Girona fica a cerca de 100 km de Barcelona, justo no caminho que percorremos para chegar à França, na cidade de Aix-en-Provence, mais especificamente.
Fazia todo sentido parar para uma visita, ainda que rápida, ao Gran Septo de Baelor, err, quer dizer, à antiga Catedral de Santa María de Girona. Também era irrsistível percorrer as ruas de Braavos, por onde Arya Stark mendigou e fugiu de sua algoz durante seu treinamento para ser “no one”.
Antes de continuar, aviso que este post contém alguns spoilers. Tentei manter o máximo de discrição, falando somente o necessário, mas sempre bom avisar!
Leia aqui sobre nosso roteiro da Roadtrip de Páscoa 2019 – Parte 1
E aqui a parte 2 do roteiro, na França
Girona tem atrações de sobra, muito antes de Game of Thrones acontecer, mas se você quer uma razão bem objetiva, seu aeroporto recebe voos lowcost da Ryanair (e você estará pertinho de Barcelona ou Carcassone…). Bom, né?
A cidade milenar passou pelas mãos dos povos pré-românicos, dos visigodos, dos mouros, dos católicos, voltou às mãos dos mouros até que, em 758 d.C foi conquistada pelos Francos, sob as ordens de Carlos Magno.
Essa mistura histórica resultou em prédios de vários estilos, mas a pegada medieval predomina na cidade antiga, incluindo as muralhas que a circundam.
As muralhas foram construídas no Séc. XIV pelos romanos, foram modificadas e restauradas, em parte para permitir o crescimento da cidade e em parte para manter um pedaço importante da história e. é claro, virar atração turística.
No post de hoje eu conto como foi nosso pit-stop em Girona de Game of Thrones e de tantas outras atrações.
Girona de Game of Thrones e otras cositas más…
Girona fica localizada justamente na confluência de 4 rios: Ter, Onyar, Galligants, and Güell. A água é um elemento visivelmente importante na cidade.
Logo que chegamos avistamos um parque muito verde e bem grande que, contornado, nos levou diretamente a um parque de estacionamento público enorme e convenientemente gratuito, bem na entrada da cidade.
Bastou uma pequena caminhada e já avistamos o rio Onyar e uma de suas pontes, que cruzamos em direção à cidade antiga.
Falando em pontes, uma das pontes que cruza a cidade é chamada de Ponte Eiffel por ter sido feita pela empresa do arquiteto famoso. Nós não fomos lá por que não deu tempo…
El Call
Caminhar pelo antigo bairro judeu é como voltar ao passado. Super bem conservado e cheio de becos, escadarias e ruelas medievais, perfeito para um filme como Game of Thrones, não é?
Para quem não sabe (eu não sabia…), Girona foi uma comunidade judaica das mais importantes no séc. XII e casa de uma das mais importantes escolas cabalísticas na Europa. É sabido, no entanto, que com os Reis Católicos, os judeus que não se converteram foram expulsos (ou pior, mortos) da Espanha consolidada.
A Catedral de Santa María de Girona
A cena da expiação de Cersei e Margaery foi parcialmente filmada na escadaria de 90 degraus da Catedral de Girona, localizada no ponto mais alto da cidade e que levou 6 séculos para ser construída.
Claro que era nosso primeiro lugar de visitação. Aproveitamos para relaxar um pouco na praceta logo abaixo, onde fica um café simpático com mesas na esplanada.
A visita à Catedral é paga e como tínhamos pouco tempo, não entramos. Ela tem, a título de curiosidade, a maior nave gótica do mundo.
Outra curiosidade é que as escadarias da Catedral também serviram de cenário para o filme O Perfume, assim como as ruas do bairro judeu El Call.
Finalmente, a lenda mais divertida (para as meninas, ao menos) é a lenda da Bruxa. Do lado de fora da Catedral há uma gárgula em forma de bruxa. Dizem que a tal bruxa implicava com os monjes, toda vez que passava por eles. Xingava e jogava pedras, até que um dia passou uma procissão e a bruxa começou com os xingamentos quando o céu escureceu e ouviu-se uma voz que dizia “el cielo quedó negro y se oyó: Piedras que tiras, piedras que tirarás, en piedra te convertirás.” A bruxa, como castigo, foi trasformada em gárgula, sendo que a água da chuva que passa por sua boca serve para limpá-la das palavras feias que proferia. 🙂
Monestir de Sant Pere de Galligants
O Monastério antigo também teve participação na série, quando Sam chega à Cidadela para começar seu treinamento como Meister.
Atualmente o Monastério abriga o Museu Arqueológico da Catalunha.
Ponte sobre o Rio Galligants
Lembra da cena em que Arya é esfaqueada e cai no rio? É aqui mesmo, com alguma ajuda da tecnologia o rio está cheio e caudaloso, o que não acontece na realidade.
Pujada de Sant Domènec e Banys Àrabs
No 8º capítulo da 6ª temporada, você deve lembrar que Arya corre de sua algoz em Braavos, que tenta matá-la depois que Arya não cumpre uma tarefa. As ruas e escadarias por onde passa ficam aqui, mais especificamente na escadaria que leva a igreja de Sant Martì Sacosta.
Aqui um parêntese para contar que o Café Le Bistrot, considerado super romântico, fica nesta mesma escadaria.
Na continuação da cena, Arya entra nos banhos árabes e sai pelo outro lado. Mas só para saber, os Banhos Árabes não ficam aqui e sim, mais adiante na cidade. Não chegamos a ir lá.
Carrer de Bisbe Josep Cartañà
Aqui você vai lembrar quando Arya é punida com a cegueira e fica mendigando em uma escadaria, quando sua algoz a procura para surras com bastão. Não tenho fotos, somente uma do seriado mesmo, que está com péssima resolução (sorry):
Onde comer em Girona
L’Exquisit Bakery & Coffee
Chegamos à cidade bem no horário do almoço e sem nenhuma pesquisa prévia acabamos dando a maior sorte! Mérito do marido, que saiu procurando um restaurante que oferecesse o famoso Menu (Prato + bebida + café ou sobremesa) e encontrou essa gracinha de lugar, por um preço fantástico de 12€ cada.
Endereço: Carrer de les Ballesteries, 3
Martina Sweet Cakes
Depois dos passeios, paramos para um cafezinho nessa gracinha de lugar, de onde foi difícil sair, por conta da paixonite das meninas pelos docinhos enfeitados para a páscoa.
Endereço: Carrer de la Força, 1
Onde dormir em Girona
Se você tiver mais tempo que nós, o que certamente vale a pena, aproveite tudo o que a cidade tem a oferecer. Sugiro no mínimo 2 dias para poder fazer uma escapadinha a Figueres para conhecer o Museu Dalí (veja abaixo).
Clique aqui para ver as ofertas de hotéis em Girona.
Outras coisas para ver em Girona
Passeio pelas muralhas
É grátis e dizem que é lindo. Não visitamos as muralhas, mas fiquei morrendo de vontade. Quem sabe a gente volta lá?
Las Casas de Girona
Cartão postal da cidade, as casinhas coloridas ao longo do Rio Onyar. Tem que ir, nem que seja para aquela foto para o porta-retrato!
La Leona
Virou lenda a estátua do séc. XII que representa uma leoa. Dizem que quem beija a bunda da Leona volta à Girona. E aí, vai encarar?
Museu Dalí – Bônus I
Na cidade de Figueres, pertinho de Girona, fica o Museu Dalí. Por si só uma atração imperdível na região que foi berço do artista catalão.
Temps de Flors – Bônus II
Se você visitar Girona em maio, saiba que durante 10 dias acontece o festival Girona Temps de Flors. A cidade toda se enfeita e fica repleta de shows, feiras e muita agitação. Deve ser fantástico de ver! Este ano de 2019 o festival aconteceu de 11 a 19 de Maio.
Gostou do post? Compartilhe! Deixe seu comentário contando pra nós o que achou, se já conhece, se tem dicas ou perguntas, a gente adora!
Siga nossas redes sociais e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.
No Instagram @as_passeadeiras nós contamos sobre a vida em Portugal, diariamente nos Stories. Siga lá para acompanhar!
Leia aqui todos nossos posts sobre a Espanha
____________________________________________
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade aqui:
Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
Ingressos: Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para Portugal ou qualquer outro país e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil.
O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço).
Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.
Posts sobre a Bélgica
Atomium – O prédio/escultura mais famoso da Bélgica
Leia aqui nossos posts sobre a Espanha:
Roteiro de carro pela Andaluzia
Roteiro para visitar Ronda, o Pueblo Blanco imperdível da Andaluzia
Zahara de la Sierra – um dos pueblos blancos de Andaluzia
Grazalema, uma graça de Pueblo Blanco
Arriate, o menor Pueblo Blanco que visitamos
Roteiro de carro visitando Cáceres, Madrid, Segóvia, Ávila e Toledo
Hotel em Sevilha – Petit Palace Marques Santa Ana
Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:
Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro
Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima
Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra
Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo
Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar
Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja
Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos
Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa
Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa
Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal
Portugal por estação:
Lugares para visitar no outono
Lugares para visitar na primavera
Clássicos de Portugal:
Vinícolas e Lagares para visitar em Portugal
José Maria da Fonseca – do vinho Periquita
Oliveira da Serra – O maior olival de Portugal
Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites
Passeios em Lisboa
10 passeios com crianças em Lisboa
Roteiro por Saldanha e S. Sebastião
Restaurantes em Portugal
Clique aqui para ver nossas sugestões de Cafés e Restaurantes em Portugal
Hotéis em Portugal
Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal
0 Comentário