Como é morar em Monte Estoril

Monte Estoril

A nossa série Morar em Portugal está fazendo sucesso!  Convidamos amigas e seguidoras para contar, na forma de entrevista, como é morar em determinada cidade ou bairro, aqui em Portugal. As experiências são reais e recentes, portanto, podem ajudar quem busca fazer o mesmo.

Nossa convidada de hoje é a Ana Paula, que conta para nós como é Morar em Monte Estoril, Cascais. Obrigada por aceitar nosso convite, Ana Paula e por dividir conosco sua experiência.

 

Como é morar em Monte Estoril

Ana Paula e família. Foto: Ana Paula Ribeiro

 

Como é morar em Monte Estoril

Por Ana Paula Ribeiro

Olá, sou Ana Paula, 46 anos jornalista e locutora, casada, mãe de um rapaz e moro no Monte Estoril há 1 ano e meio. Meu marido é luso- brasileiro e resolvemos nos afastar do RJ por puro medo da violência além de querer ter uma experiência vivendo na Europa.
Em 2016 vim a Portugal pela primeira vez e fiquei hospedada num hotel ao lado do parque Eduardo VII. O primeiro concelho que visitamos foi Cascais e pronto, amor à primeira vista! Conhecemos outros locais durante essa viagem, mas a região de Cascais se tornou nossa primeira e única opção. 
 
Me mudei com meu marido e filho em março de 2017.  Na época o meu filho tinha 16 anos, agora já tem 18. 
 
Como o jornalismo não tem um bom mercado para estrangeiros em Portugal, optei por me especializar para área de hotelaria fazendo um mestrado. Por enquanto trabalho em casa mesmo, fazendo locuções sob encomenda para o Brasil. 
 

Como foi alugar/comprar seu apartamento/casa e porque escolheu este bairro?

Reservamos um hotel simples por 15 dias e começamos a procurar um apartamento de 2 quartos já mobiliado e equipado para morarmos. Foi difícil! viemos com um valor em mente e acabamos tendo que gastar mais que o previsto, porque as opções eram poucas à época. 
O corretor daqui com quem mantivemos contato, ainda estando no Brasil, foi fundamental para conseguirmos o imóvel. Viemos visitar o apartamento numa Praceta no Monte Estoril, não por escolha, mas por sugestão dele e por falta de outras opções e a visão do mar da janela compensou o valor mais alto que o previsto.
A grande surpresa foi a exigência do proprietário para que pagássemos 1 ano e mais a caução de uma só vez. Ficamos surpresos mas estávamos preparados pra essas eventualidades.
O edifício de 10 andares é simples, mas tem elevador, o que já é um diferencial em relação a outros imóveis que vemos aqui. O bairro é muito bonito: arborizado, Pacífico e silencioso. 
 
 
Como é morar em monte estoril

Monte Estoril – Fotos: Ana Paula e @as_passeadeiras

 

Como é a questão de transporte público, escolas e comércio (mercados e lojas)? Se tiver filhos, eles estudam no bairro mesmo? Como é a escola?

 
O transporte é muito bom, em 10 minutos estou na estação de Comboios, os autocarros passam nas ruas próximas, além do que, caminhar pelas ruas é seguro e um ótimo exercício. 
 
Meu filho cursa o secundário numa escola pública em São João do Estoril e anda de Comboio com a maior tranquilidade, algo impossível de se fazer no RJ! A escola é muito boa, os professores extremamente atenciosos e a integração com os colegas foi muito tranquila. 
 
Aqui em Portugal o aluno estuda sua área de interesse no secundário. Meu filho faz Línguas e Humanidades. Além de inglês, estuda alemão diariamente. A escola pública em Portugal não deixou nada a dever à escola particular (e cara!) em que ele estudava no Brasil. 
Há um mercado bem perto de casa, lojas, confeitaria, lanchonetes, etc.
Também há vários hotéis no bairro.
 

Você pratica alguma atividade física no bairro? Sabe dizer quais são as opções?

 
Para quem gosta de atividades físicas há o paredão com uma bela pista de caminhada ou ciclismo na beira do mar, aliás as bicicletas podem ser alugadas em vários pontos do bairro.  Já para  quem prefere academias, o bairro também oferece muitas opções com ginástica, aulas de dança, lutas entre outras atividades.
 

Sobre Centro de Saúde Público ou privado, pode comentar a respeito?

 
Somos inscritos no centro médico de São João do Estoril e tão logo saiu minha autorização de residência e a do meu filho já nos foi atribuído um médico da família. Usamos poucas vezes mas sempre deu certo. Paga-se uma taxa de menos de 5€ para o atendimento médico. No caso de especialistas, nunca precisamos, então não sei muitos detalhes.
 

Opções culturais e pontos turísticos que você goste ou recomende?

 
Próximo de minha casa temos praias maravilhosas, centro histórico, teatro experimental, parques públicos, praças lindas, como a dos passarinhos, onde há uma feira de antiguidades em alguns dias da semana, estádio de futebol. Há também bons restaurantes além do Casino Estoril que tem um jardim lindíssimo. 
 

Há algo que você não goste no bairro onde mora? Porquê

 A única coisa que me incomodava eram as ladeiras, mas já me acostumei.
 
 
Como é morar em monte estoril

Monte Estoril em Cascais – Fotos Ana Paula e @as_passeadeiras

 

O que você mais gosta e porquê?

 
O que eu mais gosto é a vista do mar, além das plantas, como os jacarandás que enfeitam de roxo as ruas no outono, além de muitas outras plantas lindíssimas que enfeitam as ruas.
 

Algum conselho ou dica para quem busca imóvel neste bairro? Algum cuidado a ter ou observação para prestar a atenção?

 
Para alugar ou comprar alguma coisa neste bairro é importante o auxílio de um corretor. Os preços e exigências podem ser abusivos e portanto é preciso procurar com muita calma. A quem vem pra morar, sugiro que reserve um apartamento (no estilo Airbnb) por 1 ou 2 meses para essa tarefa. É um local perfeito para quem gosta de tranquilidade. 
Por ser um bairro mais alto, o vento e frio no inverno são bem fortes e a umidade muito grande. Convém verificar se o imóvel tem bom aquecimento e vidros duplos, preferencialmente. 
 
 
 
AsPasseadeiras-div1

 

Planeje sua viagem 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo. 

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

Booking.com 

 

parceiros

AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

Colégios em Cascais:

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

Morar em Portugal

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Visto de estudante em Portugal

Como se candidatar ao Mestrado em Portugal

Comprar apartamento em Braga

Como é morar em Braga – Mara Azevedo

Morar em Braga com bebê

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

Passear em Portugal

Clique aqui para ver todos os nossos posts com dicas de lugares, restaurantes e passeios por Portugal

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!