Quarto Montessoriano
É o tema escolhido pelas arquitetas do nosso parceiro Studio Sigma, que hoje mostram aqui para vocês dicas lindas para decorar um quarto montessoriano. Dá só uma olhada que lindeza:
Buscando uma proposta diferente para o quarto dos seus filhos? Conhece o método Montessori? Ele foi criado em 1907 pela médica e educadora Maria Montessori e busca dar maior liberdade e segurança para que as crianças se expressem e busquem conhecimento em um ambiente estimulante para elas. Assim, ela poderia aprender através de experiências próprias, desenvolvendo capacidades livremente.
Este modelo de quarto deve ser feito sob a ótica da própria criança, e não dos adultos, portanto o primeiro passo é que a cama ou berço seja baixo, podendo ser até um simples colchão no chão (ou uma cama baixinha se a criança já for maior). O propósito é que a criança possa sair e voltar da cama conforme quiser.
Outro quesito para que o quarto seja Montessoriano é que tudo esteja ao alcance da criança, justamente para que ela possa encontrar seus brinquedos facilmente e brinque livremente, descobrindo tudo o que possui.
Além disso, a criança é quem deve organizar seu quarto (com a ajuda dos pais, claro) para que saiba onde estão seus brinquedos e qual o lugar deles.
Além dos brinquedos, quadros, estantes e demais decorações também devem ficar ao alcance do olhar da criança, afinal estão lá para estimulá-la, para que ela os perceba.
Outro fator chave no método Montessori é o espelho, que ajuda a criança a se conhecer, compreender os limites de seu corpo e sentir-se mais segura. Ele também deve estar ao alcance da criança, a uma altura que ela posse se enxergar. Existem opções de acrílico, mais seguras para este fim.
É interessante também que haja uma barra no quarto, para que a criança possa apoiar-se e dar alguns passos por conta própria.
Só é preciso ter cuidado com tomadas, brinquedos pequenos demais e elementos pontiagudos. Estes são itens que a criança definitivamente não precisa, nem deve, explorar livremente, portanto devem ficar fora do alcance dos pequenos.
E, por último, é preciso bastante espaço livre para que os pequenos se movimentem e brinquem com liberdade. Um tapete fofo ou emborrachado é interessante para que o chão não fique tão duro e frio.
Apesar de ser um método de mais de 100 anos, certamente é uma opção bem diferente que tem sido mais explorada hoje em dia. A ideia é que o quarto montessoriano seja um quarto minimalista, com cores suaves, não se trata de espalhar muitos brinquedos por tudo, mas da criança conhecer o que tem, e ter acesso a eles, assim evita-se também o acúmulo de brinquedos esquecidos. Trata-se de uma inspiração simples de fazer para o quarto das crianças, sem grandes complicações, apenas aproximando o quarto em si, à criança.
Lindos, não? Dá até vontade de ter outro bebê só para montar um quartinho desses. Deixa eu ir ali no cantinho sentar e esperar a vontade passar! 😂 Obrigada Maísa por mais essa linda inspiração!
Veja aqui decoração com carrinhos
Papel de parede? Veja aqui nossas dicas de como usar e arrasar
Casinhas na decoração de quarto infantil
Linda inspiração para cantinhos de estudo
Sou mega fã desse estilo. Acho que eles deixam as crianças mais independentes, além de serem uma fofura se bem decorados.
Aqui em casa não é bem montesaoriano, mas adapto várias idéias do estilo.
Acho quartos assim o máximo. As meninas não tiveram, mas pretendo fazer neste estilo para o Caio Henrique.
E são lindos também!
Amei as dicas, Clau! Fiz um post recente sobre isso, acho a ideia sensacional!
A proposta do quart montessoriano e muito lega e interessante. Adorei as dicas e sugestões. Não sabia que era tão antigo assim. Quando a minha primeira filha nasceu, há 17 anos, me parecia uma enorme novidade. Tanto que eu não encontrei grandes opções, dicas e gente usando e acabei não fazendo.
beijos
Chris