Viajar para fora do país requer algum tipo de solução de telefonia e internet. Hoje em dia existem muitas opções para que possamos nos manter conectados sem gastar uma fortuna com isso. No post de hoje conto como foi nossa experiência com o chip internacional Travel Mobile/OneSIM.
Chip internacional – Travel Mobile/OneSIM Experience
A experiência começa acessando o site da empresa: www.travelmobile.biz/pt/ e escolhendo o destino e o tipo de plano. Gostei muito que já na primeira página do site é possível saber como funciona, quais os preços e como adquirir seu chip, sem precisar ficar navegando pelo site para encontrar as informações. #adorei
Outra coisa que me chamou a atenção foi que o chip vem com os adaptadores para qualquer tamanho de celular. Basta você destacar o tamanho que precisa. A dica é você guardar os adaptadores, caso precise trocar de equipamento ou usar o chip em um tablet, por exemplo.
O processo de compra é bastante simples e amigável. São 2 etapas e recebemos um email bem direto e objetivo com os próximos passos e as confirmações. Eu aprecio muito essas confirmações, pois além de me manter informada sobre o processo, me deixa tranquila saber o que está acontecendo e se está tudo certo.
Etapa 1
Processo para realizar a compra do CHIP
- Crie uma conta gratuita
- Escolha a operadora, modelo do chip e quantidade
- Informe os dados para entrega
- Pague com o cartão de crédito
- Você receberá o seu chip pelo correio com as instruções para configurar o acesso à internet
Etapa 2
Processo para realizar a escolha do plano e data de ativação
Depois de receber seu chip:
- Retorne ao site da Travel Mobile e login
- Adicione o CHIP em sua conta
- Escolha o plano, as opções e a data de ativação
- Pague com o cartão de crédito
- Após a ativação do CHIP um email será enviado avisando sobre a ativação do plano
Caso você já tenha o chip, vá direto para a etapa 2.
Os emails recebidos a seguir, são os seguintes:
Email 1: Instruções de Confirmação
Email 2: Confirmação de Solicitação de Ativação
Email 3: dicas úteis
Este email é particularmente útil e vale para sua vida, independente do chip que estiver utilizando. Por coincidência, eu já utilizava todas as dicas enviadas, inclusive os aplicativos sugeridos, por isso compartilho aqui com vocês:
Você não precisa cadastrar seu novo número para usar o WhatsApp.
Aguarde até que você chegue ao país de destino e quando for utilizar o WhatsApp, o aplicativo vai identificar uma nova operadora e um novo número, então o aplicativo vai perguntar se você deseja atualizar o número de telefone.
Eu recomendo que você escolha a opção NÃO ATUALIZAR, assim todas as conversas e grupos serão mantidos.
Configuração da Internet
Enviamos junto com o CHIP e também por email um passo a passo para configurar o telefone.
Pode ser que seja necessário configurar o APN da operadora para que a rede de dados do seu telefone funcione, portanto é necessário que você siga as instruções.
NOTA: Se você tiver um telefone dual-CHIP pode ser necessário remover o CHIP do Brasil e só usar somente o CHIP da Travel Mobile e no slot primário (Gavetinha).
Controle do pacote de dados
Eu sugiro que você instale algum aplicativo onde possa acompanhar o consumo do seu pacote de dados e até mesmo identificar quais são os aplicativos que mais consome dados sem o seu conhecimento.
Existem várias opções disponíveis, mas eu pessoalmente prefiro o My Data Manager, acho a interface mais amigável e suporta vários idiomas.
Bastante objetivo e simples de ser utilizado, o app realiza o monitoramento de todos os processos do sistema que estão fazendo o uso da conexão com a Internet. Controlando o fluxo de dados e ajuda a identificar se o plano de dados adquirido é mesmo o ideal para o seu consumo.
O app oferece a opção de customizar alarmes para você ter maio controle. Dá também para ver seu consumo em um histórico e avaliar aplicativo por aplicativo aqueles que consomem mais dados. My Data Manager rastreia seu consumo mesmo se você não estiver mexendo no celular
Um detalhe especial desse App é que você pode Configurar um plano de Roaming (mesmo utilizando um CHIP pré-pago internacional) permitindo que você informe a quantidade de dados disponível, data de início e término da viagem e entao ir acompanhando o consumo.
Aplicativos de Navegação – GPS
O uso de aplicativos de navegação no smartphone é uma das principais funcionalidades exploradas por viajantes, entre os aplicativos mais populares se destacam o Waze e o Google Maps.
Mas afinal, qual é o melhor aplicativo?
Google Maps – É mais popular e quase insuperável por seus serviços de GPS. Dentre seus atrativos estão uma eficiente pesquisa de rotas, busca por voz, pontos de interesse em locais próximos, informações sobre o trânsito em tempo real e detalhes sobre as linhas de transportes públicos. É funcional para quem usa carro, ônibus ou até para aqueles que preferem andar de bicicleta.
Waze – Funciona como um GPS colaborativo e quem tem o aplicativo pode enviar informações sobre o trânsito para todos acessarem. Com um toque mais social, o serviço tem foco na participação coletiva: as pessoas têm perfis, ganham pontos por seu progresso e podem customizar avatares. O aplicativo facilita o acesso às informações de forma interessante e tem quase tudo o que o Google Maps tem.
Qual é o melhor ?
Os dois são bons, MAS para as viagens internacionais eu prefiro usar o Google Maps, pelas seguintes razões.
Primeiro por que consome menos bateria do que o Waze, segundo facilita o uso de transportes públicos e por último mas não menos importante o uso no modo Off-line, sem a necessidade de usar o pacote de dados.
Sim é possível usar o Google Maps no modo Off-line e poupar o pacote de dados, não sabe como fazer isso, clique aqui para saber mais sobre e como fazer o download dos mapas nos sistemas operacionais Android e IOS – iPhone e iPad
Organize a sua viagem
Viajar nem sempre é algo simples e por essa razão eu utilizo e recomendo o aplicativo Tripcase.
O aplicativo me permite organizar os roteiros, para que eu não perca nenhum momento importante, inserindo dados sobre o voo, reservas em hotéis, aluguel de carro, verificar a previsão do tempo no local em que eu estiver, opções de voos alternativos, mapa dos assentos, números de telefone, mapas, chamar um UBER e muito mais.
E também avisa quando os horários do voo sofrem alguma mudança e ainda possibilita compartilhar o roteiro com os meus amigos e familiares.
Email 4: Ativação Concluída
Email 5: Como Configurar o Telefone e Fazer Chamadas de Voz
1 – Como configurar o telefone para acessar a Internet
Alguns telefones reconhece o CHIP automaticamente e outros não, por isso recomendo que você leia atentamente os passos abaixo conforme o sistema operacional do seu telefone.
IOS – iPhone e iPad
- Selecione Configurações > Dados do Celular (pode estar sobre Rede/Celular e ou Geral).
- Assegure-se de que a opção Dados do Celular esteja ligada e que a opção Roaming de dados também esteja ligada.
- Selecione Configurações APN e, no campo APN, insira send.ee
- Deixe todos os outros campos vazios.
- Pressione o botão de Menu
- Inicie o seu navegados de internet e teste.
Talvez você não consiga configurar o seu iPhone estando ainda no Brasil, pois as operadoras bloqueiam o acesso ao menu de configuração do APN.
Android – Telefones e Tablets
- Selecione Configurações > Dados de Conexão sem fio > Rede Móvel
- Assegure-se de que a opção Dados do Celular esteja ligada e que a opção Roaming de dados também esteja ligada.
- Selecione APN
- Pressione a tecla de menu, selecione +Novo APN e, tanto nos campos Nome como APN, escreva send.ee
- Retorne, selecione a nova opção de APN de nome apn
- Retorne até chegar ao menu principal
Como verificar o saldo
- É possível verificar o saldo discando 099
- Para verificar o saldo de um pacote de dados disque *146*942#
Caso o seu telefone utilize outro sistema operacional, por favor, encaminhe um email para suporte.brasil@travelmobile.biz.
2 – Como fazer e receber chamadas de voz
Efetuando uma ligação
Ligue seu telefone e assim que o telefone se registrar em uma rede disponível, ele já estará pronto para uso.
Disque 00 seguido do código do País, o código de área e o número do telefone.
Exemplo: Para ligar para o Brasil, disque 00 55 DDD Número do telefone, 00 55 11 8888 8888
Você deve digitar o código do país mesmo quando estiver fazendo uma chamada local ou nacional, além disso, você deve eliminar o zero da frente do número quando houver um.
- Aperte a tecla de chamar e aguarde.
- Ignore quaisquer mensagens que apareçam na sua tela.
- Você será desconectado por entre 10 a 30 segundos, e em seguida seu telefone tocará de novo.
- Atenda à chamada normalmente e então a sua chamada será completada depois de alguns segundos.
Recebendo uma chamada
Sua família e amigos podem te ligar a qualquer momento, estando você ou não em sua área de cobertura.
- Eles podem discar operadora + o seu número do telefone.
- Exemplo utilizando Claro: 0021 372 718 1522
- Exemplo utilizando Vivo: 0015 372 718 1522
Abaixo seguem os códigos das principais operadoras.
Claro (Embratel) : 021
Vivo: 015
TIM: 041
Oi: 31
Email 6: Pesquisa de Satisfação
___________________________________________
Conclusão:
Foi realmente uma ótima experiência. A maior vantagem que vejo é a de receber o chip ainda no Brasil. Isso, sem dúvida faz uma grande diferença. Chegamos no aeroporto do destino com telefonia ativa e internet disponível, sem depender de internet de aeroporto ou horário de funcionamento das lojas locais.
Como exemplo, na nossa viagem chegamos à Lisboa a meia-noite. Todas as lojas estavam fechadas e estávamos super cansados da longa viagem que incluiu 10 horas de conexão em Frankfurt, na Alemanha. Imaginem, com duas crianças ainda por cima! Foi fundamental para nosso conforto e segurança ter o telefone/internet ativos e disponíveis durante todo o tempo. Utilizamos na Alemanha, durante nossa loooonga conexão e também assim que chegamos a Portugal.
A parte que gostei menos foi a de que o chip expira em 30 dias. Ou seja, se você precisar por mais tempo vai precisar de mais de um chip e, como era o nosso caso, eu ativei um chip de cada vez. Se fosse maior o tempo ou até mesmo ilimitado, bastaria recarregar o mesmo a medida da nossa necessidade, podendo eu e o marido utilizar ao mesmo tempo comprando somente 2 chips.
Fica a sugestão para a Travel Mobile. Quem sabe não mudam a política da empresa? 🙂
___________________________________________
**Disclaimer: Este não é um post patrocinado. Nós recebemos os 2 chips como cortesia da Travel Mobile mas nossa opinião é baseada única e exclusivamente na experiência que tivemos. Gostamos tanto que nos tornamos parceiros da Travel Mobile. Se você quer adquirir um chip, basta clicar abaixo ou ao lado aí na tela do computador. Comprando aqui no site você não paga a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão.
Nossa que interessante este chip e tudo que ele proporciona ao viajante. Muito interessante
Adorei a dica!
Não sabia disso.
Que dica massa, agora eu só preciso da viagem kkkkk Dica devidamente anotada no caderninho de viagens, para não esquecer! Beijos Regina
Não conhecia esse serviço!! Achei bem bacana pois ficar incomunicável nos dias de hoje não tem como né? Post tá bem explicadinho que nem restou dúvidas!
Super prático.
Usei quando estive em Orlando e foi ótimo
bjs
Lele
Quando eu viajei usei este chip é muito bom mesmo!
Uau, isso é muito interessante! Vou lembrar quando for me preparar para a próxima viagem.
Muito interessante! Dica anotada! Obrigada por compartilhar
Funcionou bem em Portugal?
Vou ver para minha viagem, então.
Obrigada pela dica.
Parabéns pelo post! Muito explicativo. Não sabia desse serviço.
Que bacana. Não conhecia. Super útil. Valeu pela dica!
Ótima dica. Essa questão do chip sempre fica meio pendente em cada viagem. Compramos aqui? Compramos lá? A sua dica parece bem prática.
beijos
Chris
Adorei a dica, com certeza ajuda muito quem vai viajar para fora
Bjs Mi Gobbato
Já vi algumas pessoas comentando sobre esse chip!! Deve ser ótimo mesmo!
Beijos, Mila
@mundodamae