5 passeios bate-volta pelo blog Malas e Panelas

malas-e-panelas

Quando a Cláudia nos convidou para escrever aqui no As Passeadeiras ficamos super contentes e ao mesmo tempo cheios de responsabilidade, pois faz pouco tempo que começamos a fazer estes passeios curtinhos de um só dia! Mas vamos confessar uma coisa: nós não nos preocupamos tanto com o que fazer. Nossa maior preocupação é onde comer ;).

Então aqui vão cinco ideias de passeios tipo bate e volta a partir de Porto Alegre, para aproveitar com as crianças – e comer, claro.

5 passeios bate volta pelo blog Malas e Panelas

5 passeios bate volta pelo blog Malas e Panelas

Ivoti


1. Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti

A pouco mais de cinquenta quilômetros de Porto Alegre a gente parece voltar no tempo. Além das casas em estilo enxaimel, construídas pelos primeiros imigrantes alemães que chegaram à região, tem a Ponte do Imperador, de 1864! O Museu Cláudio Oscar Becker mostra como eram as casas destes imigrantes, com muitos objetos de época. Destaque também para a lojinha de lembranças e artesanato, todos produzidos por artesãos locais. Tem muita coisa bacana.

5 passeios bate volta pelo blog Malas e Panelas

Museu Cláudio Oscar Becker

É legal ir no segundo domingo de cada mês, quando é realizada uma feira e se pode experimentar vários produtos típicos – e já matar a fome, que também pode ser saciada no restaurante que fica na casa amarela, o Casa Amarela Café Colonial. Nós acabamos não comendo lá, mas tem boa reputação no Tripadvisor e ficamos curiosos. Com certeza voltaremos para experimentar.

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Parque Aldeia do Imigrante


2. Almoço Alemão + Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis

 Para quem resolve pegar a estrada depois das 9 da manhã, é ideal já ir direto ao Restaurante Colina Verde, que serve uma comida alemã com toques italianos e gaúcho, refletindo a colonização da serra em nosso estado. A comilança é farta e vai agradar a todos. A dica é chegar cedo, pois a espera pode ser longa.

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Restaurante Colina Verde

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Escola na Aldeia do Imigrante

Para não se sentir uma jibóia o resto do dia, a dica é passear no Parque Aldeia do Imigrante caminhando por trilhas pavimentadas em meio à mata e visitando a Aldeia Antiga, com construções originais como igreja, escola, salão comunitário e até mesmo cemitério, trazidos de outros locais da região. O passeio de pedalinho no lago também é uma ótima pedida!

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Caminhos de Pedra


3. Comida Italiana + viagem no tempo no Caminho de Pedras ou entre vinhedos, em Bento Gonçalves.

Mais uma opção de comilança, mas agora tipicamente italiana, no restaurante Nona Ludia em Bento Gonçalves. Uma das melhores sopas de capeletti que já comemos e outras delícias que não param de vir à mesa sempre que o prato começa a esvaziar. As massas são uma delícia e são garantia de sucesso com os pequenos. Também recomendamos chegar cedo, pois a espera pode ser longa.

nonna-ludia-2

Restaurante Nonna Ludia

nonna-ludia

Sopa de Capeletti

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Caminhos de Pedra

Depois é legal percorrer todo o Caminhos de Pedra, parando nas diversas atrações pelo caminho, como a Casa da Ovelha e a Casa da Erva Mate ou passear pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos.

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Sítio Tradição – Passeios a Cavalo em Gramado


4. Costelão na vala + passeio a cavalo, em Gramado

Um passeio ainda não muito conhecido, mas que nós consideramos um dos mais legais para ser fazer em Gramado em um dia bonito: visitar o Sítio Tradição – e não falamos isso por termos um vínculo familiar com o lugar!

Sítio Tradição - Passeios a Cavalo em Gramado | Malas e Panelas

Sítio Tradição  – Costelão na Vala

Sítio Tradição - Passeios a Cavalo em Gramado | Malas e Panelas

Sítio Tradição

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

Sítio Tradição – Passeios à cavalo

Lá a gente conhece um pouco da lida do gaúcho no campo, tem a oportunidade de andar a cavalo, ou apenas apreciar mesmo o lugar, antes e principalmente após comer um costelão na vala delicioso e que se desmancha (costela bovina assada lentamente em um fogo de chão), acompanhado de salada de batata e pão caseiro. Pode parecer pouca coisa, mas a gente não para de comer! Quem passar o dia ainda experimenta um café com bolo, pão caseiro, geleia, queijo e linguiça colonial servido à tarde. Lá no Malas e Panelas falamos sobre nossa ligação com o Sítio Tradição

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

5. Peixe + sorvete + praia

Não é brincadeira, nem estamos loucos. Sim, estamos indicando um bate e volta até Capão da Canoa. O motivo? Almoçar no Restaurante Maquiné. O Maquiné é nosso conhecido de longa data. Costumávamos veranear em Capão, então almoçar ou jantar lá era super comum. Agora mudamos a programação do verão, mas de vez em quando ainda vamos até lá para matar a saudade e procurando fotos para este post nos demos conta que não temos nenhuma do restaurante! A gente se empolga com a comida que esquece das fotos :)

5 passeios bate volta pelo blog malas e panelas

O filé de peixe a milanesa ou a dorê são uma maravilha. O bife na chapa com ovo é de lamber o prato e as batatas fritas são sem dúvida alguma uma das melhores que já comemos. Muita comilança! De sobremesa, que tal atacar um dos diversos buffet de sorvete pela cidade? E sempre dá para dar um pulinho na praia, especialmente agora no verão!

Claudia, obrigado pelo convite e esperamos que curtam as indicações de passeio!

________________________________________

Eu que agradeço!!! Amei os passeios e as dicas gastronômicas e tem alguns que precisamos conhecer urgentemente! Como ainda não fomos no Sítio Tradição, por exemplo? Já está anotado ;-).

Saibam que As Passeadeiras está de braços abertos, sempre que quiserem compartilhar suas dicas precisosas conosco, aqui no estado e além! Vamos amar! E você que nos lê, aproveite para seguir o Malas e Panelas no Facebook e no Instagram e visite o blog para muitas dicas de viagens e receitas que, de tão deliciosas, também aparecem na nossa Agendinha POA.

Falando na Agendinha, quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

________________________________________

Leia também:

5 Programas para curtir ao ar livre em Gramado

6 passeios bate-volta por Adriana Martins

Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta em Gramado

Restaurante O Butiá em Itapuã

7 Passeios bate-volta por As Passeadeiras

Quer visitar os lugares e passar a noite para aproveitar mais? Reserve seu hotel pelo Booking aí embaixo. Assim você ajuda o blog a continuar dando dicas para vocês. Você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão. 

Booking.com

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

11 comentários

  1. Adriano Bisker 10 de outubro de 2016, 19:31 comentar

    Cada lugar mais incrível! E amei as fotos, sempre lindas! E cada um de comida que vou te falar hein. Que vontade de ir já!

  2. Michele Gobbato 10 de outubro de 2016, 22:06 comentar

    Adorei as dicas .. preciso colocar logo na listinha de viagens a fazer esses passeios

    Bjs Mi Gobbato @espacodasmamaes

  3. […] 5 passeios bate-volta pelo blog Malas e Panelas […]

  4. Luciano e Andrea 11 de outubro de 2016, 00:54 comentar

    Obrigado pelo convite Claudia!!
    Vamos marcar para ir ao Sítio em um dia de sol :)
    Beijos

    • Claudia Bins 11 de outubro de 2016, 01:20 comentar

      Fechadíssimo! Vamos amar o passeio e a companhia :-)

      Clau

  5. Laís Sass 11 de outubro de 2016, 01:26 comentar

    Ah, que vontade de ir!!! Faz algo assim aqui pro interior de SP!!! vou amar!!! <3

    • Claudia Bins 11 de outubro de 2016, 12:34 comentar

      Hmmm boa sugestão Laís, vou ver aqui ;-).

      Abraço,

      Clau

  6. @caroleassinhazinhas 11 de outubro de 2016, 10:18 comentar

    Vcs são incríveis! Que lugares bacanas!

  7. fanny Carpentieri 11 de outubro de 2016, 12:35 comentar

    Cláudia querida!! Fico viajando nos seus posts! Amo as dicas! Lugares lindos, comida boa! Está tudo anotado aqui! beijos

  8. […] Passeios bate-volta pelo blog Malas e Panelas […]

  9. Restaurante Barlavento - As Passeadeiras 27 de dezembro de 2016, 06:45 comentar

    […] 5 passeios bate-volta pelo blog Malas e Panelas […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.