Casa do Alentejo em Lisboa

casa do alentejo

Entre o Rossio e a Avenida da Liberdade fica uma das pérolas de Lisboa, a Casa do Alentejo.

O Centro Cultural que representa a colônia alentejana em Lisboa fica em um antigo palacete, construído no séc. XVII e que hoje abriga um restaurante, uma taberna, uma biblioteca e salões de festa com espaço para um pequeno palco, servindo ao propósito do Centro Cultural, em suas várias formas. 

Apresentações, bailes, festas, saraus, exposições são algumas das atividades abraçadas pela Casa do Alentejo, para nosso deleite. A entrada no palacete é gratuita e mesmo que não vá para frequentar o lindíssimo restaurante no segundo andar, entre e maravilhe-se com a decoração mourisca do pátio interior. Suba até o segundo andar para apreciar as paredes azulejadas que um dia serviram de enfeita à residência dos Viscondes de Alverca.

Não deixe de visitar a pequena biblioteca nem os salões de festas, também abertos ao público. Imagine as grandes recepções que um dia aconteceram ali e viaje no tempo. Os 2 Salões tem capacidade para 250 pessoas e 180 pessoas, respectivamente, para terem uma ideia.

 

casa do alentejo

Detalhes da Casa do Alentejo, em Lisboa

 

Como curiosidade, o palacete serviu de sede ao primeiro cassino de Lisboa, o Magestic Club, no início do Séc. XX, até que em 1932 foi alugado para sediar o Grêmio Alentejano. Mais tarde o edifício foi adquirido pelo grupo e transformou-se na atual Casa do Alentejo.

 

Casadoalentejo

O palacete em estilo mourisco da Casa do Alentejo


O Palacete

Do lado de fora ninguém imagina o lindo interior do Palácio Alverca (ou antigo Palácio Paes do Amaral), construído no séc. XVII e restaurado algumas vezes ao longo dos anos. O palacete tem planta quadrangular e 3 pátios, sendo que um deles foi transformado na esplanada da Taberna.

 

casa do alentejo

Detalhes da fachada e da escadaria da Casa do Alentejo

casa do alentejo

A Biblioteca da Casa do Alentejo

casa do alentejo

Um dos salões da Casa do Alentejo

casa do alentejo

O belíssimo salão de festas da Casa do Alentejo

 

O Restaurante

No dia que visitei, fui com Carol, do Blog Um Olhar Novo e, para nossa sorte, no menu havia purê de castanhas e carne de porco alentejano. Estava delicioso! É uma ótima opção para quem está passeando no centro de Lisboa e quer fugir dos lugares com menus turísticos.

 

casa do alentejo

O Restaurante da Casa do Alentejo – menu de quarta-feira: Lombinho assado com purê de castanhas

casa do alentejo

O menu semanal da Casa do Alentejo

 

Restaurante Casa do Alentejo –  para ver o menu do restaurante clique aqui

 

A Taberna

Taberna – serve petiscos alentejanos, dispõe ainda de um pátio aberto e uma esplanada . Para ver o menu da Taberna, clique aqui.

 

casa do alentejo

A Taberna e a esplanada da Casa do Alentejo

 

Para reservas tanto no restaurante quanto na Taberna: 213405140 ou 963143906.

 

Serviço:

CASA DO ALENTEJO

Rua Portas de Santo Antão, 58
1150-268 Lisboa

Metro: Restauradores

HORÁRIO

De segunda a domingo
das 12:00 às 23:00

 

casa do alentejo

_____________________________________ 

 

 Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

 

Booking.com

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!