Como trazer seu cão do Brasil para Portugal

como é trazer seu cão do brasil para portugal

A Cris é publicitária, gaúcha, mãe do Léo e mora em Lisboa desde agosto de 2016. Trabalha com edição de conteúdo e faz mestrado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na FCSH, onde pesquisa sobre parentalidade no contexto digital. No @lisboacom_miudos divide um pouco os passeios que faz com seu filhote em Lisboa e arredores e hoje conta aqui para nós como fazer para trazer seu cão do Brasil para Portugal.

 

como trazer seu cão para Portugal

Romário no Parque Eduardo VII – Foto: Chris Hetschke

 

Como trazer seu cão do Brasil para Portugal

por Cristina Hentschke do @lisboacom_miudos

 

Se você pretende trazer seu cachorro do Brasil para Portugal, a primeira dica é se preparar com antecedência. A burocracia é grande, os procedimentos requerem um timing perfeito e é necessária muita organização para que tudo dê certo! O processo todo leva por volta de 5 meses.

 

como levar seu cão do brasil para portugal
    O processo para levar seu cão do Brasil para Portugal – imagem: @casalpartiu

 

No meu caso, fiquei um ano e meio em Lisboa encaminhando tudo à distância, enquanto meu cachorro, o Romário, ficou sob os cuidados dos meus sogros, no Brasil. Depois, com tudo alinhado, fomos buscá-lo em Porto Alegre, em dezembro do ano passado. Aqui, conto um pouco deste passo –a-passo:

 

– A primeira coisa a tratar é implantar o microchip no animal, o que pode ser feito por diversos veterinários e clínicas, basta pesquisar na sua cidade. Nós fizemos com a veterinária Bruna do “Vacina em Casa” (https://www.facebook.com/veterinariaBrunaSchafer/), que – como diz o nome – vai fazer o procedimento na sua casa. É bem rápido, tranquilo e o Roma não deu um ai! Você deve dizer ao profissional para onde o animal vai viajar. No caso de Portugal, de acordo com a Norma ISO 11784, o chip deve utilizar uma tecnologia HDX ou FDX-B e deve ser capaz de ser lido por um dispositivo de leitura compatível com a Norma ISO 11785. Mais informações você pode checar aqui: http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=9771508&cboui=9771508

 

– O próximo passo, depois de colocado o microchip, é aplicar a vacina da raiva no animal. Quem aplicou foi a veterinária Mheyra (https://www.facebook.com/mheyra.souza), que também vai em casa.

 

Atenção: depois desses dois primeiros passos, é necessário que se aguarde 30 dias.

 

– Passado o prazo, o sangue o animal deve ser coletado para a sorologia. O veterinário ou você deverá enviar o sangue para análise em algum laboratório credenciado pela EU. No nosso caso, a veterinária Mheyra foi quem encaminhou o sangue para um laboratório, em São Paulo. É fundamental que no resultado da Sorologia o animal esteja com anticorpos acima de 0,5 UI/ml. Ou seja, é um exame feito para checar se a vacina da raiva deu certo.

 

– A partir do dia da coleta do sangue, aguardar, no mínimo, 90 dias para retirar o resultado.

 

– Nesse meio tempo, você pode começar a procurar a caixa de transporte, que vai depender do tamanho e peso do animal. O Romário é um “vira-latas” de 15kg e também é alto, então teve que ir em uma caixa grande e rígida, no porão. O seu veterinário e as lojas especializadas poderão dar dicas mais específicas, mas é importante que o animal tenha espaço para dar uma volta completa dentro da caixa e é fundamental que a porta da caixa trave bem (nessa hora, melhor não economizar e comprar a melhor que encontrar).

Dica: acostume seu cão com a caixa o quanto antes, meses antes, de preferência. Coloque dentro da caixa a cama do bichinho, petiscos, brinquedos, cobertores, enfim, faça com o que ele curta estar lá dentro. Isso vai fazer muita diferença no dia da viagem!

 

– Assim que comprar a caixa ou souber as dimensões e peso dela, você já pode também comprar o bilhete aéreo. Eu comprei normalmente as passagens para mim e depois liguei para a TAP informando que viajaria com um animal no trecho Porto Alegre-Lisboa. Eles pedem então o peso e tamanho do animal, assim como as medidas da caixa. A partir daí é calculado o valor a ser pago, procedimento que fiz por cartão de crédito pelo telefone mesmo. A documentação é apresentada somente na hora do embarque. Aqui tem algumas indicações sobre o transporte de animais pela TAP: https://www.flytap.com/pt-st/necessidades-especiais/viajar-com-animais

 

– Quando eu e minha família estivemos em Porto Alegre para buscar o cachorro, já perto da data da viagem (e depois dos tais 90 dias), tivemos que fazer os processos finais:

 

* Fomos ao laboratório retirar o resultado da sorologia (ele deve ser retirado por quem vai viajar com o animal).

 

* Fomos na veterinária do Romário tirar um certificado de que o animal está apto para viajar (este certificado tem validade de 72h). Aproveitamos esse momento para pedir indicação para a veterinária de como proceder no dia do voo, se ela aconselha dar algum medicamento. A orientação foi de não sedar e apenas dar um remédio para enjoo. A veterinária também recomendou um jejum algumas horas antes do voo, para evitar “acidentes”.

 

* Fomos na Vigiagro (Ministério da Agricultura, dentro do aeroporto de Porto Alegre) solicitar o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional). Convém ligar antes (+55 51 3371-4515) para marcar um horário e se certificar de quais documentos levar. Nós levamos toda a documentação do cão (atestado, resultado da sorologia, carteira de vacinaçãocertificado de microchipagem), documentos do dono que vai viajar junto (passaporte) e passagem aérea.  No nosso caso, o documento ficou pronto na hora, porém pode demorar até 48 horas. Importante: depois de pegar o CZI, a viagem deve ser feita em no máximo 10 dias.

 

 

Dois dias antes da viagem, é necessário contatar o Ministério da Agricultura português avisando que você está chegando com o seu animal.  Eu enviei um email para o aeroporto de Lisboa (piflisboaa@dgav.pt) com uma carta (conforme modelo abaixo) e todos os documentos digitalizados e anexados.

 

 

Boa noite,

 

Como dono/pessoa autorizada a efetuar a circulação sem caráter comercial do cão “Romário”, venho por este meio informar que o animal que me acompanha chegará a Portugal a partir de Brasil, aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS) a Lisboa (aeroporto ANA, Lisboa, Portugal) no voo TP 118 no dia 17/12/2017 com hora de chegada pelas 10:55 (10:55 AM).

 

O animal  viajará:

na cabine: (     )

no porão: excesso de bagagem (  X   ) carga aérea (     )

 

Anexo documentação relativa a um país com risco de raiva.

 

– página(s) que indique(m) o número do microchip e data da sua colocação ou, da sua leitura registada por um veterinário clínico;

 – páginas que indiquem a vacinação da raiva que deu origem à análise de sangue para verificação do número de anticorpos (suficientes) relativamente a esta doença e vacinações subsequentes até à vacinação atual;

– boletim de análise de sangue para verificação do número de anticorpos (suficientes) relativamente a esta doença.

 

Identificação do dono

(Nome completo do dono, que vai acompanhar na viagem)

Passaporte: (número do passaporte)

E-mail 

Telefone

 

Aguardo confirmação do recebimento do email, por gentileza.

 

Com os melhores cumprimentos,

Cristina

 

 

Dicas para o dia da viagem:

– Caso o voo seja à tarde ou à noite, aproveite para fazer muitos passeios e brincadeiras antes e assim dar um cansaço no bichinho!

– Chegue 4 horas antes do embarque e lembre-se de levar todos os documentos.

– Eu dei bastante água no aeroporto, antes de ele entrar na caixa. Durante o voo você tem a opção de deixar água, mas, para não derramar, o ideal é um bebedouro que libera água aos poucos e pode ser acoplado na caixa, com esse: https://lista.mercadolivre.com.br/bebedouro-de-lamber-com-bolinha. Entretanto, é preciso treinar seu cão para que ele aprenda a beber ali, no meu caso não deu tempo de fazer esse treino.  

– Dê umas voltinhas pela rua, em frente ao aeroporto, para ele fazer um xixi! Depois, serão horas segurando…

– Deixei dentro da caixa um tapete absorvente, uma cobertinha fofa, um osso para ele roer e um brinquedo.

 

 Ao chegar no aeroporto de Lisboa

Depois de passar pela imigração, dirija-se para as esteiras. Há um local específico, uma porta, onde é possível retirar a caixa. Eu achei bastante confuso e acabei encontrando a caixa em um canto (com outras caixas de diferentes tamanhos com cães e gatos), perto da sala de controle veterinário. Romário parecia muito bem! Ufa! Nesse momento já pudemos abrir a caixa e colocar a coleira nele: todos dando pulos que a aventura tinha chegado ao fim. O último passo é passar no controle veterinário, onde uma profissional vai fazer um exame rápido, conferir o chip e a documentação. Você paga uma taxa de 30 ou 40 euros e recebe um documento que libera a entrada do cão no país. Depois disso, basta mostrar esse documento para o segurança da alfândega e pronto, todos liberados para aproveitar Portugal juntos!

O processo realmente dá muito trabalho, mas ter a família completa aqui faz tudo ter valido a pena! Estamos curtindo muito os espaços verdes, as ruas e até de metrô o Romário já andou. Mas isso é assunto para um outro post…  

 

Observação: 

 

 Caso você queira receber este post por email, cadastre seu email abaixo e nós enviaremos. Pode demorar um pouquinho e não esqueça de verificar sua caixa de SPAM (ou cadastre nosso email aspasseadeiras@aspasseadeiras.com.br). Ao deixar seu email abaixo, você está automaticamente cadastrado em nossa newsletter. Caso não queira receber as novidades do blog por email, uma vez por semana, você pode cancelar sua assinatura na primeira newsletter que receber.

 

____________________________________________________

 

Cris, muito obrigada pelo relato! Realmente parece uma novela e acredito que vai ajudar muita gente que queira também trazer seu pet para Portugal. <3

As Passeadeiras estão sempre de braços abertos para você, quando quiser contar sobre seus passeios e dividir suas dicas, a gente vai amar!

 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Compartilhe! São tantos lugares lindos a visitar em Portugal e muita gente ainda não conhece Sintra.

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Leia toda a nossa série sobre Morar em Portugal, com depoimentos de gente que mora em várias cidades do país

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

5 comentários

  1. Marjorie 9 de julho de 2018, 18:50 comentar

    Oi, pretendo fazer essa burocracia toda para trazer minha cadelinha. Não entendi uma parte. Após retirar o sangue e enviar para São Paulo tu escreveste que foste retirar o resultado da sorologia no laboratório mas o laboratório não ficava em São Paulo? E esses 90 dias são exatos ou pode ser um pouco mais, 100 dias por exemplo? Nossa, fico nervosa só de pensar q algo pode dar errado.

    • Claudia Bins 10 de julho de 2018, 13:25 comentar

      Oi Marjorie, tudo bem? Quem escreveu o post foi a Cris, vou perguntar a ela, ok?

      Abraço,

      Clau

  2. Cristina 13 de julho de 2018, 11:44 comentar

    Olá Marjorie! Eu morava em Porto Alegre e busquei o resultado em um laboratório na minha cidade que era associado ao de São Paulo. Quem cuidou desse processo foi a minha veterinária, a Mheyra. Quanto aos dias, acredito que 10 dias a mais não tenha problema. Você pode me escrever no cristina06@gmail.com se tiver mais dúvidas. Boa sorte!

  3. Fernanda 20 de setembro de 2018, 00:06 comentar

    Oi Tudo bem, parabéns pelo post , me ajudou bastante.
    Tenho uma dúvida com relação a ração. Você sabe se em Portugal permitem a entrada de ração animal do Brasil? Como foi a tua experiência?
    Obrigada

    • Claudia Bins 20 de setembro de 2018, 12:57 comentar

      Aqui em Portugal há todos os tipos de ração- Não há motivo para trazer do Brasil. Mas se ainda assim quiser trazer, se vier em embalagem fechada, industrializada, não vejp motivo para não aceitarem.

      Clau

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!