Monastério de Montserrat Barcelona

Montserrat

Visitamos o Monastério de Monserrat durante nossa roadtrip de abril 2019, quando saímos de Zaragoza à caminho de Barcelona.

Fazia todo sentido uma parada para visitar o impressionante Monastério, localizado em meio as montanhas de Monserrat.  Eu confesso que apesar de não ser religiosa, tenho especial interesse em conhecer os lugares santos ao redor do mundo, independentemente da religião.

No caso de Nossa Senhora, lembro de minha mãe e minha sogra, que são devotas fervorosas, entao acaba sendo uma maneira de sentí-las mais perto de mim, como uma homenagem a elas.

Monastério de Montserrat

Cenas do Monastério de Montserrat

 

Mas no caso de Monserrate, especificamente, o que me levou até lá foram fotos lindíssimas que vi no Instagram, através da hashtag #Barcelona.

Eu confesso que nunca tinha nem ouvido falar em Monserrat até que vi as tais fotos. Localizei no mapa e quando vi que ficava no caminho da nossa Roadtrip logo coloquei no roteiro. 

Para chegar até o Monastério, saindo de Zaragoza, percorremos a estrada AP-2 e, no km82 tivemos uma pequena surpresa:

 

Mosteiro de Montserrat Barcelona

Chegando ao Meridiano de Greenwhich na Espanha

Meridiano de Greenwhich

Para quem não sabe, o Meridiano de Greenwhich é uma linha imaginária que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, servindo de referência para calcular distâncias em logitudes e estabelecer fusos horários.

 

Mosteiro de Montserrat

No km 82 da Ep-2, entre Zaragoza e Barcelona o monumento que simboliza o Meridiano de Greenwhich

 

E, justamente no nosso caminho, havia um arco simbólico onde o tal meridiano passa, na Espanha. Bela oportunidade para uma aula de geografia para as meninas!

 

Mosteiro de Montserrat

Parque Nacional de Montserrat

 

Monserrat, as montanhas mais importantes da Catalunha

O caminho até o Monastério, para quem vem do leste é a oportunidade perfeita para contornar o maciço rochoso de formação impressionante chamado “Monte Serrado” ou, Montserrat.

 

Mosteiro de Montserrat

Chegando ao Monastério de Montserrat

 

Com formação em picos, sendo que os 3 mais altos são Sant Jeroni (1,236 m), Montgrós (1,120 m) e Miranda de les Agulles (903 m), tem trilhas delimitadas para os mais aventureiros e em 1987 virou Parque Nacional, nas quais ainda é possível avistar as ermidas e grutas que serviram de abrigo aos ermitãos que faziam de Monserrat seu retiro.

 

Mosteiro de Montserrat

Vale Llobregat

 

Em uma das trilhas encontram-se esculturas de vários artistas, dentre os quais, o próprio Gaudí.

De acordo com estudos geológicos, foram encontrados indícios que o local era parte de um oceano, a milhares de anos. 

Se você curte trilhas, acesse aqui para saber as opções no Parque.

 

Mosteiro de Montserrat

Placa indicativa do Estacionamento na entrada do Mosteiro de Montserrat

Monserrat como chegar

Se você sair de Barcelona, para um programa bate-volta, saiba que pode ir de trem, caso não tenha um carro. Não foi o nosso caso, mas durante minhas pesquisas para o roteiro vi que os depoimentos são muito positivos. O passeio de trem até lá parece ser lindo!

Para ir de trem de Barcelona até Monserrat, vá até a  estação de trem da FGC na Plaza Espanya e procure o trem da linha regional número R5.  Veja que há uma linha de metrô na mesma estação, o que facilita muito a vida!

 

Mosteiro de Montserrat

O Funicular e a estação

 

Uma vez descendo na Estação em Monserrat, pode subir até o Monastério de Teleférico (O Aeri de Monserrat) ou de Cremalheira (um funicular). Mais uma vez, não foi nosso caso, mas os comentários e reviews que li são super positivos.

Um aviso importante: quem optar pelo Teleférico, tem que descer na estação de trem Montserrat-Aeri, ao passo que se quiser subir até o Monastério de Funicular, desce na Estação Monistrol de Montserrat.

 

Monastério de Montserrat

Caixas para pagamento do Estacionamento

 

De carro, além do passeio espetacular de contornar as montanhas e ver toda aquela beleza da paisagem, achamos muito fácil estacionar. Tudo é bem sinalizado e o estacionamento é amplo e tem preço único: 6,50€ a diária. Paga-se na saída, na maquina que fica à esquerda de quem chega, entre o estacionamento e a entrada para o Complexo do Monastério.

 

Note que a entrada ao Monastério/Basílica é gratuita. Você só vai pagar os ingressos dos funiculares e museu se quiser visitar. Se não quiser, pode circular livremente pelo Complexo.

 

Mosteiro de Montserrat

La Moreneta – A Virgem de Montserrat

 

A lenda que deu origem às peregrinações

Segundo o site do Monastério de Monserrat, o primeiro documento que menciona a Lenda de Nossa Senhora de Monserrat tem data de 1239 e conta que no ano de 880, em um anoitecer de sábado, uns pastorzinhos viram uma grande luz emanar do céu, acompanhada de uma bela melodia. No sábado seguinte, os pastorzinhos retornaram ao local, desta vez acompanhados de seus pais e a visão se repetiu. Assim foi por 4 sábados seguintes.

O Bispo da região foi comunicado e organizou uma visita, quando então, avistaram uma gruta, onde encontraram a imagem de Santa María com o menino Jesus. Tentaram erguer a imagem, mas era tão pesada que não conseguiram o feito.

 

Monastério de Montserrat

A Capela onde foi encontrada a imagem da Virgem de Montserrat

 

O Bispo interpretou o fato como a vontade da Virgem de permanecer ali mesmo e mandou construir uma capela que, mais tarde, virou uma ermida que pode-se visitar até hoje.

Desde então, celebra-se a Festa da Virgem de Monserrat, Patrona da Cataluña em 27 de abril.Também chamada de La Moreneta, por conta da tez escura da imagem que se encontra na Basílica de Montserrat até hoje.

 

Monastério de Montserrat

O Monastério de Montserrat

 

Monastério de Monserrat

O antigo mosteiro foi fundado em 1205, é muito antigo, e foi reconstruío em 1858 depois de ter sido arrasado pelas tropas de Napoleão. Durante a guerra civil espanhola foi um importante reduto da cultura catalã.

Atualmente, a comunidade religiosa do Monastério de Montserrat é formada por cerca de oitenta monges beneditinos e em todo o complexo podemos encontrar museus, restaurantes, hotéis e lojinhas.

 

Monastério de Montserrat

Monastério de Montserrat


Monastério de Montserrat

No interior da Basílica de Montserrat


Monastério de Montserrat

A pia batismal e detalhes da parede externa


Monastério de Montserrat

Velas e pedidos dos fiéis

 

Para além do santuário, cujo claustro é obra do arquiteto modernista Puig i Cadafalch, o local ainda oferece outras atrações: a Escolania de Monserrat, uma escola de música e um dos coros mais antigos e prestigiados da Europa, formado só por meninos, o funicular de Sant Joan, que leva o visitante até a ermita de Sant Joan, no topo da montanha , o funicular de Santa Cova, que leva os visitantes até o local exato onde foi erguida a ermida por ordem do Bispo que encontrou a imagem da Virgem e os miradouros do local.

 

Monastério de Montserrat

O Monastério foi construído em meio ao maciço rochoso de Montserrat

Uma curiosidade literária: O mosteiro faz parte do roteiro do livro de Dan Brown, Origem

 

Mosteiro de Montserrat

Restaurante logo na chegada ao Mosteiro

Onde comer

Os restaurantes e cafés dentro do complexo tem os preços muito semelhantes (e salgados). O primeiro deles, logo na entrada, tem um miradouro na esplanada que vale a visita e você pode levar seu próprio lanche e usar as mesas e cadeiras ali, ninguém vai lhe perturbar.

Ali também ficam banheiros e 2 restaurantes, um deles do estilo buffet, caso prefira. O outro, logo na entrada tem sanduíches prontos, saladas, cafés e snacks diversos.

 

Onde dormir em Montserrat

Saiba que é possível se hospedar ao lado do Monastério, com muito conforto e vistas lindíssimas para o Vale de Llombregat:

Hotel Abat Cisneros Montserrat – Tem opção de café da manhã e jantar incluídos e preços muito acessíveis, dependendo da época do ano. Nota 8,5 no Booking.

 

Monastério de Montserrat

Fila para visitar a capela com a Virgem de Montserrat

Tempo de visita

Nós ficamos 2 horas no Santuário, mas não visitamos nenhuma das ermidas nem subimos nos funiculares. Se for fazer um bate-volta ou tiver mais tempo, eu recomendo 4 horas para dar tempo de visitar tudo.

 

Monastério de Montserrat

Detalhes da capela dourada da Virgem de Montserrat

 

Veja o roteiro completo de nossa roadtrip de abril 2019 aqui:

Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)

e

Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)

 

E não deixe de ver nossas dicas de viagem nos links abaixo. Já segue o nosso Instagram as_passeadeiras? Lá contamos dicas da vida em Portugal e de viagens e passeios por aí. 

Deixe seu comentário, compartilhe o post e use os links do blog para fazer suas reservas, compra de seguro e tickets. Assim você nos ajuda a continuar trazendo um conteúdo bacana para vocês.

 

Monastério de Montserrat

____________________________________________

 

parceiros

Planeje sua viagem

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

 

Booking.com 

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

 

Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.

 

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Aluguel de carro: Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

 

 

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.

TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).

Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

 

Posts sobre a Bélgica

Um dia em Bruges

Roteiro 5 dias na Bélgica

Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica

Comics Art Museum

Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:

Um dia em Zaragoza

Roteiro de 2 dias em Salamanca

Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca

Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)

Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)

Roteiro de carro pela Andaluzia

Três dias em Sevilha

Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia

Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia

Setenil de las bodegas

Acinipo, a Ronda Romana

Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco

Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos

Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo

Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana

 

Veja aqui posts sobre a França

 

Alemanha

 

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

 

Natura Glamping  – Acampamento de luxo em Portugal

 

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

 

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

 

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

 

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

 

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

 

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

 

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

 

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

 

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

 

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

 

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

 

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

 

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

 

Lugares para visitar na primavera

 

Lugares para visitar no verão

 

Clássicos de Portugal:

Óbidos em um dia

 

Mercado Medieval de Óbidos

 

Um dia em Cascais

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!