Restaurante Barlavento

Barlavento

Barlavento é um termo náutico, utilizado para indicar a área do barco virada ao vento, a que está na direção do vento, a do lado do vento, enquanto o “sotavento” é a do lado oposto ao vento, portanto a que fica abrigada.

Barlavento também é o nome do restaurante localizado na saída de Caxias do Sul, na serra gaúcha, já quem pega a estrada Rota do Sol, que liga a serra até o litoral e é uma das estradas mais bonitas que já tivemos o prazer de conhecer.

Mês passado fomos convidados a conhecer a Pousada Rio do Vento, que pertence aos mesmos donos do Restaurante Barlavento e, é claro, fomos conhecer o famoso restaurante que é carinhosamente conhecido como “os morangos” pelos habitantes da cidade.

Barlavento

Chegando ao Barlavento

Assim que entrei no restaurante Barlavento fui transportada ao litoral uruguaio. A atmosfera, a decoração com referências náuticas, muita madeira de demolição e os painéis de vidro dão um ar despojado e aconchegante  ao lugar. No centro do salão um fogão à lenha, que nas noites de inverno aquece o ambiente e também a comida. Mais tarde, Bruna e Maurício, os proprietários contaram que é isso mesmo, as referência são bem uruguaias, país que ambos amam e visitam regularmente.

Barlavento

Barlavento

Um lugar para encontros, para desfrutar a companhia de amigos, da família e curtir o menu, que atende desde o café da manhã até o jantar. 

Barlavento

Barlavento

É preciso saber que nos finais de semana o restaurante fica lotado, com fila de espera do lado de fora. Ótima oportunidade para deitar em uma das redes e curtir o frescor da vegetação abundante ao redor do restaurante, enquanto petisca uma das tantas opções de entrada ou se refresca com um suco de morango orgânico, cultivado ali mesmo, nas estufas ao lado do Barlavento.

Barlavento

Nós almoçamos e jantamos ali, durante o final de semana que passamos hospedados na Pousada Rio do Vento. Pedimos, no almoço, dois pratos de massa, que vieram em panelinhas de ferro dando um charme especial à refeição e que foram mais que suficientes para nós 4. Para acompanhar pedimos, claro, suco de morango e fechamos o almoço com chave de ouro, com a sobremesa Lestada (sorvete ao forno, calda de framboesa e merengue).

Barlavento

(Luna Rossa) Espaguete ao molho vermelho e queijo parmesão

Barlavento

(Ruta 40) Espaguete ao molho de carne de panela e queijo parmesão

Barlavento

No jantar do mesmo dia pedimos um lanche. Aliás, o restaurante estava bem cheio à tardinha e muitas pessoas lanchavam uma das tantas opções de sanduíches do cardápio, ou então sobremesas. Manoela pediu uma vitamina de morango para acompanhar, Juju pediu um chocolate quente e nós pedimos suco de morango novamente. Nosso lanche estava uma delícia! Pedimos um pratos de Jacobinas (pãezinhos com salsicha bock, acompanhados de mostarda amarela e mostarda escura) e um prato de La Pedrera (pãezinhos recheados com carne de panela ao molho).

Barlavento

Jacobinas

Ali no restaurante é possível comprar morangos, cuca, iogurte e outros produtos feitos ali na propriedade mesmo e conforme a hora do dia o mini zoo que fica atrás do restaurante fica aberto à visitação. As crianças aproveitaram tudo, curtiram cada segundo ao ar livre. Recomendamos muito um final de semana na Pousada Rio do Vento, curtindo tudo que o local tem a oferecer.

Barlavento

Barlavento

Barlavento

Ouvir as histórias do casal, conhecer mais sobre as casas que saíram da região das missões e viraram a pousada, passear pelo lago e visitar as estufas de morangos hidropônicos são alguns dos motivos para visitar o Restaurante Barlavento. Curtir com a família e com os amigos um lugar cheio de encantos enquanto apreciamos uma comida deliciosa é outro motivo mais que suficiente para quem sobe a serra, no inverno ou no verão. Um passeio inesquecível para toda a família!

Barlavento

Serviço:

Barlavento e Rio do Vento Hidroponia
Rota do Sol – RSC 453, KM 154,8 s/n
Telefone para reservas: (54) 9908-5500
Site: www.riodovento.com.br

_________________________________________

*Disclaimer: Agradecemos a hospedagem oferecida pela Hospedaria Rio do Vento e o carinho com o qual fomos recebidos. As refeições no Barlavento foram por nossa conta e todas as opiniões expressas aqui são frutos, única e exclusivamente, de nossa opinião.


_________________________________________

Leia aqui outras sugestões de passeios no Rio Grande do Sul:

 

Hospedaria Rio do Vento

Piquenique e outras delícias na Vinícola Dal Pizzol

Espumante na Cachoeira na Cave Geisse

Passeando na Vinícola Miolo

5 passeios bate-volta pelo blog Malas e Panelas

 5 passeios para curtir ao ar livre em Gramado

6 passeios bate-volta por Adriana Martins

Ecoparque Sperry e Restaurante Bêrga Motta em Gramado

Restaurante O Butiá em Itapuã

7 Passeios bate-volta por As Passeadeiras

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.