Mudar e Empreender em Portugal – A experiência da Renata

empreender em portugal
Renata é nossa seguidora lá no Instagram @as_passeadeiras e hoje conta pra nós um pouco da sua história e das suas experiências de mudar para Portugal.  Fez uma travessia marítma com a família e mora no Algarve. Ela prefere ficar anônima, então, respeitamos sua vontade e fica aqui nosso agradecimento super especial por ter aceito nosso convite para participar da nossa série Morar em Portugal.
 

Mudar e Empreender em Portugal

Por Renata

 
Olá! Sigo o instagram da Clau e recentemente ela convidou suas seguidoras, leitoras, admiradoras para compartilharem suas histórias, experiências. Confesso que sempre quis colocar pro mundo tudo o que vivi nesses últimos 15 meses em Portugal, mas depois penso, serei apenas mais uma pessoa, mais uma família dentre inúmeras no mundo que imigram de lá pra cá, daqui pra lá em busca de novos desafios, cheios de esperanças e amor por uma vida melhor. E comigo e com a minha família não foi diferente!
 
Eu nasci em Osasco, morei na Moóca em São Paulo e meu último destino no Brasil foi a cidade de Santos, onde encontrei qualidade de vida, um trabalho que eu amava e comecei uma nova família depois do primeiro casamento falhado. Fui muito feliz em Santos! Assim como todos no Brasil eu vivia perto da insegurança todos os dias. No trajeto da minha casa para meu trabalho havia um ponto específico que já havia acontecido muitos assaltos, mortes. Mas a gente se habitua não é mesmo? Ora, vai com fé e acha que nada vai acontecer conosco. E de fato, nada nunca me aconteceu. Só que o trabalho do meu marido era cheio de riscos e a segurança foi a questão primordial para nos motivarmos a mudar.
 
Os pais do meu marido são portugueses e ele, nascido em África, tem cidadania do Reino Unido (nasceu na época num país que era colonizado pelo Reino Unido), mas também tem a cidadania portuguesa. Apenas por uma questão prática, tiramos a cidadania do nosso filho. E começamos a sonhar com a possibilidade de viver em Portugal.
 
Meu marido viajou nos meses de frio para Portugal 1 ano e meio antes da nossa mudança se concretizar. Ele veio pesquisar cidades, regiões em que nós pudéssemos prosperar com o negócio da família. E o Algarve foi a opção que reunia condições para o trabalho dele e que era mais parecido com o que gostamos: praia e um clima ameno.
 
Depois de 1 ano e meio de planejamento vendemos tudo o que pudemos numa página de Facebook que fiz e o resto doamos. Começou já uma transformação em mim, a fase de desapegar dos bens materiais que levei anos para conquistar. Outro desapego foi me desligar do meu trabalho. Eu realmente amava o que fazia e tinha muito sucesso profissional, foram 20 anos construindo minha carreira executiva no marketing de varejo. Mas me desliguei feliz, porque na minha função deixei uma pessoa que tenho muito carinho e admiração. Era meu braço direito.
 
 
empreender em portugal

A Marina de Vila Moura, ao lado de Quarteira

 

 E assim realizamos mais um sonho, fazer a mudança por uma travessia marítima. Resumimos nossa vida em 11 malas, eu, meu marido e meu filho na época com 3 anos. Foram 17 dias de mar e algumas paragens em terra: Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Maceió, Recife, Santa Cruz de Tenerife e Alicante. Descemos em Alicante com nossas malas e fizemos uma viagem de 800km até o Algarve. Moramos por 30 dias numa casa em Olhos d’Água e aí começou a saga para encontrar um imóvel para arrendar. Foi um período difícil! Porque simplesmente não achávamos nada. Queríamos Faro, mas Deus sabe o que faz. Há 4 dias de sair da casa em Olhos D’Água encontramos um apartamento em Quarteira. 
 
Nunca na minha vida morei em um lugar tão lindo quanto Quarteira. Se eu achava que Santos já era uma delícia, Quarteira me deu de presente o mar, a tranquilidade, a natureza, um parquinho enorme ao lado de casa para meu filho brincar. E o presente maior veio com a nova escola do meu filho que é pública e fantástica. Ele está super adaptado e feliz. Na escolinha dele que é um jardim de infância tem mais de 20 nacionalidades e eu acho isso fantástico porque ele convive com crianças de muitas culturas.
 
Passada a fase da mudança comecei a surtar em casa pois trabalho fora desde meus 15 anos e hoje tenho 41. Tentei me recolocar na minha área, mas não consegui. Então fui me aventurar a ser vendedora numa loja de cama, mesa e banho. Uma marca catalã (de Barcelona) chamada Textura, concorrente direta da Zara Home. Produtos lindos! Só que fiquei apenas 4 meses. Não aguentei os horários malucos de trabalhar no varejo de shopping center aqui em Portugal. As leis trabalhistas aqui são muito diferentes do Brasil, não consegui ter um horário fixo e isso começou a me angustiar porque não consegui dar conta da casa e nem via mais minha família. Decidi sair.
 
 
empreender em Portugal

Café é sempre uma boa ideia.

 

 
 Eis que no meio deste caminho surgiu a oportunidade de abrir um café de rua, o @rockioskcafe, que em breve todos vocês poderão ir lá tomar um cafezinho! Pretendemos abrir em outubro. Juntamente com mais 3 sócios. Empreender aqui em Portugal requer muita coragem e preparo financeiro. As coisas não acontecem no timing que a gente quer e está acostumado no Brasil. Tudo tem seu tempo e se você é muito ansioso pode morrer de infarte. Mesmo!
 
E juntamente com tanta novidade, estou grávida de quase 9 semanas agora! Terei a experiência de um parto por aqui. Tem sido um pré natal bem diferente do Brasil. Lá são mil consultas, mil ultrassons, aqui sinto e percebo que tudo é mais contido; mas nem por isso ruim. Fui bem atendida pelo enfermeiro no centro de saúde, já o médico, não olhou na minha cara. Razão pela qual farei o pré natal no particular, pelo plano de saúde de contratamos.
 
Agora, como é difícil ficar longe da nossa família no Brasil! Minha mãe ficou doente 2 vezes desde que vim e essa parte é mesmo muito desafiante. Imigrar exige muito foco, muita paciência, muito amor conosco mesmo. Precisei passar por um processo de coach com uma amiga de Santos (muito boa por sinal, indico!) para poder lidar com tantas emoções diferentes!
 
Nesse momento sonho com o meu reencontro com a minha família. Esse euro a R$ 5 não está fácil! Torcendo para que depois das eleições a economia brasileira melhore. E essa é um pouco da minha história.
 
 
Empreender em portugal

Renata e família

 

AsPasseadeiras-div1

Planeje sua viagem 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo. 

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

 

Booking.com 

 

parceiros

 

 
 
 AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Colégios em Cascais:

 

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

 

Morar em Portugal

 

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Visto de estudante em Portugal

Como se candidatar ao Mestrado em Portugal

Comprar apartamento em Braga

Como é morar em Braga – Mara Azevedo

Morar em Braga com bebê

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

 

Passear em Portugal

 

Clique aqui para ver todos os nossos posts com dicas de lugares, restaurantes e passeios por Portugal

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Já pensou em alugar apartamento e passar as férias como um local? Aqui ensinamos como nós fazemos!

Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)

Roteiro em Sintra, pelo centro histórico

Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico

Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos

10 lugares para visitar no verão em Portugal

Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças

Mercado Medieval de Óbidos

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!