Fernanda é médica e mora aqui em Portugal. Ela passou por todo o processo de equivalência do diploma médico e mestrado integrado para poder exercer sua profissão, recentemente. Deu tudo certo e ela já está trabalhando no Hospital de Cascais. Hoje trazemos o testemunho de Fernanda, que aceitou contar aqui no blog como foi todo o processo.
Obrigada Fernanda, de coração! Tenho certeza que seu depoimento vai ajudar muita gente e As Passeadeiras está de braços abertos, sempre que quiser voltar e contar algo novo para nós!
Equivalência do diploma médico e mestrado integrado
Por Fernanda Costa Ferreira
Universidades onde pode solicitar a equivalência de medicina:
A maioria das Universidades portuguesas que ministram o curso de Medicina também fazem o processo de equivalência:
Fiz uma pesquisa rápida nos sites das universidades e, no geral, os documentos solicitados (que devem ser apostilados) são:
– Documento de Identificação (passaporte);
– Diploma;
– Histórico Escolar completo;
– Ementa de todas as disciplinas cursadas;
– Conversão da escala numérica das notas;
– Dissertação, Monografia, Trabalho de Investigação, Relatório de Estágio ou Curricular. (no relato acima a Fernanda explica melhor);
– Documento de reciprocidade entre países;
– CV
Mas você deve verificar junto à Universidade em questão se há alguma outra solicitação específica. A lista acima é meramente informativa.
Adorei Claudia !
Espero Poder Contribuir para o Seu blog mais e mais ! Conte comigo! Bjs
As portas estão sempre abertas, quando quiser!!
Beijos
Muito bom ler seu post, Fernanda! Sou anestesista e estou indo para Cascais em maio. Ainda com medo de fazer a prova por estar há tantos anos afastada da clínica. Por onde é melhor estudar? Harrison mesmo? Li em algum lugar que iriam mudar o estilo da prova. Procede? Obrigada por compartilhar!
Oi Vanessa! Este ano a prova foi em janeiro e foi de um formato um pouco, mas nao muito diferente da minha, que foi em 2017. Mais longa, mais baseada em casos clinicos.
Eu reconheco que para fazer a prova com a intenção de realmente recomeçar em outro pais requer coragem, ainda mais se vc ja tem Uma carreira consolidada no Brasil. E o que mais tem neste momento é gente dizendo que é dificil, que vc nao vai conseguir. Mas se é isso o que vc realmente quer, segue em frente. Eu me sinto feliz, realizada e tenho muito orgulho da minha trajetória!
Oi, Fernanda! Ótimo relato! Também gostaria de saber por onde tu indicas estudar? Obrigada
Boa Noite Fernanda, tudo bem?
Como está seu processo de equivalência da Cardio?
Também sou médica em Portugal. Fiz minha equivalência há alguns anos, mas optei por continuar como Cardiologista no Brasil. Agora surgiu a oportunidade de fazer doutorado no Porto e pensei em preparar a papelada para tentar equivalência da especialidade.
Tem alguma dica?
Obrigada pela ajuda e muito sucesso por aí!
Mesmo tendo cidadania portuguesa os passos sao os mesmo para estrangeiro com diploma brasileiro?
Oi Caroline,
Não sei responder.
Claudia
Boa tarde Fernanda algumas perguntas … tenho mestrado em cardiologia (PELA UERJ), tenho titulo de espacialista de cardiologia pela SBC,Trabalhei no Instituto Estadual de cardiologia Aloysio de Castro e ainda sou prof. Universitário em faculdade Privada portanto experiencia de mais de 40 anos em cardiologia clinica …
1. Preciso percorrer todo este processo de Equalização.
2.Preciso e Equalizar meu titulo mestrado feito em( Universidade Estadual do rio de Janeiro UERJ.)
3. Você poderia me responder
DR RICARDO MAIA COELHO meu e mail rmaiac@terra.com.br obrigado aguardo sua resposta.