Um dos passeios que mais me encantam quando vamos a Bento Gonçalves é quando visitamos a Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos.
Que eu sou apaixonada pela serra gaúcha todo mundo aqui já sabe. Que eu tenho um carinho mais que especial por Bento Gonçalves e seu legado cultural, histórico e gastronômico, particularmente, talvez vocês ainda não soubessem… mas em Bento Gonçalves são tantas as atrações aliadas à beleza da região que, juntando com o carinho genuíno com que somos recebidos é simplesmente impossível não curtir o passeio.
A cada nova estação o Vale se renova com cores e novidades, então sempre é bom subir a serra e se deliciar com a paisagem, que exibe orgulhosa pequenas propriedades, rotas turísticas, cantinas e vinícolas dos mais diferentes portes. Falando em delícia, a Vinícola Miolo é parada obrigatória para quem quer encher os olhos e a alma de beleza, enquanto o paladar e o olfato se esbaldam na carona.
Saindo de Bento Gonçalves em direção ao Vale dos Vinhedos, a Vinícola Miolo fica bem em frente ao SPA do vinho, que está lá, todo exibido, sobre uma colina. No outono, minha estação favorita, o prédio onde os vinhos e espumantes são preparados com as mais modernas tecnologias fica tomado pela vegetação e pelas cores amarelo-douradas características da estação.
Já na chegada é possível avistar o parreiral e, mais uma vez digo que é preciso voltar lá várias vezes ao longo do ano para ver os vinhedos carregadinhos no verão, coloridos no outono, descansando no inverno e brotando na primavera.
Estacione o carro e siga em frente, na direção do lago e vá sem pressa. A Vinícola é um convite aos sentidos e merece contemplação. Você pode sentar nos bancos sobre a ponte enquanto as crianças brincam com os peixes do lago. O espaço é enorme e as crianças podem correr soltas, sem medo.
Ao lado do prédio onde funciona a loja da vinícola e o salão de degustação (no segundo andar) fica a “desculpa oficial” para eu sempre querer voltar lá: o Wine Garden Miolo.
O Wine Garden é um piquenique mais chiquetoso, com um truck que fornece as comidinhas (incríveis) que compõe o cardápio minuciosamente elaborado, que passa por sanduíches diferentes, brusquetas, tábua de frios, salsichas bock, castanhas e grãos variados, frutas secas e especiarias e – pausa dramática – empanadas.
Gente do céu, vocês não tem noção do que são aquelas empanadas… quentinhas, com a casquinha fininha e crocante por fora, macias e suculentas por dentro. Temperadas na medida… ai meu pai, eu morro naquelas empanadas. Quero provar de tudo, mas acabo cedendo à tentação das empanadas. Para fingir que é algo diferente coloco um molhinho, uma mostarda, um chutney de frutas e, quer saber, fica bom com tudo isso ou sem nada mesmo. O troço é demais de qualquer jeito! #pironasempanadas
Tá, já deu pra entender que eu amo as empanadas de lá, mas vou falar agora dos vinhos e espumantes que são servidos harmonizados com o cardápio. Mais uma vez, dependendo da época do ano e do cardápio, um espumante geladinho ou um vinho, branco ou tinto casa perfeitamente com aquele cenário lindo que é baseado no conceito de arquitetura efêmera (vai mudando conforme dá vontade, sabe?) e é composto por itens clássicos de piquenique como mantas, cobertores, almofadas e também com barris, paletes, mesinhas, cadeiras e ombrelones.
O valor do piquenique varia de acordo com o espaço onde você vai ficar e o que você paga pode ser abatido na alimentação e bebidas, como consumação. Vale dizer que as bebidas são vendidas em garrafas e também em taças.
Conta a lenda que o primeiro italiano da família Miolo a vir para o Brasil, o signore Giuseppe Miolo, recebeu as terras do Lote 43 do governo brasileiro para iniciar sua vida aqui. Pois é ali, sobre o mesmo lote que deu origem a grande vinícola que fica o wine truck mais charmoso da serra.
“Assim começa a história da Miolo. O nosso vinho ícone é elaborado somente em safras excepcionais com as uvas cultivadas no Lote 43. Integrar o Wine Garden ao espaço foi um desafio emocionante. Também estamos entusiasmados por criar um projeto que ofereça, de maneira informal e ao ar livre, uma experiência com nossos vinhos”, conta Adriano Miolo, superintendente do grupo. (fonte: Miolo.com.br)
Em minha última visita tive o privilégio de ter o próprio Adriano como cicerone de nosso grupo. Fomos à convite da ABE (Associação Brasileira de Enologia) e de algumas vinícolas, com o objetivo de conhecer o espaço, o cultivo, a fabricação e, é claro, os vinhos. Adriano também conduziu a degustação, que contou com mais de dez rótulos, entre espumantes, vinhos tintos e brancos, de diferentes regiões de cultivo da vinícola.
Uma verdadeira aula, um privilégio, devidamente apreciado e documentado por nosso grupo de jornalistas e blogueiros que saíram de lá certos de que testemunharam muito mais do que um grande negócio. Testemunhamos e saboreamos a história viva da região, passada de geração em geração através do líquido precioso que faz parte da nossa cultura há séculos e que vem sendo honrado, e muito, pela Vinícola Miolo.
Você pode visitar o complexo externo gratuitamente, mas se quiser fazer uma degustação e uma visita guiada, paga 60,00 com bônus de 5,00 para usar na loja. Para curtir a Vinícola e o Wine Garden veja os horários abaixo:
Horários de Funcionamento do Complexo Enoturístico
• Segunda a Sábado das 08:12 às 17:45
• Domingos: 10:00 às 16:45
Wine Garden
Abre aos sábados, domingos e feriados das 10:30 às 18:00, se o tempo estiver favorável.
É pet friendly!
Vinícola Miolo
www.miolo.com.br
Bento Gonçalves/RS
RS 444 Km 21 – Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 2102-1540 / (54) 2102-1537
______________________________________
Essa região é realmente especial. Quero deixar registrada a minha especial admiração pelo Rio Grande do Sul que soube desenvolver muito bem o turismo de suas cidades.
Bela paisagem, bela propriedade e bela proposta da Miolo. Amei o post !!!!!
Sou apaixonada pela serra gaúcha Lilian, a região dos vinhedos então é um encanto particular.
Beijo,
Clau
Gente! Que lugar é este? Existe mesmo? Aqui no Brasil? Duvido! estou babando de vontade (e sede) de conhecer!!!! Quero irrr!!!
Pega a trupe toda e venha Bisker!!! Vale muito!
Beijo,
Clau
Clau fiquei apaixonada pelo lugar, pelas fotos ficou super claro que o passeio foi super aprovado
Bjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
O Wine Graden deu ainda mais charme para a Miolo.
A degustação deles também é ótima.
Adorei o post,
Beijos
Miolo é um espetáculo mesmo. Adoro aquele jardim deles.
eitha que viajei junto agora!! Que lugar lindo! delicioso! dia agradável e bebendo um bom vinho! Na próxima me chama! kkkk beijos
Que legal! Eu visitei há 10 anos!!! Na época, o spa que você mencionou estava em construção!
Adorei, tenho muita vontade de conhecer uma! Adorei o post!
Nossa esse passeio deve ser incrível. Que lugar lindo e gostoso. Vou colocar na minha lista!
Quero muito ir, está na minha lista como prioridade!
Na Miolo? Ai que tudo! Queria ir … amo esses vinhos
QUe lugar encantador hein!! AMei!
Esse é um passeio divino. Quando estive no Sul, eu fiz e amei. Adorei seu post, me fez reviver a viagem. Bjao
Lugar maravilhoso e passei inesquecível. Adorei o lugar e com certeza cainhada listinha de lugares que quero ir!!!!
Que lugar lindo. A Serra Gaúcha é mesmo encantadora!
Que delícia esses posts das vinícolas. Vontade de ir correndo para o Sul e visitar todas.
beijos
Chris
Que lugar lindo e que post!!!! <3 Apaixonada por tantos detalhes e encantos!!! Sou apaixonada por vinho e amaria conhecer esse lugar de pertinho! <3
[…] Passeando na Vinícola Miolo […]