Aqui em casa somos doidos por strudel. Eu sou, ao menos! Sempre que aparece uma na minha frente eu nem penso duas vezes: ataco! Gosto do strudel de maçã, claro, mas adoro experimentar quando tem outros sabores. A primeira vez que provei Strudel de Ricota foi no verão passado, em Santa Catarina. Durante nossa viagem de férias, quando visitamos a serra catarinense, passamos uns dias nas Termas de Gravatal e visitamos a cidade de São Martinho.
Leia sobre nossa visita a São Martinho e ao Café Colonial Fluss Haus
Lá, no interior da cidade fica um lugar lindo, com um café colonial espetacular, onde provei o melhor Strudel de Ricota que poderia imaginar. Tudo lá era gostoso, mas esse strudel era inesquecível. A lembrança do sabor de canela misturado ao queijo, com aquela casquinha crocante por fora me deixa com água na boca e, desde que voltamos de lá eu coloquei na cabeça que ia aprender como fazer.
Fiz algumas tentativas, mas não tive muito sucesso. O gosto ficava bom, mas ficava meio seco, sabe? Até que resolvi inventar (e antes que me perguntem, não procurei a receita na internet, quis fazer sozinha!) e, finalmente acertei!
Gente ficou tão bom, mas tão bom que hoje vou compartilhar com vocês a receita! Agora que acertei o ponto posso dizer que é super fácil! Preparados? Então vamos lá!
Strudel De Ricota
Ingredientes:
3 ovos
açúcar
1 pacote de massa folheada
1 ricota
Um pouco de leite
Canela em pó
Papel manteiga
Forma para assar
Modo de Fazer:
Desmanche a ricota até ficar uma farofa grossa e reserve.
Bata uma gemada bem fluida, com as gemas e o açúcar. Eu usei 2 ovos na primeira vez que fiz, mas achei melhor usar 3 na segunda e ficou mais gostoso mesmo. Se a gemada ficar muito espessa, acrescente um pouco de leite até ela ficar cremosa o suficiente para misturar com a ricota de modo a ficar molhadinha. Misture as passas de uva e polvilhe canela em pó a gosto.
Misture a gemada por último, cuide para que tenha o suficiente e para a mistura não ficar nem grossa demais nem molhada demais. Algo um pouco mais úmido que essa foto aqui:
Em seguida forre a assadeira com papel toalha e abra a massa folheada. Não cometa o mesmo erro que eu, que não esperei a massa descongelar e quando fui abrir ela quebrou um pedaço:
Acabei por colocar a massa no microondas por 20 segundos para descongelar e só então terminei de abrir. Deixei a massa sobre o plástico que vinha envolto nela e coloquei a mistura da ricota no canto direito:
Em seguida, com delicadeza, enrolei como um rocambole, enquanto soltava o plástico.
Salpiquei mais canela e um pouquinho de açúcar por cima do strudel e levei ao forno pré-aquecido por 25 minutos (180º).
Ficou uma delícia! Super crocante por fora, macia e molhadinha por dentro. Servi em um prato bem bonito acompanhado de sorvete de doce de leite e um cafezinho passado na hora. Será que fez sucesso? 😋
Conta pra gente o que achou e se resolver fazer, posta a foto com a hashtag #aspasseadeiras! A gente vai amar ver o resultado!
Para ver outras receitas deliciosas aqui no blog clique aqui:
Pão de queijo com batata e chia
Olá Cláudia! Tenho uma dúvida em utilizar a massa folhada: vi que você pôs o recheio só na ponta. Se eu espalhar em toda a massa o que acontece? Será que não vai assar por igual? Outra dúvida para o recheio devo utilizar só as gemas e descartar as claras? Obrigado pela atenção!