Desde que chegamos a Portugal que eu escutava falar na tal Praia Ribeiro do Cavalo. Sempre consta entre a lista das praias mais bonitas de Portugal e, até mesmo da Europa, a Praia Ribeiro do Cavalo tem acesso difícil. Realmente não é para qualquer um.
Mas para quem gosta de aventuras e de praias selvagens, é uma pedida imperdível.
No post de hoje eu conto como foi passar uma tarde na Praia do Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra.
Praia Ribeiro do Cavalo
Também chamada de Praia da Ribeira do Cavalo!
Foi um convite inesperado, da querida @fabizavatta, que sempre nos leva e traz dos aeroportos e a quem eu recomendo vivamente caso precisem de Transfers & Tours em Portugal.
Calhou dela querer ir e levar as filhas, então me convidou e, é claro, topei na mesma hora.
Quis primeiro ir sozinha, sem a família. Conheço muito bem o meu eleitorado e achei que seria prudente checar as condições do ambiente antes de levar a turma toda. Mal sabia eu que foi a melhor decisão da vida…
Como chegar
Para chegar à Praia Ribeiro do Cavalo, em Sesimbra, partimos de Cascais, cruzamos a ponte 25 de Abril e seguimos rumo à Sesimbra. Dá aproximadamente uns 30 minutos de carro. Era dia de semana, então não havia muito trânsito. Foi bem tranquilo.
Chegando em Sesimbra, fomos até o Clube Naval, ao lado da Marina de Sesimbra. Ali em frente tem um estacionamento, que foi onde deixamos o carro e aproveitamos para pedir informações.
Depois, seguimos caminhando rumo a trilha, sempre em frente.
Aqui deixo a dica para quem vai. É possível seguir de carro e estacionar bem mais à frente, já no início da trilha mesmo. Como não sabíamos, caminhamos um pouco mais do que o necessário.
A trilha
Assim que começa a estrada de chão é um tal de subir morro acima que só Jesus na causa. Já aviso aos navegantes: haja perna, viu? As fotos não mostram bem o grau de inclinação e a altura do morro. Só digo que é bem alto e inclinado. A dica é parar um pouco e olhar para trás. Você vai ver a baía de Sesimbra de um ângulo diferente e muito lindo.
Se chegar na beira do penhasco vai ver um mar colorido e transparente. Pena que na hora que passamos por ali, na subida, o tempo estava nublado. Ainda assim deu pra ver um pouco da beleza natural do local.
Lá em cima, beeeem lá em cima, vai ter um platô, onde você vai ver uma placa escrita Ribeiro do Cavalo e, mais adiante, uma corrente divisória, com uns montinhos de areia atrás.
Você vai passar pela corrente e pelos montinhos e, logo depois, virar à sua esquerda. NÃO siga em frente no caminho que leva a outra elevação.
A trilha depois deste ponto é estreira e trata-se de um caminho de terra e pedras cercado por vegetação.
De quando em quando há pedras ou troncos de árvores pintados de vermelho ou verde, indicando o caminho. Preste atenção neles, caso não tenha certeza por onde ir.
Ao final de um bom percurso (mais ou menos 30 minutos), você vai começar a descer a ribanceira. Tome muito cuidado porque é fácil de escorregar nas pedras roladas e areia solta. Foi preciso mesmo sentar nas pedras para não escorregar, de vez em quando.
Mas calma. Tudo vale a pena no final! Lá embaixo você vai ver que compensa o esforço!
O que levar
É uma praia selvagem, sem qualquer infra-estrutura. Nada mesmo. Não há bar, restaurante, banheiros, luz elétrica…. nada. Ou seja, você precisa levar suas coisas. O mais importante:
- Vá de tênis ou calçado próprio para caminhada/trilha.
- Água
- Chapéu
- Óculos de sol
- Protetor solar
- Toalha
- Lanche
Algumas pessoas levaram guarda-sóis e sacolas térmicas, o que seria ótimo, não fosse o esforço de levar na trilha.
Mas Clau, a água é gelada?
Bem, aqui é Portugal. Não há águas quentes. Aceite e usufrua, mesmo com água fria! 🙂
A Praia Ribeiro do Cavalo sem trilha
Existe uma outra forma de chegar até lá, bem mais confortável, para quem não quiser encarar a trilha. No cais Espadarte no Porto de Recreio de Sesimbra você pode optar por pegar um barco, que parte a partir das 09:00 a cada 30 mins. Em 10 minutos você chega à Praia. Quando escrevi este posts, custava 12€ por pessoa (6€ crianças até 11 anos) e mínimo de 5 pessoas por barco. A passagem é ida e volta.
Agora me conta nos comentários: Qual sua praia favorita em Portugal?
Gostou do Post? Manda para as amigas e olha aqui embaixo outros que podem te interessar também!
0 Comentário