As Passeadeiras

Dia das Mães

dia das mães

Quem nos acompanha aqui no blog sabe o quão difícil foi para nós a realização do sonho de termos filhos. Contei sobre nossa saga para engravidar e manter a gravidez aqui e, depois, o susto no parto da Manoela, que nasceu de 34 semanas aqui.

Por todas essas razões, o Dia das Mães tem um significado ainda mais especial para nós. Sabemos bem como é ter vontade, aquele desejo que vem da alma, das entranhas e não conseguir realizá-lo. Foram tantas tentativas frustradas que hoje eu quero prestar minha homenagem às mulheres tentantes.

Quero dizer a elas que entendo muito bem e sou completamente solidária a dor e a tristeza de ter um desejo tão primordial negado. Digo a vocês que muita tristeza eu sentia nessa data que traz felicidade a tantas mulheres que já realizaram seu sonho de maternidade.

Conto a vocês que perdi uma gravidez gemelar, com 8 semanas de gestação, alguns dias antes do dia das mães. Chorava copiosamente a cada propaganda na TV, cada vez que passava por um outdoor na rua… O almoço no dia das mães aquele ano foi o mais triste da minha vida, e eu tinha que comemorar com  minha mãe, minha sogra e demais familiares que tinham filhos. 

Fiquei um tempo sem poder ver uma barriga que chorava sem parar. Deixei de ir a chás de fraldas, parei de frequentar casas com crianças. Parecia perseguição. Na minha volta todo mundo com filhos pequenos, só eu que não.

Conto isso para dar um alento a quem está nessa mesma situação. Dizer que entendo bem e sou solidária. Falar que é preciso tentar até o nosso limite e também entender que existem outras formas lindas de exercer a maternidade, quando as tentativas se esgotarem. Dizer que se o desejo é grande demais a ponto de transbordar o coração, adotem, tentem muito, não desistam até o limite de suas forças. Vale a pena. Nós só nos arrependemos daquilo que não fizemos. Eu jamais me perdoaria se tivesse desistido, por medo da dor ou do sofrimento.

Mãe é quem cria, quem ama, quem cuida. Mãe é quem passa noites em claro, deixa de comer para dar a seus filhos. Mãe é aquela que abre mão se seu conforto para acolher melhor os seus. Por isso tudo, tendo parido ou não, somos todas mães, de um jeito ou de outro. Somos mães que merecem consideração e respeito se amamentamos ou não. Se somos casadas ou não. Se trabalhamos fora, ou não.

Toda mulher é mãe de uma ideia, de um bichinho de estimação, de uma equipe, de seus pais ou irmãos, tendo filhos ou não. A maternidade corre em nossas veias por uma única razão: somos mulheres, portanto, somos todas mães.

Este post faz parte de uma blogagem coletiva que o grupo MPB do qual fazemos parte organizou em homenagem ao dia das mães. Leiam os outros posts aqui:

Blog Lancheira do João

Blog Espaço das Mamães

Blog Mamãe Antenada

Blog Vamos Mamães

Blog Mamãe do Pedro Augusto

Blog Pai tem que fazer de tudo

Blog Mamãe Sacchi

Blog Da fertilidade à maternidade

Blog Minha mãe não é daqui

Blog Manual de uma mãe

Blog Pai de 5

Blog Mamãe Robô

Blog Mãe de Guri e Guria

Blog Recém Mãe

Blog Vamos Mamães

Blog Mundo da Mamãe

 __________________________________

Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

__________________________________

Sair da versão mobile