As Passeadeiras

Porque eu quero ser mãe

Eu não era do tipo maternal, não ficava pegando bebês no colo e achando o máximo. Era meio desajeitada até. A maternidade demorou a acontecer em mim, como um desejo. Talvez tenha sido o relógio biológico ou talvez eu tenha encontrado alguém que despertou o mim a vontade ancestral de perpetuar a espécie. O fato é que quando eu quis, não foi nada fácil. E eu digo isso, sem nenhum drama. Mas digo com o trauma de quem, até hoje, sofre ataque de ansiedade quando precisa fazer uma ecografia. Foi difícil assim.
 
Foram 4 anos de tentativas, frustrações, cirurgias, lágrimas, revolta, resignação, tristeza em uma montanha russa de sentimentos, alguns tsunamis de emoções que resultaram em sessões de psicoterapia, quando cheguei ao ponto de não mais me reconhecer. Em uma das sessões a psicóloga perguntou por que eu queria ser mãe. Daí o tempo parou. Como assim porque? Eu nunca havia parado para pensar. Precisava de um motivo além “do caminho natural das coisas”?
 
Fiquei algum tempo olhando para ela sem resposta, com um misto de espanto e curiosidade no olhar. Ela pegou pesado comigo. E eu gostei. Gostei porque me fez pensar sobre o que eu queria realmente. Me fez pensar se eu não estava simplesmente seguindo o tal “caminho natural das coisas”. Refleti por mais algum tempo e quando respondi, foi com convicção.
 
Eu quero ser mãe porque eu acredito, sinceramente, que nenhuma outra vivência neste mundo seja tão rica, tão intensa, tão abrangente e complexa quanto o fato de conceber, gestar, parir e criar uma criança. Eu quero ser mãe com o pacote completo, as noites insones, o cocô, as birras, as brigas, o dia-a-dia extenuante e as inseguranças de não saber o que estou fazendo. As cobranças, as falhas, as frustrações. Junto com isso tudo eu também quero o amor incondicional, o olhar apaixonado, o calor, o cheirinho no cangote, as roupinhas, as brincadeiras de boneca, as manhãs de domingo, a sensação de ser deus. Ao menos aos olhos de alguém.
 
Eu quero a dor e a delícia porque eu acredito que só assim a experiência é completa. E eu quero a experiência completa e verdadeira. A vida como como ela é. Por inteiro. E para ser inteira eu preciso me multiplicar. Eu preciso ser mãe.
_____________________________________________
_____________________________________________
Sair da versão mobile