Este ano visitamos Paraty, no Rio de Janeiro, durante nossas férias de julho e este é o segundo post da nossa viagem. Hoje vou mostrar a pousada que ficamos e falar um pouco sobre as opções de hospedagem na cidade, para quem viaja em família.
No post anterior contei sobre o planejamento da viagem, a rota que fizemos para ir e para voltar para casa, contei os perrengues e também mencionei os custos que tivemos. Passe lá para dar uma olhadinha!
Pousada Recanto das Andorinhas
A pousada onde nos hospedamos fica localizada a 15 minutos de caminhada do centro histórico de Paraty, a duas quadras do rio Perequê-Açu e bem próxima a vários restaurantes, padarias, postos de gasolina, farmácia e mercados. Pouco mais de um quilômetro por um caminho muito agradável, ao lado do rio, é o trajeto até a praia e a cidade colonial cujo centro histórico é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.
Entrando pelo pórtico da cidade, a pousada fica à esquerda e o GPS mostrou direitinho como chegar até lá, mas existem várias placas indicando o caminho também. O check-in foi feito rapidamente pelo Nícolas, o rapaz que atende na recepção, que explicou sobre as instalações, o estacionamento (que fica na casa em frente) e também sobre o café da manhã, temporariamente servido na casa em frente devido a uma reforma na cozinha da pousada que também funciona como pizzaria à noite.
A pousada oferece vários tipos de quartos e 2 chalés (com cozinha). Além de um pátio bonito e muito bem cuidado tem também duas piscinas, uma bem pequena para bebês, rodeadas por um deck de madeira confortável e bonito, além de espaço para massagem, sauna e cantinho zen, tudo cercado de muito verde e flores.
Os quartos, segundo contou dona Maísa, a simpática proprietária paulista que se apaixonou pela cidade e resolveu mudar para lá com o marido, estão sendo reformados aos poucos então se você procura acomodações charmosas, lindamente decoradas e muito confortáveis, peça os quartos novos. Eles são mais caros, mas se você pode bancar vale muito à pena. Neles o aquecimento é feito por energia solar e a decoração é primorosa, no melhor estilo rústico chique com vários objetos mineiros.
Os quartos mais antigos ainda estão à disposição e custam bem mais barato. Você vai ficar bem acomodado e com todo conforto, mas os reformados são muito mais bonitos! Todos tem TV, ar-condicionado e alguns tem varanda. Alguns ficam no térreo e todos os do segundo andar são novos. Os chalés tem pátio atrás com tanque e varal, além da cozinha com fogão, micro-ondas, pia e utensílios.
Nós fomos agraciados com um upgrade no segundo dia e mudamos para um dos chalets que nos atendeu super bem. Era amplo, arejado e ensolarado, com uma vista deliciosa para o jardim. 🙂 #gratidão
O café da manhã era simples mas delicioso e cada dia tinha uma novidade. Nesta época do ano havia poucos hóspedes durante a semana, mas no final de semana a pousada ficou bem cheia. Como disse acima, o café era servido na casa em frente a pousada temporariamente, o que não parece ter afetado a qualidade.
Havia granola crocante com coalhada, frutas, bolos, pães, pão de queijo, frios, sucos, café e chá. Mas confesso que me atirei nas rabanadas, crocantes, quentinhas e muito perfumadas que me fizeram esquecer da balança por toda a semana… Teve um dia também que tinha uma torta salgada de forno, com lombo canadense e queijo que foi inesquecível. Vou até escrever para lá pedindo a receita, de tanto que gostei!
Vou reforçar a ideia que apesar de ser um pouco distante do centro histórico, isso em nada atrapalhou nosso passeio. Era muito agradável a caminhada. O caminho era seguro, tranquilo e muito bonito, o que tornava um prazer o deslocamento. Somente um dia usamos o carro para ir até o centro.
Se for o caso, há opções de estacionamento pago, ao lado do rio pela avenida Octávio Gama e também há estacionamento grátis. Algumas poucas vagas bem ao lado da ponte, outras em frente a UPA e mais adiante, perto da praia, também.
Os apartamentos eram limpos diariamente, as toalhas trocadas se deixássemos no chão do banheiro e mesmo deixando vários objetos à vista não tivemos qualquer problema com segurança. Aliás, durante todo o tempo nos sentimos muito seguros em Paraty. Caminhamos à noite, andamos de carro fora da cidade e até comentei neste post aqui que esqueci a mochila em um restaurante. Foi entregue com tudo dentro. Parabéns a Paraty e seus habitantes, que receberam os turistas aqui com muito carinho e da melhor forma possível.
No sábado à noite experimentamos a pizza da pousada e adoramos! A massa fininha e crocante, feita no forno à lenha, foi o grande diferencial, mas o sabor estava excelente também. Pedimos uma Margarita grande e foi suficiente para nós que não costumamos comer muito à noite. O problema foi que a fome foi tanta que nem tirei foto!
Fiquei espantada de quase não ver mosquitos. Apesar da quantidade de verde em volta da pousada e do rio que fica próximo, não tivemos problemas ali, somente no passeio das cachoeiras, como contei no post anterior. No Google Maps, digite Paraty, RJ. Clique na opção Rotas e digite “centro histórico”. Ajuste o zoom (+) e você verá a localização da maioria das pousadas ali:
Se você procura opções de hospedagem mais próximas ao centro, saiba que na mesma avenida do rio existem muitas opções, algumas a poucos metros do centro histórico como você pode ver nos mapas.
No centro histórico também existem muitas pousadas. A mais famosa é a Pousada do Sandi, mas existem várias outras e até hostels bem em conta. A única questão é que você terá que levar suas malas caminhando pelo calçamento de pedras muito irregulares de lá, pois não é permitido entrar de carro no centro histórico.
Na avenida principal da cidade nova também existem opções e, algumas delas lembram a realeza. Uma é a Pousada do Príncipe, que pertence ao príncipe D. João Henrique de Orleans e Bragança, filho primogênito do príncipe João Maria de Orléans e Bragança e da Princesa egípcia Fátima Chirine.
Na praça principal onde fica a igreja Matriz, alguns sobrados também viraram pousadas que parecem muito charmosas assim do lado de fora. Uma delas é a Pousada da Marquesa.
Enfim, há opções para todos os gostos e bolsos na cidade e sem esquecer que na Serra da Bocaina também existem opções de hospedagem bem interessantes para quem busca um contato maior com a natureza exuberante da Serra do Mar. A região toda é rica em cachoeiras, quedas d’água, rios e corredeiras e quem curte trilhas e ecoturismo vai ficar muito bem servido.
Antes de escolher sua hospedagem, pesquise bem. Consulte os sites de viagem Tripadvisor e Booking.com, leia os comentários e busque informações. Pergunte aos blogueiros de viagem que você gosta de acompanhar e que tenham um estilo de viajar semelhante ao seu, assim você terá informações suficientes para fazer uma ótima escolha que seja adequada as suas necessidades.
Nós visitamos uma pousada na serra, chamada La Dolce Vita e contaremos mais detalhes em um próximo post. De propriedade do senhor Mimmo, um italiano casado com uma brasileira, a pousada fica no topo da serra pela estrada do Corisco, ao lado de quedas d’água e muita natureza.
No próximo post contarei sobre os passeios que fizemos à convite da MB Paraty Turismo que, já adianto, foram sensacionais e também sobre o city tour, no centro histórico. Não vai perder!
__________________________________
Assine nossa Newsletter para receber novidades uma vez por semana, além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.
__________________________________
Leia outros posts sobre viagens aqui
Sobre a viagem de Porto Alegre até Paraty, leia aqui
Pousada La Dolce Vita em Paraty
Leia aqui como foi nosso passeio no Centro Histórico em Paraty
Contamos aqui sobre nossa visita ao Parque Temático Mini Estrada Real em Paraty
Pensando em visitar a serra gaúcha? Aqui estão as nossas dicas
Aqui você encontra dicas sobre Santa Catarina
E aqui contamos sobre um intercâmbio em família para os Estados Unidos
Aqui você pode ler entrevistas com mães empreendedoras e também famílias viajantes
Quero muito conhecer Paraty de tanto que já ouvi falar e já ter visto em fotos Claudia!
Acho esse lugar simplesmente maravilhoso! E essas pousadas me deixaram sem fôlego de tão lindas que são!
Adorei conhecer um pouco aqui através das suas fotos!
Beijinhos!
Que saudade de Paraty! Acho que faz uns 20 anos que não visito a região. A pousada parece ótima e as comidinhas uma delícia! Beijos, Fabi Fontainha
Já estive em Paraty, mas foi um bate e volta sem pernoite.
Fiquei com muita vontade de passar um final de semana todo por ali e conhecer melhor as praias e a cidade.
Adorei a indicação de pousada e fiquei babando nas delícias do café da manhã!
Adorei o artigo Cláudia! Muito linda a pousada que vocês ficaram. Dá vontade de se hospeda nela! O café da manhã pareceu delicioso (amo isso quando viajo!).
bjs
Também amo café da manhã de hotel/pousadas! 🙂
Clau
Paraty é incrível né? E a pousada um charme a parte! Já anotei as dicas para quando voltar me hospedar lá!
É verdade Louise, um charme de cidade e de pousada. Um destino delicioso ;-).
Clau
Adorei o estilo simples mas cuidadoso da pousada
e a vista do rio Pereque? APAIXONEI
Anotado aqui como próximos destinos heheh
bjs
Lele
Vá Helena, vocês vão amar!
Clau
Nossa que lugar lindo e aconchegante deu vontade de ir ai!
Quem sabe nas ferias posso ir!
Obrigada por compartilhar!
Beijos
Gleysa
http://www.mamaeursa.com
Vá Gleysa, vocês vão amar!
Clau
Que linda a pousada, parece ser super aconchegante ..
Bjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Nós curtimos muito Michele!
Clau
Que delícia de lugar, deu vontade de conhecer Paraty! 🙂
bjs,
Alê
Vá Alê, férias BBB deliciosas!
Clau
Nunca fui para Paraty mas muita gente fala super bem. Adorei a pousada, parece super confortável.
Quem sabe nas próximas férias né?
Com essa paisagem tenho certeza que qualquer dia por aí será maravilhoso.
Nós amamos cada segundo, foram férias maravilhosas!
Clau
Um paraiso no paraiso. Vou anotar a dica para quando for visitar a cidade!
Adoro Paraty. Faz anos que vou pra lá…
A pousada é uma graça e parece ser super aconchegante!
Que lugar mais lindo!!!!…Um verdadeiro Paraiso terrestre!
[…] Neste post contao mais sobre a Pousada e depois sobre os passeios que fizemos durante a semana. Também contarei sobre a visita que fizemos a uma pousada que fica no coração da Serra da Bocaina, a Pousada La Dolce Vita, uma opção bem bacana para quem quer ficar perto da natureza exuberante da região. Não perca! […]
[…] por uma semana nas férias de julho e contei aqui sobre as razões, o planejamento, os custos e aqui sobre nossa hospedagem. Hoje vou contar sobre o centro histórico da cidade e o City Tour que fiz e recomendo […]
[…] de escuna em Paraty Leia aqui como foi nosso passeio no Centro Histórico em Paraty Leia aqui sobre a Pousada Recanto das Andorinhas, onde nos hospedamos em Paraty Veja aqui nossa visita a Pousada LA Dolce Vita, na Serra da Bocaina […]
[…] de escuna em Paraty Leia aqui como foi nosso passeio no Centro Histórico em Paraty Leia aqui sobre a Pousada Recanto das Andorinhas, onde nos hospedamos em Paraty Veja aqui nossa visita a Pousada LA Dolce Vita, na Serra da Bocaina […]
[…] Pousada Recanto das Andorinhas […]