Piquenique e outras delícias na Vinícola Dal Pizzol

Vinícola dal pizzol

Há tempos eu queria conhecer a Rota das Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves, então quando em setembro deste ano (2016) fui convidada para participar de uma Presstrip à convite da ABE (Associação Brasileira de Enologia) e de algumas vinícolas em Bento Gonçalves, surgiu a oportunidade linda de visitar a Vinícola Dal Pizzol, uma das atrações mais incríveis dessa Rota.

A Rota das Cantinas Históricas é composta por propriedades rurais que mostram, ainda hoje, a vida cotidiana dos descendentes dos imigrantes italianos que se instalaram nos arredores de Faria Lemos e vem cultivando a videira e seus costumes há mais de 130 anos e na figura abaixo você pode ter uma boa ideia dos atrativos da Rota. 

mapa-rota-cantinas-historicas-ampliado

A tradição de vitivinicultura na família Dal Pizzol vem desde antes de 1878, com os primeiros imigrantes da família no Brasil e seus vinhos, espumantes e sucos de uva podem ser encontrados no mercado nacional e também na loja da Vinícola. Em 1974, a vinícola foi criada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizol e atualmente elabora cerca de 300 mil garrafas.

Vinícola Dal Pizzol

Chegando na Vinícola Dal Pizzol

vinícola dal pizzol

Loja da Vinícola Dal Pizzol

Há 12 km de Bento Gonçalves, chegar até lá é bem tranquilo através da BR 470 e RS 431. Já na entrada da propriedade pode-se perceber que o capricho e o cuidado característico da região, também impera por aqui. Para nossa sorte formos recebidos pelos proprietários e pelo enólogo responsável, Dirceu Scottá, que contaram histórias incríveis sobre a vinícola enquanto mostravam cada cantinho para nós.

Vinícola Dal Pizzol

Ecomuseu da Cultura do Vinho

Vinícola Dal Pizzol

O Ecomuseu da Cultura do Vinho é uma das grandes atrações da vinícola e é o resultado de décadas de preservação mostrando objetos de uso pessoal das famílias, utensílios e equipamentos de trabalho, fotos, documentos, garrafas de vinhos locais e estrangeiros reunidos para mostrar aos visitantes que o vinho não é só uma bebida, mas principalmente um produto cultural, de características universais e componente de um estilo de vida e de uma civilização.

Vinícola Dal Pizzol

Vinhedo do Mundo com uvas de 30 países

Uma atração realmente impressionante é o Vinhedo do Mundo, uma coleção de vinhas com cerca de 400 variedades de uvas vindas de 30 países diferentes, compondo a maior coleção de uvas privada da América Latina. A coleção conta com algumas estacas das espécies mais antigas do mundo, incluindo um pé de videira com mais de 450 anos doada pela Eslovênia, por vias diplomáticas. Os irmãos Dal Pizzol contaram que pretendem expandir o projeto e, inclusive, criar produtos a partir das uvas colhidas ali. Até hoje foram 4 safras e conseguiram fazer um vinho com 170 variedades. #fiqueicuriosa

Vinícola Dal Pizzol

Degustação às cegas na Dal Pizzol

A Vinícola Dal Pizzol nos ofereceu algumas experiências inesquecíveis. A primeira delas foi a Degustação às Cegas, orientada por sua equipe, que conduziu o processo de forma que todos nos divertimos enquanto aprendemos mais sobre os vinhos e a ciência da degustação. Foi uma viagem sensorial. Com os olhos vendados, aos poucos, os outros sentidos vão se aguçando e acabamos por perceber sensações, sons, sabores e cheiros de uma maneira totalmente diferente da qual estamos acostumados.

vinícola dal pizzol

Os vinhos premiados da Dal Pizzol (Fonte: Dal Pizzol)

É intrigante e desafiador experimentar um vinho sem saber se ali está um vinho branco ou tinto, sentir o cheiro de algo e tentar adivinhar se é um grão ou uma especiaria. Tocar uma fruta e tentar adivinhar somente pelo tato, qual é. A Dal Pizzol oferece a degustação às cegas aos visitantes em grupos de 10 pessoas, por 75,00.

Vinícola Dal Pizzol

Enoteca

Vinícola Dal Pizzol

Um pouco da paisagem da vinícola

A segunda experiência foi uma grande surpresa! Mas antes de chegarmos nela passeamos pela propriedade curtindo a Enoteca e os jardins. A natureza é generosa em Bento Gonçalves e a Dal Pizzol sabe muito bem usufruir disso. Com amplos espaços, lago com patos, gansos, galinhas d’angola e cisnes, muitas árvores, flores e até mesmo pavões coloridos para enfeitar ainda mais o passeio, seguimos encantados até o ambiente delicadamente enfeitado para quem tem a felicidade de participar do Piccolo Piacere, a mais nova atração da casa.

Vinícola Dal Pizzol

Piccolo Piacere – O Piquenique charmoso da Dal Pizzol

7

O piquenique charmoso acontece sob a copa de árvores frondosas entre a Enoteca e os lagos, perto do restaurante. O espaço foi ocupado por barris, paletes, mantas e almofadas coloridas e o cardápio é composto por produtos típicos da região, especiarias e, é claro, harmonizados com espumante, vinho e suco de uva para as crianças e abstêmios.

Vinícola Dal Pizzol

Amigos queridos da presstrip

Aberto de segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h30min, para viver a experiência não é necessário fazer agendamento prévio e o valor é de 150,00 para o combo, que deu tranquilamente para 3 ou 4 pessoas.

Vinícola Dal Pizzol

O almoço delicioso da Vinícola Dal Pizzol (somente com reserva)

Vinícola Dal Pizzol

O espaço do restaurante fica ao lado do lago

Vinícola dal pizzol

Ristorante Enoteca

Quem preferir um almoço tradicional, saiba que também pode apreciar um delicioso momento ali mesmo ao lado do lago, em um local todo construído em madeira, super aconchegante. O cardápio é composto de carne, frango e massa, com acompanhamentos e, é claro, os produtos da vinícola. Para o almoço é preciso agendamento e o valor depende do grupo: de 10 a 20 pessoas o valor do almoço fica em R$ 180 por pessoa. De 20 a 50 pessoas fica R$ 150 por pessoa. Para famílias menores é preciso ligar e confirmar os valores.

Vinícola Dal Pizzol

O premiado Cabernet Franc ‘Do Lugar’ da Dal Pizzol

Um passeio inesquecível para famílias e amigos que queiram desfrutar do melhor que a natureza aliada ao acolhimento típico da Serra Gaúcha tem para oferecer.

______________________________________

Dal Pizzol Vinhos Finos – Adega e Ecomuseu da Cultura do Vinho

RS 431, Km 5,3 – Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS
Fone 54 3449.2255
E-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br
Mais informações: www.dalpizzol.com.br

Centro de Atendimento ao Turista: 0800 603 6060

______________________________________

 

Andamos de Maria Fumaça em Bento Gonçalves e contamos aqui

Leia aqui sobre um local mais que especial em Caxias do Sul – Hospedaria Rio do Vento

5 Programas ao ar livre em Gramado

Ecoparque com Restaurante, Cachoeiras e Natureza – Ecoparque Sperry em Canela

Nossa experiência no Hotel Lage de Pedra em Canela

Pizzaria Toca da Bruxa em Canela, para comer bem e se divertir

Pizzaria Cara de Mau em Gramado – Coma como um pirata!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

43 comentários

  1. Adriano Bisker 18 de outubro de 2016, 16:07 comentar

    Aceita um estagiário para trabalhar com vocês? Adoro as suas postagens, os lugares, sugestões incríveis! Mas uma para a lista do QUERO IR!

    • Claudia Bins 18 de outubro de 2016, 19:16 comentar

      KKKKK Bisker, vou lembrar quando “a firma” crescer! Mas já aviso que a fila tá grande!
      Agora falando sério, Bento Gonçalves é um destino incrível e mesmo para famílias com filhos pequenos, viu? Pega a filharada toda e vem!

      Beijo,

      Clau

  2. fanny Carpentieri 18 de outubro de 2016, 16:19 comentar

    Claudia!! Eu e meu marido amamos vinho! Fomos agora para o Chile e conhecemos algumas vinícolas! Como é linda essa Dal Pizzol! Fiquei com muita vontade de conhecer!! beijos

    • Claudia Bins 18 de outubro de 2016, 19:14 comentar

      Ai que delícia as vinícolas chilenas Fanny!!! Se vocês curtem vinhos deviam vir ao sul, Bento Gonçalves é um paraíso de enoturismo, menina, cada vinícola linda e com produtos sensacionais!

      Beijo,

      Clau

  3. Pauleni Gomes 18 de outubro de 2016, 19:15 comentar

    Que sucesso, lugar fantástico e muito atraente! Quero visitar!

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

  4. Michele Gobbato 19 de outubro de 2016, 11:47 comentar

    Que demais, poder passear, conhecer lugar é costumes e ainda experimentar vinhos (amo vinho).. adorei passear mais uma vez com vc Clau

    Bjs Mi Gobbato @espacodasmamaes

  5. Maracy Monteiro 19 de outubro de 2016, 12:00 comentar

    Essas viagens pelo Brasil são incríveis. As fotos estão lindas, parabéns!!!!

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:04 comentar

      Obrigada querida!

      Beijos,

      Clau

  6. Susana Spotti 19 de outubro de 2016, 12:12 comentar

    Estou louca para fazer esse roteiro, amei as dicas, fotos e o passeio.

    beijo

    Su

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:04 comentar

      Vale muito Susana! Vocês vão amar ;-).

      Beijos,

      Claudia

  7. Luciana Emely 19 de outubro de 2016, 12:59 comentar

    Posso me teletransportar para ai? Que lugar lindo, vista maravilhosa e aconchegante. Amo vinhos e não teria problema nenhum em te acompanhar nesses “trabalhos” kkkkk Beijos amore…

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:05 comentar

      KKKK Pode vir Luciana, vai ser um prazer!

      Beijos,

      Clau

  8. Francine Agnoletto 19 de outubro de 2016, 16:22 comentar

    A Dal Pizzol é maravilhosa mesmo e perfeita para visitar em família.
    Dodo amou correr por lá.

    Ótima dica,
    Beijão

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:05 comentar

      Louca para levar as meninas Francine!

      Beijos,

      Clau

  9. Liliane Inglez 19 de outubro de 2016, 16:43 comentar

    Ah… essas “gurias” do sul, nos lembrando sempre do que estamos perdendo…rrsrsrs
    Lindo passeio, fiquei com muita vontade de fazer! Adorei a degustação às cegas! E as fotos do piquenique, então? (suspiros…)

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:06 comentar

      As “gurias” aqui se esforçam Liliane! kkkkk

      Beijos,

      Clau

  10. Érica França 19 de outubro de 2016, 17:28 comentar

    Que delícia de piquenique. Esta região é mesmo muito linda e rica culturalmente. Eu amei esta degustação às cegas. Anotado na agenda.

    • Claudia Bins 19 de outubro de 2016, 20:06 comentar

      Vocês vão adorar Érica!

      Beijo,

      Claudia

  11. Liliane Machado 21 de outubro de 2016, 08:00 comentar

    Cláudia que delícia de post (literalmente)! Eu comentei com meu irmão que adoraria fazer um passeio desses mas ficamos um pouco perdidos e no final ficamos só na casa da família mesmo!
    Vou passar o link pra ele.
    Beijocas
    Li

    • Claudia Bins 21 de outubro de 2016, 19:10 comentar

      Que bom que você gostou Liliane, fique de olho que vem mais dicas por aí! 😉

      Beijo,

      Clau

  12. Alex 21 de outubro de 2016, 15:32 comentar

    Ótima sugestão! Parabéns pelo trabalho. Vontade de aproveitar tudo. Meus cumprimentos.

  13. Guaciara 22 de outubro de 2016, 00:07 comentar

    Você e a Francine me deixaram com muita vontade mesmo de ir para Bento, vou me programar nas férias do meu marido para irmos para a região, ele não conhece e tem muita vontade!

    • Claudia Bins 22 de outubro de 2016, 15:56 comentar

      Vocês vão amar Guaciara, vale muito!

      Beijos,

      Clau

  14. Poliana 23 de outubro de 2016, 13:24 comentar

    Simplesmente amei o lugar. Lindíssimo e com atividades massa! Wish list dja

  15. […] Vinícola Dal Pizzol em Bento Gonçalves […]

  16. Fabiana Fontainha 24 de outubro de 2016, 17:23 comentar

    Conheci Bento Gonçalves há mais de 20 anos. Deu até saudade agora, que delícia de passeio! Beijos, Fabi Fontainha

    • Claudia Bins 24 de outubro de 2016, 19:26 comentar

      Fabiana, mudou bastante nesse período. Vale voltar para uma nova visita às vinícolas, aos Caminhos de Pedra e ao Vale do Vinhedo!

      Beijo,

      Claudia

  17. Beatriz Borges 24 de outubro de 2016, 20:38 comentar

    Tbm tô me candidatando a estagiária do seu projeto para ir até estes lugares incríveis. Kkkkkkk
    Este passeio em questao deve ser um convite aos sentidos, experimentar delícias e aproveitar este lugar que transmite paz. Fora que vinho é tudo de bom

  18. Chris Ferreira 24 de outubro de 2016, 22:03 comentar

    Nossa, que delícia de passeio. Que ligar lindo e ainda com piquenique fica melhor ainda. Quando estive em Bento Gonçalves eu não sabia desse passeio. Agora fiquei com vontade de voltar e explorar mais o local.
    beijos
    Chris

  19. melissa 24 de outubro de 2016, 22:11 comentar

    Que lugar lindo!!Um dia ainda quero conhecer!!
    Adorei o post!

  20. Laís Sass 24 de outubro de 2016, 22:51 comentar

    AAAAAAAAmo vinho!! Fazer um piquenique numa vinícola então.. que sonho!!! :) Wish lit’s com mais um item!! preciso conhecer esse lugar!!! <3

  21. Claudia Leonardi 25 de outubro de 2016, 00:16 comentar

    Olá Claudia
    Eu AMEI seu post!
    Hummm, que delícia!
    Eu e o maridão adoramos saborear um bom vinho.
    Viajei com vc!
    Adorei suas fotos
    Parabéns pelo blog, é lindo!
    Bjks mil

    • Claudia Bins 25 de outubro de 2016, 18:58 comentar

      obrigada Claudia (xará)! Que bom que vocês curtiram, voltem sempre! 😉

      Beijos,

      Clau

  22. Lele 25 de outubro de 2016, 00:21 comentar

    Estive em Bento Gonçalves ano passado e AMEI de paixão o lugar!
    Adorei seu post, deu saudades!
    bjs
    Lele

    • Claudia Bins 25 de outubro de 2016, 18:59 comentar

      Nós aqui amamos também Lele!

      Beijos,

      Clau

  23. Camila 26 de outubro de 2016, 23:14 comentar

    Que lugar maravilhoso. Vou para a região em Dezembro coma família e estou lendo todas suas dicas e amando!!

    • Claudia Bins 27 de outubro de 2016, 11:55 comentar

      Vocês vão amar Camila! E fique ligada que tem mais posts à caminho!

      Beijo,

      Clau

  24. Tatiane 27 de outubro de 2016, 10:09 comentar

    Amo vinho! Adoraria fazer essa degustação as cegas! Que picnic hein! Lugar encantador Cláu, fiquei louca para conhecer.

  25. […] Piquenique e outras surpresas na Vinícola Dal Pizzol […]

  26. […] Piquenique e outras delícias na Vinícola Dal Pizzol […]

  27. […] Piquenique e outras delícias na Vinícola Dal Pizzol […]

  28. Fabíola Ribeiro 29 de janeiro de 2017, 12:44 comentar

    Curiosidade

  29. […] Piquenique e outras delícias na Vinícola Dal Pizzol […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.