No último post nós falamos sobre o hotel que ficamos quando visitamos Santiago de Compostela, na Espanha. Foi uma visita rápida, já no finalzinho de nossa eurotrip de 35 dias.
No post de hoje eu conto o que visitar para quem tem pouco tempo, como nós, além de dar dicas e outras sugestões para quem fica na cidade mais tempo.
Santiago de Compostela um dia de passeio
A capital da Galiza, no noroeste da Espanha, é patrimônio da humanidade desde 1985. Famosa por ser o ponto culminante da peregrinação ancestral, o Caminho de Santiago, recebe milhares de peregrinos e turistas curiosos ao longo de todo o ano.
Porque visitar Santiago de Compostela
O Caminho de Santiago tem 7 rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português. Além destas, existem alguns desdobramentos do Caminho Português e ainda o Caminho de Finisterra, que faz a ligação entre a cidade de Santiago e Finisterra, na Espanha.
Santiago (ou São Tiago) foi um dos discípulos mais próximos de Jesus Cristo, tendo sido o primeiro apóstolo mártir. Foi decapitado enquanto pregava o evangelho na palestina.
Reza a lenda que, logo após a morte de Jesus, Santiago, Sta. Maria e Sta. Maria Madalena vieram evangelizar a Espanha, tendo percorrido grande parte do território Espanhol.
Quando visitamos Saragoza, vimos em sua belíssima catedral uma peça de jade atribuída à Nossa Senhora, pela ocasião de sua visita.
Foi o grande início do cristianismo na Península Hibérica e em algum momento Santiago retornou à Palestina, sendo então decapitado por lá.
Ainda segundo a lenda, depois do seu martírio, 2 discípulos de Santiago resgataram seu corpo e o levaram até a Galizia, onde o enterraram.
Séculos depois, durante o reinado de Alonso II (759-842) seu túmulo é descoberto, em meio a circunstâncias extraordinárias (comum na época).
A lenda conta que um ermitão do bosque de Libredón, viu durante algumas noites seguidas uma “chuva de estrelas” que iluminava um monte do bosque. Avisado das luzes, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, ordenou escavações e encontrou uma arca de mármore com os ossos do santo e dos seus discípulos. Informado, o Rei das Astúrias mandou construir 3 Igrejas no lugar indicado, dando-se início às primeiras peregrinações.
Hoje em dia Santiago de Compostela é o 3.º lugar Santo do cristianismo, após Jerusalém e Roma.
Mesmo que você não seja cristão ou mesmo religioso, há qualquer coisa de extraordinário na cidade de Santiago de Compostela.
A energia que circula por lá é ímpar, intensa e em grande parte explicada pela imensa fé dos peregrinos e simpatizantes, mas não é só isso. É uma cidade universitária, jovem, caliente, com gente festiva andando pelas ruas, música e bares sempre cheios, fervilhantes com manifestantes apaixonados.
Sim, o movimento separatista simpatizante à independência da Galiza faz bastante barulho por lá.
O Galego
Outra super curiosidade é a língua local da Galiza, o galego. Estranhamente semelhante ao Português, quase nos sentimos em casa. Há placas, indicativos, descrições em galego por todos os lugares e é muito divertido ver.
O que visitar
De longe, o centro histórico é o seu destino primário. Vá preparado para caminhar por ruelas estreitas e sinuosas, bem no estilo medieval característico das cidades antigas na Europa.
Aqui também abunda a cor amarelo ocre das fachadas espanholas, cor esta que dá ainda mais mistério e beleza à antiga Catedral de Santiago, belíssima em toda sua magnitude.
Se você não tiver tempo para mais nada, visite a catedral e seu entorno ao menos. Reza a lenda que os restos mortais de Santiago encontram-se no interior da mesma e você pode visitá-lo, sem esquecer de abraçar o túmulo para ter sorte.:-) Resta só ter paciência para ficar na fila…
Também pode subir até a cobertura da Catedral para apreciar o centro histórico visto de cima.
Em frente à Catedral fica a Praça de Praterías, com a Fonte dos Cabalos e um Pórtico do séc. XII. Saindo de lá paramos na Praça do Obradoiro, onde podemos apreciar a fachada do Hospital Real ( atual Hostal dos Reis Católicos) e visitar o Paço de Raxoi, onde fica a Câmara Municipal de Santiago e também a sede do Governo Regional da Galiza, o Paço de San Xerome, com pórtico do séc. XV e sede da reitoria da Universidade.
Saindo da praça seguimos pelas ruas de Fonseca e Rodrigo de Padrón até a Alameda, para a melhor vista da Catedral e da zona velha a partir do Passeio dos Leóns, e também do campus universitário a partir do Passeio da Ferradura.
Para terminar o passeio, visite o Mercado de Abastos e a charmosa rua onde se encontra.
Percorrer o entorno da Catedral é a melhor maneira de ter uma amostra do quão vibrante é a cidade de Santiago e se você tiver a sorte de ficar mais tempo, eis aqui algumas outras sugestões:
- – Passear no Parque Alameda
- – Visitar a Cidade da Cultura, um centro cultural no Monte Gaiás, com várias atrações e transfer gratuito desde o centro histórico de Santiago
- – Como qualquer cidade espanhola, comer tapas, muitas tapas!
- – Comer as comidas típicas da Galícia:
- Caldo Galego
- Pulpo a la Gallega
- Empanadas Galegas
- Tarta de Santiago
- Filloa
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Prefere aluguel de temporada? O Booking permite aluguel de apartamentos ou casas por até 30 dias. Mas se você precisa por mais tempo, veja aqui nossas dicas para alugar apartamento no Airbnb.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Posts sobre a Espanha
Onde se hospedar em Santiago de Compostela
Roteiro de 2 dias em Salamanca
Aparthotel Zenit Hall 88 Salamanca
Roadtrip abril 2019 – Parte 1 (Espanha)
Roadtrip abril 2019 – Parte 2 (França)
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Posts sobre Portugal
Natura Glamping – Acampamento de luxo em Portugal
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal
0 Comentário