Carla é advogada e mãe do Gabriel, mora aqui em Portugal e aceitou nosso convite, feito no Instagram @as_passeadeiras, para contar sua experiência em como obter a nacionalidade portuguesa.
Obrigada Carla, por compartilhar sua experiência. Com certeza vai ajudar muita gente que procura fazer o mesmo!
Nacionalidade Portuguesa como obter
por Carla Bello
Eu iniciei meu processo de cidadania no Brasil, mas, acabei finalizando aqui em Portugal mesmo. Verdade é que o consulado (falo pelo Rio) está saturado. Não há vagas. São poucos funcionários.
Tenho um grande amigo que fez todo o processo dele pelo consulado (a avó era portuguesa, então ele fez para a mãe dele e depois pra ele) e levou exatos 6 anos. Vou te contar a minha experiência e como funciona no consulado.
Minha avó materna era portuguesa. Falecida. A família não tinha nenhum documento dela, nem de Portugal, nem do Brasil. Acredita?
Minha mãe se recordava o local de nascimento da minha avó. Enviei um email para a Conservatória de Chaves numa 6ª feira, na 2ª feira seguinte eles me responderam com o n.º do assento de nascimento dela.
Aí iniciei o contato com o consulado. Primeiro você se cadastra nos “Serviços on Line”. É simples, cria login e senha e pronto. Fiz o pedido do assento de nascimento da minha avó. Já tinha o nº, fornecido pela Conservatória. Paguei o boleto da taxa correspondente. Após o pagamento do boleto, você informa que o mesmo está pago e eles enviam a certidão pelos correios. Isso demorou uns 4 meses.
Com a certidão de nascimento (assento) da minha avó em mãos, parti em busca dos documentos restantes no Brasil. São muitos.
Decidi que não ia pular etapas, pois, poderia fazer a cidadania direto pra mim, sem passar pela minha mãe, mas, é diferente. Por aquisição, é um direito seu. Ponto. Já a nacionalidade atribuída, você precisa de uma série de pré-requisitos, que, você pode achar que tem, mas, quem concede a cidadania, pode entender que não tem.
Fiz todo meu processo aqui, então fazendo direto aqui, são essas as etapas:
– Transcrever o casamento do português (Ex. Avó)
– Pede a cidadania para o filho
– Se for casado, transcreve o casamento (eles não transcrevem divórcio, só judicialmente aqui)
– Pede a cidadania do filho
– Se for casado, transcreve o casamento
– Pede a cidadania do neto
Com todos os documentos em mãos, pedi no consulado do Rio o cartão cidadão e depois o passaporte português, esse processo levou em torno de 1 ano, desde que eu consegui a certidão da minha avó, até ter os passaportes em mãos.
Fazendo no Consulado, os procedimentos são quase os mesmos. As taxas são idênticas, acrescidas de correio. Você paga em Real o valor dos procedimentos que são em Euros.
Contudo, diferente do que ocorre aqui, no consulado eles são extremamente criteriosos com os documentos. Exigem inclusive “etapas” e, consequentemente documentos e gastos (porque todos os documentos tanto aqui como no consulado devem seguir aquele padrão – inteiro teor – apostilados) que não são pedidos aqui.
Uma etapa que só existe no consulado é transcrever o óbito do português, caso seja falecido. Como eu imaginava que faria o processo no consulado e lá existe um rol de documentos que você precisa apresentar, tirei uma certidão de óbito, de inteiro teor da minha avó, apostilei e, não usei, porque aqui em Portugal eles não transcrevem o óbito.
Minha dica é: Tem pressa? Faça o processo por aqui. Contrate um advogado regularmente inscrito na OA (desde maio os processos de cidadania só podem ser feitos pelo próprio ou por advogado) e inicie. Faça etapa por etapa, ou seja, se o ponto de partida for avô/avó, regularize a situação desse nacional português, faça a cidadania dos filhos, e depois dos netos.
Não tem pressa? Faça por sua conta diretamente no consulado de sua cidade. Usando a mesma referência acima, sendo o ponto de partida avô/avó, o processo pelo consulado pode levar de 6 a 8 anos. Os custos são idênticos, acrescidos do correio. A demora se dá pelo próprio aumento da demanda, a pouca quantidade de funcionários, e na verdade, toda a documentação vem pra cá e retorna pronta ao Brasil.
Dicas úteis:
Todas as certidões oriundas do Brasil precisam ser de inteiro teor, e apostiladas e o prazo máximo de validade é de 1 ano. Eu indico 180 dias por conta da demora, muitas certidões vencem sem sequer chegar às mãos de quem concede os pedidos de cidadania, e retornam por conta disso.
Faça uma etapa por vez. Regularize o nacional português e venha regularizando a descendência, assim, à partir daquele português, toda sua descendência terá nacionalidade portuguesa por direito.
Planeje sua viagem
Procurando hotéis ou apartamentos em Portugal? Faça suas reservas clicando no link abaixo, escolha opções com cancelamento grátis e leia os reviews e comentários sobre cada oferta. Assim você garante o melhor preço e a melhor opção de hospedagem para sua viagem através do nosso parceiro Booking. Você não paga nada a mais por isso e nós ganhamos, do Booking, uma pequena comissão. Se quiser procurar em outra cidade é só clicar e alterar o nome da cidade abaixo.
– Ainda não é cadastrado no Booking? Clique aqui e receba R$50,00 (ou 12,5 euros) de crédito na primeira viagem.
– Se vai viajar não esqueça de fazer seu seguro viagem.Faça sua cotação aqui e escolha o tipo de cobertura que mais lhe convém na World Nomads, parceiro aqui do blog.
– Compre seus ingressos clicando aqui e evite filas nas atrações mais bacanas da cidade.
– Para economizar na transferência de dinheiro entre Brasil e Portugal (ou outro país), cadastre-se no Transferwise, com nosso convite exclusivo aqui.
Leia aqui todos os posts sobre morar em Portugal
Colégios em Cascais:
Escola básica e secundária de Carcavelos
Creches e infantários em Cascais
Morar em Portugal
Como trazer seu pet para Portugal
Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa
Visto de estudante em Portugal
Como se candidatar ao Mestrado em Portugal
Como é morar em Braga – Mara Azevedo
Como é morar e estudar no Porto
Como é morar em Arruda dos Vinhos
Vai viajar para a Espanha?
Clique aqui para ver nossos roteiros e dicas.
Pensando em visitar Paris e a Disneyland?
Leia todos os posts sobre nossa viagem à França, aqui.
Procurando sugestões de passeios por Portugal?
10 lugares para visitar no outono em Portugal
10 coisas para fazer no verão em Portugal
10 lugares para visitar na primavera em Portugal
Roteiro Vila Nova de Gaia e Coimbra, com paradas estratégicas (e lindas)
Roteiro em Sintra, pelo centro histórico
Roteiro de um dia em Cascais pelo centro histórico
Lisboa com crianças – 10 passeios imperdíveis com os miúdos
10 lugares para visitar no verão em Portugal
Como é o voo TAP para o Brasil, com crianças
Butchers – Carne de primeira em Lisboa
L’Éclair Patisserie – Um pouco de Paris em Lisboa
Pastelaria Versailles, um dos cafés mais bonitos de Lisboa
Roteiros, hotéis e passeios no Algarve
Roteiros, hotéis e passeios no Alentejo
Veja o relato completo do roteiro de Évora ao Porto aqui.
15 razões para visitar Aveiro, a Veneza de Portugal
Procurando onde se hospedar com crianças em Lisboa? Veja aqui nossa dica!
Zoológico de Lisboa – Passeio imperdível com crianças!
Sesimbra – Um bate-volta de Lisboa no melhor estilo BBB – e lindo demais!
Museu do Oriente – Um dos melhores museus de Lisboa
Roteiro pelo Bairro Príncipe Real em Lisboa
Fábrica da Nata – Um dos Cafés mais lindos de Lisboa
Dica de passeio bate-volta desde Lisboa: Visitando Óbidos, a cidade das rainhas
Vá de Lisboa ao Algarve visitando castelos – Um roteiro inesquecível!
Hospede-se em um palácio no Algarve, sem ficar pobre!
Algarve com crianças: Passeando em Faro
Algarve com crianças: um dia em Tavira, a cidade das lendas e do rio de dois nomes
Hotel Vila Galé Évora – Simplesmente inesquecível
Férias em Portugal: 45 dias, 4 alegrias e 1 tristeza
Algarve com crianças: Júpiter Algarve Hotel, a pérola de Portimão
Viajando com crianças? Veja aqui nossas dicas para arrumar as malas
15 dicas para viajar de avião com crianças
0 Comentário