Contagem regressiva para a maior aventura de nossas vidas

a maior aventura de nossas vidas

Nem sei por onde começar este post… já o comecei tantas vezes e decidi não continuar. Mas enfim acho que chegou a hora! Daqui a 30 dias nós embarcamos para uma loucura daquelas e hoje, dia 14 de novembro, começa a contagem regressiva para a maior aventura de nossas vidas. Eu explico!

Ano passado nós fizemos um intercâmbio nos Estados Unidos, onde ficamos cerca de 40 dias, quando as meninas e o marido fizeram aulas de inglês, em Fort Lauderdale. A experiência foi tão incrível que resolvemos repetir nas férias de verão de 2017, só que desta vez, queríamos levar as meninas para a Europa.

a maior aventura de nossas vidas

Leia sobre nosso intercâmbio nos Estados Unidos aqui

 

Pesquisamos um pouco e concluímos que iríamos para Portugal. Nossa intenção não era aprender idiomas, mas sim, expor as meninas a uma outra cultura, onde a arte e a história seriam o grande foco da viagem. Pesquisamos escolas, apartamentos para alugar, falamos com amigos que moram lá e, em abril, compramos as passagens.

Nossa ideia era viajar durante 15 dias e depois ficar em Lisboa durante 30 dias, para as aulas das meninas. Comecei a pesquisar o roteiro, fazer planos para a viagem e… foi aí que tudo mudou!

a maior aventura de nossas vidas

Lisboa (Foto: @DicasdeLisboa)

No meio das minhas pesquisas me deparei com vários artigos sobre morar em Portugal. A curiosidade foi aumentando e o desejo também. Conversava com o marido, que foi se entusiasmando a tal ponto que, quando descobrimos que poderíamos tentar o pedido de visto de residência, para ficarmos mais tempo, nem pensamos duas vezes. Resolvemos investir mais sobre o assunto.

Descobrimos que Portugal oferece vários tipos diferentes de vistos para quem quer morar lá. Escolhemos um, que melhor se enquadrava em nosso momento, juntamos os documentos todos (vou fazer um post só falando sobre isso, porque é uma novela, já adianto), telefonei para o consulado Português aqui em Porto Alegre e, depois de seguir todas as instruções, finalmente agendamos uma visita para o início do mês de junho.

Chegado o dia fomos, eu e o marido, até o consulado. Entregamos os documentos depois de pagarmos as taxas, fizemos a entrevista e fomos para casa,com o coração na mão. A informação que tivemos era que poderia demorar até 60 dias para recebermos o resultado que, para nossa surpresa enorme, foi positivo, depois de 35 dias. Daí o mundo parou!

Como assim deu certo? E agora, fazemos o quê?

a maior aventura de nossas vidas

Livro Lisboa de David Pintor

Foi um rebuliço nas nossas vidas. Era um milhão de coisas para pensarmos e decidirmos. Quando iremos? Quanto tempo ficaremos? Podemos trabalhar lá? E a escola das meninas? Quando começa o ano letivo? Conta no banco, como faz? Onde morar? E a nossa família aqui? E a nossa casa? E o dinheiro vai dar?

Ficamos meio que anestesiados por algumas semanas, tentando por o pensamento em ordem e partir para a parte prática da coisa. Tínhamos passagens compradas para férias em dezembro, então precisávamos ajeitar tudo levando essas férias em consideração, ainda por cima.

Conversamos muito nós dois e decidimos ir devagar. Nossa ideia então foi a de ficarmos 2 anos, para fazermos uma experiência. Nosso visto permite uma permanência de até 10 anos, prorrogável se atendermos as condições na época, mas como não sabemos se vamos nos adaptar, se gostaremos da experiência, enfim, vamos com calma.

Resolvemos passar o mês de janeiro em Lisboa resolvendo os assuntos burocráticos e os assuntos da escola. Já pesquisamos pela internet as opções e também a questão da moradia para o ano que vem. Compramos passagens para março, quando faremos a mudança. Até lá, teremos o mês de fevereiro para terminarmos de resolver as pendências aqui no Brasil.

_________________________________________________________________________________

 

Para quem quer saber mais sobre Portugal, no canal Multishow tem o programa da Didi Wagner com 8 episódios por lá. E para quem não tem a TV por assinatura, olha o vídeo aqui:

_______________________________________________________________________________

Passada a euforia inicial, contamos para as meninas e para nossas famílias. As reações foram das mais diversas possíveis. Um misto de alegria com medo, preocupação e insegurança, tudo junto e misturado. Da minha parte, não durmo direito desde então, tamanha ansiedade. É diferente quando temos filhos e uma vida completamente estruturada, confortável e estável aqui. Ao mesmo tempo que acreditamos muito que será uma experiência de vida fantástica para todos nós, mais ainda para as crianças, não consigo parar de pensar que vai ser uma barra muito pesada ficar longe de pessoas que amamos tanto, como nossos pais, irmãos e amigos.

Enfim, a sorte está lançada. Sempre sonhei morar fora, mas nunca imaginei que seria assim, com crianças pequenas. Imaginava eu e o marido pelo mundo, nós dois aposentados e as meninas criadas… mas a vida vem e nos dá um empurrão, só para mostrar que não somos nós que controlamos tudo. 

Seja como for, acreditamos que vai ser bom e por isso vamos encarar. Em muitos aspectos vai ser um “downgrade”. Lá viveremos uma vida muito mais simples, com menos recursos e nenhuma ajuda. Em outros tantos, vai ser um enriquecimento.  Meus planos pessoais incluem muitos posts aqui no blog, 2 livros e muitas, muitas viagens e passeios pela terrinha e além! Imaginem se eu já não estou sonhando com os voos das companhias low cost que tem na Europa? Claro que sim!

E se vocês me derem a honra de sua companhia, prometo contar tudinho aqui. Não me deixem só!!!!  Embarquem conosco nessa enorme aventura! Faltam 30 dias para começar…

 Beijos das Passeadeiras!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

37 comentários

  1. fanny Carpentieri 14 de novembro de 2016, 19:05 comentar

    Nossa! Vai ser sensacional! teno certeza!! Estou na contagem egressiva, mandando muita sorte, muita luz, muita alegria nessa nova jornada da vida de vocês!! beijos

  2. Tatiane Gallas 14 de novembro de 2016, 21:04 comentar

    Cláudia, vai ser incrível!
    Toda a sorte para vcs e continue escrevendo e contando as aventuras das passeadeiras em terras portuguesas! Vai com fé e aproveita! Bjs

  3. Pauleni Gomes 14 de novembro de 2016, 21:33 comentar

    Que legal Clau! Estou torcendo por vcs e vou acompanhar tudo pelo blog. Tenho uma amiga que trabalha num museo em Lisboa te indico.

    Boa viagem !

    Nossasaogemeos.blogspot.com.br

  4. Francine Agnoletto 16 de novembro de 2016, 00:46 comentar

    Clau,
    Com certeza embarcaremos com vocês de alma e coração e se Deus permitir, iremos encontrar você na “terrinha”em algum momento durante esses dois anos.
    Será uma experiência incrível!!!

    beijos

    • Claudia Bins 16 de novembro de 2016, 12:09 comentar

      Fran, vou contar com isso!!!

      Beijo,

      Clau

  5. Lorrayne 16 de novembro de 2016, 11:14 comentar

    Que legal!! Vai ser muito bom com certeza!

  6. Adriano Bisker 16 de novembro de 2016, 17:04 comentar

    Simplesmente incrível! Estou na torcida para que seja tudo maravilhoso, que as meninas façam muitas amizades e vocês realizem todos os sonhos! Quero acompanhar cada detalhe desta jornada!

    • Claudia Bins 16 de novembro de 2016, 19:48 comentar

      Obrigada querido Bisker! Boas energias são sempre muito bem-vindas! Vamos amar ter a companhia de vocês aqui no blog e, quem sabe, em uma visita :-).

      Abraço,

      Clau

  7. Simone Hara 16 de novembro de 2016, 23:13 comentar

    Vai ser incrível! Estamos de certa forma vivendo o mesmo tipo de experiência, e imagino o que se passa nesse momento com você e sua família.
    Tenha certeza que só terá daí experiências positivas e muitos bons frutos. Estarei na torcida!

  8. Silvia Rejane Kaupe 17 de novembro de 2016, 02:54 comentar

    Vou grudar no blog pra viajar juntooooo!!! Sejam felizes lá, como são aqui!!! Deus vai acompanhar vocês!!!

    • Claudia Bins 17 de novembro de 2016, 11:29 comentar

      Obrigada querida! Vai ser uma delícia ter vocês junto com a gente :-)

      Beijos,

      Clau

  9. Lilian Azevedo 17 de novembro de 2016, 10:19 comentar

    Claudia Bins, desejo que voces vivam uma experiencia maravilhosa,o idioma ajudara,o povo portugues e muito simpatico. As passeadeiras vao aproveitar muito. Parabens pela coragem. Muitos bonds momentos pra voces. Use o blog para desabafar Quando a saudade apertar e nos daqui te mandaremos boas energias. Se for a Portugal Nesse periodo marcarei um cafe com voce. Beijos

    • Claudia Bins 17 de novembro de 2016, 11:28 comentar

      Querida Lilian, que coisa boa ler sua mensagem, senti tanto carinho nela. Agradeço os votos, de coração, e vou esperar ansiosa sua visita!

      Beijos,

      Clau

  10. Susana Spotti 18 de novembro de 2016, 13:19 comentar

    Clau, tu sabes o quanto estamos torcendo por vocês e estamos muito felizes, porque iremos “junto” . desejamos que tenha muito sucesso e que Deus esteja sempre acompanhando e protegendo voces.
    beijo grande e sucesso!
    Su

  11. Eloah Cristina 18 de novembro de 2016, 13:28 comentar

    Caramba, vai ser incrível. Eu quero muito conhecer também.
    Vou ficar aqui acompanhando pelas redes sociais ein.

    • Claudia Bins 18 de novembro de 2016, 15:35 comentar

      Vou adorar uma visita de vocês Eloah, já pensou que show? :-)

      Beijo,

      Clau

  12. Murilo Pagani 18 de novembro de 2016, 17:44 comentar

    Que demaaaais!!!!

    Tenho certeza de que vai ser uma experiência e tanto! Daquelas pra vida toda, sabe!?

    Já estou megaa ansioso para acompanhar as histórias de vocês!!

    Boa sorte nessa nova fase!

    Abraço

  13. Julia F H Sawaki 18 de novembro de 2016, 17:59 comentar

    Olá Claudia, que demaissssss!!!! Portugal é um destino que tenho muita vontade de conhecer. Parabéns pela coragem e que vocês aproveitem ao máximo essa experiência. Já estou seguindo nas redes sociais para acompanhar tudinho 😀 Bjs

  14. Eliana C. Pereira 18 de novembro de 2016, 19:44 comentar

    Tenho certeza que vocês vão adorar!!! Vai ser uma experiência maravilhosa!!! Vou acompanhar tudo por aqui…

  15. Camila Lisbôa 18 de novembro de 2016, 21:47 comentar

    Muito legal :) Vai ser uma experiência maravilhosa com certeza e sei que as pequenas vão gostar também! Se joga que só tem coisa boa pra acontecer!

  16. Luana 19 de novembro de 2016, 18:08 comentar

    CLaudia, não sei se vc vai lembrar de mim, mas tivemos algumas reuniões sobre o WISE (acredito que em 2010). Você foi uma grande referência na época, mas estava de saída do grupo… acho que estava partindo para Eldorado.
    Eu acabei de me inscrever na agendinha pra curtir o mês de Dezembro com meus 2 pequenos aqui em Porto enquanto não fazemos a mesma coisa que vocês irão fazer nesse texto acima. No nosso caso, estamos indo para o Panamá e nossa expectativa de low-cost são os passeios para o Caribe.
    Você não imagina como o seu texto conseguiu descrever as sensações que também estou passando, faltando apenas uma culpazinha por distânciar a família das crianças… mas realmente acredito que temos muito a ganhar em qualidade de vida. Eu me arrepiei toda lendo!!!
    Vamos ficar de olho nos próximos posts. Também vamos tentar alguns posts e poderemos trocar umas figurinhas.
    Muita felicidade pra vocês!! Aproveitem!!!

    • Claudia Bins 19 de novembro de 2016, 23:53 comentar

      Luana, claro que lembro de ti! Fico bem feliz que estejam aproveitando a Agendinha :-) e mais feliz ainda com essa mudança! Vou torcer por vocês e vamos ficar em contato, com certeza poderemos trocar muitas experiências! A vida dá muitas voltas não é? Se resolverem “esticar” pras Europas, avisa tá?

      Beijo grande,

      Clau

  17. Cristina e Renato 19 de novembro de 2016, 19:37 comentar

    Uauuuuu, que tudo! Fiquei mega feliz por vocês. Também sempre sonhei em morar fora, deve ser uma experiência incrível. Vocês são super corajosos, e é assim que tem que ser. Post super inspirador, parabéns. Estamos torcendo por vocês e vamos acompanhar. abraços, Cristina e Renato.

    • Claudia Bins 19 de novembro de 2016, 23:51 comentar

      Obrigada queridos, fico bem feliz em inspirar os colegas :-). Se forem passear por aquelas bandas, avisa que a gente marca um café (ou um vinho!) :-).

      Abraço,

      Clau

  18. Carlos Roberto e Gleidys 19 de novembro de 2016, 22:57 comentar

    kkkkk. As coisas acontecem dentro do roda do tempo e da vida, do jeito que deve ser. Seu artigo nos chega bem na hora em que tb estamos organizando nossa mudança para Portugal, onde pensamos em ficar por 3 anos, inicialmente. Vamos absorver toda a experiência de vcs. Espero que fiquem por aí até 2018, nosso projeto de mudança. Desejamos td de bom pra vcs.

    • Claudia Bins 19 de novembro de 2016, 23:50 comentar

      Sério Carlos? Que legal!!! Com certeza vamos poder trocar muitas informações e experiências, nada é por acaso. Vamos ficar em contato e fique à vontade para seguir a gente e perguntar o que precisar. E estaremos lá em 2018 com certeza! Obrigada pelo carinho!

      Clau

  19. Viviane 20 de novembro de 2016, 00:15 comentar

    Que demais!!! Tenho certeza que vai ser incrível e vai dar tudo certo. Vou ficar na torcida por vocês!!!

  20. Gisele Prosdocimi 20 de novembro de 2016, 02:03 comentar

    Não vou abandonar nunca, quero ler cada palavrinha sua, aliás, adoraria estar no seu lugar e viver esta experiência linda. Vai na fé que vai dar tudo certo, mas conte tudo e não nos esconda nada. Boa sorte e sucesso lá na terrinha, que aliás, é linda.

    • Claudia Bins 20 de novembro de 2016, 20:32 comentar

      :-) Obrigada querida! Pode deixar que conto sim ;-).

      Clau

  21. Debora Seg 8 de dezembro de 2016, 20:13 comentar

    Bom vamos lá…. ta chegando a hora e vim aqui desejar boa sorte e dizer q vc nao vai se livrar de mim!!!! Estarei com vcs nessa jornada!!!! Desejo que a experiência seja a mais proveitosa possivel e que todos aproveitem. Que vc tenha muitas histórias para contar!!!! Boa viagem!!! ❤️❤️

    • Claudia Bins 9 de dezembro de 2016, 19:19 comentar

      Ai querida, todas as energias positivas são muito bem vindas! Vou torcer para vocês fazerem uma visita para aquele tour gastronômico em lisboa, que tal? :-)

      Beijo grande!

  22. Helen Waldemarin 9 de dezembro de 2016, 03:09 comentar

    Que demais Claudia!!!

    Curtam muito mesmo!!!!

    • Claudia Bins 9 de dezembro de 2016, 19:18 comentar

      Obrigada querida! Se for visitar a mana avisa a gente!

      Beijo

  23. Giovana Mueller 9 de dezembro de 2016, 15:56 comentar

    Minha amada Claudinha….a historia da “espaçosa” não podia ser diferente. Vai se espaljar por aí com esta tua luz positiva e seja feliz..tu e a tua familia linda. A saudade vai ser grande mas a distancia nunca separa corações que se importam!! E é certo que logo logo te visito e por enquanto vou acompanhar tudo por aqui. Vai com fé minha linda que tudo vai ser ótimo..pois..pois…Beijo

    • Claudia Bins 9 de dezembro de 2016, 19:16 comentar

      :-) Amada do meu coração, eu sei que tu torce muito por nós! E já sabe né? Ano que vem te esperamos por lá! :-)

      Love ya!

      Clau

  24. […] Contagem regressiva para a maior aventura de nossas vidas […]

  25. […] Leia aqui sobre a maior aventura de nossas vidas, onde eu conto como isso tudo começou […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.