríveis de 30 e até 40% de desconto. Para quem não conhece o programa funciona como fidelidade. Quanto mais reservas você fizer, melhor para você.

Se você ainda não é cliente Booking, não sabe o que está perdendo. Clique aqui no link e faça seu cadastro.

roadtrip abril 2019

Almoço ma-ra-vi-lho-so em Girona, por 12€ (menu entrada+prato principal+sobremesa)

Alimentação

Também uso sempre um valor médio para calcular o gasto com alimentação que, no nosso caso, é de 50€ ao dia, para nós 4. Sim, eu sei que é pouco, mas quem nos acompanha sabe que não somos viajantes gastronômicos. Não vamos a altos restaurantes e ainda por cima, sempre que podemos, preferimos comprar coisas no mercado para nossas refeições. Assim conseguimos atingir essa meta, que nesta viagem, ficou com uma média de 47,92€ ao dia!

Mesmo muito econômicos, encontramos ótimos restaurantes com Menu ou Formule (esquema prato principal + bebida + café ou sobremesa) por 12€ ou 14€ por pessoa, o que funciona muito bem para nós. Pedimos sempre 3 desses mais um prato extra (Juju come quase nada e acabamos dividindo com ela). Somos muito frugais e esse esquema funciona muito bem aqui em casa.

roteiro páscoa 2019

Tela do Via Michelin com os cálculos de distância, tempo e custos entre Salamanca e Zaragoza (www.viamichelin.com)

Combustível

Uma das coisas que eu nunca tinha calculado em uma roadtrip e essa foi a primeira vez, foi o combustível. Para fins de planejamento eu recomendo o site da Michelin que citei acima: www.viamichelin.com

Baseado nos dados que você coloca (tipo de carro, motorização, combustível, ano) ele vai calcular uma média de valor gasto em combustível, pelo percurso. Também calcula os pedágios e fornece os kms a serem percorridos. Ainda dá 3 sugestões de trajeto e te dá a possibilidade de escolher simular trechos sem pedágio.

Fazendo isso, cheguei a uma média de gastos em combustível, que no nosso caso foi 30€ ao dia. No final, o cálculo real foi de 29,75€ então posso dizer que o planejamento foi excelente.

Diferente formas de Portagem (Pedágios) ao longo da Roadtrip

Portagens (Pedágios)

Mais um item dolorido, que precisa ser contabilizado. No caso, nossa viagem de 15 dias e 15 cidades pedia um percurso bem enxuto. Se tivéssemos mais tempo poderíamos utilizar as estradas não pedagiadas e, com isso, economizaríamos algum $$. Mas, em compensação, gastaríamos mais em diesel e em tempo, fator crucial para nós.

Nesta viagem, de acordo com o Via Michelin, nossos gastos com portagens foram de : 232,7€ no total. Uma média de 16,62€ por dia. Claro que isso depende do percurso então este é um cálculo que você vai ter que fazer de acordo com os seus planos.

Importante dizer que na Espanha nosso Via Verde funcionou da mesma forma que em Portugal, ou seja, quando passamos pelo sensor a cancela abre e o custo correspondente é contabilizado na nossa conta do Via Verde e cobrado no cartão de crédito.

Para quem não tem o Via Verde funciona como nos outros, ou paga na hora ou pega o ticket e paga quando sair da via pedagiada (Na França foi assim todo o tempo).

roteiro páscoa 2019

Estacionamento em Lourdes, tipo Parquímetro.

Estacionamento

Viajar de carro na Europa é sinônimo de gastar com estacionamentos. Não tem muita escapatória.  Eu sempre procuro hotéis ou apartamentos com estacionamento gratuito, mas nem sempre é possível. Além do quê, visitamos várias cidades no esquema bate-volta ou paradinha durante a viagem, o que resulta em estacionamentos pagos quase sempre. Então, melhor planejar alguns euros para que tudo fique mais perto do real possível. Nesta viagem gastamos 72,6€ em estacionamentos. Ou seja. uma média de 5,18€ ao dia.

roteiro páscoa 2019

Algumas visitas que fizemos: Atelier de Cezanne, Chateau d’IF e Museu Guggenheim

Passeios

Claro que precisava contar também os passeios ou ingressos que pagamos ao longo da viagem. Sendo uma viagem super econômica e tendo ganho alguns ingressos cortesia, por conta do blog, este valor ficou mais reduzido para nós. Deu no total 84€, uma média de 6€ ao dia para todos nós. Sendo as meninas menores de idade, ou não pagam os ingressos ou tem preços reduzidos, o que ajuda também.  Eu havia colocado 100€ para entradas e ingressos, para fim de planejamento.

Total: Somando tudo, nossa viagem custou 2.960,96€, sendo que eu havia planejado gastar 3000€ no total. Parabéns pra mim! 🙂

Bilbao foi a última cidade que visitamos, na Espanha

Roadtrip Abril 2019

Saímos de Portugal rumo à Salamanca, nossa primeira parada. A seguir conto resumidamente o que visitamos em cada local e em qual hotel nos hospedamos e, em breve, teremos os posts detalhados aqui no blog.

Salamanca

Hotel: Aparthotel Zenit Hall 88 – 2 noites

Chegamos no meio da tarde em Salamanca, cansados de um dia de viagem. Ainda assim não resistimos e fomos até o centro histórico, cerca de 900m de distância do nosso hotel. Passeamos até anoitecer e voltamos no dia seguinte. Achei Salamanca linda. Seu centro histórico é rico em atrações, muito limpo e bem preservado. Ao mesmo tempo é pequeno o suficiente para conseguirmos ver quase tudo em um único dia. Visitamos os seguintes pontos:

Plaza Mayor
Mercado Central
Catedral Nova
Casa das Conchas
Igreja de Santo Estevão
Casa Lis
Puente Romano
Huerto de Calixto y Melibea
Escuelas Menores de la Universidad (El ciel de Salamanca)
Torre del Clavero
Barrio del Oeste

Post completo aqui

Zaragoza em abril

Zaragoza

Hotel: Ibis Style Zaragoza Ramiro – 1 noite

Zaragoza foi uma surpresa. Eu imaginava uma cidadezinha pequena e, para minha surpresa, encontrei uma cidade grande e cheia de atrações. Se fosse refazer meu planejamento colocaria mais uma noite para poder visitar com mais calma, ao menos o centro histórico (Lessons Learned#1)  Com poucas horas disponíveis, mal fizemos o check-in no hotel e já saímos para passear.  No dia seguinta antes de ir embora também demos uma volta de carro, para ver algumas coisas. Deu tempo de visitarmos o seguinte:

Plaza del Pilar, onde visitamos a Catedral, a Fuente de la Hispanidad e as Ruínas da muralha romana
Mercado Central
Puente de Piedra
Catedral de San Salvador (La Seo)
Palácio da Aljafería
La Alma del Ebro

Post completo aqui.

Monastério de Montserrat

Foi literalmente um pit stop a caminho de Barcelona, mas valeu cada segundo que passamos lá. Eu conhecia por fotos do Instagram e era enlouquecida para ver pessoalmente as montanhas e o Monastério de Montserrat. Mais um sonho realizado. Ficamos cerca de 3 horas entre subir até o Monastério (de carro), visitar, almoçar e descer novamente. Amei a visita e acho que super valeu a pena incluir no nosso roteiro, ainda que por algumas horas somente.

Dica das Passeadeiras: Para quem vai de carro, como nós, há um estacionamento bem bom pertinho da entrada do Monastério. Passamos pela cancela e pagamos na saída. O preço é único, depois de 30 mins (os primeiros 30 mins são gratuitos) e pagamos 6,5€. Valida o ticket nas máquinas que ficam no acesso ao Monastério. Achei simples e eficiente. Pagamos com cartão de crédito mas aceita numerário.

Dica das Passeadeiras: Há vários restaurantes e lanchonetes lá, mas achei meio salgados. Acabamos almoçando sanduíches mesmo em um deles, o mais próximo da entrada.

Roadtrip abril 2019
Barcelona vale uns 10 dias!

Barcelona

Foi minha segunda visita à Barcelona, mas a primeira da família. Tivemos 3 dias, sendo que no primeiro, alguns perrengues no apartamento que alugamos e um mal estar estomacal impediram nossa saída antes das 15:00, o que acabou diminuindo ainda mais nosso tempo para visitas.

Resolvi focar no básico, sem tempo para atrações pagas, com exceção do Palau de la Música, que ganhamos os ingressos e eu sonhava em visitar. Infelizmente não conseguimos comprar os ingressos para o Parc Guell, que era sonho da Juju. Mas fica uma desculpa para voltarmos lá!

Durante dois dias esses foram os locais que visitamos em Barcelona:

Sagrada Família
Montjuic
Plaza d’España

Roadtrip abril 2019
Girona, foi uma surpresa e um encanto

Girona

Desde que li que algumas das cenas que mais gostei o seriado Game of Thrones haviam sido filmadas em Girona, eu sabia que daria um jeito de visitar as locações, nem que fosse por algumas horas.

Mas na verdade eu encontrei bem mais do que locações de um seriado genial. Encontrei uma cidade charmosa, milenar, muito bem conservada, fácil de passear, com um enorme estacionamento – grátis – bem na entrada da cidade antiga e, para coroar tudo, com a melhor refeição que fizemos em toda a Roadtrip, por 12€, menu por pessoa. Melhor impossível!

Basicamente passeamos pelo centro histórico, tentando reviver as cenas de GOT e curtindo a cidade.

roteiro páscoa 2019
Bilbao deixou um gosto de quero mais!

Bilbao

Hotel: Holiday Inn Express Bilbao – 1 noite

Visitamos Bilbao, no País Basco, já no caminho de volta para casa. Bilbao foi nossa penúltima parada. Além de ser um ponto de parada para descansar, meu objetivo era visitar o incrível Museu Guggenheim de Bilbao.  Projetado pelo arquiteto canadense naturalizado norte-americano Frank Gehry, todo revestido em placas de titânio, é um dos locais mais visitados da Espanha e eu mal podia esperar para vê-lo com meus próprios olhos.

Bilbao foi uma surpresa já na chegada e como Lessons Learned#2 eu acrescentaria uma noite ou duas a mais por lá, só para ter a oportunidade de passear com calma naquela linda cidade.

Mas como não tinha tempo, concentramos em visitar o museu, fazer um lanche ali perto e ainda tivemos a graça de ver uma procissão de Páscoa acontecer.

No próximo post contarei sobre as visitas na França durante nossa Roadtrip abril 2019. Não percam! Aproveite para ver abaixo nossas dicas de roteiros pela Espanha, Portugal, Bélgica e França.

Já seguem nossas redes sociais? No Instagram @as_passeadeiras nós temos muitas dicas de planejamento de viagens, nos destaques e lá também mostramos nosso dia a dia morando em Cascais, Portugal, desde 2017. É só seguir para ver!

____________________________________________

parceiros

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Aluguel de carro: Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.

TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).

Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

Posts sobre a Bélgica

Um dia em Bruges

Roteiro 5 dias na Bélgica

Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica

Comics Art Museum

Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:

Roteiro de carro pela Andaluzia

Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos

Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo

Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana

Veja aqui posts sobre a França

Alemanha

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

Clássicos de Portugal:

Restaurantes em Portugal

Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal