A LigamaternaRS é um grupo de amigas e blogueiras de maternidade do Rio Grande do Sul e hoje estamos fazendo uma blogagem coletiva em homenagem ao Natal. Cada uma de nós vai abordar um tema diferente, para trazer informações, dicas e sugestões incríveis aos nossos leitores. Convido vocês a conferirem todos os blogs participantes, os artigos estão listados no final deste post. Aproveite para conhecer e seguir os blogs, a página da LigaMaternaRS no Facebook e no Instagram @ligamaternars.
Desejamos a todos um Feliz Natal, independentemente de suas crenças. Que seja uma festa de celebração à família e à esperança por um mundo mais justo e feliz. São os votos das Passeadeiras!
__________________________________________
O Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.
Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno, a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. (Fonte: Wikipedia)
Natal pelo Mundo
Fiz uma pequena pesquisa então, para mostrar a vocês algumas curiosidades sobre o Natal pelo mundo afora, mostrando um pouquinho de como é celebrada a data tão querida por aí:
África do Sul
Árvores de Natal com presentes são obrigatórias na África do Sul, porém, devido às quentes temperaturas, a ceia natalina acontece em mesas colocadas no jardim ou no quintal das famílias. (Fonte: vidaeestilo.com.br)
Alemanha
Segundo o blog brasileiraspelomundo.com.br, o Natal na Alemanha é o mais natalino de todos os Natais do mundo! Por lá, 4 domingos antes do natal os famosos mercados de Natal começam a funcionar e São Nicolau é quem distribui os presentes.
Saiba mais sobre o Natal na Alemanha aqui, no post do blog Brasileiras pelo Mundo
Leia aqui sobre o trem Maria Fumaça de Natal, na Alemanha, pelo blog Ligado em Viagem
Austrália
Assim como no Brasil, o natal por lá acontece no verão, então é bem comum as famílias se reunirem na praia, onde fazem piqueniques e ceias com base em frutos do mar. Mas assim como no Brasil, o peru tradicional também está presente.
Áustria
Na Áustria, a data é a mais importante do ano. Restaurantes, teatros e cinemas fecham suas portas para que todos participem das festas, que acontecem em praças públicas, devidamente enfeitadas, onde fiéis, com lanternas, cantam o clássico “Noite Feliz”. Mas não é só isso, no dia 5 de dezembro, os austríacos celebram a existência do Krampus, espécie de demônio que puniria as crianças más. Na data, as pessoas saem às ruas fantasiadas como o tal capeta, batendo umas nas outras com uma vara, a arma do bicho. (Fonte: Mundoestranho.com.br) – Fröhliche Weihnachten!
Bélgica
No dia quatro de dezembro, as crianças da Bélgica começam a colocar cestas nas portas de suas casas. É nesse dia que São Nicolau distribui os presentes, que são geralmente doces ou dinheiro.
Leia aqui sobre a comemoração de Natal na Bélgica pelo blog A Casa na Mala aqui.
Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a época é comemorada efusivamente. Casas enfeitadas, parques com eventos especiais. Dentre as tradições: lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas e o costume de pendurar meias perto da lareira para que, na manhã de Natal, tenham sido abastecidas pelo Papai Noel, chamado de Santa Claus. Além disso é bem comum as pessoas enfeitarem suas casas com muitas luzinhas e existem até festivais (light trails) de caminhos enfeitados com luzes, além das árvores nas ruas. É lindo de ver!
Finlândia
Frequentar saunas e visitar os entes já falecidos nos cemitérios em plena véspera de Natal são curiosas tradições na Finlândia, onde as crianças cortam e enfeitam pinheiros que levam até suas casas com o auxílio de trenós.
França
Visitar um desafeto levando uma garrafa de vinho é a famosa reconciliação de Natal praticada na França. Além do gesto, os franceses aderem aos presépios para enfeitar a casa e os pratos servidos na ceia variam de região para região. – Joyeux Noel!
Holanda
A troca de presentes na Holanda acontece no dia cinco de dezembro, já que os dias 25 e 26 são reservados para a confraternização. É costume das crianças holandesas colocar mimos em seus sapatos para atrair os cavalos de São Nicolau, personagem semelhante ao Papai Noel. – Vrolijk Kerstfeest!
Leia sobre o Natal na Holanda a
Inglaterra
As festividades natalinas da Inglaterra são levadas muito a sério. Comemorado a mais de mil anos, o Natal inglês é composto por trocas de presentes, cartões, pinheiros decorados, guirlandas, cantigas, missas, ceias e grande quantidade de cartinhas para o Papai Noel feitas pelas crianças.
O Edson, do blog Ligado em Viagens conta aqui como é a mais famosa Feira de Natal de Londres,
o Winter Wonderland, no Hyde Park
Itália
Na terra da pizza, Papai Noel tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez. (Fonte: Mundoestranho.com.br). -Buon Natale!
O blog Vou para Roma conta aqui algumas tradições de final de ano na Itália
Japão
No Japão, apesar de existirem poucos cristãos e da data não ser feriado, o Natal é, sim, comemorado com a troca de presentes, e as cidades orientais são enfeitadas e preparadas para o comércio
Suécia
Na Suécia, a bebida quente Glögg não pode faltar nas festas, que se iniciam no dia 13 de dezembro pelos cristãos, com procissões e tochas. As casas são decoradas com cortinas vermelhas e os pinheiros são enfeitados. Há 50 anos, um especial de Natal do Pato Donald é exibido na véspera e em alguns lugares são construídos bodes gigantes de palha que são queimados em enormes fogueiras comemorativas.
Russia
Na ceia russa não há espaço para carne, apenas mel, grãos e frutas. Comemorado no dia sete de janeiro, o feriado passou por diversas mudanças de costumes, como a proibição das árvores de Natal durante o regime comunista, revogada na Revolução de 1917
Conheça a lenda do Papai Noel, contada pelo Site Mundo Estranho:
“O mito do bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século 4 na cidade de Mira, atual Turquia. “Ele ficou conhecido em todo o Oriente por sua bondade e pela atenção com as crianças”, afirma o frei Luiz Carlos Susin, professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Diz a lenda que Nicolau presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Nos séculos seguintes, o mito se espalhou pela Europa e a data da entrega de presentes acabou se confundindo com o nascimento de Cristo. “Quando a história chegou à Alemanha, no século 19, o velhinho ganhou roupas de inverno, renas, um trenó de neve e uma nova casa: o Pólo Norte”, afirma Luiz.
Nessa época, Noel ainda era representado como um homem alto e magro com roupas que variavam de cor – dependendo do relato, elas eram azuis, amarelas, verdes ou vermelhas. A silhueta rechonchuda, o rosto barbudo e os trajes vermelhos que conhecemos hoje apareceram pela primeira vez na revista americana Harpers Weekly, em 1881. A figura, desenhada pelo cartunista Thomas Nast, sofreu uma nova transformação em 1931. Na criação de um anúncio para a Coca-Cola, o desenhista Haddon Sundblom acrescentou um saco de presentes e um gorro ao personagem. A série de comerciais que mostrava Noel metido em situações engraçadas para entregar seus brinquedos rodou o mundo, popularizou essa imagem e, claro, turbinou as vendas do refrigerante.
O nome Santa Claus, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de Sinter Klaas, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América no século 17 (entre elas a região da cidade de Nova York). Já por aqui, a origem da expressão “Papai Noel” tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa “Natal”. Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente “Papai Natal”.”
_______________________________________________
Leia aqui todos os posts da Blogagem Coletiva de Natal LigaMaternaRS:
Blog BabyLo:
http://blogbabylo.com/natal-ideal/
Amigas e Mães:
http://amigasemaes.com.br/coresanonovo/
Maria Clara Berguetti /4 Kids Brasil:
Da Fertilidade à Maternidade:
http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2016/11/papainoel.html
Mãe de Guri e Guria:
http://www.maedegurieguria.com.br/2016/12/decor-e-preparativos-de-natal-para.html
Blog Mamãe Gaúcha – Símbolos Natalinos:
https://mamaegauchars.wordpress.com/2016/12/12/o-significado-dos-simbolos-natalinos
Mamãe em Construção:
http://www.mamaeemconstrucao.com.br/2016/12/make-para-natal-e-ano-novo.htm
Porto Materno:
http://portomaterno.com/2016/12/12/noite-feliz/
Odisseia Materna:
http://www.odisseiamaterna.com.br/2016/12/festas-de-final-de-ano-na-escola-voce.html
Mamãe Cria e Brinca:
http://www.mamaecriaebrinca.com.br/como-fazer-globo-de-natal/
Gravidez Planejada:
http://gravidezplanejada.com/2016/12/12/o-verdadeiro-significado-do-natal-e-os-presentes/
Mamãe do Sul:
https://www.facebook.com/Mamaedosul/posts/350925768614979
Mãezinha vai com as outras:
http://maezinhavaicomasoutras.com.br/por-que-fico-deprimido-na-epoca-de-natal-e-ano-novo/
que sonho! tantos lugares lindos , tantas historias! amei
Quero ir em todos!!! Que sonho isso!! Lindos lugares. Beijão!
Ameiiiiii, vontade de conhecer cada lugarzinho!!!
Bjussss Amei o post 😉
Incrível post! Fiquei com vontade de estar presente em todos!! Obrigada pela viagem e magia que senti ao ler tudo bjo, Raquel @mamaecriaebrinca
Claudia, que vontade de passar um Natal no jardim como os sulafricanos. Amei o post, vontade de viajar!!!
Simplesmente, adorei! Cultura é tudo, né? Conhecer os costumes de cada povo, de cada lugar é fascinante! Parabéns pelo post! Bjs, Aline Berghetti
Que máximo um sentimento universal, cada um com suas características e culturas… Adorei a postagem!!!
Como não amar as decorações Natalinas? Tão coloridas! Tão ricas! Simplesmente fascinante
beijos
Deus…..o que são estes lugares??? Quero muito conhecer cada um, em especial nesta época do ano, que parecem ser mágicos!!!
Natal é Natal em qualquer parte do mundo! Quero ir em todos esses lugares, um sonho!
Muito legal Claudia!!! Vontade de viajar para todos estes lugares! Adorei! bjos Fer Buffara
Cada lugar mais lindo… Já passei o Natal nos Estados Unidos e realmente é encantador. A neve caindo e as luzes por todos os lugares. É mágico. Mas o que mais me marcou foram as casas cheias de velas… É lindo de se ver.
Adorei conhecer um pouco de cada natal, acho lindo quando mostra na TV ou vejo pelas redes sociais os lugares enfeitados para o natal
Bjs Mi Gobbato
Cada lugar mais lindo que o outro!!! Vou me programar para ir em alguns, se Deus quiser!
Nossa Claudia, Ameeeeeeeeeiii!
Vontade passar um Natal em cada lugar desse 🙂
Que lindo, fiz a volta ao mundo em um post, amei o Natal pelo mundo 🙂
bj,
Alê