Como é morar no Porto com crianças

morar no porto com crianças
 
 

Como é morar no Porto com crianças

por Paula Viana

 
Sou a Paula,tenho 38 anos,casada,sou pernambucana de Recife,tenho 2 filhos,um menino de 3 anos e uma menina de 2, trabalho com imóveis e tenho um atelier de forminhas para doces ( uma técnica bem brasileira,rs),minhas redes sociais,@paulavianapv @flora_forminhaseflores.
 
Moro na cidade do Porto, na freguesia da foz, um lugar maravilhoso, muito verde. Temos o parque da cidade ao lado de casa e estamos na praia. Mercado grande só temos no shopping que fica a 2 km, só que o melhor é uma ruazinha que temos que parece interior, cheia de mercearias, talhos, cabeleireiro, bazares, e comércios em geral. Transporte público só autocarro. O metro fica a 2 km. Aqui estamos num bairro considerado nobre, então o custo de moradia é mais alto, mais também estamos misturados entre bairro social e casas de luxo. As escolas são várias, com opções de pública e privada. A nossa fica a 200 m de casa. O custo da nossa vida aqui é bem menor que no Brasil, mais também não temos o conforto de lá, mas temos a segurança e paz de ir e vir de qualquer lugar.
 
Meus filhos estão no infantário, estudam em escola IPPS, isso quer dizer que é uma escola privada com a coparticipação do governo, onde o governo paga pelas crianças, e pagamos um coeficiente em relação a renda da casa, igual a escola pública.
 
Não tive problemas com vagas, tive indicação dessa escola por ser ao lado de casa, e quando fui tinha disponibilidade, sorte! Senti muita diferença da escola que meu filho veio do Brasil, onde tínhamos todo um suporte e comunicação com os pais, aqui não existe muito isso, não tem agenda, não sabemos muito o que acontece lá, tenho que ficar perguntando sempre, às vezes fico insegura. As crianças não tiveram muito problema com adaptações, adoram gente e são acostumados com novidades. A alimentação, apesar de nunca sabermos ao certo o que comem, não seguem a linha super saudável, mas tem o lanche da manhã, almoço e lanche à tarde e não se pode levar nada de casa e não pagamos nada por fora na alimentação da escola. Como os meus filhos são pequenos são poucas as atividades extras, mas tem esporte. Os professores são ótimos, só sinto um pouco falta da doçura brasileira.
 
A vida por aqui está focada na qualidade e na segurança, não é fácil sair da zona de conforto e se jogar no mundo com dois bebês, mas essa foi nossa opção, por quanto tempo? Não sabemos…. nossa vontade é ter os dois países sempre juntos e dividir o tempo. O mais difícil é cuidar das crianças sozinha com o marido, e o frio…esse é triste, não gosto!
 
Fiz amizades maravilhosas, algumas vieram através do trabalho e outras da internet.
  
Sabe o que ainda estranho, a confiança que as pessoas tem entre si. Viemos de um lugar onde ninguém confia em ninguém e aqui ainda existe a palavra, sabe!?
 
Tem momentos que vivi que parecia filme, não sei se comédia ou drama, tipo recém chegado num país e ir fazer mercado de auto carro, com um bebê no canguru e outro no carrinho, onde antes, minha vida era andar de carro com a babá junto.
 
Agora em todas as dificuldades, doenças, que aparecem muitas e estamos sozinhos, só procuro concentrar meus pensamentos nos meus filhos, na minha família, onde estamos tendo a oportunidade de estarmos os educando sozinhos sem tercerizações e doação de uma mãe e pai 100%, acredito em estar criando seres humanos melhores.
 
 

__________________________________________________

 

Gostou do post? Tem alguma pergunta para a Paula? Deixe aí nos comentários! Compartilhe! Talvez possa ajudar quem pensa em morar aqui ou recém chegou. Sempre é bom saber a opinião de quem está no país a algum tempo!

Já segue nossas redes sociais, onde contamos mais sobre nosso dia a dia morando em Portugal e damos dicas de passeios em família por todos os lugares. Passa lá no IG @as_passeadeiras e segue a hashtag #portugalnareal para ler alguns depoimentos de outras pessoas que moram aqui e dão a real!

_______________________________________________

 

Quer receber as dicas por email?

Assine nossa Newsletter

Uma vez por semana, você recebe os artigos mais lidos aqui do blog, onde sempre tem dicas para quem quer viajar em família ou morar em Portugal.

Assine nossa Newsletter aqui:

* Campos obrigatórios
 
Escolha qual o formato do email:

 

Veja um exemplo aqui

 

_______________________________________________

 

Se você precisa transferir dinheiro para Portugal e não tem certeza de qual serviço utilizar, nós recomendamos o TransferWise. Isto não é uma propaganda ou um post patrocinado, é o serviço que usamos mensalmente para fazer transferências do Brasil para Portugal, já que nossos rendimentos vem do Brasil. O TransferWise cobra o IOF e uma taxa de serviço, que tem sido menor que qualquer outro banco que temos consultado. Também garante a taxa do câmbio por 72 horas. Para transferir, você precisa criar uma conta no TransferWise, confirmar seus dados (da primeira vez, não precisa, somente depois da segunda – eles podem pedir a cópia de um documento de identificação e comprovante de endereço). Para quem quer transferir mais que um determinado montante por ano também  precisa confirmar comprovante de rendimentos (extratos bancários ou Declaração de IR). Até a data deste post era algo em torno de 25 mil reais/ano. Também vai precisar ter os dados de sua conta no exterior (IBAN e Bank Code). O processo é rápido e fácil. As primeiras remessas demoram até uma semana e as seguintes são mais rápidas.

_____________________________________ 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking.

Booking.com

 

Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 de crédito na primeira viagem.

Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem. Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.

_____________________________________ 

 

 

Pensando em morar em Portugal? Veja aqui nossas dicas quentinhas

 

Checklist depois da mudança

4 Dicas práticas para quem pensa em vir morar em Portugal

Leia aqui o checklist que fizemos antes de nossa mudança

Checklist depois da mudança – o que você vai ter que fazer assim que chegar lá

Adaptação da família em Portugal

Dicas para alugar apartamento em Cascais

Como abrir conta bancária em Portugal – Nossa experiência com o Activo Bank

Como transferir dinheiro do Brasil para Portugal – Nossa experiência com o TransferWise

SEF – Autorização de Residência e a novela do visto

 Leia aqui como obtivemos o visto D7 para residir em Portugal

Como obter o visto de imigrante empreendedor

Vai dirigir em Portugal? Saiba como trocar sua CNH pela Carta de Condução Portuguesa

Dicas para mobiliar sua casa em Portugal

Supermercados em Portugal

PB4 – O que é e como pedir o seu

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

Apartamento para alugar na ribeira do Douro no Porto

Como alugar um apartamento pelo Airbnb – Dicas testadas e aprovadas por nós

Como é o atendimento médico de urgência em Portugal (ou como foi nossa experiência)

10 coisas estranhas em Portugal!

 

Procurando sugestões de passeios por Portugal?

 

Roteiro de passeio pelo bairro de Saldanha, em Lisboa

Albergue em Portugal, com família

Tease Cais do Sodré

Degustação de Vinho do Porto – Portugal Experiences 

Voo TAP com crianças

Um dia em Cascais visitando o centro histórico

Butchers – Carne de primeira em Lisboa

Estufa fria de Lisboa

L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa

Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa

Roteiros, hotéis e passeios no Algarve 

Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo

Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.

15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal

Colhendo cerejas em Portugal

Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!

Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!

Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!

Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa

Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa

Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa

Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas

Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!

Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!

Algarve com crianças: Passeando em Faro

Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes

Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível

Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza

Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão

Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas

15 dicas para viajar de avião com crianças

 
 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

1 Comentário

  1. Nájua 14 de julho de 2018, 18:19 comentar

    Olá! Paula, por favor, tenho vontade de morar no Porto com meu marido e filha de 1 ano e 9 (até isso acontecer ela terá quase 3 anos acredito), gostaria de saber dicas de uma bairro para morar que não seja caro, mas que tenha praças, mercados e transporte. Pode me ajudar? Tenho um blog no instagram @wish.hunter.mama e pretendo estudar em Portugal ano que vem. Apenas pesquisando ainda, mas estou fazendo força para que seja no Porto. Outra dúvida é que li que infantário para abaixo de 3 anos paga 150 euros em media. Ali vc falou que não, apesar de ser privada…São casos especificos?Um abraço e aguardo teu retorno!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!