Parque Temático Mini Estrada Real

mini estrada real

Parque Temático Mini Estrada Real, em Paraty, entrou para nossa lista de desejos assim que vi, enquanto pesquisava o que fazer com crianças em Paraty durante nossas férias de julho de 2016. 

O parque foi inaugurado em 2010, mas o início da confecção das miniaturas já tem 15 anos. A ideia veio de Dona Maria Selma, mãe do artesão Marcelo Castanheiras, que viu no filho o dom para esculpir miniaturas e incentivou a criação do parque. Mas Dona Maria Selma também põe a mão na massa! Ela é quem faz as mini telhas de cerâmica, que são confeccionadas quase da mesma forma que as telhas de tamanho normal, assim como os pequenos bonecos espalhados pelas maquetes do parque. Até hoje, já fez mais de 100 mil mini telhas!

Mini Estrada real

Placas mostrando o caminho para o Parque temático Mini Estrada Real

O parque é relativamente pequeno, em uma hora dá tranquilamente para percorrer todas as miniaturas ouvindo as histórias deliciosas que o guia conta. As histórias passam pelo começo da criação do Caminho do Ouro até a origem de palavras e expressões corriqueiras que usamos em nosso dia a dia e nem fazemos ideia de onde surgiram. A cada réplica, o guia conta sua história e porque está ali. É um passeio bastante interessante e cultural, onde aprendemos mais um pouco sobre a história do nosso país.

Mini Estrada real

A entrada do Parque Temático Mini Estrada Real

Visitamos Juju e eu, durante uma tarde com templo nublado, quando o marido e Manoela estavam doentinhos na Pousada, como contei neste post aqui.  

Quem sai de Paraty é só seguir em frente, rumo a Estada de Cunha e cerca de 2 km depois, à direita, fica o prédio branco que dá entrada ao Parque Temático Mini Estrada Real, bem em uma esquina. O estacionamento é em frente e não é preciso reservar, a não ser que você vá em um grupo grande. Compramos os ingressos na bilheteria. Juju pagou 7,00 (50% pois já tinha 5 anos completos) e eu 14,00 (Julho/2016). Entramos no Parque e tivemos o privilégio de sermos atendidas com exclusividade, pois não havia mais ninguém.

Mini Estrada Real

O passeio começa em frente a um grande mapa, onde o guia, super simpático, explica as origens do Caminho do Ouro e da famosa Estrada Real. Explica que Estrada Real era qualquer estrada que o Rei mandava abrir, mas acabou ficando o nome. Disse que o certo mesmo, é chamar aquela estrada que liga Paraty a Ouro Preto de Caminho do Ouro. Contou também que a estrada havia sido criada no século XVII para agilizar o transporte do ouro e diamantes entre as Minas Gerais e Paraty, já que o caminho existente era muito longo e penoso, através da serra do mar. O novo caminho, com 1600 km, encurtou a distância e permitiu à coroa fiscalizar melhor as cargas a fim de garantir seu quinhão. Paraty era o porto de onde saía a carga à caminho de Portugal, como contamos neste post aqui.

Do mapa, seguimos o caminho através das miniaturas que caracterizam a cidade de Paraty:

Mini Estrada Real

A miniatura da Igreja Santa Rita dos Pardos

 

Dali o caminho passa por Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará, Belo Horizonte, São Lourenço e Caxambu, até Ouro Preto. Em cada “cidade” são mostrados monumentos, pontes e praças característicos, em miniaturas impressionantemente detalhadas. 

Mini Estrada Real

Miniatura do Chafariz São José, em Tiradentes

O encanto chega ao ponto de fazer jorrar água pelas carrancas existentes no chafariz  de São José, da cidade de Tiradentes, reproduzindo o original que foi construído em 1749.  O original foi edificado para abastecer a Vila, lavagem de roupa (do lado) direito e bebedouro para os cavalos (do lado esquerdo). 

Mini Estrada real

Fonte D. Pedro II, em Caxambú

Há outra fonte interessante no parque, a de Caxambu, cuja história diz que a Princesa Isabel tendo muita dificuldade em engravidar recorreu às águas minerais da tal fonte como tratamento, logrando curar-se de uma anemia e conseguindo finalmente engravidar. 

Mini estrada real

A cada parada, uma história ou curiosidade. Por exemplo, a expressão lavar a égua ou encher o bucho! A primeira faz referência ao fato de o ouro ser transportado em cavalos (ou éguas) ou mulas e o atrito do mesmo acabava criando pó que se grudava no pelo suado dos bichos. Após entregar a carga preciosa os tropeiros corriam para “lavar a égua” e coletar o ouro que ali estava depositado. 😉

Mini estrada real

Estação Ferroviária São João del Rei – Foi inaugurada por D. Pedro II em 1881

Quanto a expressão encher o bucho, contou que nas minas de ouro ou diamantes, após a abolição da escravatura, os recém-libertos não recebiam pagamento pelo trabalho, mas podiam ficar com o que conseguissem juntar sem guardar em sacolas ou sacos ou bolsos! Pois é, o que eles faziam então era abrir buracos nas paredes das minas, que chamavam de buchos e, na saída da mina, escondiam os achados nos cabelos, já que não podiam carregar nada nas mãos também.

Mini estrada real

Estação Ferroviária de São Lourenço construído em 1884 tem arquitetura colonial inglesa (percebem as xícaras e os azulejos no chão?)

Nós amamos as histórias! Me arrependi por não ter levado um caderno para anotá-las ou então ter gravado a explicação… Até a Juju ficava quietinha ouvindo e achando graça.

mini estrada real

Igreja de São Francisco de Assis – MG (Pampulha) Construída em 1943, esta igreja tem linhas arrojadas representando a Serra do Curral de Belo Horizonte.

Hoje em dia são cerca de 30 réplicas em miniatura que estão espalhadas pelo parque, mas a ideia é expandir para mais um tanto, levando a “estrada” até Diamantina. O trabalho é lento e minucioso, podendo levar até 6 meses para concluir uma única miniatura. 

Igreja Nossa Senhora do oh! Erguida em 1717, em homenagem a Nossa Senhora da Expectação do Parto

Detalhe da Igreja Nossa Senhora do oh! Erguida em 1717, em homenagem a Nossa Senhora da Expectação do Parto

Um passeio bem gostoso e interessante para adultos e crianças que queiram apreciar um programa diferente e cultural na linda cidade de Paraty. Mais um motivo para visitar! Você já foi ou tem outras dicas na cidade? Conte aí nos comentários e aproveite para seguir nossas redes sociais clicando nos botões abaixo. Leia também outros posts sobre Paraty aqui no blog:

 
 
 
 
 
 
 __________________________________________
 
Procurando hotel em Paraty?
 
Se você curte o blog e quer ajudar para que possamos continuar fornecendo informações e dicas bacanas de passeios por aí, clique no banner localizado na lateral direita dessa página ou clique abaixo:
Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e nós ganhamos uma pequena comissão.
 
 __________________________________________
 
mini estrada real

Museu da Inconfidência em Ouro Preto

Parque Temático Mini Estrada Real

Website: http://www.miniestradareal.com/

Endereço: Estrada Paraty – Cunha Km 02 – Paraty/RJ
Telefone: (24) 3371-9763 
Horário de funcionamento: Todos os dias de 9:00 as 18:00 horas.
Ingressos: 14,00 – meia entrada: 7,00 e crianças até 5 anos grátis. (em julho/2016)

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

27 comentários

  1. […] Aqui contamos sobre a Pousada onde nos hospedamos e damos outras dicas de hospedagem em Paraty   Você já ouviu falar do Parque Temático Mini Estrada Real? Nós visitamos e contamos aqui   Curtiu o post? Compartilhe com os amigos! Se tiver perguntas, dúvidas ou sugestões vamos […]

  2. […] Nós visitamos o Parque Temático Mini Estrada Real em Paraty e contamos aqui […]

  3. […] Parque Temático Mini Estrada Real […]

  4. […] Contamos aqui sobre nossa visita ao Parque Temático Mini Estrada Real em Paraty […]

  5. Chris Ferreira 12 de setembro de 2016, 20:28 comentar

    Claudia,
    eu não sabia que tinha esse miniparque temático em Paraty. Amei o post e já estou louca para viajar por lá.
    Beijos
    Chris

  6. Lele 12 de setembro de 2016, 21:06 comentar

    Adoro miniaturas!!! E essas estão INCRIVEIS
    Adorei o passeio
    bjs
    Lele

  7. Lilian Azevedo 12 de setembro de 2016, 22:58 comentar

    Encantada !!!!!! D. Maria Selma é fantástica ! A ideia é excelente,e iniciativa brilhante. Lembra a ideia do Mini Mundo. É esse tipo de coisa que se vê quando se viaja para os EUA e Europa. Que valor educativo poder se percorrer toda a estrada vendo de cima. Vou lá da próxima vez.

  8. Francine Agnoletto 12 de setembro de 2016, 23:01 comentar

    Que amor esse lugar.
    Não sabia da existência de um lugar como esse. Nós fizemos várias partes da Estrada Real, durante a viagem para Minas. Realmente as miniaturas são lindas e idênticas ao original.

    Vou anotar a dica.
    Beijos

  9. fanny 13 de setembro de 2016, 00:45 comentar

    Que delicado!! Trabalho lindo!! Tudo em miniatura!! Preciso levar Rafa para conhecer!!!

  10. Alê Nunes 13 de setembro de 2016, 00:48 comentar

    Que interessante, nunca tinha ouvido falar desse lugar.
    Ótima dica de passeio!
    bj,
    Alê
    http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br

  11. @caroleassinhazinhas 13 de setembro de 2016, 10:55 comentar

    Que máximo! Vcs sempre nos mostrando coisas novas!

  12. Katy Gutterres - @madame.amelia 14 de setembro de 2016, 02:04 comentar

    A cada post sobre Paraty, fico mais apaixonada e com vontade de conhecer!!!! Que lugar mais lindoooo…

  13. Melissa Lima 14 de setembro de 2016, 02:26 comentar

    Nossa Senhora, eu nunca ouvi falar de nada disso que vc tem me apresentado…. Perdi muitas oportunidades de passear por aí :( Que pena entrar pra Blogosfera depois que saí do Brasil. Besitos!

  14. Gleysa 14 de setembro de 2016, 13:02 comentar

    Nossa fiquei super encantada!!!
    Quero ferias! Quero ir pra Paraty!!!
    Beijos
    Gleysa

  15. Adriana 14 de setembro de 2016, 18:03 comentar

    Que passeio maravilhoso. Amo a cidade de Paraty. Cheia de histórias para contar

  16. Adriano Bisker 14 de setembro de 2016, 21:15 comentar

    Fui tantas vezes para Paraty e confesso que desconhecia este lugar!!! Ameei! Agora que e muito voltar!!!!

  17. Guaciara 15 de setembro de 2016, 02:15 comentar

    Eu achei super interessante esse passeio! E fofo, claro! Nem sabia que existia, mais um motivo para voltar à linda Paraty!

  18. Tatiane 16 de setembro de 2016, 10:28 comentar

    Sou encantada por miniaturas, adorei! Planejo ir em breve a Paraty anotei todas as dicas.

  19. Pauleni Gomes 16 de setembro de 2016, 19:20 comentar

    Ah, legal essa dica, pois não visitei esse lugar lá durante minha estadia. Anotado. Grata.

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

  20. Michele Gobbato 17 de setembro de 2016, 00:21 comentar

    Que legal, adorei conhecer mais um lugar (mesmo que por enquanto virtualmente), adoro os seus posts com as dicas de lugares e passeios

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  21. Jacky lima 19 de setembro de 2016, 00:52 comentar

    Clau estou montando um roteiro para uma viajem apenas com seu post! Estou amando as dicas!

    • Claudia Bins 19 de setembro de 2016, 01:25 comentar

      Que bom Jacky! Vocês vão amar Paraty :-)

      Clau

  22. Laís Sass 19 de setembro de 2016, 01:27 comentar

    Que encanto!!! Me fascino com suas viagens..amo conhecer lugares novos e você está dando uma ótima infância para seus filhos!! <3

    • Claudia Bins 19 de setembro de 2016, 01:35 comentar

      Querida! É o que tentamos! Acreditamos que mostrar a elas o mundo vai colaborar com sua formação como cidadãs e pessoas melhores, entendendo que existem muitas realidades.

      beijos,

      Clau

  23. Luciana Emely 19 de setembro de 2016, 18:47 comentar

    Que encanto. Fiquei apaixonada nesse passeio. Alias, todas suas viagens e a experiência que passa às suas filhas. Beijos

  24. Louise 23 de setembro de 2016, 01:23 comentar

    Já vi várias matérias sobre o local, mas nunca fui! Depois de suas fotos, fiquei ainda mais na vontade!

  25. […] Leia sobre nossa visita ao parque Mini Estrada Real aqui […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!