Roteiro Roadtrip na Itália 2023

Roadtrip na Italia

Junho de 2023, foi o mês que escolhemos para realizar o nosso sonho de passar 3 semanas na Itália, depois de um período de “seca” de viagens por conta da pandemia. Neste post você vai ver um resumo do nosso Roteiro Roadtrip na Itália 2023, com as informações de locais visitados em Roma, quantos dias em cada cidade, hotéis, percurso e, é claro, orçamento.

Se você nos acompanha por aqui já sabe que sempre sou bastante aberta no quesito orçamento, e faço questão de compartilhar aqui como faço o planejamento e também o acompanhamento dos gastos durante a viagem. Essa organização garante que  nós possamos continuar a viajar sem “quebrar o cofrinho” e, pouco a pouco, aprendemos o que funciona bem para nossa família.

Nosso Roteiro Roadtrip na Itália 2023 começou há 3 anos atrás… sim, era pra ter acontecido em 2020, no ano do primeiro lockdown da pandemia. Mas devido as circunstâncias ele foi adiado. Mas o sonho permaneceu e durante este tempo todo eu fiz o que sempre faço quando meto uma ideia na cabeça: guardo as informações que encontro, para usar depois.

Eu uso o Instagram e o Pinterest como ferramentas de pesquisa, primariamente. Crio uma pastinha e guardo os posts sobre o destino em questão. Isso serve, depois, como base para eu elaborar nosso roteiro.

Uma vez definido o rascunho do Roteiro, eu parto para pesquisas mais aprofundadas, em blogs e sites de viagem. Depois disso, monto uma planinha no Google Sheets onde coloco dia a dia todas as previsões de gasto. Ao longo da viagem eu atualizo a coluna de “Realizado” na mesma planilha e, no final, comparo o Planejado x Executado. Vocês também fazem isso?

Bom, mas vamos então ao que interessa e, se você quiser uma cópia da Planilha peça nos comentários que eu envio pra você.

Lugares diferentes em Roma – Chiostro del Bramante

Roteiro Roadtrip na Itália 2023

A ideia da nossa Roadtrip na Itália era privilegiar arte, cultura e gastronomia, no estilo Slow Travel que tanto amamos. Ou seja, nada de correria (quando possível) e com períodos de descanso suficientes para que a viagem fosse confortável para todos nós. Como eu já conhecia muitos dos lugares, também adicionei algumas atrações “novas”, ao menos para mim.

Outra questão interessante de comentar é o fato de que esta viagem foi a primeira que fizemos com as duas filhas já adolescentes. Juliana com 12 anos e Manoela com 16 anos. E por que motivo isso é interessante? Por que, pela primeira vez, ambas tiveram “voz”, ou seja, opinaram nas atividades e lugares que fomos. Isso foi muito bacana, mas também desafiador. Afinal de contas, são 4 pessoas diferentes e o desafio foi justamente acomodar interesses por vezes distintos.

Não vou pintar aqui um quadro paradisíaco e dizer que tudo foi flores, por que não foi. Houve momentos de tensão, discussão até. Mas em todos os momentos eu e Alex trouxemos nossa maturidade à mesa e conduzimos a situação de forma a mostrar às meninas que as opiniões delas são importantes e válidas, mas que às vezes as decisões são nossas por diversos motivos diferentes: logística, orçamento, tempo…

Enfim, resumidamente nosso Roteiro Roadtrip na Itália 2023 foi o seguinte:

04 a 05
San Marino/Rimini
05 a 06 Roma

Fora de Roma, todas as outras cidades serviram de base para visitarmos outras cidades ao redor:

Roma – Montepulciano: Paramos em Civitavecchia, Saturnia e Pitigliano

Florença: Passeio em Florença

Florença: Visitamos Pistoia, Pisa e passeamos em Florença

Florença – La Spezia: Passeio em La Spezia

La Spezia: Cinque Terre (Riomaggiore, Manarola, Corneglia, Verazza e Monterrosso al Mare), Porto Venere

La Spezia – Milão: Passeio em Milão

Milão o dia todo

Milão – Rimini – San Marino

Rimini – Roma

Voo TAP Lisboa – RomaFiumicino

Voo Lisboa – Roma

Voamos TAP de Lisboa a Roma (Fiumicino), no dia 17 de junho. O voo dura 3 horas mas a Itália tem uma hora a mais que Portugal, devido ao Fuso Horário. Saímos às 15:30 de Lisboa e chegamos às 19:25 em Roma (hora local).

Nossa passagem incluía uma malinha de mão para cada um de nós, além de uma bolsa pequena pessoal. Como eu levei chapéus (grandes), acabei comprando no aeroporto mesmo uma sacola de papel da Ale-Hop e meti os chapéus dentro. Pequeno Hack conhecido dos viajantes frequentes que não querem pagar excesso de bagagem: as sacolas do free shop não são contabilizadas como bagagem. Sabia disso?

Pegamos um Uber de casa até o aeroporto (20,50€) e já deixamos combinado com o motorista do Uber que nos buscasse no aeroporto na nossa volta (foi ótimo fazer isso, deu super certo!)

No voo, que foi muito tranquilo, só deram água. Os outros lanches, café, chá eram pagos a parte (somente com cartão de crédito). Fiz o check-in antecipado através da app da TAP mesmo e não comprei os assentos. Ainda Assim eles atribuiram 4 assentos juntos, ainda na janela! Foi muita sorte!

A única chatice foi o ônibus até o avião. Na volta também teve e eu acho isso muito chato. Mas, enfim… é o que temos!

Taxi em Roma – na saída do aeroporto

Chegando em Roma

Segundo pesquisei, há 3 formas clássicas de chegar no aeroporto de Roma e ir até o hotel: Táxi, Trem (Comboio) ou Ônibus (Autocarro). Tanto o trem rápido quanto o ônibus vão até a estação Termini, em Roma. Quem opta por estas 2 formas precisa, depois, ir até o hotel a pé, de metrô ou de taxi. Nós optamos por pegar um táxi na saída do aeroporto.

Aqui é importante frisar que a corrida de Taxi de/para o aeroporto é tabelada. Um valor único de 50€ para a região central de Roma, que era o nosso caso. Todos os táxis oficiais são brancos e tem na porta a tabela de preços e o símbolo da cidade. Ao sair do Terminal 3 ou do Terminal 1 você já vê a fila de taxis e de pessoas, tudo muito organizado. Há carros de todos os tamanhos e o nosso calhou de ser uma carrinha grande com bastante espaço para nós e nossas 4 malas de cabine.

A viagem foi relativamente rápida por que era sábado a noite, levamos cerca de 35 minutos. O motorista foi super simpático e nós nos divertimos com o jeitão italiano dele conduzir, reclamando bastante dos outros condutores e dirigindo a alta velocidade (parece bastante comum por lá, vimos depois). Aliás, o capítulo Trânsito em Roma merece um post exclusivo…mas já adianto que não recomendo alugar carro enquanto estiver em Roma. Nós alugamos no dia em que saímos de Roma para iniciar a Roadtrip.

A título de informação, quem opta pelas outras formas:

Trem/Comboio:

Leonardo Express:  Conecta diretamento o aeroporto Fiumicino Terminal 2 (saindo do desembarque, suba 1 piso e siga as placas) com a estação central Roma Termini, sem paradas. O preço do bilhete individual é de 17,90€ e o horário de funcionamento é das 6h às 23h.  Só fazer as contas para ver que esta opção não valia a pena para quem, como nós, tem 4 pessoas na família (17,90 x 4=71,60€) se comparado com o preço do Taxi que vai te deixar na porta do hotel.

Existe a possibilidade de pegar o trem regional FL1, que é mais barato (8€), mas não acho que valha a pena. Ele nãotem conexão direta ao centro de Roma, é preciso conectar ao Metro/Tram e é muita mão de obra considerando as bagagens.

Ônibus/Autocarro:

Preços a partir de 6€ por pessoa e existem algumas companhias que oferecem o serviço. Saídas a partir do Terminal 3 com duração estimada de 1 hora de viagem.

A seguir um resumo do nosso Roteiro de passeios em Roma, sendo que nos próximos posts eu darei todos os detalhes de Roma e de cada uma das cidades que visitamos depois.

Roteiro roadtrip na italia 2023

Alguns dos lugares que visitamos em Roma

Roma

Ficamos 4 noites em Roma e, eu aposto, nem em 4 anos veríamos tudo o que essa cidade espetacular tem para oferecer. Mas optamos pelo clássico e, resumidamente, nosso roteiro foi:

Dia 17: Jantamos em uma trattoria perto do hotel (pizza excelente): L’Antica Fraschetta.

Dia 18: Roma antiga: Monumento Nacional a Vittorio Emanuele, Arco de Constantino, Teatro de Marcello, Templo de Portunus, Boca da Verdade, Circo Massimo, Trastevere (onde almoçamos muito bem no Carlo Menta, onde comemos Cacio & Pepe, Carbonara e Penne à Carlo Menta), Forum Romano e Coliseu (comprei os tiquets antecipadamente pelo site da Tiqets). Jantamos Panino no Fuorinorma (perto do Coliseu) e depois, Gelatto no Don Nino (maravilhoso: Pistachio, Alecrim com limão, framboesa).

Dia 19:  Basílica de S. Pedro (pegamos um Taxi até lá, 12€. São 4,2 km de distância), a entrada é gratuita mas é preciso cobrir os ombros e não usar shorts ou saias mais curtas. cruzamos a ponte, tomamos café no Écru, passeamos pelas ruas até chegar ao Chiostro del Bramante, onde almoçamos com muita calma e tranquilidade, curtindo o local. De lá voltamos em direção ao Castel d’Angelo, parando para um gelatto na Gelateria del Teatro (maravilhosa. Sabor de Rosas com frutos do Bosque, Chocolate e Stracciatella). Seguimos em direção ao Museu do Vaticano (comprei os tiquets antecipadamente, graças a Deus!). Ainda assim foi um horror a quantidade de gente dentro do museu. Vou contar mais detalhes no post deste dia… Na saída do museu pegamos um taxi para voltar (exaustos) ao hotel (13,20€). Compramos um lanche perto do hotel e comemos no quarto mesmo.

Dia 20: Do nosso hotel fomos caminhando até a Fontana di Trevi, Igreja de Sto Ignácio de Loyola, Panteão, Templo de Adriano, Largo Argentina (onde Brutus assassinou Julio César), Piazza Navona, Piazza di Spagna, almoçamos no Brillo (maravilhoso) perto da Piazza del Popolo, subimos até a Terrazza del Pincio para visitar os Jardins da Villa Borguese. Não consegui comprar os ingressos para visitar a Villa antecipadamente. Passeamos um pouco pelos jardins, tomamos café, descansamos bastante e retornamos descendo a famosa Via Veneto, passando pela Porta Pinciana. Tomamos um café maravilhoso no Pan Bernardo, onde descansamos mais um pouco enquanto aguardamos abrir a Chiesa di Santa Maria della Vittoria (para ver a obra maravilhosa de Bellini: O êxtase de Santa Teresa). De lá, voltamos ao hotel parando para mais um Gelatto no The Gelatist e passamos em frente ao Teatro da Ópera.

Dia 21: pegamos um taxi até o aeroporto, para então pegar a carrinha da Centauro, empresa de aluguel de carros. De lá demos início ao nosso Roteiro Roadtrip na Itália 2023 propriamente dito. Os detalhamentos das cidades que visitamos durante a Roadtrip virá nos próximos posts.

Shuttle da Centauro

Aluguel de carro para a Roadtrip:

Alugamos o carro na Centauro, que é uma empresa que atua no sul da Europa e tem bom custoxbenefício. Nós gostamos por que o processo é bastante transparente e simplificado. Sempre optamos por seguro total e como tem cancelamento grátis sempre acabamos nos beneficiando de ofertas que surgem depois, da própria empresa, que envia emails com as promoções. O local de retirada do veículo fica a 10 minutos do aeroporto de Fiumicino e para ir até lá pegamos a carrinha amarela em frente ao Terminal 3 no aeroporto. Basta mostrar o email confirmando a reserva do veículo ao motorista da carrinha.

O processo é rápido, basta mostrar os documentos (passaporte ou BI) e carteira de motorista (a nossa é de Portugal).  Para brasileiros, li que é preciso mostrar a carteira internacional, mas não sei com certeza.

Nosso carro foi um Hyundai i20, pequeno mas confortável. Minha preocupação eram as malas, mas deu tudo certo (ali, apertadinho, mas deu). O carro tinha câmera de ré e sensor de estacionamento, além de ser super econômico. Foi uma ótima experiência.

Total: 17 diárias por 664€

Incluindo seguro total e tanque cheio/cheio (na verdade 80%).

Para os 2777 km que rodamos, nosso gasto com gasolina, portagens e estacionamentos foi de: 651€.

O processo de reembolso do tanque de gasolina (80% cheio) foi tranquilo. No retorno, o rapaz da Centauro foi até o carro, conferiu e, na mesma hora, fez o reembolso no cartão de crédito.

As questões de estrada, pedágio, estacionamento e direção na Itália vão ter um post exclusivo.

Roteiro Roadtrip Italia 2023

Agriturismo em Siena, maravilhoso!

Hospedagem Roteiro Roadtrip na Itália 2023

Nós mesclamos vários tipos diferentes de hospedagem, sempre levando em consideração conforto, custo x benefício, localização e facilidades. Algumas coisas eram muito importantes:

• Ar condicionado
  • Localização
  • Camas separadas para as meninas (elas estão grandes enão gostam mais de dividir a cama)
  • Café da manhã
  • Estacionamento

Pesquisei bastante, não foi nada fácil encontrar bom custo x benefício então, como alternativa, ficamos em apartamento, Agriturismo, hoteis e pousadas ao longo da viagem. Em relação a nossa satisfação, foram todos excelentes dentro do contexto de cada um, com exceção do Agriturismo em Florença. Mas só por conta da localização, a casinha em si era excelente, super confortável. Mas os 40km de distância de Florença acabaram por se traduzir em mais de 1 hora de viagem, morro acima nos últimos km. Some a isso um final de dia de passeios e muitas caminhadas, não foi legal. Se fosse a mesma propriedade a 15 km de distância de Florença, seria ótimo.

Algo que preciso falar é que a Itália cobra uma taxa de turismo, um valor que, em média é de 1€ por pessoa por noite. Esse valor está descrito nos detalhes do Preço no Booking e precisamos pagar em $$ na hora do check out. Os valores abaixo já contabilizam essa taxa, inclusive.

Abaixo vocês podem ver nossas hospedagens ao longo de toda a viagem, com minha avaliação:

Bom custo x benefício, excelente localização. Muito simples mas cumpriu a função. 718€ Hotel em Roma
Excelente apartamento ao pé de Montepulciano. 336€ Apartamento em Montepulciano
Maravilhoso agriturismo perto de Siena! 425€ Agriturismo perto de Siena
Não gostei, 1 hora de Florença no topo de um morro. 327€ Agriturismo perto de Florença
Excelente custo x benefício ao lado da estação. 308€ Pousada em La Spezia
Excelente custo x beneficio 222€ ApartHotel em Milão
Adorei, muito boa localização e custo x beneficio 140,6€ Hotel em Rimini
30 mins do aeroporto. Podia ter escolhido um ainda mais perto. 140€ Hotel perto do Aeroporto Fiumicino

Pasta sim! Mas não só…

Alimentação

Nosso estilo de viagem não é exatamente o estilo gourmet. Não frequentamos restaurantes estrelados nem “fancy” ou moderninhos em geral, mas fazemos questão de experimentar a culinária local e os pratos típicos de cada lugar. Fizemos uma listinha dos pratos a conhecer, que deixo aqui a título de curiosidade. Além disso, decidimos experimentar gelattos todos os dias, cada dia em um lugar diferente!

Nossa lista de experiências:

Vinhos de Chianti, Montalcino e Montepulciano
Aperol Spritz
Lemon Spritz

Completamos nossa listinha com sucesso! Nem todos foram aprovados kkk (eu, por exemplo, achei o Cacio & Pepe bem sem graça), mas foi excelente ter tido a oportunidade de provar tudo. É claro que existem muitos outros pratos que não provamos, mas valeu como início.

Em relação ao orçamento com alimentação, gastamos um total de 2050€ para nós 4 nos 20 dias de viagem.

Roteiro Roadtrip Italia 2023

Ótimas carnes na Itália, para minha surpresa!

Sobre alimentação na Itália

Algo que considero útil comentar é que na Itália os cardápios vem sempre divididos em Entradas, Primeiro Prato (normalmente as massas), Segundo Prato (normalmente as carnes), Contorni (acompanhamentos), Saladas e Sobremesas.

É hábito pedir na ordem acima mas, vejam bem, para quem costuma comer pouco, como nós, é impossível! No entanto, não tivemos qualquer problema em nenhum dos restaurantes que fomos, em pedir somente 1 prato (primeiro ou segundo) mais uma salada ou Contorni (acompanhamento).

A contrário do que nos falaram, nenhum garçom ou atendente reclamou ou fez cara feia.

É bom saber (para carnívoros como eu) pedir as carnes:

• Al Punto (ao ponto)
  • Al Sangue (mal passada)
  • Ben Cotta (bem passada)

Mas saiba que a Bisteca Fiorentina é ao ponto, sem possibilidade de mudar.

Água com gás é água frizzante (por sinal, excelente qualidade. Encontramos muitas (a maioria) com gás natural e é comum encontrar garrafas grandes nos restaurantes.

Gelo é Ghiaccio e eu pedia sempre acqua com ghiaccio.

Outra coisa que achei diferente, ao menos nos restaurantes que fomos, não havia o “vinho da casa” como é super comum aqui em Portugal. Alguns (nem todos) os restaurantes servem vinho no copo, mas quase todos tem garrafas pequenas. Talvez tenha sido a nossa experiência só, mas tá aí algo que eu gostaria de saber de vocês que já foram lá.

Finalmente, o café! Ahhhh, o café italiano… gente, que espetáculo! Eu que amo um café bem forte, morri com o café italiano, o famoso ristretto, o espresso, o macchiato, cappuccino…

Se você prefere café menos forte, peça o americano (mais aguado, em xícara maior). Mesmo o café Lungo (longo) é forte. Já o Doppio, é 2 doses do espresso (uma paulada, mas eu adoro).

Roteiro roadtrip italia 2023

Água potável e geladinha espalhada por toda a cidade (não só em Roma!)

Dicas finais:

• Planeje antecipadamente as visitas aos museus e atrações pagos, comprar os ingressos com antecedência é fundamental para quem viaja em alta temporada, mas atente-se por que várias pessoas contaram que mesmo na baixa temporada Roma anda lotada de gente. O primeiro hoário da manhã e o último da tarde são os mais tranquilos.
  • Eu achei que valeu a pena investir um pouco mais em um hotel mais central, ainda que muito simples. Nós fizemos praticamente tudo a pé, com exceção de 1 dia (Vaticano).
  • Viajar com crianças e/ou adolescentes exige flexibilidade e tolerância. No nosso caso, cada vez que eu via que as meninas estavam cansadas demais ou perdendo o brilho, era a deixa para a parada estratégica do Gelatto. As vezes elas só queriam um suco, um café gelado… e nós um café. Enfim, uma desculpa para sentar e descansar um pouco e recuperar as energias! Aqui funcionou muito :-).
  • Nossos passeios terminavam cedo e começavam um pouco mais tarde. Descansar é fundamental… ainda mais no verão, com o calor que faz, ninguém quer ficar exausto e mal humorado. Não dá pra ver tudo, aceitei e relaxei.
  • Não compre água! Leve garrafas e abasteça em algumas das mais de 1000 fontes de água potável (e geladinha) existentes na cidade. Algumas tem até água com gás natural, imagine!
  • Sapatos muito confortáveis e pomada Deep Blue doTerra para massagens nos pés e nos ombros, depois do banho. Isso faz uma diferença brutal! Era garantia de pés e costas novinhos em folha no dia seguinte!

Nos próximos posts darei mais detalhes de cada um dos locais que visitamos, a começar por Roma. Deixe sua pergunta nos comentários e siga @as_passeadeiras para mais dicas de viagem.

Viagens pela Itália

As Passeadeiras em San Marino

Rimini, a praia na costa adriática

Milão

Cinque Terre

Pisa e Pistoia

3 dias em Florença

Farmácia Santa Maria Novella

Um dia na região de Chianti

Volterra

Nosso hotel em Roma

Roteiro 4 dias em Roma

Roteiro de Roma à Toscana

Clique aqui para ler outros posts sobre viagens na Itália

Viagens na Europa

Clique aqui para ver outros posts sobre viagens na Europa

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão