Diário de Portugal: Partiu Férias

partiu férias

Planejar e organizar uma viagem dá um baita trabalho para quem quer fazer isso sozinho, sem ajuda de uma agência de viagens. Mas a primeira vantagem é que quem faz isso já começa a “viajar” meses antes de sair de casa. Além disso, se você sabe quais são as opções, fica mais fácil de escolher o que fazer em determinado dia, conforme a situação que se apresenta (sol, chuva, frio, preguiça, disposição…), sem contar a economia de fazer as reservas com antecedência. Hoje iniciamos nossa viagem de férias (e preparação para a mudança) por Portugal e vou contar como fizemos nosso planejamento, além de dar dicas de como economizar nas passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro. Também darei dicas de como distrair as crianças durante as loooongas horas de aeroportos e deslocamentos. Então vamos começar, porque agora: Partiu Férias!

Já contei aqui no blog que estamos nos preparando para um período sabático em Portugal, país onde vamos morar pelos próximos 2 anos e também contei que antes disso passaremos 45 dias por lá. Durante esse tempo, além de passear bastante vamos organizar a parte burocrática do nosso sabático. Depois voltamos ao Brasil para organizar a vida aqui e só em março voltamos para ficar por dois anos.

Leia aqui sobre a maior aventura de nossas vidas, onde eu conto como isso tudo começou

Hoje começa então nossa aventura parte I, as férias. Claro que para economizar acabamos comprando um voo promocional da Lufthansa que sai de São Paulo, vai até Frankfurt na Alemanha e só depois vai para Lisboa. Dica número 1: passagens baratas geralmente significam loooooongas horas até chegar ao destino. Pense bem se compensa. No nosso caso, já que somos 4 e ficaremos 45 dias, queríamos economizar tudo o que pudéssemos!

Querendo economizar nos voos?

Falando em economia, minha dica número 2: Use o Google Flights para pesquisar as melhores tarifas por data. Se você tiver flexibilidade, vai ver que há grande variação de preços de um dia para o outro. Veja o exemplo abaixo, onde coloquei a pesquisa para dezembro, de Porto Alegre a Lisboa e cliquei no calendário, para ele mostrar os preços dia a dia:

 

partiu férias

Varição diária de preços

Veja que a diferença entre os dias 7/12 e 21/12, por exemplo, é de R$ 2.466,00! Agora multiplica pelo número de passagens da família e você verá o quanto pode economizar só em passagens aéreas! Depois de escolher o dia, clique no dia ali no calendário e o Google vai te mostrar qual a companhia e quantas paradas aquele voo terá:

 

partiu férias

 

Neste caso, o voo mais barato (dia 07/12, em verde) tem 2 paradas: São Paulo e Casablanca. Clique no voo novamente e ele vai mostrar as escalas em detalhe. Estude as escalas, os horários, veja se há tempo suficiente entre um voo e outro, considerando possíveis atrasos e faça sua escolha.

partiu férias

Não é possível comprar o voo na ferramenta do Google. Anote ou imprima os detalhes e depois vá no site da companhia diretamente para fazer a compra.  Se não conseguir, peça a um agente de turismo. Caso ainda assim não consiga, veja a dica número 3, abaixo:

A minha dica número 3: Faça a pesquisa acima novamente, mas desta vez utilize a pesquisa anônima em seu navegador.  Para fazer isso, basta clicar nos 3 pontinhos na parte direita superior de sua tela e depois na opção Nova Janela Anônima. Vai abrir uma janela assim:

 

partiu férias

Janela anônima no navegador

Abra o Google Flights novamente aqui e refaça a pesquisa.  Você verá que poderá haver variação de preço, nas mesmas datas.  Confira novamente os voos e abra o site da companhia aérea escolhida. Procure seu voo e compre por ali. As empresas utilizam cookies e rastreadores para saberem o que você procura e podem utilizar essas informações para alterar os preços mostrados. Se você utiliza a janela anônima, elas mostram o valor padrão, sem considerar seu histórico de navegação. Por isso é sempre bom fazer a pesquisa das duas formas.

Essa pesquisa vale para aluguel de veículos também e para qualquer coisa que você quiser comprar na internet. Nem sempre haverá alteração, mas quando houver, você pode economizar um bom dinheirinho! #ficaadica

Conexão longa, o que fazer?

Dica número 4: Como passar o tempo nas conexões. Nosso voo chega às 10:15 em Frankfurt e parte às 21:00 para Lisboa.  Antes disso, sairemos de Porto Alegre e teremos mais 4 horas de espera em São Paulo. É um tempão para ficar em um aeroporto, com duas crianças, depois de voar a noite inteira… mas são os sacrifícios de uma viagem, não é mesmo? Para ajudar a passar o tempo, fiz algumas pesquisas e descobri o que tem para fazer no aeroporto e até mesmo algumas opções caso a gente queira sair para dar uma volta.

partiu férias

ebook 10 joguinhos para viajar

Para começar, uma mochilinha com alguns brinquedos, tablet, livrinho de pintar e jogos sempre nos acompanham nas viagens. Nós fizemos um ebook com 10 joguinhos para viajar, que ensina brincadeiras divertidas para fazer com as crianças nessas situações. 

Para ganhar o ebook é só mandar um email para claudia.bins@aspasseadeiras.com.br
dizendo que quer ganhar o livrinho!

Você recebe por email o arquivo .pdf e pode ler no computador, no celular ou no tablet. Legal né? ☺

No nosso caso, estou estudando a possibilidade de visitarmos os mercados de natal de Frankfurt, enquanto aguardamos a conexão. Se nada atrasar, teremos 8 horas em Frankfurt. Descontando 1 hora para descer e fazer a imigração, mais 2 horas para fazer o checkin novamente, ainda nos restam 5 horas. Desconta mais uma, por precaução, acredito que 4 horas serão suficientes para pegarmos o trem que passa no aeroporto e irmos até os mercados (cerca de 30 minutos de distância, de trem). Vai estar um friozão e acho que será uma experiência muito bacana!

Querendo economizar na hospedagem?

Aqui vai muito do estilo de cada família e no que é realmente importante pra você. No nosso caso, fazemos questão estarmos juntos, sempre. Então quando busco hotéis, tem que ser quarto familiar. Para essa viagem de dezembro/janeiro fiz uma pesquisa super extensa, ao longo do ano. Reservei hoteis pelo site Booking.com, do qual somos parceiros aqui no blog. Também utilizamos o site de aluguel de temporada homeaway.com (aluguetemporada.com.br), já que ficaremos um mês inteiro em Lisboa resolvemos alugar um apartamento por lá. Também gosto muito do airbnb.com, outro site de aluguel de temporada que usamos muito. Vale lembrar que o Booking também oferece apartamentos e casas, não somente hotéis e pousadas.

O segredo aqui é pesquisar bastante e não esqueça de usar os filtros e procurar todas as informações que você precisa garantir para não ter surpresas depois. Depois de escolher, leia os comentários, o máximo que puder. Eu ainda abro o Tripadvisor e checo lá também os comentários sobre o hotel em questão. Não custa né?

Dica número 5: Não tenha medo de alternar as hospedagens, conforme sua conveniência. Nós, por exemplo, passaremos o Natal na Cidade do Porto em um apartamento alugado, lindo por sinal. Os preços dos hotéis estavam absurdamente caros, então não tive dúvidas. Aluguei pelo Booking mesmo o apartamento, na beira do rio Douro! Além da localização excelente, teremos máquina para lavar roupas e cozinha, para prepararmos nossa própria ceia.

Cada família é diferente da outra, mas vou listar aqui o que eu sempre procuro como fundamental:

Hotéis:

  • Quartos familiares com banheiro
  • Elevador
  • Localização
  • Wifi gratuito
  • Ar-condicionado 
  • Como estaremos de carro, estacionamento é muito importante
  • Dica número 6: No Booking, utilizo sempre a opção de cancelamento grátis, mesmo que as vezes seja um pouco mais cara. Como fico procurando ofertas, se achar algo melhor ou mudar de ideia em relação às datas, posso cancelar a reserva sem custos. Isso vale principalmente para garantir uma acomodação, ao menos, enquanto você procura outra mais conveniente.
partiu férias

Opções no Booking – a opção com cancelamento grátis é um pouco mais cara, mas vale a pena!


Como preparar o roteiro

Dica número 7: Como parte da organização da viagem, eu sempre faço um arquivo em Word com todas as informações de voos, hoteis e passeios que queremos fazer. É uma compilação de fatos e possibilidades, acessível através da internet (guardo no Google Drive) e também de uma cópia física, que guardo impressa e encadernada. 

Pode parecer excesso, mas o fato é que me ajuda a organizar o dia sem depender de tecnologia/internet. Além disso, eu uso a cópia física para fazer anotações e guardar informações que, depois, viram posts aqui no blog e também envio por email  o arquivo digital, (claudia.bins@aspasseadeiras.com.br) para os leitores que pedirem nosso roteiro.

Normalmente coloco as cidades base (onde passaremos a noite) no Google Maps e verifico a ordem de visitação e quantos dias de permanência. Pesquiso as estradas e as atrações pelo caminho (vale a pena, as vezes uma pequena parada para esticar as pernas pode ser surpreendente). Estudo as distâncias, pesquiso opções de restaurantes e, só depois, pesquiso as atrações nas cidades em si.

Listo tudo que encontro no arquivo word, meio bagunçado mesmo. Como faço isso com antecedência, depois que estou satisfeita com as pesquisas começo a organizar então os links e os textos. As Passeadeiras amam histórias, então eu copio todas as que encontro para contar para elas enquanto viajamos. Elas realmente amam isso, ficam pedindo mais e mais. É um ótimo entretenimento cultural e educativo, além de ser muito divertido.

partiu férias

Roteiro Algarve, saída de Lisboa até o Algarve (1 dia de viagem)

Esse roteiro é um guideline somente, não um roteiro fechado. Eu listo as muitas opções de atrações e locais interessantes que gostaria de visitar, mas somente no dia é que decidimos onde ir, levando em consideração o tempo, nossa disposição, o horário, enfim… é uma maneira de conhecer antes as opções para, na hora, escolher o que fazer. Se quiser nosso roteiro é só pedir por email, não esqueça! 

Partiu Férias

A essas alturas já estamos a caminho. Acompanhe nossas redes sociais para ver as novidades, estaremos no Instagram Stories, no Instagram e Facebook contando tudinho.  Posts no blog só os que já estão agendados. Os novos, em janeiro, quando estaremos em Lisboa, brincando de casinha por lá enquanto fazemos nossa adaptação. Vem com a gente e deixe suas dicas ou perguntas aí nos comentários! Vamos amar ter a sua companhia! ❤❤❤ 

_________________________________________________________

Leia aqui 10 dicas para planejar uma viagem

Leia aqui sobre nossa experiência em um Intercâmbio Familiar nos Estados Unidos

Leia aqui sobre qual documentação levar quando viajar com crianças

Leia aqui 7 dicas para preparar as malas das crianças

Aqui tem 15 dicas para viajar de avião com crianças

__________________________________________________________ 

Procurando Hotel? Faça sua pesquisa no Booking. Reservando por aqui você ajuda o blog pois recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso:

Booking.com  

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Claudia Bins

6 comentários

  1. […] Leia aqui o primeiro post do nosso Diário de Portugal […]

  2. […] Partiu Férias […]

  3. […] Diário de Portugal: Partiu Férias […]

  4. […] Leia sobre como planejamos nossa viagem de férias a Portugal, com dicas de como economizar nos voos…  […]

  5. […] Leia sobre como planejamos nossa viagem de férias a Portugal, com dicas de como economizar nos voos…  […]

  6. […] Leia sobre como planejamos nossa viagem de férias a Portugal, com dicas de como economizar nos voos…  […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.

error: Content is protected !!