As Passeadeiras em Milão

Dando continuidade à nossa Roadtrip de Verão 2023, depois de sairmos de Cinque Terre, seguimos direto para Milão, a capital da Lombardia, na Itália. Foi a primeira vez das Passeadeiras em Milão e, confesso, eu estava com muita expectativa. Milão não decepcionou, mesmo tendo passado pouco tempo por lá (foram somente 2 noites), deixou um imenso gostinho de quero mais ,e é um lugar que voltaremos com certeza.

Milão tem uma população de aproximadamente 1,5 milhões de pessoas e é a maior cidade industrial da Itália, com diversos setores industriais. É famosa e muito procurada por designers, artistas, fotógrafos e modelos. Acidade contrasta e abraça com maestria a antiguidade e a modernidade, oferecendo o melhor dos dois mundos sem ter aquela magnitude de Roma.

Nosso Apart Hotel em Milão

As Passeadeiras em Milão – Onde dormir

No post de hoje vou contar do nosso roteiro e das visitas que fizemos em Milão, onde nos hospedamos em um simples porém muito confortável ApartHotel, bem localizado e muito bem atendido, no bairro Bicocca, o Apart Hotel Bicocca. Chegamos mesmo na hora do almoço e foi excelente pois conseguimos fazer o check in antes da hora e logo saímos caminhando em busca de um lugar para almoçar.

Almoço em Milão

Antica Osteria del Progresso

1º almoço

Calhou de encontrarmos um restaurante bem tradicional, que serviam pratos típicos da região como a Costeleta à la Milanesa, Arancini e Mondeghili. Claro que provamos (e aprovamos) todos (mas o Arancini estava divino!).  A Osteria fica no térreo de um edifício cuja entrada estava em reforma, mas foi tranquilo de encontrar.

Via del Progresso, 22

Eataly Milão

Passeios do 1º dia

Após o almoço, descansamos um pouco no hotel e no final da tarde pegamos o carro rumo ao bairro moderno de Milão, O Distrito de Porta Nuova. Estacionamos na rua mesmo, com parquímetro,bem ao lado do Eataly.

O bairro moderno de Porta Nuova em Milão representa uma síntese fascinante entre arquitetura contemporânea e inovação urbana. Uma das atrações mais notáveis deste distrito é o Bosco Verticale (Bosque Vertical), um conjunto de torres residenciais conhecidas por sua arquitetura arrojada e conceito ecológico. Nossa ideia era passear pelo bairro mas, antes, um pit stop estratégico no Eataly, o famoso mercado gourmet, que fica mesmo ao lado da Puorta Nuova.

Dentro do Eataly

1. Eataly Milão Smeraldo

História: A história do Eataly começou em 2004, quando Oscar Farinetti, um empreendedor italiano, teve a visão de criar um espaço que celebrasse a excelência da comida italiana e oferecesse aos consumidores a oportunidade de explorar e comprar produtos de alta qualidade sob o mesmo teto. O conceito era simples: reunir em um só lugar uma variedade de alimentos, vinhos, produtos frescos e restaurantes que representassem o melhor da tradição culinária italiana, combinando mercado e restaurante em um só lugar.

O primeiro Eataly abriu suas portas em janeiro de 2007, em Turim, Itália. Desde então, a marca cresceu rapidamente, tornando-se uma presença global com lojas em diversas cidades ao redor do mundo. Milão, sendo um epicentro da cultura e da gastronomia italiana, desempenhou um papel significativo na expansão do Eataly.

Eataly Milano Smeraldo:

• Endereço: Piazza XXV Aprile, 10, 20154 Milano MI, Itália
    • História: A loja Smeraldo em Milão foi uma das primeiras a ser aberta na cidade, estabelecendo-se em um antigo teatro histórico. Ela é conhecida por sua atmosfera animada e diversidade de produtos.

O Eataly é mais do que apenas um supermercado ou mercado gastronômico; é uma experiência. Os visitantes podem explorar diversos setores, cada um dedicado a uma categoria específica de produtos, desde queijos e azeites até massas frescas e carne de alta qualidade. Os restaurantes dentro das lojas oferecem pratos autênticos preparados com os ingredientes disponíveis nas prateleiras, proporcionando uma experiência culinária completa. Desnecessário dizer que o setor de vinhos é surreal, mas nada lá nos pareceu ruim ou de baixa qualidade… nem os preços!

Além de Milão, o Eataly expandiu-se para cidades como Nova Iorque, Tóquio, Roma, Istambul e muitas outras, compartilhando a riqueza da culinária italiana com o mundo. A marca continua a ser uma referência para amantes da comida, oferecendo uma celebração da tradição gastronômica italiana em um ambiente contemporâneo e acessível. Depois de comprar alguns itens para o nosso jantar seguimos o passeio rumo a Porta Garibaldi, na mesma Praça, que serviu de ponto inicial ao percurso seguinte.

As portas de Milão

A Milão da época romana era cercada por muralhas com portas de madeira. Posteriormete à invasão bárbara de 1162,  já na era medieval, 6 portas para servirem de  entrada da cidade: Porta Oriental, Porta Romana, Porta Comasina, Porta Vercellina, Porta Ticinese e Porta Nuova.

Porta Garibaldi

2. Porta Garibaldi

A Porta Garibaldi é a antiga Porta Comasina, cujo nome se deu por conta do Corso Como (caminho que leva ao Lago Como), que é a rua em frente. A porta foi refeita na época de Napoleão, depois da união da Itália e renomeada em homenagem ao famoso personagem da história italiana.

Corso Como

3. Corso Como

Rua de pedestres, repleta de lojas e restaurantes cool, muito procurada durante a semana de moda de Milão. Ali fica a famosa 10 Corso Como, loja conceitoa berta em 1991 por uma ex editora da Vogue italiana. Aos desavisados é fácil não percebê-la, pois não há vitrine e, bem na frente funciona um café. Vale a pena entrar para espiar os artigos, cuidadosamente escolhidos. Seguindo pela Corso Como, chegamos até a Piazza Gae Aulenti.

Piazza Gae Aulenti

4. Piazza Gae Aulenti

Esta praça moderna e elegante é o coração do distrito, cercada por arranha-céus, lojas de luxo e restaurantes. É um local popular para eventos culturais e encontros sociais. Ali encontramos lojas, cafés, restaurantes e um espaço fascinante que o público parece aproveitar vividamente. Os prédios ultra modernos como o Unicredit Tower e com vistas para um dos edifícios mais bonitos do mundo, segundo o International Highrise Award em 2014. Na ocasião havia 800 concorrentes espalhados pelos quatro continentes!

5. Bosco Verticale (Bosque Vertical):

Localização: Via Gaetano de Castillia, 11, 20124 Milano MI, Itália

Projetado pelo arquiteto Stefano Boeri, é uma representação única de design sustentável. Consiste em duas torres residenciais cobertas por mais de 9.000 árvores, 13.000 arbustos e 5.000 plantas. Além de criar um cenário espetacular, essas vegetações ajudam a purificar o ar, fornecendo uma resposta inovadora ao desafio do verde urbano em uma área densamente povoada.

Se você tem mais tempo, a região da Porta Nuova tem ainda 2 outras atrações que não conseguimos visitar:

Biblioteca degli Alberi:

• Localização: Giardini Indro Montanelli, 20121 Milano MI, Itália
  • História: Estes são os Jardins Indro Montanelli, um espaço verde tranquilo no coração da cidade, ideal para caminhadas relaxantes. A Biblioteca degli Alberi é uma parte essencial desse oásis urbano.

Palazzo Lombardia:

• Localização: Piazza Città di Lombardia, 1, 20124 Milano MI, Itália
  • História: Sede do governo regional da Lombardia, o Palazzo Lombardia é um exemplo de arquitetura moderna com sua estrutura impressionante e design contemporâneo.

Voltamos ao hotel cansados e com fome, mas depois de um bom banho preparamos uma comidinha típicamente italiana (com os ingredientes que compramos no Eataly), abrimos um vinho e relaxamos.

Duomo de Milão

Passeios do 2º dia

Nosso café da manhã foi no quarto, que tinha uma cozinha pequena mas funcional. No dia anterior fomo ao mercado ali perto e abastecemos a geladeira com frutas, ovos, queijos, água e outas coisinhas gostosas.

Depois, saímos rumo ao centro histórico via metrô, cuja estação era ali perto. Eu tinha comprado bilhetes online para visitar o Terraço do Duomo, então era preciso chegar na hora. Aqui nosso roteiro:

As Passeadeiras no Duomo de Milão

1. Catedral de Milão (Duomo di Milano)

• Endereço: Piazza del Duomo, 20122 Milano MI, Itália
  • Preço de Ingresso: O site oficial é este aqui. Veja que no caso do Duomo, se você deseja visitar o magnífico terraço, saiba que vale cada centavo pagar o acesso via elevador. A alternativa é subir 251 degraus (que precisamos descer por eles, já que o elevador é somente para subir). Ou seja, em pleno julho, um calorão de 35 graus, foi um dinheiro muito bem gasto. Mas vale a pena?  Mesmo com centenas de pessoas ao redor, as vistas para a cidade além da proximidade para ver os detalhes das 134 torres (cada uma com altura de até 17 metros) com estátuas que adornam toda a extensão do local fizeram valer o $$ investido.
  • Histórico: A construção começou em 1386 e levou quase seis séculos para ser concluída. É uma obra-prima de arquitetura gótica e abriga inúmeras esculturas e vitrais impressionantes.
  • Curiosidades:
    • A famosa Madonnina, símbolo de Milão fica localizada na ponta da maior agulha da catedral e serve, na verdade, como um para-raios.
    • O Terraço do Duomo de Milão é o maior do gênero no mundo com 8.000 metros quadrados.
    • O Duomo é atualmente o terceiro maior edifício religioso da Europa, atrás apenas da Basílica de São Pedro e da Catedral de Sevilha.

Galeria Vittorio Emanuele

2. Galeria Vittorio Emanuele II

A linda e elegante galeria é parada obrigatória em Milão e, estando mesmo ao lado do Duomo, não tem como não visitar. Deixo aqui 5 curiosidades:

1. Inauguração Histórica: A Galeria Vittorio Emanuele II foi inaugurada em 7 de março de 1877, em homenagem ao primeiro rei unificador da Itália, Vittorio Emanuele II. É uma das galerias comerciais mais antigas do mundo, marcando um momento significativo na história de Milão e da Itália unificada.

2. Design Arquitetônico Marcante: Projetada pelo arquiteto Giuseppe Mengoni, a Galeria é um exemplo deslumbrante de arquitetura do século XIX. O design impressionante, com uma cúpula de vidro e ferro, bem como esculturas ornamentadas, reflete o estilo eclético da época.

3. Mosaico do Touro: No centro do piso da galeria, há um mosaico representando o brasão de armas de Milão. Um detalhe peculiar e supersticioso é o “Bue de la Madunina” (Touro de Milão) desenhado no mosaico. Diz a lenda que dar um giro com o calcanhar direito sobre os testículos do touro traz boa sorte e fartura. Este gesto é realizado por visitantes e milanenses há gerações.

4. Lojas de Luxo e Cafés Históricos: A Galeria abriga algumas das lojas de moda mais prestigiadas do mundo, como Prada e Louis Vuitton. Além das compras, os cafés históricos, como o Café Biffi, oferecem uma experiência elegante para os visitantes, tornando-se um local icônico para uma pausa durante o dia.

5. Tradição do Brinde no Camparino: O histórico Bar Camparino, localizado na Galeria, é conhecido por popularizar o aperitivo milanês e por ser o lugar onde o famoso licor Campari foi servido pela primeira vez. A tradição de brindar com um Campari Seltz (Campari com água com gás) remonta ao início do século XX.

3. Loja do Milan

Depois da galeria, fomos até a loja do Milan, onde Juju queria comprar uma lembrancinha futebolística kkk. Foi engraçado por que, depois, toda a gente que passava por nós falava algo pra ela do tipo “aí, que legal, torce pro Milan!”.

EL&N

4. EL&N

Almoçamos depois da lojinha em um café moderninho ali perto. Uma gracinha de lugar, com comidinha bem turística modernosa, mas as meninas amaram o ambiente instagramável do EL&N Londrino, com filial em Milão.

Starbucks Reserve Roastery

5. Starbucks Reserve Roastery

Saímos da EL&N e seguimos em direção à Via dei Marcanti, com destino à linda loja da Starbucks Reserve Roastery, que está situada em um local histórico, na Piazza Cordusio, no coração da cidade. O edifício que abriga a Roastery é um palácio histórico do início do século XX, marcando a entrada da Starbucks no mercado italiano. Originalmente, era a sede do antigo correio de Milão, um edifício monumental construído entre 1901 e 1905. A Starbucks preservou muitos dos elementos arquitetônicos originais durante a renovação, incorporando a herança histórica da cidade à experiência do café. Havia uma fila para entrar e uma esplanada super gostosa, com sombra para ficar ao ar livre. Deixei a família na esplanada e fui conhecer o interior da loja.

Fatos Interessantes:

1. Inauguração Histórica: A Starbucks Reserve Roastery em Milão foi inaugurada em setembro de 2018. Sua chegada à cidade foi particularmente simbólica, já que Milão é considerada a capital mundial do café, e a Starbucks queria homenagear a tradição italiana do café com sua abordagem única.

2. Tradição Italiana do Café: A Roastery em Milão é um tributo à tradição do café italiano. Os clientes podem vivenciar o “Teatro del Caffè”, onde baristas especializados realizam o processo de torrefação, criando blends exclusivos e autênticos.

3. Elementos Arquitetônicos Preservados: Durante a renovação do edifício, a Starbucks manteve elementos arquitetônicos distintivos, como os belos mosaicos de mármore, os detalhes em ferro forjado e os vitrais impressionantes, criando uma fusão harmoniosa entre o antigo e o contemporâneo.

4. Oferta Gastronômica Exclusiva: Além de uma variedade de cafés exclusivos, a Roastery em Milão oferece uma experiência gastronômica única. Os clientes podem desfrutar de pães frescos, pizzas de alta qualidade, e pratos italianos preparados com ingredientes locais, alem de bebidas e drinks (eu optei por experimentar um Negroni, enquanto as meninas ficaram com café gelado).

5. Design Imersivo e Experiências Sensoriais: O design da Starbucks Reserve Roastery em Milão é uma obra-prima, criando uma atmosfera imersiva. Os clientes são convidados a explorar os diferentes andares, cada um projetado para proporcionar experiências sensoriais únicas, desde a torrefação do café até a degustação final.

Saímos dali rumo a próxima parada, o Castello Sforzesco, em uma pequena caminhada de 10 minutos.

Castello Sforzesco

6. Castelo Sforza (Castello Sforzesco)

• Endereço: Piazza Castello, 20121 Milano MI, Itália
  • Preço de Ingresso: Acesso ao castelo é gratuito, mas há custos para quem quer visitar os museus. Para horários e bilhetes, clique aqui.
  • O castelo já foi residência de famílias nobres e hoje abriga diversos museus e coleções de arte. Sua construção foi encomendada por Francesco Sforza, duque de Milão, foi projetado pelo arquiteto Filarete e construído entre 1450 e 1466. Desempenhou um papel vital na vida política e cultural de Milão ao longo dos anos. Além de ser uma residência fortificada para a família Sforza, o castelo foi também uma base militar e um centro artístico, abrigando algumas das obras-primas mais importantes da Renascença.

Fatos Curiosos:

1. Leonardo da Vinci e o Afresco Perdido: Durante seu tempo em Milão, Leonardo da Vinci foi patrocinado pelos Sforza e pintou muitas de suas obras no castelo. Uma das pinturas mais notáveis, “A Última Ceia”, originalmente decorava o refeitório do Castello Sforzesco. No entanto, com o tempo, o afresco foi deteriorando e foi eventualmente transferido para a Igreja de Santa Maria delle Grazie.

2. O Abandono e a Restauração: No século XVIII, o Castello Sforzesco foi abandonado e começou a deteriorar-se. Durante o domínio napoleônico, foi usado como quartel e prisão. Foi apenas no século XIX que o castelo foi restaurado e transformado em um museu.

3. Museus e Coleções: Atualmente, o Castello Sforzesco abriga diversos museus e coleções. Os visitantes podem explorar o Museu de Arte Antiga, o Museu Egípcio, a Pinacoteca (galeria de pinturas), o Museu de Arte Aplicada e o Museu de Pré-História. Cada museu oferece uma visão única da rica história e cultura de Milão.

4. Adjascente ao Castello, o Parco Sempione é um magnífico parque público que se estende por aproximadamente 38 hectares no coração de Milão. Projetado pelo arquiteto Emilio Alemagna, o parque foi inaugurado em 1888, celebrando o 50º aniversário da unificação italiana.

Parco Sempione

7. Parco Sempione

Seguimos o trajeto passando pelo Castello, sem entrar nos museus e, do outro lado entramos diretamente no Parco Sempione, rumo ao famosoArco della Pace (Arco da Paz). O arco, construído no início do século XIX, é uma imponente estrutura neoclássica que se destaca no final da larga avenida do parque. Ao longo do percurso, encontramos algumas fontes de água, semelhantes às de Roma. O parque é pontilhado por pequenos lagos e lagoas, oferecendo serenidade e um refúgio tranquilo da agitação da cidade. Ali tem também uma arena ao ar livre, a Arena Civica, construída no século XIX, a arena foi palco de eventos esportivos, concertos e celebrações cívicas ao longo dos anos. No centro do parque, encontra-se a Torre Branca, uma torre de aço construída em 1933. Os visitantes podem subir ao topo para desfrutar de uma vista panorâmica de Milão.

Depois do passeio, exauridos e encalorados, pegamos o metro para voltarmos ao hotel, antes parando no mercado para comprar ingredientes para nosso jantar. Estávaos muito cansados para comer na rua. E assim encerramos nossa curta visita a Milão, certos que teremos que voltar para visitar mais.

Se você tiver mais tempo, sugiro incluir essas outras atrações:

Teatro Alla Scala

• Endereço: Via Filodrammatici, 2, 20121 Milano MI, Itália
  • Inaugurado em 1778, é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo, palco de muitas estreias e performances de renome.

Santa Maria delle Grazie – Última Ceia de Leonardo da Vinci

• Endereço: Piazza di Santa Maria delle Grazie, 20123 Milano MI, Itália
  • A igreja data do século XV e é famosa por abrigar a “Última Ceia” de Leonardo da Vinci, uma das obras-primas mais reconhecíveis da Renascença.

Pinacoteca di Brera

• Endereço: Via Brera, 28, 20121 Milano MI, Itália
  • Fundada em 1809, a Pinacoteca di Brera abriga uma extensa coleção de arte italiana, incluindo obras de Rafael, Caravaggio e Mantegna.

7. Navigli – Distrito dos Canais

• Endereço: Naviglio Grande, Milano, Itália
  • Uma área encantadora com canais, cafés e boutiques. É uma parte vibrante da vida noturna de Milão.

Sugestões de hotéis em Milão

Voco Milan – Fiere: 7 km do centro. Nota 8,1 no Booking.

Meliá Milano: 3,4 km do centro. Nota 8,4 no Booking.

IBIS Milano Centro: 1,9 km do centro. Nota 7,5 no Booking.

BB Hotels Città Studi: 3,2 km do centro. Nota 8,2.

Residenza della Città: 3km do centro. Nota 9,1 no Booking.

Alguma ideia de onde vamos depois?

Fiquem ligados que o próximo post é de um lugar que eu nunca tinha ouvido falar e que foi uma belíssima surpresa!

Beijocas,

Clau

Viagens pela Itália

As Passeadeiras em San Marino

Rimini, a praia na costa adriática

Milão

Cinque Terre

Pisa e Pistoia

3 dias em Florença

Farmácia Santa Maria Novella

Um dia na região de Chianti

Volterra

Nosso hotel em Roma

Roteiro 4 dias em Roma

Roteiro de Roma à Toscana

Clique aqui para ler outros posts sobre viagens na Itália

Viagens na Europa

Clique aqui para ver outros posts sobre viagens na Europa

Hotéis em Portugal

Clique aqui para ver todos os hotéis que recomendamos em Portugal

Veja aqui outras sugestões de Roteiros em Portugal, testados e aprovados pelas Passeadeiras:

Roteiro visitando o Porto e o Vale do Douro

Aldeias históricas da Beira – 7 Aldeias para visitar em 2 ou 3 dias

Alentejo: Monsaraz e Herdade do Esporão, para vinhos e azeites

Roteiro Centro: Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Nazaré e Fátima

Roteiro Vila Nova de Gaia, Amarante, Santa Maria da Feira, Bussaco, e Coimbra

Norte: Roteiro visitando Porto, Barcelos, Ponte de Lima, Braga, Guimaraes e Viana do Castelo

Roteiro de Évora ao Porto, visitando Arraiolos e Tomar

Roteiro do Algarve à Évora, visitando Silves e Beja

Roteiro Lisboa ao Algarve conhecendo Castelos

Clique aqui para ver os roteiros, restaurantes e passeios em Lisboa

Veja aqui sugestões de passeios bate-e-volta desde Lisboa

Portugal Experiences – Experiências inesquecíveis em Portugal

Portugal por estação:

Lugares para visitar no outono

Lugares para visitar na primavera

Lugares para visitar no verão