As Passeadeiras

O que é Persona e para que serve?

Há algum tempo criei aqui no blog uma categoria de posts voltada às pessoas que se interessam por assuntos de tecnologia, mídias sociais e internet em geral. Pensando em trazer mais informações para nossos leitores, convidei a Anna Laura Neumann, que muitas vezes me ajuda por aqui e é uma pessoa linda, conectada e cheia de ideias! A Anna é a fundadora da empresa Âme Storytelling e é também colunista do site www.midiatismo.com.br, onde escreve sobre marketing digital. Tenho certeza que vocês vão curtir!

 

Olá!

Meu nome é Anna Laura Neumann. Sou Publicitária, especialista em Marketing Digital e empreendedora na Âme Storytelling. Fui convidada pela Cláudia a compartilhar com vocês algumas dicas de comunicação na Internet e para começar o assunto é: persona!

Há não muito tempo atrás, os dados que direcionavam os mais variados projetos de Marketing e Comunicação eram os clássicos dados demográficos, geográficos e econômicos. Por exemplo: o público da marca A são mulheres, de 18 a 35 anos, pertencentes à classe B e moradoras de Porto Alegre e região metropolitana.

Mas tudo mudou, principalmente para as pessoas que planejam empreender na Internet: estudiosos da área perceberam que movimentos de compra similares eram realizados por pessoas de diferentes classificações tradicionais. Mulheres da classe A e C buscam os mesmos benefícios em um sapato ou possuem um fluxo de compra muito parecido, por exemplo. Foi então que a análise do público se tornou mais complexa e aprimorada: dados psicográficos entraram em jogo para fornecer informações sobre o comportamento dos usuários e/ou consumidores. Em outras palavras, percebeu-se que hábitos e estilos de vida falam mais sobre nós do que nossa idade ou gênero.

E é por isso que o mapeamento da persona de uma marca, ou projeto, é um dos primeiros passos para o sucesso da sua comunicação. Quais vão ser os conteúdos do seu blog? E a linguagem utilizada? É o perfil do público, ou daquele que você quer atingir, que vai lhe fornecer as respostas.

De forma prática, comece a criar sua persona tentando preencher os seguintes itens:

– A que grupo o seu leitor/consumidor pertence? São pais, mães, viajantes experientes, mochileiros?

– Qual o comportamento dele? Qual sua atuação no dia a dia?

– Quais são seus movimentos durante o dia? Pela manhã, à tarde e à noite?

– Qual sua educação? E seu estado civil?

– Como se relaciona com amigos e familiares?

– Como é o ambiente onde vive?

– O que gosta de fazer? Seus hobbies?

– Como ele se aproxima da sua marca/projeto? O que busca?

Não se trata de um checklist que deve ser seguido à risca, mas sim algumas ideias, que podem ser adaptadas e otimizadas conforme a sua necessidade ou criatividade. Para complementar a análise também é interessante criar um nome fictício para identificar sua persona e reunir imagens que representem essa pessoa e o meio onde vive. O segredo é criar uma história para que a persona fique mais próxima de você, sua equipe e objetivos.

As dicas foram uteis? Ficou alguma dúvida? Espero seu comentário!

Até a próxima,

Anna Laura Neumann

 

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