Como é morar em Estoril, Cascais

Como é morar no Estoril

Fernanda é nossa seguidora no Instagram @as_passeadeiras e aceitou o convite para contar como é morar em Estoril, uma das freguesias mais conhecidas de Cascais. Ela traz um relato rico em informações, já que comprou imóvel, fez a equivalência do diploma de medicina e começou a trabalhar no Hospital de Cascais, recentemente. Fernanda percorreu um caminho árduo e conta para nós um pouco da sua experiência.

Desde já agradecemos a participação na série “Morar em Portugal“, que já é um sucesso no blog! Obrigada, Fernanda, de coração!

E se você quiser participar da nossa série, basta deixar uma mensagem nos comentários ou enviar um email para aspasseadeiras@gmail.com, que nós entraremos em contato.

 

Concelho de Cascais

Mapa do Concelho de Cascais (Fonte: Câmara Municipal de Cascais)

 

Como é morar em Estoril Cascais

Por Fernanda Ferreira

 

Meu nome é Fernanda, sou uma carioca de 41 anos, casada e mãe de dois filhos. Morava no Rio de Janeiro, e em 2016 decidi junto com o meu marido iniciar o projeto de mudança para Portugal, em função da crise em que se encontra o nosso país. Sou médica e precisava fazer a equivalência do meu diploma para que eu pudesse trabalhar em Portugal. Então o nosso ano de 2017 foi todo para realizar este processo, além do processo de cidadania dos meus filhos (meu marido ja tinha) e o meu. Chegamos aqui em 2018, no mês de julho.
 
Fizemos duas viagens a Portugal em 2017 em função das minhas provas e ficamos hospedados em Lisboa, em Airbnb. Estávamos avaliando qual cidade escolher, mas quando conhecemos Lisboa sabíamos que seria ela ou arredores. Gostamos do Porto e de outras cidades menores que visitamos, mas gostamos mais ainda do astral desta região de Lisboa e também achávamos que seria mais fácil encontrar trabalho, além de já estar na capital do país, o que facilitaria a questão de documentos ou burocracias que eventualmente poderíamos precisar.
 
Quando visitei Cascais, mais precisamente Estoril, foi amor à primeira vista! Achei lindo, com várias casas, poucos prédios, a praia bem pertinho…. 
 
Ao voltar para o Brasil após a segunda viagem, começamos a tratar da pesquisa da casa onde iríamos morar. Decidimos casa por causa das crianças que precisam de espaço! Pensamos em alugar, pois não sabíamos como seria a adaptação, mas os alugueis estão muito altos, e corríamos o risco de ter que pagar vários meses adiantados. Apareceu uma casa, com um preço que poderiamos pagar, em Estoril. Vimos muitas casas pelos sites das principais imobiliárias desta região. Esta casa estava com um preço bom, em uma região que parecia boa (Galiza), e estava nova – a casa tem só 10 anos.
 
Como é morar no Estoril

Fernanda e família – Fotos: @fac.fernanda

 

 
Esqueci de contar que na nosso vinda à Portugal em junho/17 abrimos a conta no Banco Millenium. Tudo o que vendíamos no Rio (os carros, nossos móveis…) fomos transferindo para esta conta em Portugal. Precisaríamos financiar uma parte da casa para não ficarmos descapitalizados, pois não sabíamos se conseguiríamos trabalhar logo que chegássemos. Então, através da imobiliária e também das pesquisas do meu marido, pedimos finaciamento em 3 entidades diferentes: o nosso banco, Caixa Geral de Depósitos e uma financeira chamada UCI. Usamos como comprovantes de renda nossos contracheques do Brasil e nosso IR do Brasil. Conseguimos o crédito nos três bancos. Foi só escolher as melhores taxas e prestações.
 
Meu marido retornou sozinho a Portugal em Janeiro de 2018 e fechou a casa. Eu só tinha visto pela internet!!!  
Começamos então a acelerar as coisas no Brasil: venda de apartamento e do restante das nossas coisas. Entramos no jogo para ganhar. Não havia dúvidas quanto a vinda, por tempo indeterminado, para Portugal. Não estamos considerando retornar ao Brasil.
Chegamos em julho, e eu adorei a casa e a vizinhança. Tem o porém que precisa ter carro, pois não é tão perto do comboio – que fica a 900 m de casa. 
 
Fernanda em Sintra, pertinho de Estoril. Foto: @fac.fernanda

Fernanda em Sintra, pertinho de Estoril. Foto: @fac.fernanda

 
 
O agrupamento de São João do Estoril, de onde fazemos parte, tem boas escolas públicas. Meus filhos começaram este ano letivo e estão adorando – a adaptação foi super fácil e tenho ótimo acesso aos professores. Mas também há escolas privadas, como o Salesianos de Estoril. Pensamos em colocá-los no Salesianos, está muito bem pontuado no “ranking”, mas como viemos sem trabalho certo, achamos que valeria tentar as públicas no início. Ainda não me arrependi.
 
Aqui há as principais redes de supermercados, pequenos centros comerciais com os principais serviços, como lavanderias, armarinhos e costureiras, restaurantes para todos os preços, muito lazer com várias praias e parques – meu filho adora ir ao Parque das Gerações para andar de trotenete. 
 
Eu não pratico atividades física ainda, mas conheci alguns ginásios que pareceram bons. 
 
Fomos ao centro de saúde e lamentavelmente não há médico de família para nós, e também não há previsão de haver algum. Acabei fazendo um plano de saúde para nós (Medicare – 34,40 para nós 4), que tem médico de família que vem em casa. Ainda não usei mas pretendo testar o médico de famlia e o dentista (que támbém dá direito).
 
Acho que o mais famoso em Estoril é o Cassino, mas eu vejo como uma figuração. Adoro os parques e a proximidade de Cascais sem aquela confusão que há por lá. Estamos muito próximo também de Sintra, que é outro lugar que eu adoro.
 
 
como é morar em estoril

Praia do Tamariz em Estoril

 

 
Moro há pouco tempo aqui mas ainda não descobri nada que não gostasse! O que mais gosto é a proximidade das praias – vamos com frequência, e a quantidade de coisas que conseguimos fazer com as crianças gratuitamente.
 
Eu não sei se consigo orientar a compra ou aluguel de imóveis mas acho que ideal seria estar perto do comboio, onde há também a escola primária de Estoril e o Liceu. Nós optamos pela compra e sinceramente, não me arrependo. Com os preços dos alugueis, a prestação da casa ficou bem mais barata que um aluguel e estamos pagando algo que é nosso.
 
 
 
Quanto a questão do trabalho, fiz algumas entrevistas na minha área e segunda feira começo no Hospital de Cascais. Posso depois contar como é a experiencia. Meu marido é advogado e está tirando o registro na Ordem dos Advogados de Portugal – mas demora uns 6 meses. Então acabou comprando uma empresa de viagens e está trabalhando paralelamente nisto.
 
Bom é isso. Espero ter contribuido para o seu blog que eu sigo e adoro !
 
 
AsPasseadeiras-div1

Planeje sua viagem 

 

Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo. 

– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.

 

Booking.com 

 

parceiros

 

 
 
 AsPasseadeiras-div1

Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Colégios em Cascais:

 

Colégio Europa

Escola básica e secundária de Carcavelos

Creches e infantários em Cascais

Colégio da Bafureira

 

Morar em Portugal

 

Como trazer seu pet para Portugal

Comprar carro em Portugal

Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa

Visto de estudante em Portugal

Como se candidatar ao Mestrado em Portugal

Comprar apartamento em Braga

Como é morar em Braga – Mara Azevedo

Morar em Braga com bebê

Morar em Vila Nova de Gaia

Como é morar em Aveiro

Como é morar em Sintra

Como é morar e estudar no Porto

Morar no Porto com crianças

Como é morar em Arruda dos Vinhos

 

Passear em Portugal

 

Clique aqui para ver todos os nossos posts com dicas de lugares, restaurantes e passeios por Portugal

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!