Visitamos o Monastério de Monserrat durante nossa roadtrip de abril 2019, quando saímos de Zaragoza à caminho de Barcelona.
Fazia todo sentido uma parada para visitar o impressionante Monastério, localizado em meio as montanhas de Monserrat. Eu confesso que apesar de não ser religiosa, tenho especial interesse em conhecer os lugares santos ao redor do mundo, independentemente da religião.
No caso de Nossa Senhora, lembro de minha mãe e minha sogra, que são devotas fervorosas, entao acaba sendo uma maneira de sentí-las mais perto de mim, como uma homenagem a elas.
Mas no caso de Monserrate, especificamente, o que me levou até lá foram fotos lindíssimas que vi no Instagram, através da hashtag #Barcelona.
Eu confesso que nunca tinha nem ouvido falar em Monserrat até que vi as tais fotos. Localizei no mapa e quando vi que ficava no caminho da nossa Roadtrip logo coloquei no roteiro.
Para chegar até o Monastério, saindo de Zaragoza, percorremos a estrada AP-2 e, no km82 tivemos uma pequena surpresa:
Meridiano de Greenwhich
Para quem não sabe, o Meridiano de Greenwhich é uma linha imaginária que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, servindo de referência para calcular distâncias em logitudes e estabelecer fusos horários.
E, justamente no nosso caminho, havia um arco simbólico onde o tal meridiano passa, na Espanha. Bela oportunidade para uma aula de geografia para as meninas!
Monserrat, as montanhas mais importantes da Catalunha
O caminho até o Monastério, para quem vem do leste é a oportunidade perfeita para contornar o maciço rochoso de formação impressionante chamado “Monte Serrado” ou, Montserrat.
Com formação em picos, sendo que os 3 mais altos são Sant Jeroni (1,236 m), Montgrós (1,120 m) e Miranda de les Agulles (903 m), tem trilhas delimitadas para os mais aventureiros e em 1987 virou Parque Nacional, nas quais ainda é possível avistar as ermidas e grutas que serviram de abrigo aos ermitãos que faziam de Monserrat seu retiro.
Em uma das trilhas encontram-se esculturas de vários artistas, dentre os quais, o próprio Gaudí.
De acordo com estudos geológicos, foram encontrados indícios que o local era parte de um oceano, a milhares de anos.
Se você curte trilhas, acesse aqui para saber as opções no Parque.
Monserrat como chegar
Se você sair de Barcelona, para um programa bate-volta, saiba que pode ir de trem, caso não tenha um carro. Não foi o nosso caso, mas durante minhas pesquisas para o roteiro vi que os depoimentos são muito positivos. O passeio de trem até lá parece ser lindo!
Para ir de trem de Barcelona até Monserrat, vá até a estação de trem da FGC na Plaza Espanya e procure o trem da linha regional número R5. Veja que há uma linha de metrô na mesma estação, o que facilita muito a vida!
Uma vez descendo na Estação em Monserrat, pode subir até o Monastério de Teleférico (O Aeri de Monserrat) ou de Cremalheira (um funicular). Mais uma vez, não foi nosso caso, mas os comentários e reviews que li são super positivos.
Um aviso importante: quem optar pelo Teleférico, tem que descer na estação de trem Montserrat-Aeri, ao passo que se quiser subir até o Monastério de Funicular, desce na Estação Monistrol de Montserrat.
De carro, além do passeio espetacular de contornar as montanhas e ver toda aquela beleza da paisagem, achamos muito fácil estacionar. Tudo é bem sinalizado e o estacionamento é amplo e tem preço único: 6,50€ a diária. Paga-se na saída, na maquina que fica à esquerda de quem chega, entre o estacionamento e a entrada para o Complexo do Monastério.
Note que a entrada ao Monastério/Basílica é gratuita. Você só vai pagar os ingressos dos funiculares e museu se quiser visitar. Se não quiser, pode circular livremente pelo Complexo.
A lenda que deu origem às peregrinações
Segundo o site do Monastério de Monserrat, o primeiro documento que menciona a Lenda de Nossa Senhora de Monserrat tem data de 1239 e conta que no ano de 880, em um anoitecer de sábado, uns pastorzinhos viram uma grande luz emanar do céu, acompanhada de uma bela melodia. No sábado seguinte, os pastorzinhos retornaram ao local, desta vez acompanhados de seus pais e a visão se repetiu. Assim foi por 4 sábados seguintes.
O Bispo da região foi comunicado e organizou uma visita, quando então, avistaram uma gruta, onde encontraram a imagem de Santa María com o menino Jesus. Tentaram erguer a imagem, mas era tão pesada que não conseguiram o feito.
O Bispo interpretou o fato como a vontade da Virgem de permanecer ali mesmo e mandou construir uma capela que, mais tarde, virou uma ermida que pode-se visitar até hoje.
Desde então, celebra-se a Festa da Virgem de Monserrat, Patrona da Cataluña em 27 de abril.Também chamada de La Moreneta, por conta da tez escura da imagem que se encontra na Basílica de Montserrat até hoje.
Monastério de Monserrat
O antigo mosteiro foi fundado em 1205, é muito antigo, e foi reconstruío em 1858 depois de ter sido arrasado pelas tropas de Napoleão. Durante a guerra civil espanhola foi um importante reduto da cultura catalã.
Atualmente, a comunidade religiosa do Monastério de Montserrat é formada por cerca de oitenta monges beneditinos e em todo o complexo podemos encontrar museus, restaurantes, hotéis e lojinhas.
Para além do santuário, cujo claustro é obra do arquiteto modernista Puig i Cadafalch, o local ainda oferece outras atrações: a Escolania de Monserrat, uma escola de música e um dos coros mais antigos e prestigiados da Europa, formado só por meninos, o funicular de Sant Joan, que leva o visitante até a ermita de Sant Joan, no topo da montanha , o funicular de Santa Cova, que leva os visitantes até o local exato onde foi erguida a ermida por ordem do Bispo que encontrou a imagem da Virgem e os miradouros do local.
Uma curiosidade literária: O mosteiro faz parte do roteiro do livro de Dan Brown, Origem.
Onde comer
Os restaurantes e cafés dentro do complexo tem os preços muito semelhantes (e salgados). O primeiro deles, logo na entrada, tem um miradouro na esplanada que vale a visita e você pode levar seu próprio lanche e usar as mesas e cadeiras ali, ninguém vai lhe perturbar.
Ali também ficam banheiros e 2 restaurantes, um deles do estilo buffet, caso prefira. O outro, logo na entrada tem sanduíches prontos, saladas, cafés e snacks diversos.
Onde dormir em Montserrat
Saiba que é possível se hospedar ao lado do Monastério, com muito conforto e vistas lindíssimas para o Vale de Llombregat:
Hotel Abat Cisneros Montserrat – Tem opção de café da manhã e jantar incluídos e preços muito acessíveis, dependendo da época do ano. Nota 8,5 no Booking.
Tempo de visita
Nós ficamos 2 horas no Santuário, mas não visitamos nenhuma das ermidas nem subimos nos funiculares. Se for fazer um bate-volta ou tiver mais tempo, eu recomendo 4 horas para dar tempo de visitar tudo.
Veja o roteiro completo de nossa roadtrip de abril 2019 aqui:
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
e
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
E não deixe de ver nossas dicas de viagem nos links abaixo. Já segue o nosso Instagram as_passeadeiras? Lá contamos dicas da vida em Portugal e de viagens e passeios por aí.
Deixe seu comentário, compartilhe o post e use os links do blog para fazer suas reservas, compra de seguro e tickets. Assim você nos ajuda a continuar trazendo um conteúdo bacana para vocês.
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Veja aqui posts sobre a França
Alemanha
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Artigo sensacional, amei de verdade, as fotos ficaram boas mas com certeza a arquitetura do monastério nos deixa sem palavras.
Lugar incrível mesmo! 😉
Clau
Estava pesquisando sobre hospedagem em antigos monastérios e achei incrível a incursão virtual proporcionada pela sua página. Amei as dicas e certamente vou me programar para ir algum dia conferir.