O que minhas filhas aprenderam viajando

o que minhas filhas aprenderam viajando

Dia das mães é dia de comemoração, e para celebrar, nós e mais um time de blogueiros e blogueiras de viagem em família fizemos essa blogagem coletiva para contar para vocês o que nossos filhos e filhas aprenderam viajando.

Eu sempre digo que viajar é um aprendizado constante. É uma oportunidade de convivermos 24 horas por dia com nossos filhos, coisa que nem sempre é possível quando estamos em casa. Mas e das parte das crianças, como eles sentem isso? E como nós, os pais, percebemos as mudanças nas crianças à medida que o tempo passa, em relação às viagens?

Aqui em casa as mudanças foram muitas ao longo tempo. Desde a primeira viagem que fizemos com Manoela ainda bebê percebemos que ela passou de um bebê choraminguento e ansioso para uma menina calma, segura de si e muito responsável. OK Claudia, mas isso não foi por causa das viagens, você deve estar pensando… 

Leia aqui 10 dicas para planejar uma viagem

Certamente não só pelas viagens, claro! Ela cresceu, aprendeu muitas coisas, deixou de ser um bebê. Ainda assim, as viagens trouxeram a ela (e à Juju, mais tarde) experiências e vivências que aceleraram alguns aspectos e até mesmo modificaram outros. Para exemplificar então cito aqui 7 coisas que minhas filhas aprenderam viajando:

o que minhas filhas aprenderam viajando

1. Nas viagens de carro elas ficavam de 5 em cinco minutos perguntando: “Já chegamos” ou então “Falta muito”? Depois de algumas viagens, elas entenderam existe uma distância a ser percorrida e aprenderam que não adianta nada ficar perguntando. Nossa tática é mostrar o mapa a elas antes da viagem, dizer qual o percurso que faremos e quanto tempo levaremos.

3

2. Quando viajamos para outros países nós mostramos filmes ou documentários na televisão, para elas saberem um pouco sobre o que verão. Também ensinamos algumas palavras no idioma local, tais como “bom dia”, “boa tarde”, “obrigada”, “até logo”… e as incentivamos a usá-las sempre que possível. Com isso elas se tornaram curiosas em relação a línguas estrangeiras e sempre pedem para aprender palavras novas.

Leia aqui filmes para brincar e viajar.

4

3. Sempre conversamos com as meninas sobre as comidas no destino. Ano passado fomos ao nordeste e falamos muito sobre as comidas nordestinas, exaltando as delícias de lá. Quando chegamos foi uma festa, elas estavam super curiosas e provaram tudo. Aprenderam sobre a culinária local e, com isso, ficam cada vez mais abertas a novos sabores.

5

 __________________________________

Quer receber as dicas por email? Assine nossa Newsletter. Uma vez por semana, você recebe além da nossa Agendinha POA com a programação infantil para o final de semana, os artigos mais lidos aqui do blog. E participe do grupo Passeando em Porto Alegre, no Facebook para dicas de passeios, oficinas, restaurantes todos os dias.

               * campo obrigatório

Veja um exemplo aqui

__________________________________

4. Crianças são ansiosas e impacientes, por natureza, não é verdade? As nossas não são diferentes. Porém depois de tanto perambular por aí, esperando horas em aeroportos, em aviões ou dentro de um carro, aprenderam que esperar faz parte do processo. É claro que são agitadas e tem energia de sobra (graças a deus!) mas aprenderam a brincar em espaços pequenos, inventarem brincadeiras com quase nada e a esperar.

6

5. Nós sempre frequentamos museus e gostamos muito de saber das histórias locais. Sempre que viajamos contamos às crianças sobre a cidade ou país que visitamos, contamos lendas, fatos históricos, pesquisamos sobre os hábitos culturais mais pitorescos do local. Elas amam as histórias e não se cansam de ouvir. Pedem para repetirmos centenas de vezes.

2

6. Cada vez que viajamos damos a elas algum dinheiro, que é para elas comprarem o que quiserem. Nunca é muito, algo em torno dos USD 50 quando viajamos ao exterior. Com isso, é da responsabilidade delas administrarem esse dinheiro. Assim, elas não pedem tudo que vêem. Se querem algo, elas compram com o dinheirinho delas. Aprenderam a economizar e a fazer escolhas.

3

7. Nas viagens, somos muito liberais em relação a horários e a alimentação. Elas podem comer o que quiserem, podem dormir mais tarde, dormem no mesmo quarto que a gente, sem stress. Elas aprenderam que existem momentos onde as regras são bem rígidas (ao longo do ano e quando estão em casa) e outros (nas viagens) onde elas tem mais liberdade. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é difícil fazê-las “voltar ao normal” depois que voltamos pra casa. Elas aprenderam rapidamente a se adaptarem conforme a situação.

Esses são alguns exemplos, mas tem um time de blogueiros sensacionais que viajam o mundo com seus filhotes e tem muitas outras dicas do que seus filhos aprenderam com as viagens. Conheça todas as histórias aqui e deixe seus comentários, contando o que os seus filhos aprenderam nas viagens!

Blogagem coletiva – Famílias Viajantes:

Viagens que Sonhamos:
Felipe, o pequeno viajante:
Malas e malinhas:
Do RS para o Mundo:
Família Viagem:
Viagem Simplesmente :
TripBaby
Ases a Bordo
Malas e Panelas
Vem Pro Parque
No Mundo com a Gente
Trilhas e Cantos
Gosto e Pronto
Valentina na estrada
Retrip Viagens e Experiências
Para a Disney e além

Beijo das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

46 comentários

  1. […] Viagens que Sonhamos 2 – Felipe, o pequeno viajante 3 – Malas e malinhas 4 – As Passeadeiras 5 – Do RS para o Mundo 6 – Família Viagem 7 – Viagem Simplesmente 8 – […]

  2. Cristina Leonhardt 8 de maio de 2016, 13:23 comentar

    Amei, Cláudia! Essa tática do dinheiro quero começar a usar, e gostei também da familiarização com o destino (história, comida, língua) antes de ir. Agora que a Sara cresceu um pouquinho mais, vamos introduzir!

  3. […] 4 – As Passeadeiras […]

  4. Fran Agnoletto 8 de maio de 2016, 19:04 comentar

    Clau,

    Suas meninas são umas fofuras!!
    Realmente não existe nada melhor, do que esse tempo que passamos todos juntos, durante uma viagem.
    É bom demais!!!

    beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

  5. Liliane Inglez 8 de maio de 2016, 20:06 comentar

    Cláudia, muito bom seu post! Fiquei pensando numa coisa sobre paciência… Também acho que não só meu filho, mas eu também aprendi a esperar… Que bom que nós – pais e mães – também crescemos em viagens! Parabéns pelo nosso dia, viu?? Beijos

  6. dicas da rege 8 de maio de 2016, 21:18 comentar

    lindo post!!!!!!!!!!!!!!! Tbm usamos muito a tática de ver filmes ou coisas na TV sobre nosso próximo destino, isso ajuda muito a entrar no clima da viagem…

  7. Guaciara 8 de maio de 2016, 22:46 comentar

    Claudia, aqui ando penando nessa da viagem de carro. A caçula chora, o mais velho fica ansioso querendo chegar logo. Procuro viajar com eles cansados, assim eles dormem e me deixam dirigir. E também sou tranquila com alimentação e hábitos nas viagens, é um momento para relaxar. Bjs!

  8. Andrea Barros 9 de maio de 2016, 00:45 comentar

    Muito legal viajar com eles né? Sou fã das meninas! Temos que aproximá-las mais da Valen, tb. bj

  9. Aline de Brito Figueiredo 9 de maio de 2016, 03:48 comentar

    Eu adorei a dica de falar sobre as comidas típicas do destino! Realmente pode fazer toda diferença na aceitação e na empolgação em provar! Tentarei na próxima!

  10. Susana Spotti 9 de maio de 2016, 13:22 comentar

    Clau, aqui em casa também damos mesada, mas é uma briga para gastarem nas viagens, são super econômicos…rsrsr. Como são maiores, levam fone de ouvido e vão vendo vídeos, leem livros no celular e curtem um monte ficarem filmando e editando os vídeos. Amei o post. Beijo. Su

  11. Solange Martinenko Spiess 9 de maio de 2016, 17:25 comentar

    Oi Claudia, muito bom ver a evolução dos nossos filhos viajando, né! O meu filho gastava muito nas viagens queria comprar tudo o que tinha pela frente. Adorei a sua idéia de dar um dinheirinho para gastarem. Eu não tive esta ideia quando meu filho era pequeno, e acabei gastando horrores kkk.
    Ah, eu li a reportagem ” As Passeadeiras” que saiu no jornal ZH. Adorei ver você e as meninas na reportagem.
    bj

  12. Cynara Vianna 9 de maio de 2016, 20:16 comentar

    Achei muito legal a ideia de mostrar filmes sobre o destino desconhecido antes de viajar. Com certeza quando chegam as crianças já se sentem mais familiarizadas. Suas meninas não lindas.

  13. Ana Paula Lima (Ferinhas Viajantes) 10 de maio de 2016, 00:18 comentar

    Minha filha ainda é muito pequena pra entender sobre distância, mas o meu filho vivia me perguntando de 5 em 5 minutos se já estávamos chegando! Só agora com o seu post me dei conta de que ele não tem mais este costume, deve ter aprendido a esperar!!! Lindo post, parabéns!

  14. […] Viagens que Sonhamos   2- Felipe, o pequeno viajante   3- Malas e malinhas   4 – As Passeadeiras   5 – Do RS para o Mundo   6 – Família Viagem   7- Viagem Simplesmente   […]

  15. Simone Hara 10 de maio de 2016, 01:29 comentar

    Adorei o post!
    Nós também começamos com essa prática de dar um dinheirinho pra elas administrarem a cada viagem e comprar as coisinhas delas. Conforme elas cresceram um bocadinho mais, a gente começou a pagar semanada e condicionar o pagamento a cumprir determinadas tarefas (manter o quarto delas em ordem, arrumar material de aula pro dia seguinte, fazer lição de casa sem ninguém ter que lembrá-las etc…) e depois estabelecemos algumas regras que se violadas implicariam em desconto no valor da semanada – regras mais ligadas a responsabilidades q elas já tem idade pra administrar (não esquecer lancheira, não perder material, etc). Deu super certo viu! Hj elas são ferinhas na administração das próprias finanças!!
    Bjs!

    • Claudia Bins 10 de maio de 2016, 20:17 comentar

      OI Simone,

      Super concordo que é muito importante passarmos esses aprendizados de administração financeira para os filhos. E viagens são ótimas oportunidades!

      beijo,

      Clau

  16. Debora 10 de maio de 2016, 04:45 comentar

    Adorei! Acho o planejamento uma das melhores partes da viagem!!

  17. Claudia Pegoraro 10 de maio de 2016, 04:49 comentar

    Clau, cada vez que entro aqui nas Passeadeiras, acho o site mais bonito! Um sucesso!
    E vou te dizer uma coisa: tu vais pagar todos os teus pecados com a tua pequena :) hahaha…
    Bjokas,
    Claudia@pequenoviajante

    • Claudia Bins 10 de maio de 2016, 20:16 comentar

      Obrigada querida! Um prazer receber tua visita :-). E o “vais pagar”? Acho que o tempo verbal aí precisa de ajuste… kkkk Mas eu amo muito assim mesmo!!! Ela e o Lipe juntos iam dar o que falar hein?

      Beijos

  18. Renata Ungier 11 de maio de 2016, 23:15 comentar

    Claudia, super concordo com você! Não tem nenhum problema sair do script dos horários e comidas, e realmente o retorno nunca é complicado. Crianças são naturalmente adaptáveis, e os adultos também deveriam ser… Ótimo post, ótimo blog. Parabéns!

  19. Carlos Augusto Monteiro 12 de maio de 2016, 10:44 comentar

    Olá! Muito legal a ideia de ir mostrando no mapa e fazendo o planejamento. Também achei uma maravilha elas comerem bem! Ajuda bastante!! Parabéns pelo post!

  20. Adriano Bisker 12 de maio de 2016, 18:32 comentar

    Adorei este post! Cada foto mais legal, dicas bacanas, vou guardar com carinho para ler todos!

  21. Deia Tomaz 13 de maio de 2016, 02:36 comentar

    Excelentes dicas e que delicia essa relação de blogs de viagens com crianças!!! Adorei!! Tem vários que já conheço, mas já anotei todos que não conheço para vistar!!!
    Deia Tomaz
    http://www.lancheiradojoao.com

  22. Fanny 13 de maio de 2016, 16:43 comentar

    Claudia
    Adorei suas dicas! Quando vamos fazer uma viagem também conversamos muito com o Rafa sobre o lugar, a língua local e o que vamos conhecer. Viagens são sempre inesquecíveis e a cultura local eh muito interessante as crianças sempre desenvolvem em novas viagens. Beijos

  23. Marcelle Tabosa 14 de maio de 2016, 01:34 comentar

    Dicas ótimas, textos ótimo! Viajar é uma escola!

  24. Nicácio Belfort 16 de maio de 2016, 00:02 comentar

    Muito interessante essa dica de filmes 😉

  25. Michele Gobbato 16 de maio de 2016, 06:04 comentar

    Adorei o post, aqui também aproveitamos ao máximo e permitimos nas viagens estarmos mais relaxados, sem horários (ou tão regrados afinal estamos passeando e curtindo né)

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

  26. Maracy Monteiro 16 de maio de 2016, 13:19 comentar

    Adorei!!! Realmente falar o que vão encontrar no destino é ótimo! Prepara as crianças! :) Beijos

  27. Luciane Aquino 16 de maio de 2016, 16:03 comentar

    Nós também damos uma verbinha para eles gastarem. É uma delícia ver como eles raciocinam para otimizar o dinheiro e comprar o que eles realmente desejam.
    Adorei o post! :-*
    Lu (@vouviajar)

  28. Louise Furtado de Aguiar 16 de maio de 2016, 18:19 comentar

    Clau, adorei. Vontade de pegar a mala e sair viajando por aí!

  29. Louise Furtado de Aguiar 16 de maio de 2016, 18:19 comentar

    Clau, adorei. Vontade de pegar a mala e sair viajando por aí! Filhos aprendem demais nessas viagens!

  30. Mãe de Guri & Guria 16 de maio de 2016, 19:22 comentar

    Ótimas dicas!
    Já fizemos muitas viagens longas de carro aqui tb é as crianças já entendem que há uma grande distância a percorrer e que não adianta ficar perguntando se falta muito para chegar ao destino a todo o momento. Nas viagens tb somos mais flexíveis quanto aos horários e rotina. Bjo

  31. Luciana Emely 16 de maio de 2016, 20:00 comentar

    Ualll que delícia. Deve ser mesmo muito bom viajar com os pequenos. Já fiz umas viagens com o meu, mas confesso que ainda não me sinto preparada. Parabéns pela iniciativa e disposição. Bjos

  32. Tatiane Lopes 16 de maio de 2016, 20:27 comentar

    Clau show de dicas hein! eu viajo pouco mas vou adotar muitas das suas dicas anres de viajar mostrar o percurso, falar da comoda local. Adorei

  33. Mariana 17 de maio de 2016, 00:35 comentar

    Eu viajo pouco ainda com o Gabriel Clau, mas vou começar a viajar mais.
    Beijos
    Mari – Vamos Mamaes

  34. @caroleassinhazinhas 17 de maio de 2016, 02:12 comentar

    A cada dia mais fã de vocês! @caroleassinhazinhas

  35. Juliana Carreras 17 de maio de 2016, 04:46 comentar

    Que tudo!!! Adorei a maneira como vcs abordam e preparam elas! Muito legal!!! Parabéns!
    Bj
    Juliana Carreras
    http://www.mamaerobo.com

  36. Jacky lima 17 de maio de 2016, 18:11 comentar

    Quanto blog bacana!! Adorei o post, achei super completo!

  37. Alê Nunes 18 de maio de 2016, 01:22 comentar

    Quanto aprendizado e história para contar :)
    Muito legal a forma como vcs ensinam aproveitando as oportunidades, adoro ler teus textos.
    bjs,
    Alê

  38. Mila 19 de maio de 2016, 03:14 comentar

    Viajar é sem dúvida o melhor investimento a se fazer!!! Nós amaaaaamos!!! Fizemos uma viagem e carro no começo do ano, e pisquila amou! Já estamos pensando na próxima!!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

  39. Mariana Ferreira 19 de maio de 2016, 18:30 comentar

    Acredito que elas amou a viagem.. Cultura é sempre bom.. Beijos

  40. PATRICIA LONGO TAYAO 20 de maio de 2016, 19:49 comentar

    Essa tática do dinheiro é ótima Claudia! Aqui em casa, Isaac junta dinheiro todos os anos para viajar, tudo que quer comprar deve ser com a graninha dele. Com isso, sendo responsável pelo dinheiro deles, acho que ficam mais responsáveis e bem menos gastões! Ábraços!

  41. gilnei 20 de maio de 2016, 20:37 comentar

    Muito legal este tipo de compartilhamento. É muito bom viajar, ainda mais com as crianças. Elas experimentam culturas diferenciadas e contactam com pessoas e costumes mais diversos; o que engrandecerá bastante seus conhecimentos sobre o mundo em que vivemos e as adaptações de cada povo em suas mais peculiares regiões. Parabéns!

  42. Antonio JR 3 de junho de 2016, 13:58 comentar

    Ei ! Que legal o post! Adorei a “mesadinha” da viagem. Cria um senso de responsabilidade sobre as finanças e ainda não ficam querendo tudo que veem. Parabéns!!! Abração!

  43. Bárbara Calmeto 5 de outubro de 2016, 13:04 comentar

    Claudia, nas viagens precisamos mesmo ser mais flexível até conosco mesmo. gostei da dica de dar um dinheirinho para ela gastar, vou seguir isso na próxima. Beijos

    • Claudia Bins 5 de outubro de 2016, 18:37 comentar

      Aqui tem funcionado super bem Bárbara, até depois das viagens elas continuam a fazer isso!

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!