As Passeadeiras

O que minhas filhas aprenderam viajando

o que minhas filhas aprenderam viajando

Dia das mães é dia de comemoração, e para celebrar, nós e mais um time de blogueiros e blogueiras de viagem em família fizemos essa blogagem coletiva para contar para vocês o que nossos filhos e filhas aprenderam viajando.

Eu sempre digo que viajar é um aprendizado constante. É uma oportunidade de convivermos 24 horas por dia com nossos filhos, coisa que nem sempre é possível quando estamos em casa. Mas e das parte das crianças, como eles sentem isso? E como nós, os pais, percebemos as mudanças nas crianças à medida que o tempo passa, em relação às viagens?

Aqui em casa as mudanças foram muitas ao longo tempo. Desde a primeira viagem que fizemos com Manoela ainda bebê percebemos que ela passou de um bebê choraminguento e ansioso para uma menina calma, segura de si e muito responsável. OK Claudia, mas isso não foi por causa das viagens, você deve estar pensando… 

Leia aqui 10 dicas para planejar uma viagem

Certamente não só pelas viagens, claro! Ela cresceu, aprendeu muitas coisas, deixou de ser um bebê. Ainda assim, as viagens trouxeram a ela (e à Juju, mais tarde) experiências e vivências que aceleraram alguns aspectos e até mesmo modificaram outros. Para exemplificar então cito aqui 7 coisas que minhas filhas aprenderam viajando:

1. Nas viagens de carro elas ficavam de 5 em cinco minutos perguntando: “Já chegamos” ou então “Falta muito”? Depois de algumas viagens, elas entenderam existe uma distância a ser percorrida e aprenderam que não adianta nada ficar perguntando. Nossa tática é mostrar o mapa a elas antes da viagem, dizer qual o percurso que faremos e quanto tempo levaremos.

2. Quando viajamos para outros países nós mostramos filmes ou documentários na televisão, para elas saberem um pouco sobre o que verão. Também ensinamos algumas palavras no idioma local, tais como “bom dia”, “boa tarde”, “obrigada”, “até logo”… e as incentivamos a usá-las sempre que possível. Com isso elas se tornaram curiosas em relação a línguas estrangeiras e sempre pedem para aprender palavras novas.

Leia aqui filmes para brincar e viajar.

3. Sempre conversamos com as meninas sobre as comidas no destino. Ano passado fomos ao nordeste e falamos muito sobre as comidas nordestinas, exaltando as delícias de lá. Quando chegamos foi uma festa, elas estavam super curiosas e provaram tudo. Aprenderam sobre a culinária local e, com isso, ficam cada vez mais abertas a novos sabores.

 __________________________________

Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

__________________________________

4. Crianças são ansiosas e impacientes, por natureza, não é verdade? As nossas não são diferentes. Porém depois de tanto perambular por aí, esperando horas em aeroportos, em aviões ou dentro de um carro, aprenderam que esperar faz parte do processo. É claro que são agitadas e tem energia de sobra (graças a deus!) mas aprenderam a brincar em espaços pequenos, inventarem brincadeiras com quase nada e a esperar.

5. Nós sempre frequentamos museus e gostamos muito de saber das histórias locais. Sempre que viajamos contamos às crianças sobre a cidade ou país que visitamos, contamos lendas, fatos históricos, pesquisamos sobre os hábitos culturais mais pitorescos do local. Elas amam as histórias e não se cansam de ouvir. Pedem para repetirmos centenas de vezes.

6. Cada vez que viajamos damos a elas algum dinheiro, que é para elas comprarem o que quiserem. Nunca é muito, algo em torno dos USD 50 quando viajamos ao exterior. Com isso, é da responsabilidade delas administrarem esse dinheiro. Assim, elas não pedem tudo que vêem. Se querem algo, elas compram com o dinheirinho delas. Aprenderam a economizar e a fazer escolhas.

7. Nas viagens, somos muito liberais em relação a horários e a alimentação. Elas podem comer o que quiserem, podem dormir mais tarde, dormem no mesmo quarto que a gente, sem stress. Elas aprenderam que existem momentos onde as regras são bem rígidas (ao longo do ano e quando estão em casa) e outros (nas viagens) onde elas tem mais liberdade. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é difícil fazê-las “voltar ao normal” depois que voltamos pra casa. Elas aprenderam rapidamente a se adaptarem conforme a situação.

Esses são alguns exemplos, mas tem um time de blogueiros sensacionais que viajam o mundo com seus filhotes e tem muitas outras dicas do que seus filhos aprenderam com as viagens. Conheça todas as histórias aqui e deixe seus comentários, contando o que os seus filhos aprenderam nas viagens!

Blogagem coletiva – Famílias Viajantes:

Viagens que Sonhamos:
Felipe, o pequeno viajante:
Malas e malinhas:
Do RS para o Mundo:
Família Viagem:
Viagem Simplesmente :
TripBaby
Ases a Bordo
Malas e Panelas
Vem Pro Parque
No Mundo com a Gente
Trilhas e Cantos
Gosto e Pronto
Valentina na estrada
Retrip Viagens e Experiências
Para a Disney e além

Beijo das Passeadeiras!

Sair da versão mobile