1 dia em Zaragoza

1 dia em zaragoza

1 dia em Zaragoza (ou Saragoça, em Português) é pouco tempo, já começo trazendo verdades. A cidade oferece muito para seus visitantes e minha conclusão foi que deveríamos ter ficado ao menos 2 dias por lá.

Motivos para voltar, não é mesmo?

Mas ainda assim, aproveitamos ao máximo o pouco tempo que tivemos e, mesmo cansados da viagem (paramos em Zaragoza vindos de Salamanca, à caminho de Barcelona) posso dizer que o que vimos encheu nossos olhos e corações.

1 dia em zaragoza

1 dia em Zaragoza, o que visitar?

Zaragoza

A capital da região de Aragão é a quinta maior cidade do país e fica estrategicamente localizada entre Madri, Barcelona e Valência. Sua história é riquíssima, assim como seus monumentos. A Basílica Nossa Senhora do Pilar é considerada um dos 12 tesouros espanhóis e sua silhueta imponente domina o skyline da cidade.

Tão antiga quanto a Idade do Bronze, Zaragoza cresceu a partir da fundação romana no século I d.C, por César Augusto, de quem herdou o nome Caesaraugusta. Zaragoza exibe orgulhosa, até hoje, as ruínas das construções romanas espalhadas pela cidade.

Já no séc. VIII, foi tomada pelos muçulmanos e passou a ser a capital de la Taifa de Saraqusta até o séc. XII, quando foi então retomada pelo Rei Alfonso I que a tornou capital do reino de Aragão. Da época muçulmana, podemos visitar o Palácio da Aljafería que ainda mantém seu esplendor e é aberto a visitação e a Catedral de São Salvador, erguida no Séc. XII e é repleta de influências no estilo Mudejar.

1 dia em zaragoza

Muitas surpresas em Zaragoza

Onde se hospedar em Zaragoza?

Nós nos hospedamos no Hotel Ibis Styles Zaragoza Ramiro I e contei aqui como foi a experiência.

Caso queira recomendações alternativas, fiz uma pesquisa no nosso parceiro Booking.com e deixo aqui com vocês o que encontrei:

Hotel Goya – Quartos familiares, preço bom, nota 8,0 no Booking e a 5 minutos à pé da Plaza del Pilar.

Tryp Zaragoza Hotel – Quartos familiares, nota 8,8 no Booking e a 7 minutos à pé do Palácio da Aljafería.

Aparthotel Los Girassoles – Com quartos familiares, piscina (no verão) e nota 8,6 no booking, é uma boa opção na cidade.

1 dia em Zaragoza – O que visitar

Contei neste post aqui sobre o hotel que ficamos em Zaragoza, onde, logo após o check in, saímos para passear. Com o pouco tempo que tivemos ainda conseguimos ver muitas coisas. O segredo foi esquecer o cansaço da viagem e planejar bem as visitas, de forma a otimizar o nosso tempo.

A boa localização do hotel ajudou muito também, já que foi rápido e fácil chegar até o centro histórico, nosso foco durante a visita.

1 dia em zaragoza

Plaza de la Magdalena

Plaza de la Magdalena

Saindo do hotel em direção à Basílica do Pilar, passamos pela Plaza de la Magdalena, onde chamou nossa atenção a Igreja em estilo Mudejar, que dá nome a Praça e cuja torre podemos ver da janela do nosso hotel.

1 dia em zaragoza

Murais e placas da história de Zaragoza

Fotografei alguns painéis de Street Art ao redor da praça e, mesmo em um dia chuvisquento foi possível apreciar o espaço.

1 dia em zaragoza

Museu das Termas Públicas Romanas

Museu Termas Públicas de Caesaraugusta

O legado romano é exibido com orgulho em Zaragoza e prova disto está no Museu das Termas Públicas de Caesaraugusta, justo no caminho entre a Plaza de la Magdalena e a Basílica do Pilar.

Não entramos no museu, devido ao tempo escasso, mas fica a dica para quem visitar a cidade com mais tempo.

Confira no site da cidade de Zaragoza os tours e passeios guiados para visitar a Zaragoza Romana, incluindo a Ruta de las Termas.

1 dia em zaragoza

La Seo e seus vários estilos arquitetônicos

Catedral del Salvador (La Seo)

Construída no mesmo local onde, antigamente, ficava o Foro Romano, o templo Visigodo e, mais tarde, a Mesquita Maior de Saraqusta, o emblemático edifício carrega influências de um pouco de cada era passada.

1 dia em zaragoza

Uma das torres de La Seo

Sua atual fachada, em estilo barroco, foi construída no séc. XVIII, em substituição ao portal Mudejar do Séc. XIV, ainda visível por detrás da atual porta.

Para visitar La Seo:

  • Entrada conjunta Catedral + Museo de los Tapices: 4€
  • Menores de 18 e maiores de 65 anos): 3€.
  • Gratuita: menores de 10 anos.

Também oferece acesso gratuito nas seguintes datas:

  • 1, 6 e 29 de janeiro.
  • 5 de março.
  • Quinta e Sexta-feira Santa.
  • 23 de abril.
  • 18 de maio.
  • 14 de setembro.
  • 12 de outubro.
  • 25 de dezembro.
1 dia em zaragoza

A Ponte de Pedra e a Basílica do Pilar

Puente de Piedra

A ponte de Pedra de Zaragoza cruza o rio Ebro e teve suas obras iniciadas em 1401. Depois disso sofreu diversas reformas ao longo dos séculos, tornando-se um dos elementos urbanos mais destacados da cidade.

1 dia em zaragoza

A enorme Plaze del Pilar em Zaragoza

Plaza del Pilar

A maior e mais importante praça da cidade abriga monumentos importantes e acesso totalmente voltado aos pedestres.

Nela estão a Basílica do Pilar, a prefeitura de Zaragoza, a “Fuente de la Hispanidad”, La Seo, o Monumento a Goya e a Bola del Mundo, entre outros.

Ali também se encontra um dos escritórios de turismo da cidade, onde peguei um mapa e alguns folhetos, bem como dica do que visitar no pouco tempo que tínhamos.

1 dia em zaragoza

Juju em frente À Basílica Nuestra Señora del Pilar

Basílica de Nuestra Señora del Pilar

A história por trás do maior templo barroco da Espanha e considerado o primeiro templo mariano da Cristandade é, no mínimo, impressionante.

1 dia em zaragoza

O famoso Pilar que teria sido trazido pela Virgem Maria

Chama “Pilar” porque reza a tradição que a própria Virgem Maria teria levado um pilar de jade (que é adorado até os dias de hoje, no interior da Basílica) para reforçar a evangelização iniciada por São Tiago (o mesmo Santiago de Compostela).

1 dia em zaragoza

O Caminho de Santiago está marcado no chão da cidade

Como se não fosse o bastante, a basílica tem uma beleza impressionante, especialmente ao redor do altar principal, ainda repleta de pinturas e obras de arte (incluindo obras de Goya), 2 bombas oriundas da Guerra Civil espanhola estão em exposição na Basílica.

1 dia em zaragoza

As bombas e a fachada da Basílica

Segundo consta, elas foram jogadas sobre a Basílica e não explodiram, aumentando ainda mais a fé que gira em torno da mesma.

Infelizmente não conseguimos visitar as torres, que estavam fechadas pelo horário. Mas recomendo fortemente a quem visita a cidade.

    • A entrada na Basílica é gratuita.
      • A Visita a Torre (com elevador): 3 euros. Crianças de 0 a 9 anos não pagam.
    • Visita Museo Pilarista: 2 euros.
1 dia em zaragoza

Monumento à Goya de vários ângulos

Monumento à Goya

Nascido em Aragão, na cidadede Fuendetodos, o famoso pintor espanhol aparece como uma estátua, onde pode-se ler abaixo uma de suas famosas frases: “La fantasía abandonada de la razón produce monstruos, pero unida a ella es la madre de las artes”.

1 dia em zaragoza

A bola del Mundo e Juju

Bola del Mundo (Globo Terráqueo)

Escultura de Francisco Rallo Lahoz, inaugurada em 8 de maio de 1991, como parte da homenagem aos 500 anos do descobrimento da América, junto com a Fuente de la Hispanidad.

1 dia em zaragoza

Fuete de la Hispanidad

Fuente de la Hispanidad

Obra impressionante do arquiteto Ricardo Usón García, foi inaugurada em 1991 em homenagem aos 500 anos do descobrimento da América e representa um mapa da América Latina.

1 dia em zaragoza

As muralhas romanas de Zaragoza

Muralhas Romanas

O pouco que restou das enormes muralhas erguidas pelos romanos fica bem ao final da Plaza del Pilar e quem visita a oficina de Turismo dali pode caminhar sobre um chão transparente para ver que o que fica sob o prédio também está conservado. Vale um pit stop.

Do outro lado das muralhas há uma estátua de César Augusto, que deu nome à cidade.

1 dia em zaragoza

A estátua de César Augusto, o antigo mercado central e o mercado temporário

Mercado Central

Quando visitamos estava em obras, mas pudemos ver a estrutura em ferro característica dos prédios Art-Dèco. Enquanto a reforma não está concluída as bancas de alimentos foram transferidas para um galpão em frente.

1 dia em zaragoza

Visitando o Palácio da Aljafería

Palácio da Aljafería

Era um dos ítens principais na minha lista de desejos, que foi reforçada depois de passar no escritório de turismo da Plaza del Pilar. Seguimos nosso caminho até chegarmos ao antigo palácio mouro, uma versão menor mas ainda assim muito charmosa dos palácios Mudejares que visitamos em Sevilha (Real Alcazar) e Granada (La Alhambra).

Merece um post próprio, mas aqui fica um resumo.

Serviu de palácio ao Califado de Córdoba, residênia dos reis cristãos de Aragão, palácio dos reis católicos em 1492 e fortleza militar em 1593. Atualmente é onde funcionam as Cortes de Aragão.

1 dia em zaragoza

O centro histórico de Zaragoza

Casco Antiguo de Zaragoza

Saímos do Palácio de Aljafería e retornamos ao noso hotel, cruzando todo o Centro Histórico de Zaragoza, onde pudemos comprovar a arquitetura tipicamente espanhola e medieval, com ruelas estreitas e curvas, pedras amareladas e uma profusão de lojinhas, cafés e restaurantes.

Confesso que se não fosse o cansaço e a chuva eu adoraria ter flanado mais tempo por ali. Não é novidade o quanto eu amo esse tipo de passeio.

Mas o cansaço venceu! Voltamos ao hotel, descansamos, dormimos e no outro dia, depois de fazer o check out ainda psseamos de carro para ver duas última atrações em Zaragoza:

1 dia em zaragoza

A Alma do Ebro e a parte moderna de Zaragoza

A Alma do Ebro

Não é novidade que sou apaixonada por esculturas, portanto tinha que ver, nem que fosse por alguns minutos a obra do artista catalão Jaume Plensa. A peça de 11 metros de altura foi feita para a Expo 2008 que teve lugar na cidade com o tema “Água e desenvolvimento sustentável”.

Paramos para um rápido pit stop e seguimos nosso caminho, passando por alguns dos edifícios emblemáticos remanescentes da exposição.

Assim terminamos nossa curta visita à Zaragoza, cheios de vontade de regressar para curtir a cidade com mais tempo. Se eu fosse você ficaria ao menos 2 dias por lá.

Veja abaixo nosso roteiro completo durante as férias de Páscoa 2019 e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Se você tem dicas de passeios por Zaragoza, deixe seu comentário! Vamos adorar!

1 dia em zaragoza

____________________________________________

parceiros

Planeje sua viagem

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:

Booking.com 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

Aluguel de carro: Alugue um carro na RentCars, nosso parceiro. Compare os preços e tenha mais liberdade nos seus passeios

Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.

TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).

Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

Posts sobre a Bélgica

Um dia em Bruges

Roteiro 5 dias na Bélgica

Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica

Comics Art Museum

Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:

Roteiro de 2 dias em Salamanca

Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca

Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)

Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)

Roteiro de carro pela Andaluzia

Três dias em Sevilha

Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia

Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia

Setenil de las bodegas

Acinipo, a Ronda Romana

Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco

Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos

Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo

Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana

Veja aqui posts sobre a França

Alemanha

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Natura Glamping  – Acampamento de luxo em Portugal

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão

Clássicos de Portugal:

Óbidos em um dia

Mercado Medieval de Óbidos

Um dia em Cascais

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!